15712
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 9º ano > Produção de textos

Plano de aula - Produção de uma resenha

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 9º ano do EF sobre Produção de uma resenha

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Fernanda Costa Baccaro Fonseca

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também pode ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias).

- Opcionais: canais para aulas online, como o Google Meet ou o Zoom (tutorial disponível aqui).

Tema
Envie, por WhatsApp ou outro canal de comunicação, um áudio ou um vídeo dirigido aos alunos. Nessa comunicação, apresente o tema da aula, conforme o slide Tema do plano de aula.

Introdução 
Envie aos alunos o link do vídeo do slide Introdução, e peça que eles o assistam e respondam à pergunta: “Vocês já tiveram bloqueio criativo? Como vencê-lo?” Peça que os alunos enviem, por mensagem de texto ou por áudio, as suas respostas ao WhatsApp da turma (que pode ser criado para facilitar o contato dos alunos com o professor durante as aulas de Língua Portuguesa). Quando acabarem, envie um áudio estimulando-os a produzirem uma resenha.

Desenvolvimento
Em um áudio, dê uma nova orientação: peça que os alunos, baseados no planejamento que fizeram na aula passada, iniciem o processo de produção da primeira versão da resenha crítica. Oriente-os, por áudio, que usem o Google Docs, ferramenta online em que o professor pode acompanhar, em tempo real, a produção, fazendo comentários quando necessário.

Fechamento
Envie aos alunos a grade de avaliação disponível no slide Fechamento e peça que troquem seus textos com outros colegas, compartilhando os links do documento (Google Docs). Oriente que os colegas leiam o texto e façam a revisão de acordo com a grade de avaliação.

Convite às famílias
Proponha que a família auxilie no processo de escrita da resenha, acompanhando de perto se o texto está ficando adequado à situação comunicativa.

Sugestão Enviada Por: Matheus Seiji Bazaglia Kuroda


Código: LPO9_10SQA14

(EF69LP07) Produzir textos em diferentes gêneros, considerando sua adequação ao contexto produção e circulação – os enunciadores envolvidos, os objetivos, o gênero, o suporte, a circulação -, ao modo (escrito ou oral; imagem estática ou em movimento etc.), à variedade linguística e/ou semiótica apropriada a esse contexto, à construção da textualidade relacionada às propriedades textuais e do gênero), utilizando estratégias de planejamento, elaboração, revisão, edição, reescrita/redesign e avaliação de textos, para, com a ajuda do professor e a colaboração dos colegas, corrigir e aprimorar as produções realizadas, fazendo cortes, acréscimos, reformulações, correções de concordância, ortografia, pontuação em textos e editando imagens, arquivos sonoros, fazendo cortes, acréscimos, ajustes, acrescentando/ alterando efeitos, ordenamentos etc.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Produção de textos do 9º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 9º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas