15710
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 9º ano > Produção de textos

Plano de aula - Texto argumentativo: o planejamento da escrita de editorial

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 9º ano do EF sobre Texto argumentativo: o planejamento da escrita de editorial

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Ilcilene Silva

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias).

- Opcionais: canais para aulas online, como o Google Meet ou o Zoom (tutorial disponível aqui).

Tema
Envie, por WhatsApp ou outro canal de comunicação, um áudio ou um vídeo dirigido aos alunos. Nessa comunicação, apresente o tema da aula, conforme o slide Tema do plano de aula.

Introdução 
Envie o slide Introdução aos alunos, apresentando como funcionam todas as etapas de uma produção textual. Em um áudio, explique o gráfico e comente a importância da edição de textos.

Desenvolvimento
Envie aos alunos o link do vídeo do slide Desenvolvimento e, por áudio ou mensagem de texto, peça que assistam e anotem em seus cadernos a função de um editor de textos. Depois, envie um áudio deixando claro que o editor apenas sugere questões pontuais (organização e encadeamento dos argumentos e contra-argumentos, uso de informações, estratégia argumentativa etc.) respeitando sempre a voz do autor e aquilo que ele quer dizer. Oriente que os alunos retornem a suas duplas, conforme atividade da aula 14 desta sequência de atividade, para lerem e deixarem comentários nos textos produzidos pelos colegas. Os textos produzidos pelo Google Docs podem ser compartilhados com os colegas para a realização da edição: oriente que cada dupla comente e deixe sugestões de melhorias. Quando acabarem, peça que os textos sejam devolvidos e que as duplas façam a reescrita de seus textos.

Fechamento
Para encerrar, em um áudio ou mensagem de texto, peça aos alunos que apresentem os textos produzidos e editados, compartilhando-os com os colegas (e-mail, WhatsApp etc.). Oriente que todos leiam todos os editoriais.

Convite às famílias
Convide a família a ler os textos produzidos. Os familiares também podem deixar comentários, apontando sugestões para aprimorar a produção escrita.

Sugestão Enviada Por: Matheus Seiji Bazaglia Kuroda


Código: LPO9_11SQA15

(EF09LP04) Escrever textos corretamente, de acordo com a norma-padrão, com estruturas sintáticas complexas no nível da oração e do período.

(EF69LP08) Revisar/editar o texto produzido – notícia, reportagem, resenha, artigo de opinião, dentre outros –, tendo em vista sua adequação ao contexto de produção, a mídia em questão, características do gênero, aspectos relativos à textualidade, a relação entre as diferentes semioses, a formatação e uso adequado das ferramentas de edição (de texto, foto, áudio e vídeo, dependendo do caso) e adequação à norma culta.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Produção de textos do 9º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 9º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas