15716
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 9º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Os usos do vocativo e do aposto no gênero propaganda

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 9º ano do EF sobre Os usos do vocativo e do aposto no gênero propaganda

Plano 09 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Janes Santos Silva

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é nona aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero propaganda e no campo de atuação jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de análise linguística e semiótica.

Materiais necessários: Notebook, data show, atividades e textos impressos. papéis para cartazes (papel madeira, papel 40kg ou cartolina), pincéis marcadores permanentes.

Informações sobre o gênero: O termo propaganda está relacionado à divulgação de ideias, porém algumas vezes é utilizado no sentido de publicidade, o que o torna um termo amplo. Embora os termos publicidade e propaganda sejam muitas vezes usados como sinônimos, se distinguem, pois enquanto a publicidade tem como finalidade vender um produto/serviço, a propaganda tem com objetivo principal divulgar uma mensagem buscando influenciar opiniões ou obter adesão para uma ideia ou doutrina. Visto o caráter persuasivo, tanto da propaganda quanto da publicidade, ambos os gêneros costumam apresentar textos cuja mensagem pretende sensibilizar/atrair o interlocutor, para tanto faz uso de imagens, música, recursos audiovisuais e efeitos sonoros e luminosos. Sua veiculação, em ambos os casos, pode se dar por meio impresso, pelo rádio, pela TV ou pela internet.

Dificuldades antecipadas: Conhecimento prévio sobre aposto e vocativo.

Referências sobre o assunto:

ANTUNES, Irandé. Análise de textos: fundamentos e práticas. São Paulo: Parábola Editorial, 2010.

CARVALHO, Nelly de. Publicidade: a linguagem da sedução. São Paulo: Editora Ática, 2001.

MEDEIROS, Ana Gabriela da Costa Lara. O gênero textual propaganda: descrição e uso em sala de aula. Disponível em: <http://www.ufjf.br/ppglinguistica/files/2009/12/LARA-Ana-Gabriela-da-Costa-2008-Disserta%C3%A7%C3%A3o.pdf>. Acesso em: 9 jan. 2019.

MELO, Edsônia de Souza Oliveira. Propaganda impressa: prática de leitura e produção textual em perspectiva discursiva. Disponível em: <http://www1.ufmt.br/ufmt/unidade/userfiles/publicacoes/155e422e8ae35cb091d6e764d44976b0.pdf>. Acesso em: 10 jan. 2019.

RORIZ, Caroliny Braz Mendes. Um olhar sobre a linguagem das propagandas voltadas para o público feminino: Análise semiótica dos anúncios impressos da Avon, Pantene e Jequiti. Disponível em: <http://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/5040/1/21068793.pdf>. Acesso em: 09 jan. 2019.

WALTY, Ivete Lara Camargos. Enunciação literária. Disponível em: <http://ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/glossarioceale/verbetes/enunciacao-literaria>. Acesso em: 11 de jan. 2019.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações:

  • Apresente o tema da aula aos alunos, explicando que trabalharão com alguns recursos linguísticos que produzem efeitos de sentido dentro do texto, bem como as intenções discursivas que envolvem a escolha desses recursos pelo autor.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Anote a frase “Pedro tem coração grande” no quadro, ou projete. Pergunte qual o(s) sentido(s) que, de imediato, atribuem à frase. Anote no quadro. Pergunte quais efeitos cada um desses sentidos podem provocar nas pessoas. Anote.
  • Peça que levantem hipóteses: Esses sentidos e seus efeitos dependem unicamente do que está escrito ou há outros aspectos envolvidos?
  • Anote as hipóteses em papel madeira para revisão no final da aula.
  • Espera-se que percebam que os sentidos e seus efeitos não dependem somente da frase, mas também do contexto no qual está inserida, das intenções do locutor, da relação que os interlocutores têm com o uso da linguagem etc.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 27 minutos

Orientações:

  • Organize a turma em trios. Essa organização visa a troca de ideias sobre os textos que serão analisados e a discussão sobre os efeitos de sentido que os aspectos linguísticos tratados provocam. Imprima e distribua os textos para os alunos. Textos disponíveis aqui.
  • Peça que façam uma primeira leitura do texto e converse sobre o propósito comunicativo de cada um dos textos. Espera-se que percebam que, no primeiro texto, o propósito comunicativo é conduzir o público a tornar-se doador regular de sangue; no segundo texto, o objetivo comunicativo é estimular a participação do público na eliminação do mosquito. Além disso, espera-se que percebam que ambos visam persuadir o público à ação.
  • Imprima e distribua a atividade disponível aqui,.
  • Estabeleça o tempo de 20 minutos para seu desenvolvimento.
  • Encerrada a atividade, solicite que desfaçam os trios.
  • Promova uma verificação coletiva das respostas. Caso necessário, acesse as expectativas de respostas aqui.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Retome as hipóteses levantadas no início da aula sobre a produção de efeitos de sentido. Peça que revejam-nas. Espera-se que percebam que os efeitos de sentido não dependem somente daquilo que está escrito, mas da relação entre os interlocutores e das condições de produção do texto.
  • Amplie a tabela em papel de sua preferência de modo que todos possam acompanhar a atividade.
  • Para finalizar, convide-os a sistematizar as informações através do preenchimento coletivo da tabela, marcando conforme os aspectos levantados ao longo da aula.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é nona aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero propaganda e no campo de atuação jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de análise linguística e semiótica.

