Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Fernanda Baccaro
Mentor: Débora Souza
Especialista: Isabel Fernandes
Título da aula: Planejamento para a produção de resenhas
Finalidade da aula: Planejar a produção de uma resenha voltada ao público jovem, exercendo o papel de crítico, para desenvolver o senso ético e responsável considerando os contextos de circulação e recepção do gênero.
Ano: 9º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Resenha/Vlog
Objeto(s) do conhecimento: Relação do texto com o contexto de produção e experimentação de papéis sociais
Prática de linguagem: Produção de texto
Habilidade(s) da BNCC: EF69LP06
Esta é a décima-terceira aula de uma sequência de 15 planos de aula. Recomendamos o uso desse plano em sequência.
Código: LPO9_10SQA13
(EF69LP06) Produzir e publicar notícias, fotodenúncias, fotorreportagens, reportagens, reportagens multimidiáticas, infográficos, podcasts noticiosos, entrevistas, cartas de leitor, comentários, artigos de opinião de interesse local ou global, textos de apresentação e apreciação de produção cultural – resenhas e outros próprios das formas de expressão das culturas juvenis, tais como vlogs e podcasts culturais, gameplay, detonado etc.– e cartazes, anúncios, propagandas, spots, jingles de campanhas sociais, dentre outros em várias mídias, vivenciando de forma significativa o papel de repórter, de comentador, de analista, de crítico, de editor ou articulista, de booktuber, de vlogger (vlogueiro) etc., como forma de compreender as condições de produção que envolvem a circulação desses textos e poder participar e vislumbrar possibilidades de participação nas práticas de linguagem do campo jornalístico e do campo midiático de forma ética e responsável, levando-se em consideração o contexto da Web 2.0,
AULA 02
AULA 08
AULA 11
AULA 12
AULA 14
O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.
Ver mais detalhes