Atividade para impressão - Dicas
Plano de Aula
Plano de aula: Planejamento para a produção de resenhas
Plano 13 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Resenha
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a décima-terceira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero resenha/vlog e no campo de atuação jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de produção de texto.
Materiais necessários: Material de uso diário, como papel e caneta, livros para resenhar. É importante que os alunos sejam informados antecipadamente de que devem pensar em livros/ filmes/eventos sobre os quais desejem compor uma resenha e tragam esses títulos para as próximas aula.
Informações sobre o gênero: A resenha crítica é texto que avalia uma manifestação cultural, filme, peça de teatro, show, exposição, com o objetivo de orientar o leitor. Sua função social é comentar e avaliar obras e espetáculos para que o leitor possa ter informações e avaliações. O gênero circula em diferentes veículos de comunicação como jornais, revistas, blogs, vlogs e, a depender desse veículo, pode estar voltada a diferentes públicos. Ao explorar tal gênero na escola, espera-se desenvolver a capacidade argumentativa do estudante com foco na exposição de suas apreciações e posicionamentos diante desses textos.
Dificuldades antecipadas: É possível que os alunos sintam-se inseguros quanto à escolha do livro a ser resenhado; se isso ocorrer, sugira que ele consulte a internet ou faça uma visita à biblioteca para se recordar de eventuais títulos que possam servir de base para seu trabalho.
Referências sobre o assunto:
- Para saber mais sobre a importância e as etapas de revisão de um texto, acesse a matéria publicada pela nova escola, disponível em:
https://gestaoescolar.org.br/conteudo/1247/uma-formacao-sobre-producao-e-revisao-de-textos Acesso em 24/10/2018.
- FERNANDES, Maria Alice de Mello - O PROCESSO DA PRODUÇÃO TEXTUAL ESCRITA, disponível em http://www.interletras.com.br/ed_anteriores/n2/inter_estudos/processo.html Acesso em 24/10/2018.
- LEITE, Evandro Gonçalves; PEREIRA, Regina Celi Mendes - A MEDIAÇÃO DO PROFESSOR NA REFACÇÃO DO TEXTO DO ALUNO, disponível em
http://www.leffa.pro.br/tela4/Textos/Textos/Anais/ABRALIN_2009_vol_2/PDF-VOL2/Microsoft%20Word%20-%20Evandro%20Gon%C3%A7alves%20Leite.pdf Acesso em 24/10/2018.
Tema da aula
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientações:
- Leia o título da aula para os alunos explicando que eles deverão compor, individualmente, uma resenha crítica acerca de uma obra literária de sua escolha que será publicada em um blog, criado especificamente para esse fim.
Introdução
Tempo sugerido: 9 minutos
Orientações:
- Exiba o vídeo disponível aqui.
- A seguir, proponha aos alunos a seguinte pergunta: “Ormie, o porquinho, desejava muito comer os biscoitos. O que faltou para que ele conseguisse atingir seu objetivo?” (Espera-se que os alunos percebam que Ormie agiu por tentativa e erro, de modo impulsivo, sem planejar uma estratégia de ação.)
- Discuta com a classe a importância do planejamento em todas as áreas da vida, perguntando aos alunos em que situações eles costumam se planejar: durante viagens? Antes de eventos sociais? Para provas?
- Comente que, na produção textos, o planejamento também é imprescindível para que o formato final atenda plenamente ao objetivo proposto.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações:
- Esclareça aos alunos que o primeiro passo para um bom planejamento de um texto é certificar-se de que se tem domínio sobre o gênero escolhido.
- Notifique a sala de que o vídeo a ser exibido traz, de forma resumida, informações importantes sobre o gênero resenha.
- Exiba o vídeo disponível aqui, iniciando a projeção no 0’16” e finalizando em 01’38”.
- A seguir, proponha aos alunos as seguintes perguntas:
- Como vocês definiriam o gênero resenha? (Espera-se que os alunos respondam que se trata de um comentário crítico acerca de uma obra.)
- Porque os especialistas recomendam que se faça um “recorte” na análise da obra? (É importante que os alunos percebam que o recorte possibilita uma análise mais detalhada dos elementos mais importantes.)
- Qual a finalidade de se inserir um pequeno resumo da trama antes de iniciar a análise propriamente dita? (Espera-se que os alunos percebam que a função do resumo é situar o leitor, para que ele, inclusive, entenda os argumentos do resenhista).
- Além de um pequeno resumo da obra, que outros elementos informativos devem ser contemplados? (Também se deve dar destaque ao autor: quem era, quando escreveu a obra, qual era o contexto histórico-social do país ou região durante a produção do livro.)
- De que forma o resenhista pode garantir que opiniões alheias não interfiram em seu trabalho? (Segundo a recomendação da especialista, o resenhista deve evitar o contato com qualquer informação prévia sobre a obra, como resumos, sinopses, prefácio, etc. para garantir a isenção de suas opiniões.)
- Escute as respostas e estimule a troca de ideias entre os alunos. Indique diferentes alunos para responder às questões, de forma a traçar um perfil sobre a compreensão de cada um.
Desenvolvimento
Orientações:
- Retome com os alunos o objetivo das próximas aulas: produzir uma resenha a ser publicada em um blog.
- Apresente as dicas dos slides 5 e 6 para os alunos.
- Note que há espaços em branco, que devem ser preenchidos com termos coerentes, de forma a compor um guia para orientá-los na produção da resenha.
- Mantenha o slide projetado e peça que as respostas sejam escritas no caderno ou distribua cópias da atividade, disponíveis em materiais complementares, e peça aos alunos que realizem a atividade individualmente, para que tenham chance de refletir e checar seus conhecimentos sobre o conteúdo.
- Quando terminarem, exiba os slides 7 e 8, para que os alunos procedam à autocorreção.
Materiais complementares:
Para acessar cópias da atividade, clique aqui.
Desenvolvimento
Tempo sugerido:
Orientações:
- Retome com os alunos o objetivo das próximas aulas: produzir uma resenha a ser publicada em um blog.
- Apresente as dicas dos slides 5 e 6 para os alunos.
- Note que há espaços em branco, que devem ser preenchidos com termos coerentes, de forma a compor um guia para orientá-los na produção da resenha.
- Caso prefira, distribua cópias da atividade, disponíveis em materiais complementares.
- Quando terminarem, exiba os slides 6 e 7, para que os alunos procedam à autocorreção.
Materiais complementares:
Para acessar cópias da atividade, clique aqui.
Desenvolvimento
Orientações:
- Exiba os slides 7 e 8 para que os alunos procedam à autocorreção.
- É possível que alguns alunos tenham empregado sinônimos (por exemplo: “término” por “final”; “escritor” por “autor”; “temas” por “assuntos”). Neste caso, observe a adequação dos termos utilizados.
Desenvolvimento
Orientações:
- Exiba os slides 7 e 8 para que os alunos procedam à autocorreção.
- É possível que alguns alunos tenham empregado sinônimos (por exemplo: “término” por “final”; “escritor” por “autor”; “temas” por “assuntos”). Neste caso, observe a adequação dos termos utilizados.
Fechamento
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
- Distribua cópias individuais da tabela acima aos alunos.
- Peça a eles que pensem em um livro que tenham lido recentemente e sobre o qual sintam-se capazes de emitir opiniões consistentes.
- Lembre-os de que a resenha pode estimular ou desencorajar a leitura, portanto, os alunos podem escolher, inclusive, um livro do qual não tenham gostado.
- Informe à classe que eles produzirão, em breve, uma primeira versão do texto, que passará por revisões até que esteja pronta para publicação.
- Como tarefa de casa, peça aos alunos que façam um esquema do texto (estilo mapa mental), distribuindo os elementos na ordem em que serão inseridos na resenha; peça ainda que tragam, para a próxima aula, um exemplar do livro que pretendem resenhar.
Obs. Caso a sequência esteja sendo aplicada na íntegra, peça aos alunos que tragam a cópia preenchida das dicas (slides 7 e 8) e esta ficha na próxima aula.
Materiais complementares:
Para acessar o arquivo, clique aqui.
Para o aluno
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também pode ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias).
- Opcionais: canais para aulas online, como o Google Meet ou o Zoom (tutorial disponível aqui).
Tema
Envie, por WhatsApp ou outro canal de comunicação, um áudio ou um vídeo dirigido aos alunos. Nessa comunicação, apresente o tema da aula, conforme o slide Tema do plano de aula.
Introdução
Envie aos alunos o link do vídeo do slide Introdução, peça que eles o assistam e respondam à pergunta: “Ormie, o porquinho, desejava muito comer os biscoitos. O que faltou para que ele conseguisse atingir seu objetivo?" Peça que os alunos enviem, por mensagem de texto ou por áudio, as suas respostas ao WhatsApp da turma (que pode ser criado para facilitar o contato dos alunos com o professor durante as aulas de Língua Portuguesa). Quando acabarem, envie um áudio explicando que faltou planejamento.
Desenvolvimento
Em um áudio, dê uma nova orientação: peça que os alunos se organizem em equipes de até 4 integrantes (sugira que eles criem, para isso, um grupo de interação no WhatsApp, onde poderão dialogar com mais facilidade). Entregue para cada equipe o link do vídeo (slide Desenvolvimento), pedindo que os alunos o assistam e respondam, em conjunto (estabelecendo um diálogo no WhatsApp), às perguntas sugeridas nas orientações do primeiros slide de Desenvolvimento. Envie também a atividade disponível em materiais complementares para que eles a façam. Quando acabarem, convide um aluno de cada equipe a relatar as suas respostas enviando um áudio ao WhatsApp da turma. Se preferir, faça um momento síncrono durante a exibição das respostas, via Zoom ou Google Meet, permitindo que os grupos discutam as suas resoluções. Se quiser, envie um gabarito comentado aos alunos.
Fechamento
Por áudio ou mensagem de texto, peça que as equipes pensem em algum filme ou obra literária que queiram resenhar. Envie a ficha do slide Fechamento, pendindo que a preencham e planejem suas resenhas.
Convite às famílias
Proponha que a família sugira filmes e leituras para serem resenhados, dando palpites e sugestões que instiguem os alunos.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Fernanda Baccaro
Mentor: Débora Souza
Especialista: Isabel Fernandes
Título da aula: Planejamento para a produção de resenhas
Finalidade da aula: Planejar a produção de uma resenha voltada ao público jovem, exercendo o papel de crítico, para desenvolver o senso ético e responsável considerando os contextos de circulação e recepção do gênero.
Ano: 9º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Resenha/Vlog
Objeto(s) do conhecimento: Relação do texto com o contexto de produção e experimentação de papéis sociais
Prática de linguagem: Produção de texto
Habilidade(s) da BNCC: EF69LP06
Esta é a décima-terceira aula de uma sequência de 15 planos de aula. Recomendamos o uso desse plano em sequência.