Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a décima-quinta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero resenha/vlog e no campo de atuação jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de produção de texto.
Materiais necessários: Materiais de uso diário (papel, caneta, lápis e borracha), smartphones e computadores.
Informações sobre o gênero: A resenha crítica é texto que avalia uma manifestação cultural, filme, peça de teatro, show, exposição, com o objetivo de orientar o leitor. Sua função social é comentar e avaliar obras e espetáculos para que o leitor possa ter informações e avaliações. O gênero circula em diferentes veículos de comunicação como jornais, revistas, blogs, vlogs e, a depender desse veículo, pode estar voltada a diferentes públicos. Ao explorar tal gênero na escola, espera-se desenvolver a capacidade argumentativa do estudante com foco na exposição de suas apreciações e posicionamentos diante desses textos.
Dificuldades antecipadas: Os alunos podem sentir dificuldades para compreender os comentários feitos pelo colega e, posteriormente, pelo professor. Nesse caso, ofereça ajuda, guiando-o para que consiga efetuar as alterações necessárias a fim de produzir um texto melhor.
Referências sobre o assunto:
- Para saber mais sobre a importância e as etapas de revisão de um texto, acesse a matéria publicada pela nova escola, disponível em:
https://gestaoescolar.org.br/conteudo/1247/uma-formacao-sobre-producao-e-revisao-de-textos Acesso em 24/10/2018.
- FERNANDES, Maria Alice de Mello - O PROCESSO DA PRODUÇÃO TEXTUAL ESCRITA, disponível em http://www.interletras.com.br/ed_anteriores/n2/inter_estudos/processo.html Acesso em 24/10/2018.
- LEITE, Evandro Gonçalves; PEREIRA, Regina Celi Mendes - A MEDIAÇÃO DO PROFESSOR NA REFACÇÃO DO TEXTO DO ALUNO, disponível em
http://www.leffa.pro.br/tela4/Textos/Textos/Anais/ABRALIN_2009_vol_2/PDF-VOL2/Microsoft%20Word%20-%20Evandro%20Gon%C3%A7alves%20Leite.pdf Acesso em 24/10/2018.
Tema da aula
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientações:
- Leia o título da aula para os alunos e explique que eles farão a reescrita dos textos para posterior publicação em um blog.
Introdução
Tempo sugerido: 7 minutos
Orientações:
- Exiba o vídeo, disponível aqui.
- Pergunte aos alunos se eles conhecem Moacyr Scliar. Em caso negativo, explique que ele foi um importante escritor brasileiro, que escreveu mais de 70 obras, entre crônicas, romances e contos, o que faz com que ele seja uma autoridade no assunto abordado.
- Na sequência, questione os alunos se eles têm o hábito de reescrever seus textos. Espera-se que os alunos comentem que só o fazem porque se trata de uma exigência dos professores.
- Por fim, pergunte a eles se veem vantagens em se reescrever os textos. Espera-se que eles percebam que a reescrita contribui para a produção de um texto final melhor.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 35 minutos
Orientações:
- Agrupe os alunos em duplas (as mesmas que efetuaram a correção mútua dos textos). Colocá-los lado a lado tem o objetivo de facilitar a interação, caso surjam dúvidas nos comentários feitos pelo colega.
- Convide os alunos a prosseguirem com a escrita da segunda versão de suas resenhas, pedindo a eles que observem a grade de avaliação e os comentários feitos pelo colega no próprio texto.
- Caso tenham dúvidas, peça a eles que troquem informações com o colega que está a seu lado.
- Circule pela sala durante essa etapa e, se necessário, auxilie os alunos em eventuais dificuldades específicas.
- Concluídas as reescritas, recolha os textos para a avaliação final. Informe os alunos que uma terceira versão poderá ser necessária, caso ainda haja adequações a serem feitas.
Fechamento
Tempo sugerido: 7 minutos
Orientações:
- Informe os alunos que, assim que a versão final das resenhas estiver pronta, os textos deverão ser publicados em um blog especialmente criado para esse fim. Lembre-se de que serão necessárias algumas aulas para que o processo seja concluído. Combine com os alunos as datas finais para conclusão de cada etapa.
- Organize um grupo de voluntários para criar e administrar o blog.
- Oriente esse grupo a criar uma página que atraia a atenção do leitor.
- Faça uma eleição com a sala para dar um nome ao blog. Anote no quadro algumas sugestões e proceda à votação.
- Crie um segundo grupo, que ficará responsável pela divulgação do blog, assim que ele estiver no ar. Oriente os alunos a fornecer o link do vlog criado anteriormente ao blog.
- Um terceiro grupo deverá acompanhar as postagens das resenhas - verificando se todos os textos estão no ar - e acompanhar os comentários, apagando eventuais mensagens que não estejam de acordo com o objetivo do blog (propaganda, ofensas, comentários sobre assuntos não relacionados ao blog).
- Os demais alunos ficarão responsáveis pela publicação de suas resenhas, assim como deverão responder aos comentários feitos pelos leitores.
- Combine uma data com os alunos para que a versão final das resenhas esteja concluída e para que o blog seja colocado no ar.
Materiais complementares:
Para acessar o arquivo com a tabela de funções, clique aqui.