Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é sétima aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero propaganda e no campo de atuação jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de análise linguística e semiótica.
Materiais necessários: Notebook, data show, papel para produção de cartaz, marcador permanente, textos e atividades impressas.
Informações sobre o gênero: O termo propaganda está relacionado à divulgação de ideias, porém algumas vezes é utilizado no sentido de publicidade, o que o torna um termo amplo. Embora os termos publicidade e propaganda sejam muitas vezes usados como sinônimos, se distinguem, pois enquanto a publicidade tem como finalidade vender um produto/serviço, a propaganda tem com objetivo principal divulgar uma mensagem buscando influenciar opiniões ou obter adesão para uma ideia ou doutrina. Visto o caráter persuasivo tanto da propaganda quanto da publicidade, ambos os gêneros costumam apresentar textos cuja mensagem pretende sensibilizar/atrair o interlocutor, para tanto faz uso de imagens, música, recursos audiovisuais e efeitos sonoros e luminosos. Sua veiculação, em ambos os casos, pode se dar por meio impresso, pelo rádio, pela TV ou pela internet.
Dificuldades antecipadas: Perceber diferenças estilísticas em textos com contextos de produção diferentes.
Referências sobre o assunto:
ANTUNES, Irandé. Análise de textos: fundamentos e práticas. São Paulo: Parábola Editorial, 2010.
CARVALHO, Nelly de. Publicidade: a linguagem da sedução. São Paulo: Editora Ática, 2001.
MEDEIROS, Ana Gabriela da Costa Lara. O gênero textual propaganda: descrição e uso em sala de aula. Disponível em: <http://www.ufjf.br/ppglinguistica/files/2009/12/LARA-Ana-Gabriela-da-Costa-2008-Disserta%C3%A7%C3%A3o.pdf>. Acesso em: 9 jan. 2019.
MELO, Edsônia de Souza Oliveira. Propaganda impressa: prática de leitura e produção textual em perspectiva discursiva. Disponível em: <http://www1.ufmt.br/ufmt/unidade/userfiles/publicacoes/155e422e8ae35cb091d6e764d44976b0.pdf>. Acesso em: 10 jan. 2019.
RORIZ, Caroliny Braz Mendes. Um olhar sobre a linguagem das propagandas voltadas para o público feminino: Análise semiótica dos anúncios impressos da Avon, Pantene e Jequiti. Disponível em: <http://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/5040/1/21068793.pdf>. Acesso em: 09 jan. 2019.
WALTY, Ivete Lara Camargos. Enunciação literária. Disponível em: <http://ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/glossarioceale/verbetes/enunciacao-literaria>. Acesso em: 11 de jan. 2019.
Tema da aula
Tempo sugerido: 03 minutos
Orientações:
- Apresente o tema da aula aos alunos. Explique que tratarão dos aspectos linguísticos relacionados à construção de sentidos dos textos propagandísticos.
Introdução
Tempo sugerido: 07 minutos
Orientações:
- Explique aos alunos que nessa aula trabalharão com três propagandas que fazem parte de uma campanha de uma escola particular do Distrito Federal.
- Apresente o primeiro texto (caso não tenha data show, reproduza ampliado). Peça que leiam e reflitam a respeito do texto, tanto verbal quanto não verbal, que compõe o gênero.
- Peça que levantem hipóteses:
- Como essa propaganda interage com o leitor pretendido?
- Que leitor é esse?
- Quais mecanismos o autor usou para chamar a atenção desse leitor?
- Chame a atenção para o fato de que ao invés de usar uma fotografia, o autor optou por uma ilustração. Qual seria a razão disso?
- Anote no quadro todas as hipóteses levantadas.
Expectativas de respostas:
- A propaganda dialoga com o leitor através da palavra e da imagem, que se relacionam para produzir a mensagem.
- O leitor pretendido são pessoas afetadas pela prática do bullying (agressor, vítima e espectador), geralmente crianças e adolescentes.
- A imagem, as palavras de ordem (chega, busque), frases exclamativas (respeito é fundamental!).
- Possivelmente o autor, ao optar pela ilustração, queria aproximar do público-alvo e, considerando o papel social do enunciador, dar mais leveza à propaganda sem tirar o caráter de seriedade.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações:
- Leia com a turma o texto do slide (se não disponibilizar de data show, reproduza-o ampliadamente em papel de sua preferência). Pergunte se, ao ler uma propaganda, já tinham observado o texto como esse espaço de diálogo entre leitor e autor. É importante que os estudantes percebam nesse texto que, ao longo da aula, estudarão como esses sujeitos (autor e leitor) são marcados nos textos. Diga que, quando escreve, o autor tem um leitor em mente, não é alguém específico enquanto indivíduo, mas pessoa pertencente a determinados grupos sociais (professor, dona de casa, mães, adolescentes etc.) reconhecidos num contexto coletivo. Diga que, por conta disso, algumas marcas referem-se ao contexto desse coletivo.
- Imprima e distribua para os alunos os textos disponíveis aqui.
- Peça que leiam e, com o apoio do roteiro abaixo, analisem alguns aspectos (verbais e não verbais).
- Qual o objetivo comunicativo dos textos?
- Considerando que a instituição que promove a campanha está inserida no contexto educacional, você considera que o propósito do texto também está delimitado a esse espaço contextual?
- Que situações as imagens retratam?
- As situações retratadas nos textos relacionam-se a um espaço específico? Justifique.
- Pode se considerar que as imagens fazem parte da estratégia do autor para chamar a atenção do público-alvo? Justifique.
- Cada uma das propagandas traz um enunciado destacado na parte superior ou lateral. Releia:
- Bullying não é brincadeira.
- Valente mesmo é quem não briga
* Esses textos dialogam com alguns discursos muito presentes em contextos em que essas situações ocorrem. Quais discursos são esses?
* A quem são atribuídos esses discursos?
- Na parte inferior e lateral inferior das propagandas há um único texto: “Fazer amigos é melhor do que fazer bullying” .
- Qual a função dessa passagem na propaganda?
- O que essa passagem sugere sobre quem pratica bullying?
- Considerando o público-alvo da campanha, transcreva dos textos o termo que o autor usou para interagir com seu leitor, explicitando essa interlocução.
- Considerando que no gênero textual propaganda há dois participantes ativos no ato de comunicação, analise-os no contexto de produção dos dois textos:
- Defina quem são esses dois participantes.
- Como essas pessoas são marcadas no texto?
- Reflita sobre as escolhas feitas pelo autor. É possível afirmar que elas estão a serviço do propósito comunicativo do texto? Justifique.
- Esse roteiro de leitura deverá ser impresso e entregue junto com os textos para que cada aluno trabalhe individualmente, visto que possivelmente muitos alunos têm acesso ao gênero propaganda. A atividade para impressão encontra-se disponível aqui.
- Estabeleça um tempo para que trabalhem nas questões. Sugerimos 20 minutos.
- Depois, promova a verificação coletiva das respostas de modo que todos possam colaborar com a construção das ideias sobre o gênero. Caso necessário, acesse as expectativas de respostas aqui.
Fechamento
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
- Encerrada a verificação da atividade de reflexão, proponha a produção de uma síntese coletiva das respostas fornecidas por eles. Para isso, use o encaminhamento.
- Concluída a síntese, convide-os a revisá-la. Anote-a em cartaz e exponha na sala para eventuais consultas durante o estudo do gênero.
- Caso julgue necessário verifique a sugestão de síntese disponível aqui.