Materiais necessários: Notebook, data show, atividades e textos impressos. papéis para cartazes (papel madeira, papel 40kg ou cartolina), pincéis marcadores permanentes.

Informações sobre o gênero: O termo propaganda está relacionado à divulgação de ideias, porém algumas vezes é utilizado no sentido de publicidade, o que o torna um termo amplo. Embora os termos publicidade e propaganda sejam muitas vezes usados como sinônimos, se distinguem, pois enquanto a publicidade tem como finalidade vender um produto/serviço, a propaganda tem com objetivo principal divulgar uma mensagem buscando influenciar opiniões ou obter adesão para uma ideia ou doutrina. Visto o caráter persuasivo, tanto da propaganda quanto da publicidade, ambos os gêneros costumam apresentar textos cuja mensagem pretende sensibilizar/atrair o interlocutor, para tanto faz uso de imagens, música, recursos audiovisuais e efeitos sonoros e luminosos. Sua veiculação, em ambos os casos, pode se dar por meio impresso, pelo rádio, pela TV ou pela internet.

Dificuldades antecipadas: Conhecimento prévio sobre aposto e vocativo.

Referências sobre o assunto:

ANTUNES, Irandé. Análise de textos: fundamentos e práticas. São Paulo: Parábola Editorial, 2010.

CARVALHO, Nelly de. Publicidade: a linguagem da sedução. São Paulo: Editora Ática, 2001.

MEDEIROS, Ana Gabriela da Costa Lara. O gênero textual propaganda: descrição e uso em sala de aula. Disponível em: <http://www.ufjf.br/ppglinguistica/files/2009/12/LARA-Ana-Gabriela-da-Costa-2008-Disserta%C3%A7%C3%A3o.pdf>. Acesso em: 9 jan. 2019.

MELO, Edsônia de Souza Oliveira. Propaganda impressa: prática de leitura e produção textual em perspectiva discursiva. Disponível em: <http://www1.ufmt.br/ufmt/unidade/userfiles/publicacoes/155e422e8ae35cb091d6e764d44976b0.pdf>. Acesso em: 10 jan. 2019.

RORIZ, Caroliny Braz Mendes. Um olhar sobre a linguagem das propagandas voltadas para o público feminino: Análise semiótica dos anúncios impressos da Avon, Pantene e Jequiti. Disponível em: <http://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/5040/1/21068793.pdf>. Acesso em: 09 jan. 2019.

WALTY, Ivete Lara Camargos. Enunciação literária. Disponível em: <http://ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/glossarioceale/verbetes/enunciacao-literaria>. Acesso em: 11 de jan. 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações:

  • Apresente o tema da aula aos alunos, explicando que trabalharão com alguns recursos linguísticos que produzem efeitos de sentido dentro do texto, bem como as intenções discursivas que envolvem a escolha desses recursos pelo autor.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Anote a frase “Pedro tem coração grande” no quadro, ou projete. Pergunte qual o(s) sentido(s) que, de imediato, atribuem à frase. Anote no quadro. Pergunte quais efeitos cada um desses sentidos podem provocar nas pessoas. Anote.
  • Peça que levantem hipóteses: Esses sentidos e seus efeitos dependem unicamente do que está escrito ou há outros aspectos envolvidos?
  • Anote as hipóteses em papel madeira para revisão no final da aula.
  • Espera-se que percebam que os sentidos e seus efeitos não dependem somente da frase, mas também do contexto no qual está inserida, das intenções do locutor, da relação que os interlocutores têm com o uso da linguagem etc.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 27 minutos

Orientações:

  • Organize a turma em trios. Essa organização visa a troca de ideias sobre os textos que serão analisados e a discussão sobre os efeitos de sentido que os aspectos linguísticos tratados provocam. Imprima e distribua os textos para os alunos. Textos disponíveis aqui.
  • Peça que façam uma primeira leitura do texto e converse sobre o propósito comunicativo de cada um dos textos. Espera-se que percebam que, no primeiro texto, o propósito comunicativo é conduzir o público a tornar-se doador regular de sangue; no segundo texto, o objetivo comunicativo é estimular a participação do público na eliminação do mosquito. Além disso, espera-se que percebam que ambos visam persuadir o público à ação.
  • Imprima e distribua a atividade disponível aqui,.
  • Estabeleça o tempo de 20 minutos para seu desenvolvimento.
  • Encerrada a atividade, solicite que desfaçam os trios.
  • Promova uma verificação coletiva das respostas. Caso necessário, acesse as expectativas de respostas aqui.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Retome as hipóteses levantadas no início da aula sobre a produção de efeitos de sentido. Peça que revejam-nas. Espera-se que percebam que os efeitos de sentido não dependem somente daquilo que está escrito, mas da relação entre os interlocutores e das condições de produção do texto.
  • Amplie a tabela em papel de sua preferência de modo que todos possam acompanhar a atividade.
  • Para finalizar, convide-os a sistematizar as informações através do preenchimento coletivo da tabela, marcando conforme os aspectos levantados ao longo da aula.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 9º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 9º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF69LP17 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano