15713
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 9º ano > Produção de textos

Plano de aula - Reescrita de resenha para publicação final

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 9º ano do EF sobre Reescrita de resenha para publicação final

Plano 15 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Fernanda Costa Baccaro Fonseca

 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a décima-quinta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero resenha/vlog e no campo de atuação jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de produção de texto.

Materiais necessários: Materiais de uso diário (papel, caneta, lápis e borracha), smartphones e computadores.

Informações sobre o gênero: A resenha crítica é texto que avalia uma manifestação cultural, filme, peça de teatro, show, exposição, com o objetivo de orientar o leitor. Sua função social é comentar e avaliar obras e espetáculos para que o leitor possa ter informações e avaliações. O gênero circula em diferentes veículos de comunicação como jornais, revistas, blogs, vlogs e, a depender desse veículo, pode estar voltada a diferentes públicos. Ao explorar tal gênero na escola, espera-se desenvolver a capacidade argumentativa do estudante com foco na exposição de suas apreciações e posicionamentos diante desses textos.

Dificuldades antecipadas: Os alunos podem sentir dificuldades para compreender os comentários feitos pelo colega e, posteriormente, pelo professor. Nesse caso, ofereça ajuda, guiando-o para que consiga efetuar as alterações necessárias a fim de produzir um texto melhor.

Referências sobre o assunto:

  • Para saber mais sobre a importância e as etapas de revisão de um texto, acesse a matéria publicada pela nova escola, disponível em:

https://gestaoescolar.org.br/conteudo/1247/uma-formacao-sobre-producao-e-revisao-de-textos Acesso em 24/10/2018.

http://www.leffa.pro.br/tela4/Textos/Textos/Anais/ABRALIN_2009_vol_2/PDF-VOL2/Microsoft%20Word%20-%20Evandro%20Gon%C3%A7alves%20Leite.pdf Acesso em 24/10/2018.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações:

  • Leia o título da aula para os alunos e explique que eles farão a reescrita dos textos para posterior publicação em um blog.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos

Orientações:

  • Exiba o vídeo, disponível aqui.
  • Pergunte aos alunos se eles conhecem Moacyr Scliar. Em caso negativo, explique que ele foi um importante escritor brasileiro, que escreveu mais de 70 obras, entre crônicas, romances e contos, o que faz com que ele seja uma autoridade no assunto abordado.
  • Na sequência, questione os alunos se eles têm o hábito de reescrever seus textos. Espera-se que os alunos comentem que só o fazem porque se trata de uma exigência dos professores.
  • Por fim, pergunte a eles se veem vantagens em se reescrever os textos. Espera-se que eles percebam que a reescrita contribui para a produção de um texto final melhor.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 35 minutos

Orientações:

  • Agrupe os alunos em duplas (as mesmas que efetuaram a correção mútua dos textos). Colocá-los lado a lado tem o objetivo de facilitar a interação, caso surjam dúvidas nos comentários feitos pelo colega.
  • Convide os alunos a prosseguirem com a escrita da segunda versão de suas resenhas, pedindo a eles que observem a grade de avaliação e os comentários feitos pelo colega no próprio texto.
  • Caso tenham dúvidas, peça a eles que troquem informações com o colega que está a seu lado.
  • Circule pela sala durante essa etapa e, se necessário, auxilie os alunos em eventuais dificuldades específicas.
  • Concluídas as reescritas, recolha os textos para a avaliação final. Informe os alunos que uma terceira versão poderá ser necessária, caso ainda haja adequações a serem feitas.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos

Orientações:

  • Informe os alunos que, assim que a versão final das resenhas estiver pronta, os textos deverão ser publicados em um blog especialmente criado para esse fim. Lembre-se de que serão necessárias algumas aulas para que o processo seja concluído. Combine com os alunos as datas finais para conclusão de cada etapa.
  • Organize um grupo de voluntários para criar e administrar o blog.
  • Oriente esse grupo a criar uma página que atraia a atenção do leitor.
  • Faça uma eleição com a sala para dar um nome ao blog. Anote no quadro algumas sugestões e proceda à votação.
  • Crie um segundo grupo, que ficará responsável pela divulgação do blog, assim que ele estiver no ar. Oriente os alunos a fornecer o link do vlog criado anteriormente ao blog.
  • Um terceiro grupo deverá acompanhar as postagens das resenhas - verificando se todos os textos estão no ar - e acompanhar os comentários, apagando eventuais mensagens que não estejam de acordo com o objetivo do blog (propaganda, ofensas, comentários sobre assuntos não relacionados ao blog).
  • Os demais alunos ficarão responsáveis pela publicação de suas resenhas, assim como deverão responder aos comentários feitos pelos leitores.
  • Combine uma data com os alunos para que a versão final das resenhas esteja concluída e para que o blog seja colocado no ar.

Materiais complementares:

Para acessar o arquivo com a tabela de funções, clique aqui.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a décima-quinta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero resenha/vlog e no campo de atuação jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de produção de texto.

Materiais necessários: Materiais de uso diário (papel, caneta, lápis e borracha), smartphones e computadores.

Informações sobre o gênero: A resenha crítica é texto que avalia uma manifestação cultural, filme, peça de teatro, show, exposição, com o objetivo de orientar o leitor. Sua função social é comentar e avaliar obras e espetáculos para que o leitor possa ter informações e avaliações. O gênero circula em diferentes veículos de comunicação como jornais, revistas, blogs, vlogs e, a depender desse veículo, pode estar voltada a diferentes públicos. Ao explorar tal gênero na escola, espera-se desenvolver a capacidade argumentativa do estudante com foco na exposição de suas apreciações e posicionamentos diante desses textos.

Dificuldades antecipadas: Os alunos podem sentir dificuldades para compreender os comentários feitos pelo colega e, posteriormente, pelo professor. Nesse caso, ofereça ajuda, guiando-o para que consiga efetuar as alterações necessárias a fim de produzir um texto melhor.

Referências sobre o assunto:

  • Para saber mais sobre a importância e as etapas de revisão de um texto, acesse a matéria publicada pela nova escola, disponível em:

https://gestaoescolar.org.br/conteudo/1247/uma-formacao-sobre-producao-e-revisao-de-textos Acesso em 24/10/2018.

http://www.leffa.pro.br/tela4/Textos/Textos/Anais/ABRALIN_2009_vol_2/PDF-VOL2/Microsoft%20Word%20-%20Evandro%20Gon%C3%A7alves%20Leite.pdf Acesso em 24/10/2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações:

  • Leia o título da aula para os alunos e explique que eles farão a reescrita dos textos para posterior publicação em um blog.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos

Orientações:

  • Exiba o vídeo, disponível aqui.
  • Pergunte aos alunos se eles conhecem Moacyr Scliar. Em caso negativo, explique que ele foi um importante escritor brasileiro, que escreveu mais de 70 obras, entre crônicas, romances e contos, o que faz com que ele seja uma autoridade no assunto abordado.
  • Na sequência, questione os alunos se eles têm o hábito de reescrever seus textos. Espera-se que os alunos comentem que só o fazem porque se trata de uma exigência dos professores.
  • Por fim, pergunte a eles se veem vantagens em se reescrever os textos. Espera-se que eles percebam que a reescrita contribui para a produção de um texto final melhor.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 35 minutos

Orientações:

  • Agrupe os alunos em duplas (as mesmas que efetuaram a correção mútua dos textos). Colocá-los lado a lado tem o objetivo de facilitar a interação, caso surjam dúvidas nos comentários feitos pelo colega.
  • Convide os alunos a prosseguirem com a escrita da segunda versão de suas resenhas, pedindo a eles que observem a grade de avaliação e os comentários feitos pelo colega no próprio texto.
  • Caso tenham dúvidas, peça a eles que troquem informações com o colega que está a seu lado.
  • Circule pela sala durante essa etapa e, se necessário, auxilie os alunos em eventuais dificuldades específicas.
  • Concluídas as reescritas, recolha os textos para a avaliação final. Informe os alunos que uma terceira versão poderá ser necessária, caso ainda haja adequações a serem feitas.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos

Orientações:

  • Informe os alunos que, assim que a versão final das resenhas estiver pronta, os textos deverão ser publicados em um blog especialmente criado para esse fim. Lembre-se de que serão necessárias algumas aulas para que o processo seja concluído. Combine com os alunos as datas finais para conclusão de cada etapa.
  • Organize um grupo de voluntários para criar e administrar o blog.
  • Oriente esse grupo a criar uma página que atraia a atenção do leitor.
  • Faça uma eleição com a sala para dar um nome ao blog. Anote no quadro algumas sugestões e proceda à votação.
  • Crie um segundo grupo, que ficará responsável pela divulgação do blog, assim que ele estiver no ar. Oriente os alunos a fornecer o link do vlog criado anteriormente ao blog.
  • Um terceiro grupo deverá acompanhar as postagens das resenhas - verificando se todos os textos estão no ar - e acompanhar os comentários, apagando eventuais mensagens que não estejam de acordo com o objetivo do blog (propaganda, ofensas, comentários sobre assuntos não relacionados ao blog).
  • Os demais alunos ficarão responsáveis pela publicação de suas resenhas, assim como deverão responder aos comentários feitos pelos leitores.
  • Combine uma data com os alunos para que a versão final das resenhas esteja concluída e para que o blog seja colocado no ar.

Materiais complementares:

Para acessar o arquivo com a tabela de funções, clique aqui.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Produção de textos do 9º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 9º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF69LP08 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano