Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Ilcilene Silva
Mentor: Cristiani Fernandes
Especialista: Isabel Fernandes
Título da aula: Texto argumentativo: o planejamento da escrita de editorial
Finalidade da aula: Revisar colaborativamente a escrita de textos argumentativos e sintetizar observações feitas na revisão, orientando a reescrita textual de forma adequada ao contexto de produção de acordo com a norma-padrão e o contexto de produção.
Ano: 9º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Editorial
Objeto(s) do conhecimento: Estratégias de produção: planejamento de textos argumentativos e apreciativos
Prática de linguagem: Produção de texto
Habilidade(s) da BNCC: EF09LP04, EF69LP08
Esta é a 15ª aula de uma sequência de 15 planos de aula. Recomendamos o uso desse plano em sequência.
Código: LPO9_11SQA15
(EF09LP04) Escrever textos corretamente, de acordo com a norma-padrão, com estruturas sintáticas complexas no nível da oração e do período.
(EF69LP08) Revisar/editar o texto produzido – notícia, reportagem, resenha, artigo de opinião, dentre outros –, tendo em vista sua adequação ao contexto de produção, a mídia em questão, características do gênero, aspectos relativos à textualidade, a relação entre as diferentes semioses, a formatação e uso adequado das ferramentas de edição (de texto, foto, áudio e vídeo, dependendo do caso) e adequação à norma culta.
AULA 06
AULA 09
AULA 11
AULA 12
O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.
Ver mais detalhes