Texto para impressão - Campanha
Plano de Aula
Plano de aula: Os usos do vocativo e do aposto no gênero propaganda
Plano 9 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Propaganda impressa, de rádio ou TV
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é nona aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero propaganda e no campo de atuação jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de análise linguística e semiótica.
Materiais necessários: Notebook, data show, atividades e textos impressos. papéis para cartazes (papel madeira, papel 40kg ou cartolina), pincéis marcadores permanentes.
Informações sobre o gênero: O termo propaganda está relacionado à divulgação de ideias, porém algumas vezes é utilizado no sentido de publicidade, o que o torna um termo amplo. Embora os termos publicidade e propaganda sejam muitas vezes usados como sinônimos, se distinguem, pois enquanto a publicidade tem como finalidade vender um produto/serviço, a propaganda tem com objetivo principal divulgar uma mensagem buscando influenciar opiniões ou obter adesão para uma ideia ou doutrina. Visto o caráter persuasivo, tanto da propaganda quanto da publicidade, ambos os gêneros costumam apresentar textos cuja mensagem pretende sensibilizar/atrair o interlocutor, para tanto faz uso de imagens, música, recursos audiovisuais e efeitos sonoros e luminosos. Sua veiculação, em ambos os casos, pode se dar por meio impresso, pelo rádio, pela TV ou pela internet.
Dificuldades antecipadas: Conhecimento prévio sobre aposto e vocativo.
Referências sobre o assunto:
ANTUNES, Irandé. Análise de textos: fundamentos e práticas. São Paulo: Parábola Editorial, 2010.
CARVALHO, Nelly de. Publicidade: a linguagem da sedução. São Paulo: Editora Ática, 2001.
MEDEIROS, Ana Gabriela da Costa Lara. O gênero textual propaganda: descrição e uso em sala de aula. Disponível em: <http://www.ufjf.br/ppglinguistica/files/2009/12/LARA-Ana-Gabriela-da-Costa-2008-Disserta%C3%A7%C3%A3o.pdf>. Acesso em: 9 jan. 2019.
MELO, Edsônia de Souza Oliveira. Propaganda impressa: prática de leitura e produção textual em perspectiva discursiva. Disponível em: <http://www1.ufmt.br/ufmt/unidade/userfiles/publicacoes/155e422e8ae35cb091d6e764d44976b0.pdf>. Acesso em: 10 jan. 2019.
RORIZ, Caroliny Braz Mendes. Um olhar sobre a linguagem das propagandas voltadas para o público feminino: Análise semiótica dos anúncios impressos da Avon, Pantene e Jequiti. Disponível em: <http://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/5040/1/21068793.pdf>. Acesso em: 09 jan. 2019.
WALTY, Ivete Lara Camargos. Enunciação literária. Disponível em: <http://ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/glossarioceale/verbetes/enunciacao-literaria>. Acesso em: 11 de jan. 2019.
Tema da aula
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações:
- Apresente o tema da aula aos alunos, explicando que trabalharão com alguns recursos linguísticos que produzem efeitos de sentido dentro do texto, bem como as intenções discursivas que envolvem a escolha desses recursos pelo autor.
Introdução
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
- Anote a frase “Pedro tem coração grande” no quadro, ou projete. Pergunte qual o(s) sentido(s) que, de imediato, atribuem à frase. Anote no quadro. Pergunte quais efeitos cada um desses sentidos podem provocar nas pessoas. Anote.
- Peça que levantem hipóteses: Esses sentidos e seus efeitos dependem unicamente do que está escrito ou há outros aspectos envolvidos?
- Anote as hipóteses em papel madeira para revisão no final da aula.
- Espera-se que percebam que os sentidos e seus efeitos não dependem somente da frase, mas também do contexto no qual está inserida, das intenções do locutor, da relação que os interlocutores têm com o uso da linguagem etc.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 27 minutos
Orientações:
- Organize a turma em trios. Essa organização visa a troca de ideias sobre os textos que serão analisados e a discussão sobre os efeitos de sentido que os aspectos linguísticos tratados provocam. Imprima e distribua os textos para os alunos. Textos disponíveis aqui.
- Peça que façam uma primeira leitura do texto e converse sobre o propósito comunicativo de cada um dos textos. Espera-se que percebam que, no primeiro texto, o propósito comunicativo é conduzir o público a tornar-se doador regular de sangue; no segundo texto, o objetivo comunicativo é estimular a participação do público na eliminação do mosquito. Além disso, espera-se que percebam que ambos visam persuadir o público à ação.
- Imprima e distribua a atividade disponível aqui,.
- Estabeleça o tempo de 20 minutos para seu desenvolvimento.
- Encerrada a atividade, solicite que desfaçam os trios.
- Promova uma verificação coletiva das respostas. Caso necessário, acesse as expectativas de respostas aqui.
Fechamento
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
- Retome as hipóteses levantadas no início da aula sobre a produção de efeitos de sentido. Peça que revejam-nas. Espera-se que percebam que os efeitos de sentido não dependem somente daquilo que está escrito, mas da relação entre os interlocutores e das condições de produção do texto.
- Amplie a tabela em papel de sua preferência de modo que todos possam acompanhar a atividade.
- Para finalizar, convide-os a sistematizar as informações através do preenchimento coletivo da tabela, marcando conforme os aspectos levantados ao longo da aula.
Para o aluno
Para o professor
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias).
- Opcionais: canais para aulas online, como o Google Meet ou o Zoom (veja como usá-lo no tutorial disponível aqui).
Tema
Envie, por WhatsApp ou por outro canal de comunicação, um vídeo dirigido aos alunos. Nessa comunicação, apresente o tema da aula, conforme o slide Tema do plano de aula.
Introdução
Em um áudio, leia a frase do slide Introdução e faça a problematização, conforme as orientações do plano de aula, e peça que os alunos respondam: esses sentidos e seus efeitos dependem unicamente do que está escrito ou há outros aspectos envolvidos? Oriente que os alunos respondam, por mensagem de texto ou por áudio, enviando suas respostas ao WhatsApp da turma (que pode ser criado para facilitar o contato dos alunos com o professor durante as aulas de Língua Portuguesa).
Desenvolvimento
Em um áudio, dê uma nova orientação: peça que os alunos se organizem em equipes de até 4 integrantes (sugira que eles criem um grupo de interação no WhatsApp, onde poderão dialogar com mais facilidade). Entregue para cada equipe os textos do slide Desenvolvimento, orientando que os grupos leiam e conversem entre si sobre os efeitos de sentido decorrentes do uso do aposto e do vocativo nas propagandas. Envie a eles, para isso, a atividade (disponível aqui) para análise das propagandas, disponível para impressão no plano de aula. Quando finalizarem, convide um aluno de cada equipe para relatar as respostas do grupo enviando um áudio ao WhatsApp da turma. Se preferir, faça um momento síncrono durante a exibição das respostas, via Zoom ou Google Meet, permitindo que as equipes discutam a respeito do que responderam.
Fechamento
Para concluir a aula, envie a tabela do slide Fechamento aos grupos. Em um áudio ou mensagem de texto, convide-os a sistematizar as informações através do preenchimento tabela, marcando-a conforme os aspectos levantados ao longo da aula.
Convite às famílias
Toda a família pode procurar propagandas na internet acessando o YouTube ou fazendo buscas no Google. Além disso, se algum familiar trabalhar no ramo de propaganda ou publicidade (criando logos, cartazes, vídeos publicitários etc.), convide-o para participar da aula como convidado (peça que grave um vídeo ou um pequeno áudio), para falar um pouco sobre uso do vocativo e do aposto nas propagandas.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Janes Silva
Mentor: Cristiani Fernandes
Especialista: Isabel Fernandes
Título da aula: Os usos do vocativo e do aposto no gênero propaganda
Finalidade da aula: Inferir os efeitos estilísticos produzidos pelo uso do vocativo e do aposto na propaganda a fim de identificar o público-alvo.
Ano: 9º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Propaganda
Objeto(s) do conhecimento: Estilo
Prática de linguagem: Análise linguística e semiótica
Habilidade(s) da BNCC: EF69LP17
Esta é a 9ª aula de uma sequência de 15 planos de aula. Recomendamos o uso desse plano em sequência.