15711
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 9º ano > Produção de textos

Plano de aula - Planejamento para a produção de resenhas

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 9º ano do EF sobre Planejamento para a produção de resenhas

Plano 13 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Fernanda Costa Baccaro Fonseca

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a décima-terceira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero resenha/vlog e no campo de atuação jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de produção de texto.

Materiais necessários: Material de uso diário, como papel e caneta, livros para resenhar. É importante que os alunos sejam informados antecipadamente de que devem pensar em livros/ filmes/eventos sobre os quais desejem compor uma resenha e tragam esses títulos para as próximas aula.

Informações sobre o gênero: A resenha crítica é texto que avalia uma manifestação cultural, filme, peça de teatro, show, exposição, com o objetivo de orientar o leitor. Sua função social é comentar e avaliar obras e espetáculos para que o leitor possa ter informações e avaliações. O gênero circula em diferentes veículos de comunicação como jornais, revistas, blogs, vlogs e, a depender desse veículo, pode estar voltada a diferentes públicos. Ao explorar tal gênero na escola, espera-se desenvolver a capacidade argumentativa do estudante com foco na exposição de suas apreciações e posicionamentos diante desses textos.

Dificuldades antecipadas: É possível que os alunos sintam-se inseguros quanto à escolha do livro a ser resenhado; se isso ocorrer, sugira que ele consulte a internet ou faça uma visita à biblioteca para se recordar de eventuais títulos que possam servir de base para seu trabalho.

Referências sobre o assunto:

  • Para saber mais sobre a importância e as etapas de revisão de um texto, acesse a matéria publicada pela nova escola, disponível em:

https://gestaoescolar.org.br/conteudo/1247/uma-formacao-sobre-producao-e-revisao-de-textos Acesso em 24/10/2018.

http://www.leffa.pro.br/tela4/Textos/Textos/Anais/ABRALIN_2009_vol_2/PDF-VOL2/Microsoft%20Word%20-%20Evandro%20Gon%C3%A7alves%20Leite.pdf Acesso em 24/10/2018.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações:

  • Leia o título da aula para os alunos explicando que eles deverão compor, individualmente, uma resenha crítica acerca de uma obra literária de sua escolha que será publicada em um blog, criado especificamente para esse fim.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 9 minutos

Orientações:

  • Exiba o vídeo disponível aqui.
  • A seguir, proponha aos alunos a seguinte pergunta: “Ormie, o porquinho, desejava muito comer os biscoitos. O que faltou para que ele conseguisse atingir seu objetivo?” (Espera-se que os alunos percebam que Ormie agiu por tentativa e erro, de modo impulsivo, sem planejar uma estratégia de ação.)
  • Discuta com a classe a importância do planejamento em todas as áreas da vida, perguntando aos alunos em que situações eles costumam se planejar: durante viagens? Antes de eventos sociais? Para provas?
  • Comente que, na produção textos, o planejamento também é imprescindível para que o formato final atenda plenamente ao objetivo proposto.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Esclareça aos alunos que o primeiro passo para um bom planejamento de um texto é certificar-se de que se tem domínio sobre o gênero escolhido.
  • Notifique a sala de que o vídeo a ser exibido traz, de forma resumida, informações importantes sobre o gênero resenha.
  • Exiba o vídeo disponível aqui, iniciando a projeção no 0’16” e finalizando em 01’38”.
  • A seguir, proponha aos alunos as seguintes perguntas:
  • Como vocês definiriam o gênero resenha? (Espera-se que os alunos respondam que se trata de um comentário crítico acerca de uma obra.)
  • Porque os especialistas recomendam que se faça um “recorte” na análise da obra? (É importante que os alunos percebam que o recorte possibilita uma análise mais detalhada dos elementos mais importantes.)
  • Qual a finalidade de se inserir um pequeno resumo da trama antes de iniciar a análise propriamente dita? (Espera-se que os alunos percebam que a função do resumo é situar o leitor, para que ele, inclusive, entenda os argumentos do resenhista).
  • Além de um pequeno resumo da obra, que outros elementos informativos devem ser contemplados? (Também se deve dar destaque ao autor: quem era, quando escreveu a obra, qual era o contexto histórico-social do país ou região durante a produção do livro.)
  • De que forma o resenhista pode garantir que opiniões alheias não interfiram em seu trabalho? (Segundo a recomendação da especialista, o resenhista deve evitar o contato com qualquer informação prévia sobre a obra, como resumos, sinopses, prefácio, etc. para garantir a isenção de suas opiniões.)
  • Escute as respostas e estimule a troca de ideias entre os alunos. Indique diferentes alunos para responder às questões, de forma a traçar um perfil sobre a compreensão de cada um.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Retome com os alunos o objetivo das próximas aulas: produzir uma resenha a ser publicada em um blog.
  • Apresente as dicas dos slides 5 e 6 para os alunos.
  • Note que há espaços em branco, que devem ser preenchidos com termos coerentes, de forma a compor um guia para orientá-los na produção da resenha.
  • Mantenha o slide projetado e peça que as respostas sejam escritas no caderno ou distribua cópias da atividade, disponíveis em materiais complementares, e peça aos alunos que realizem a atividade individualmente, para que tenham chance de refletir e checar seus conhecimentos sobre o conteúdo.
  • Quando terminarem, exiba os slides 7 e 8, para que os alunos procedam à autocorreção.

Materiais complementares:

Para acessar cópias da atividade, clique aqui.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido:

Orientações:

  • Retome com os alunos o objetivo das próximas aulas: produzir uma resenha a ser publicada em um blog.
  • Apresente as dicas dos slides 5 e 6 para os alunos.
  • Note que há espaços em branco, que devem ser preenchidos com termos coerentes, de forma a compor um guia para orientá-los na produção da resenha.
  • Caso prefira, distribua cópias da atividade, disponíveis em materiais complementares.
  • Quando terminarem, exiba os slides 6 e 7, para que os alunos procedam à autocorreção.

Materiais complementares:

Para acessar cópias da atividade, clique aqui.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Exiba os slides 7 e 8 para que os alunos procedam à autocorreção.
  • É possível que alguns alunos tenham empregado sinônimos (por exemplo: “término” por “final”; “escritor” por “autor”; “temas” por “assuntos”). Neste caso, observe a adequação dos termos utilizados.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Exiba os slides 7 e 8 para que os alunos procedam à autocorreção.
  • É possível que alguns alunos tenham empregado sinônimos (por exemplo: “término” por “final”; “escritor” por “autor”; “temas” por “assuntos”). Neste caso, observe a adequação dos termos utilizados.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Distribua cópias individuais da tabela acima aos alunos.
  • Peça a eles que pensem em um livro que tenham lido recentemente e sobre o qual sintam-se capazes de emitir opiniões consistentes.
  • Lembre-os de que a resenha pode estimular ou desencorajar a leitura, portanto, os alunos podem escolher, inclusive, um livro do qual não tenham gostado.
  • Informe à classe que eles produzirão, em breve, uma primeira versão do texto, que passará por revisões até que esteja pronta para publicação.
  • Como tarefa de casa, peça aos alunos que façam um esquema do texto (estilo mapa mental), distribuindo os elementos na ordem em que serão inseridos na resenha; peça ainda que tragam, para a próxima aula, um exemplar do livro que pretendem resenhar.

Obs. Caso a sequência esteja sendo aplicada na íntegra, peça aos alunos que tragam a cópia preenchida das dicas (slides 7 e 8) e esta ficha na próxima aula.

Materiais complementares:

Para acessar o arquivo, clique aqui.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a décima-terceira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero resenha/vlog e no campo de atuação jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de produção de texto.

Materiais necessários: Material de uso diário, como papel e caneta, livros para resenhar. É importante que os alunos sejam informados antecipadamente de que devem pensar em livros/ filmes/eventos sobre os quais desejem compor uma resenha e tragam esses títulos para as próximas aula.

Informações sobre o gênero: A resenha crítica é texto que avalia uma manifestação cultural, filme, peça de teatro, show, exposição, com o objetivo de orientar o leitor. Sua função social é comentar e avaliar obras e espetáculos para que o leitor possa ter informações e avaliações. O gênero circula em diferentes veículos de comunicação como jornais, revistas, blogs, vlogs e, a depender desse veículo, pode estar voltada a diferentes públicos. Ao explorar tal gênero na escola, espera-se desenvolver a capacidade argumentativa do estudante com foco na exposição de suas apreciações e posicionamentos diante desses textos.

Dificuldades antecipadas: É possível que os alunos sintam-se inseguros quanto à escolha do livro a ser resenhado; se isso ocorrer, sugira que ele consulte a internet ou faça uma visita à biblioteca para se recordar de eventuais títulos que possam servir de base para seu trabalho.

Referências sobre o assunto:

  • Para saber mais sobre a importância e as etapas de revisão de um texto, acesse a matéria publicada pela nova escola, disponível em:

https://gestaoescolar.org.br/conteudo/1247/uma-formacao-sobre-producao-e-revisao-de-textos Acesso em 24/10/2018.

http://www.leffa.pro.br/tela4/Textos/Textos/Anais/ABRALIN_2009_vol_2/PDF-VOL2/Microsoft%20Word%20-%20Evandro%20Gon%C3%A7alves%20Leite.pdf Acesso em 24/10/2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações:

  • Leia o título da aula para os alunos explicando que eles deverão compor, individualmente, uma resenha crítica acerca de uma obra literária de sua escolha que será publicada em um blog, criado especificamente para esse fim.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 9 minutos

Orientações:

  • Exiba o vídeo disponível aqui.
  • A seguir, proponha aos alunos a seguinte pergunta: “Ormie, o porquinho, desejava muito comer os biscoitos. O que faltou para que ele conseguisse atingir seu objetivo?” (Espera-se que os alunos percebam que Ormie agiu por tentativa e erro, de modo impulsivo, sem planejar uma estratégia de ação.)
  • Discuta com a classe a importância do planejamento em todas as áreas da vida, perguntando aos alunos em que situações eles costumam se planejar: durante viagens? Antes de eventos sociais? Para provas?
  • Comente que, na produção textos, o planejamento também é imprescindível para que o formato final atenda plenamente ao objetivo proposto.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Esclareça aos alunos que o primeiro passo para um bom planejamento de um texto é certificar-se de que se tem domínio sobre o gênero escolhido.
  • Notifique a sala de que o vídeo a ser exibido traz, de forma resumida, informações importantes sobre o gênero resenha.
  • Exiba o vídeo disponível aqui, iniciando a projeção no 0’16” e finalizando em 01’38”.
  • A seguir, proponha aos alunos as seguintes perguntas:
  • Como vocês definiriam o gênero resenha? (Espera-se que os alunos respondam que se trata de um comentário crítico acerca de uma obra.)
  • Porque os especialistas recomendam que se faça um “recorte” na análise da obra? (É importante que os alunos percebam que o recorte possibilita uma análise mais detalhada dos elementos mais importantes.)
  • Qual a finalidade de se inserir um pequeno resumo da trama antes de iniciar a análise propriamente dita? (Espera-se que os alunos percebam que a função do resumo é situar o leitor, para que ele, inclusive, entenda os argumentos do resenhista).
  • Além de um pequeno resumo da obra, que outros elementos informativos devem ser contemplados? (Também se deve dar destaque ao autor: quem era, quando escreveu a obra, qual era o contexto histórico-social do país ou região durante a produção do livro.)
  • De que forma o resenhista pode garantir que opiniões alheias não interfiram em seu trabalho? (Segundo a recomendação da especialista, o resenhista deve evitar o contato com qualquer informação prévia sobre a obra, como resumos, sinopses, prefácio, etc. para garantir a isenção de suas opiniões.)
  • Escute as respostas e estimule a troca de ideias entre os alunos. Indique diferentes alunos para responder às questões, de forma a traçar um perfil sobre a compreensão de cada um.

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Retome com os alunos o objetivo das próximas aulas: produzir uma resenha a ser publicada em um blog.
  • Apresente as dicas dos slides 5 e 6 para os alunos.
  • Note que há espaços em branco, que devem ser preenchidos com termos coerentes, de forma a compor um guia para orientá-los na produção da resenha.
  • Mantenha o slide projetado e peça que as respostas sejam escritas no caderno ou distribua cópias da atividade, disponíveis em materiais complementares, e peça aos alunos que realizem a atividade individualmente, para que tenham chance de refletir e checar seus conhecimentos sobre o conteúdo.
  • Quando terminarem, exiba os slides 7 e 8, para que os alunos procedam à autocorreção.

Materiais complementares:

Para acessar cópias da atividade, clique aqui.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido:

Orientações:

  • Retome com os alunos o objetivo das próximas aulas: produzir uma resenha a ser publicada em um blog.
  • Apresente as dicas dos slides 5 e 6 para os alunos.
  • Note que há espaços em branco, que devem ser preenchidos com termos coerentes, de forma a compor um guia para orientá-los na produção da resenha.
  • Caso prefira, distribua cópias da atividade, disponíveis em materiais complementares.
  • Quando terminarem, exiba os slides 6 e 7, para que os alunos procedam à autocorreção.

Materiais complementares:

Para acessar cópias da atividade, clique aqui.

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Exiba os slides 7 e 8 para que os alunos procedam à autocorreção.
  • É possível que alguns alunos tenham empregado sinônimos (por exemplo: “término” por “final”; “escritor” por “autor”; “temas” por “assuntos”). Neste caso, observe a adequação dos termos utilizados.

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Exiba os slides 7 e 8 para que os alunos procedam à autocorreção.
  • É possível que alguns alunos tenham empregado sinônimos (por exemplo: “término” por “final”; “escritor” por “autor”; “temas” por “assuntos”). Neste caso, observe a adequação dos termos utilizados.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Distribua cópias individuais da tabela acima aos alunos.
  • Peça a eles que pensem em um livro que tenham lido recentemente e sobre o qual sintam-se capazes de emitir opiniões consistentes.
  • Lembre-os de que a resenha pode estimular ou desencorajar a leitura, portanto, os alunos podem escolher, inclusive, um livro do qual não tenham gostado.
  • Informe à classe que eles produzirão, em breve, uma primeira versão do texto, que passará por revisões até que esteja pronta para publicação.
  • Como tarefa de casa, peça aos alunos que façam um esquema do texto (estilo mapa mental), distribuindo os elementos na ordem em que serão inseridos na resenha; peça ainda que tragam, para a próxima aula, um exemplar do livro que pretendem resenhar.

Obs. Caso a sequência esteja sendo aplicada na íntegra, peça aos alunos que tragam a cópia preenchida das dicas (slides 7 e 8) e esta ficha na próxima aula.

Materiais complementares:

Para acessar o arquivo, clique aqui.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Produção de textos do 9º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 9º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF69LP06 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano