Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também pode ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias).
- Opcionais: canais para aulas online, como o Google Meet ou o Zoom (tutorial disponível aqui).
Tema
Envie, por WhatsApp ou outro canal de comunicação, um áudio ou um vídeo dirigido aos alunos. Nessa comunicação, apresente o tema da aula, conforme o slide Tema do plano de aula.
Introdução
Envie aos alunos o link do vídeo do slide Introdução, e peça que eles o assistam e respondam à pergunta: “Vocês já tiveram bloqueio criativo? Como vencê-lo?” Peça que os alunos enviem, por mensagem de texto ou por áudio, as suas respostas ao WhatsApp da turma (que pode ser criado para facilitar o contato dos alunos com o professor durante as aulas de Língua Portuguesa). Quando acabarem, envie um áudio estimulando-os a produzirem uma resenha.
Desenvolvimento
Em um áudio, dê uma nova orientação: peça que os alunos, baseados no planejamento que fizeram na aula passada, iniciem o processo de produção da primeira versão da resenha crítica. Oriente-os, por áudio, que usem o Google Docs, ferramenta online em que o professor pode acompanhar, em tempo real, a produção, fazendo comentários quando necessário.
Fechamento
Envie aos alunos a grade de avaliação disponível no slide Fechamento e peça que troquem seus textos com outros colegas, compartilhando os links do documento (Google Docs). Oriente que os colegas leiam o texto e façam a revisão de acordo com a grade de avaliação.
Convite às famílias
Proponha que a família auxilie no processo de escrita da resenha, acompanhando de perto se o texto está ficando adequado à situação comunicativa.