Atividade para impressão - Transcrição do texto do vídeo
Plano de Aula
Plano de aula: O verbo como recurso persuasivo no gênero propaganda
Plano 8 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Propaganda impressa, de rádio ou TV
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é oitava aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero propaganda e no campo de atuação jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de análise linguística e semiótica.
Materiais necessários: Notebook, data show, textos e atividades impressas, caixa amplificadora de som, atividade ampliada.
Informações sobre o gênero:
O termo propaganda está relacionado à divulgação de ideias, porém algumas vezes é utilizado no sentido de publicidade, o que o torna um termo amplo. Embora os termos publicidade e propaganda sejam muitas vezes usados como sinônimos, se distinguem, pois enquanto a publicidade tem como finalidade vender um produto/serviço, a propaganda tem com objetivo principal divulgar uma mensagem buscando influenciar opiniões ou obter adesão para uma ideia ou doutrina. Visto o caráter persuasivo, tanto da propaganda quanto da publicidade, ambos os gêneros costumam apresentar textos cuja mensagem pretende sensibilizar/atrair o interlocutor, para tanto faz uso de imagens, música, recursos audiovisuais e efeitos sonoros e luminosos. Sua veiculação, em ambos os casos, pode se dar por meio impresso, pelo rádio, pela TV ou pela internet.
Dificuldades antecipadas: Ter conhecimento prévio dos elementos linguísticos solicitados.
Referências sobre o assunto:
ANTUNES, Irandé. Análise de textos: fundamentos e práticas. São Paulo: Parábola Editorial, 2010.
CARVALHO, Nelly de. Publicidade: a linguagem da sedução. São Paulo: Editora Ática, 2001.
MEDEIROS, Ana Gabriela da Costa Lara. O gênero textual propaganda: descrição e uso em sala de aula. Disponível em: <http://www.ufjf.br/ppglinguistica/files/2009/12/LARA-Ana-Gabriela-da-Costa-2008-Disserta%C3%A7%C3%A3o.pdf>. Acesso em: 9 jan. 2019.
MELO, Edsônia de Souza Oliveira. Propaganda impressa: prática de leitura e produção textual em perspectiva discursiva. Disponível em: <http://www1.ufmt.br/ufmt/unidade/userfiles/publicacoes/155e422e8ae35cb091d6e764d44976b0.pdf>. Acesso em: 10 jan. 2019.
RORIZ, Caroliny Braz Mendes. Um olhar sobre a linguagem das propagandas voltadas para o público feminino: Análise semiótica dos anúncios impressos da Avon, Pantene e Jequiti. Disponível em: <http://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/5040/1/21068793.pdf>. Acesso em: 09 jan. 2019.
WALTY, Ivete Lara Camargos. Enunciação literária. Disponível em: <http://ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/glossarioceale/verbetes/enunciacao-literaria>. Acesso em: 11 de jan. 2019.
Tema da aula
Tempo sugerido: 03 minutos
Orientações:
- Apresente o tema da aula. Explique que a temática da aula tratará do aspecto persuasivo da propaganda e os recursos usados no processo de persuasão do interlocutor.
Introdução
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
- Apresente o diálogo para a turma. Se não tiver data show, transcreva ampliado em papel de sua preferência.
- Conduza uma conversa dirigida sobre alguns aspectos do texto de modo que os alunos analisem a situação apresentada. Para isso, acompanhe o roteiro abaixo:
- Quais os sujeitos envolvidos nesse ato de comunicação? (Mãe e filha)
- Que tipo de relação social há entre esses sujeitos? (Há uma relação afetiva, mas de superioridade da mãe em relação à filha, pois esta precisa da aprovação daquela)
- Qual o objetivo da filha? (Convencer a mãe a deixá-la ir a uma festa rave)
- Ela consegue atingir o objetivo de imediato? Por quê? (Não, porque, mesmo usando um termo carinhoso - mãezinha-, a mãe não cedeu)
- A princípio, como a mãe reage ao pedido da filha? (A mãe nega o pedido)
- Qual razão ela apresenta para sua resposta? (A filha não tem idade para ir a uma reve)
- Como a filha reage diante da negativa da mãe? (A filha procura convencê-la de outra maneira)
- Quais recursos a filha usou para persuadir a mãe a deixá-la ir à rave? (A filha apresenta fatos que visam provar que ela tem idade, talvez maturidade, para ir à festa)
- O que você achou das estratégias da filha para persuadir a mãe? (Espera-se que eles percebam que a estratégia está adequada à situação comunicativa, visto que o apelo à afetividade não funcionou)
- Encerre a conversa dirigida explicando que diante da negativa da mãe, a filha procurou outra estratégia que convencesse sua mãe a permitir sua ida à rave, visto que já lançara mão do apelo à afetividade e não convenceu. Como estratégia de persuasão, ela apresentou fatos que visavam desmerecer a afirmação de que não tinha idade para ir a uma festa rave. A nova estratégia funcionou.
- Pergunte se já viveram situações em que precisaram persuadir alguém sobre alguma coisa. Peça que relatem a situação e, se obtiveram êxito, como atingiram o objetivo.
- Explique que as estratégias persuasivas dependem do propósito do texto, do público-alvo e da situação comunicativa. Diga que nessa aula trataremos do uso de verbos na construção dessas estratégias de persuasão.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações: (para essa primeira parte, sugerimos o tempo de 13 minutos)
- Peça que a turma leia o texto sobre as estratégias da propaganda. Caso não disponibilize de data show, reproduza em modo ampliado.
- Peça que indique qual estratégia a filha usou no diálogo apresentado anteriormente. Explique que essa conversa retrata uma situação cotidiana na qual se lança mão de recursos para convencer ou persuadir alguém, mas que essas estratégias também aparecem em outras situações e em outros textos.
- Exiba o vídeo disponível no link <https://www.youtube.com/watch?v=C3mWd4YgBjE>.
- Peça que assistam e observem como o autor interage com seu público alvo e quais os recursos que ele utiliza para atingir tal objetivo. Caso julgue necessário, a transcrição do texto do vídeo encontra-se disponível aqui.
Espera-se que percebam que o autor optou por uma animação de um menino chorando assustado. essa animação remete à história “João e o pé de feijão” na qual o menino luta contra um gigante assustador (associação com o gigante assustador da vida real que é a violência) acompanhada de uma música de fundo que indaga a um menino sobre a razão do choro, sugerindo que o choro tem esse propósito de chamar a atenção para a dor que está sofrendo e conseguir ajuda de alguém de confiança, por isso o choro não deve ser engolido. Com esses recursos, o autor interage, no texto, com seu público-alvo com o intuito de atingir um objetivo: enfrentar a violência contra crianças e adolescentes.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações: (Para essa 2ª parte sugerimos o tempo de 10 minutos)
- Explique que uma campanha, por meio de propagandas, visa atingir um grande número de pessoas e, por isso, geralmente faz uso de diversos suportes e espaços midiáticos para circulação dos textos dessa campanha. Diga que o vídeo anterior faz parte de uma campanha de enfrentamento à violência contra crianças e adolescentes cujo título é “Não engula o choro”. Diga que as propagandas dessa campanha promovida pelo CEDCA e governo do Paraná foi publicada em outdoor, na televisão e em cartazes de divulgação.
- Explique que, dependendo do contexto e da mídia onde circulam as propagandas, alguns aspectos se diferenciam de um texto para outro. No entanto, a mensagem deve ser única, por isso algumas referências devem ser mantidas: imagens, título, slogan etc.
- Apresente os textos dos três suportes citados (caso não disponha de data show, imprima-os ampliados). Textos disponíveis aqui.
- Pergunte quais as semelhanças e quais as diferenças entre os textos. Espera-se que, além das semelhanças já apontadas, percebam que o texto do vídeo é mais extenso que o texto do cartaz e do outdoor e que isso se dá em vista do suporte ser mais dinâmico em relação aos demais.
- Chame a atenção para o título da campanha: “Não engula o choro”. Pergunte qual termo presente no título tem uma força persuasiva maior. Espera-se que percebam que o verbo tem essa carga semântica mais forte. Explique que esse verbo encontra-se na forma negativa do modo imperativo.
- Pergunte: Como vocês reagem quando escutam expressões construídas dessa forma: “engula o choro”; “não engula o choro”; “cale a boca”; “coma agora”? Espera-se que digam que geralmente essas expressões exigem uma ação determinada (calar, comer, não engolir).
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações: (Para essa 3ª parte sugerimos o tempo de 10 minutos)
- Organize a turma em três grupos e peça que escolham um relator. Organize para que cada grupo trabalhe com um texto da coletânea disponível aqui. A opção pelo trabalho em grupo dá-se em virtude da necessidade da recuperação de conhecimentos prévios sobre os verbos que, no coletivo, torna-se mais produtivo por conta do compartilhamento de conhecimentos.
- Antes da atividade, exiba, para a turma, o vídeo que se encontra disponível em <https://www.youtube.com/watch?v=bVlyl35jBQk>. Esse vídeo tem a duração de 1 minuto e 7 segundos e seu texto verbal encontra-se transcrito na coletânea de textos que será impressa e entregue para os alunos.
- Imprima os textos que se encontram disponíveis aqui e entregue para os alunos. Entregue também a cópia da atividade disponível aqui.
- Acompanhe o trabalho dos grupos, verifique e esclareça as dúvidas que eventualmente possam surgir.
- Encerrada a atividade, desfaça os grupos.
Fechamento
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
- Para finalizar, convide-os a sistematizar as informações coletadas na atividade anterior. Para isso, amplie o quadro que se encontra disponível aqui.
- Solicite ao relator de cada grupo as informações coletadas durante a atividade. Anote-as no quadro ampliado.
- Com a turma, revise as informações inseridas na tabela ampliada. Como todos têm a coletânea de texto, peça que verifiquem se as informações geradas estão condizentes com o que o texto apresenta. Em caso de discordância, negocie com a turma, levando-os a refletir sobre as questões abordadas.
- Caso julgue necessário, consulte as expectativas de respostas disponíveis aqui.
- Fixe o resultado dessa revisão na sala. Servirá para eventuais consultas.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias).
- Opcionais: canais para aulas online, como o Google Meet ou o Zoom (veja como usá-lo no tutorial disponível aqui).
Tema
Envie, por WhatsApp ou por outro canal de comunicação, um vídeo dirigido aos alunos. Nessa comunicação, apresente o tema da aula, conforme o slide Tema do plano de aula.
Introdução
Envie aos alunos o diálogo do slide Introdução (se puder, convide previamente dois alunos para simular o diálogo) e, por áudio ou mensagem de texto, peça que respondam às questões propostas nas orientações do slide Introdução (envie as questões a eles), de modo que percebam o caráter persuasivo do diálogo. Peça que os alunos comentem as questões por mensagem de texto ou áudio no WhatsApp da turma (que pode ser criado para facilitar o contato dos alunos com o professor durante as aulas de Língua Portuguesa). Por fim, deixe evidente que a persuasão é uma característica marcante em propagandas.
Desenvolvimento
Em um áudio, dê uma nova orientação: peça que os alunos se organizem em equipes de até 4 integrantes (sugira que eles criem um grupo de interação no WhatsApp, onde poderão dialogar com mais facilidade). Entregue para cada equipe um áudio no qual você faz a leitura do texto do primeiro slide de Desenvolvimento, explicando as estratégias de persuasão das propagandas. Depois disso, disponibilize às equipes o link do vídeo (primeiro slide de Desenvolvimento), orientando que os grupos o assistam e conversem entre eles sobre os recursos persuasivos utilizados na propaganda. Também envie a eles, no grupo de WhatsApp criado para a aula, as três imagens referentes à mesma campanha do vídeo assistido. Oriente, por áudio, que os alunos preencham a tabela disponível nas orientações do último slide de Desenvolvimento para cada texto analisado em aula (vídeo e cartazes de propagandas).
Fechamento
Para concluir a aula, convide um aluno de cada equipe para relatar as respostas do grupo enviando um áudio ao WhatsApp da turma. Se preferir, faça um momento síncrono durante a exibição das respostas, via Zoom ou Google Meet, permitindo que as equipes discutam a respeito do que responderam.
Convite às famílias
Toda a família pode procurar propagandas na internet acessando o YouTube ou fazendo buscas no Google. Além disso, se algum familiar trabalhar no ramo de propaganda ou publicidade (criando logos, cartazes, vídeos publicitários etc.), convide-o para participar da aula como convidado (peça que grave um vídeo ou um pequeno áudio), para que fale um pouco sobre a relação da propaganda com o público-alvo.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Janes Silva
Mentor: Cristiani Fernandes
Especialista: Isabel Fernandes
Título da aula: O verbo como recurso persuasivo no gênero propaganda
Finalidade da aula: Analisar a distribuição dos tempos verbais em propagandas veiculadas na TV e em outdoor para reconhecer como as formas de imperativo contribuem para construção de recursos persuasivos.
Ano: 9º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Propaganda
Objeto(s) do conhecimento: Estilo
Prática de linguagem: Análise linguística e semiótica
Habilidade(s) da BNCC: EF69LP17
Esta é a 8ª aula de uma sequência de 15 planos de aula. Recomendamos o uso desse plano em sequência.