15714
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 9º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - As escolhas lexicais no gênero textual propaganda

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 9º ano do EF sobre As escolhas lexicais no gênero textual propaganda

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Janes Santos Silva

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias).

- Opcionais: canais para aulas online, como o Google Meet ou o Zoom (veja como usá-lo no tutorial disponível aqui).

Tema
Envie, por WhatsApp ou por outro canal de comunicação, um vídeo dirigido aos alunos. Nessa comunicação, apresente o tema da aula, conforme o slide Tema do plano de aula. Diga aos alunos que, nesta aula, eles irão analisar 3 propagandas de uma mesma campanha publicitária.

Introdução
Envie aos alunos a imagem do slide Introdução e, por áudio ou mensagem de texto, peça que levantem hipótese sobre as questões: como essa propaganda interage com o leitor pretendido? Que leitor é esse? Quais mecanismos o autor usou para chamar a atenção desse leitor? Por que, em vez de usar uma fotografia, o autor optou por uma ilustração? Peça que os alunos comentem por mensagem de texto ou por áudio, enviando suas opiniões ao WhatsApp da turma (que pode ser criado para facilitar o contato dos alunos com o professor durante as aulas de Língua Portuguesa). Os alunos também podem enviar as suas respostas por escrito.

Desenvolvimento
Em um áudio, dê uma nova orientação: peça que os alunos se organizem em equipes de até 4 integrantes (sugira que eles criem um grupo de interação no WhatsApp, onde poderão dialogar com mais facilidade). Entregue para cada equipe um áudio no qual você faz a leitura do texto do primeiro slide de Desenvolvimento, explicando como a linguagem da propaganda dialoga com o público alvo. Depois disso, disponibilize às equipes as outras duas propagandas, pedindo que, em conjunto, analisem as escolhas linguísticas e imagéticas das propagandas, respondendo às questões do roteiro (disponível nas orientações do plano de aula). Quando acabarem, convide um aluno de cada equipe para relatar as respostas do grupo enviando um áudio ao WhatsApp da turma. Se preferir, faça um momento síncrono durante a exibição das respostas, via Zoom ou Google Meet, permitindo que as equipes discutam a respeito do que responderam. Ao final, envie um áudio ou vídeo destacando que a escolha de cores, tipos de letra, distribuição dos elementos na página são características que geram efeitos de sentido e cumprem a função de expressar uma determinada intencionalidade do autor do texto.

Fechamento
Para concluir a aula, peça que os alunos escrevam um comentário sobre o que aprenderam. Eles podem responder no WhatsApp da turma ao qual todos têm acesso. Quando finalizarem, colete as sínteses produzidas e faça um arquivo final com as ideias mais importantes (envie-o a todos os alunos).

Convite às famílias
Toda a família pode procurar propagandas na internet acessando o YouTube ou fazendo buscas no Google, para analisar os efeitos de sentidos decorrentes das escolhas linguísticas e imagéticas. Além disso, se algum familiar trabalhar no ramo de propaganda ou publicidade (criando logos, cartazes, vídeos publicitários etc.), convide-o para participar da aula como convidado (peça que grave um vídeo ou um pequeno áudio), para que fale um pouco sobre a relação da propaganda com o público-alvo.

Sugestão Enviada Por: Matheus Seiji Bazaglia Kuroda


Código: LPO9_09SQA07

(EF69LP17) Perceber e analisar os recursos estilísticos e semióticos dos gêneros jornalísticos e publicitários, os aspectos relativos ao tratamento da informação em notícias, como a ordenação dos eventos, as escolhas lexicais, o efeito de imparcialidade do relato, a morfologia do verbo, em textos noticiosos e argumentativos, reconhecendo marcas de pessoa, número, tempo, modo, a distribuição dos verbos nos gêneros textuais (por exemplo, as formas de pretérito em relatos; as formas de presente e futuro em gêneros argumentativos; as formas de imperativo em gêneros publicitários), o uso de recursos persuasivos em textos argumentativos diversos (como a elaboração do título, escolhas lexicais, construções metafóricas, a explicitação ou a ocultação de fontes de informação) e as estratégias de persuasão e apelo ao consumo com os recursos linguístico-discursivos utilizados (tempo verbal, jogos de palavras, metáforas, imagens).


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 9º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 9º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas