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Plano de aula > Língua Portuguesa > 9º ano > Produção de textos

Plano de aula - Texto argumentativo: o planejamento da escrita de editorial

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 9º ano do EF sobre Texto argumentativo: o planejamento da escrita de editorial

Plano 15 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Ilcilene Silva

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Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é 15ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Editorial e no campo de atuação jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de produção de texto.

Materiais necessários: Notebook, datashow, quadro impresso com critérios de revisão textual.

Informações sobre o gênero: O Editorial é um gênero textual que se situa no campo de atuação Jornalístico-midiático, circulando tanto em jornais quanto em revistas impressas ou digitais. Como texto opinativo, é construído com base em um ponto de vista sustentado por argumentos. Embora escrito por um indivíduo, não expressa uma opinião particular, mas a opinião de um grupo, refletindo a ideologia da maioria das pessoas que compõem a equipe (de jornal, de revista etc.), por isso raramente vem assinado. Seu estudo envolve também o estudo da argumentação, dos movimentos argumentativos, das estratégias argumentativas. dos tipos de argumentos.

Dificuldades antecipadas: Possivelmente surja a dificuldade de domínio da escrita padrão.

Referências sobre o assunto:

DOLZ, Joaquim. Escribir textos argumentativos para mejorar su comprensión. In: CL&E: Comunicación, Lenguaje y Educación, 26: 65-77. Disponível em <http://www.scielo.br/pdf/tla/v51n2/a08v51n2.pdf>. Acesso em: 28 nov. 2018.

FIORIN, José Luiz. Argumentação. São Paulo: Contexto, 2016.

GERALDI, João W. (Org.). O Texto na Sala de Aula: leitura e produção. Cascavel: Assoeste, 1984.

KOCH, Ingedore Grunfeld Villaça. A inter-ação pela linguagem. 10ª ed. São Paulo: Editora Contexto, 2008.

LEAL, Telma Ferraz; BRANDÃO, Ana Carolina Perrusi (Org.). Produção de textos na escola: reflexões e práticas de Ensino Fundamental. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.

MARCUSCHI, Luiz Antônio. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.

NÓBREGA, Maria José. Redigindo textos, assimilando a palavra do outro. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.14212/veras.vol1.n1.ano2011.art3>. Acesso em: 10 dez. 2018.

PASQUIER, Auguste; DOLZ, Joaquim. Um decálogo para ensinar a escrever. Disponível em: <https://www.escrevendoofuturo.org.br/arquivos/4928/um-decalogo-dolz-pasquier.pdf>. Acesso em: 29 nov. 2018.

VIEIRA, Maria Helena Gomes Naves. O gênero Editorial: uma proposta de caracterização. Disponível em: <https://www.ileel.ufu.br/ppgel/wp-content/uploads/2016/05/mariahelena.pdf> Acesso em: 5 set. de 2018.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações:

  • Essa aula pressupõe que a turma já tenha produzido o editorial em aulas anteriores. A aula de produção escrita de um editorial está disponível aqui.
  • Apresente o tema da aula. Deixe explícito que nessa aula farão a revisão/ edição do editorial produzido anteriormente e que essa atividade está dividida em dois momentos: atuação coletiva com a turma e em pequenos grupos.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Sugiro o tempo de 5 minutos para essa parte da introdução.

Orientações:

  • Converse com a turma sobre o trabalho que é realizado após a primeira escrita de um texto. Explique que autores geralmente revisam e editam seus textos várias vezes, de modo a deixá-lo mais objetivos e coerentes. Diga que a revisão e a edição são etapas que compõem o processo de escrita e para as quais deve-se reservar um tempo. Explique que esse exercício de revisão/ edição/ formatação devem fazer parte da rotina de escrita de qualquer autor e das quais não estamos isentos.
  • Explique, com apoio no slide (caso não disponha de projetor, amplie e transcreva em papel maior), de que trata e qual o propósito de cada uma dessas etapas.
  • Explique que, das três etapas que acontecem depois da primeira produção, trataremos de apenas uma: a edição do texto editorial. Diga ainda que essa atividade requer o compromisso, responsabilidade e respeito para com o texto do outro.
  • Use a pergunta no final do slide para instigá-los a refletir sobre o trabalho de edição que irão fazer. Anote as ideias no quadro.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: Sugiro o tempo de 5 minutos para essa parte da introdução.

Orientações:

  • Na sequência, apresente um trecho de uma conversa com Vanessa Ferrari, editora da Cia. das Letras desde 2009, publicada na Revista Nova Escola digital disponível aqui.
  • Convide-os a delimitar o papel do editor e do autor com relação à edição do texto. Pergunte se perceberam como os papéis são delimitados e como há respeito àquilo que o editorialista diz.
  • Como Vanessa Ferrari deixa explícito, o editor sugere questões pontuais (organização e encadeamento dos argumentos e contra-argumentos, uso de informações, estratégia argumentativa etc.) respeitando sempre a voz do autor e aquilo que ele quer dizer; o autor acata ou não as sugestões do editor.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Se possível, digite e imprima com antecedência os editoriais. O estranhamento ao ver o texto digitado, pode provocar um olhar mais minucioso.
  • Organize a turma de duas em duas duplas de modo que as duplas leiam e sugiram a edição do editorial umas das outras.
  • Apresente a proposta de critérios de edição do editorial, negocie os critérios, esclareça-os para que todos saibam de que tratam.
  • Entregue a cópia da pauta de edição disponível para impressão aqui.
  • Solicite que as duplas troquem os textos entre si. Diga que farão o papel de editores do texto dos colegas. Peça que façam uma primeira leitura e anotem as primeiras impressões do texto. Depois solicite um segunda leitura mais detalhada para verificar os critérios de edição da pauta.
  • Finalmente, após uma terceira leitura, peça que façam as sugestões de acordo com as observações realizadas.
  • Peça que devolvam o texto e a pauta de edição aos autores.
  • Com o texto em mãos, as duplas deverão reler seus textos apoiados pela pauta de edição, acatando ou não as sugestões oferecidas pelos editores.
  • Peça que reescrevam o texto, fazendo as edições que autorizaram.

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Tempo sugerido: 07 minutos

Orientações:

  • Para finalizar, proponha uma roda de leitura de alguns dos textos editados.

Resumo da aula

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Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é 15ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Editorial e no campo de atuação jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de produção de texto.

Materiais necessários: Notebook, datashow, quadro impresso com critérios de revisão textual.

Informações sobre o gênero: O Editorial é um gênero textual que se situa no campo de atuação Jornalístico-midiático, circulando tanto em jornais quanto em revistas impressas ou digitais. Como texto opinativo, é construído com base em um ponto de vista sustentado por argumentos. Embora escrito por um indivíduo, não expressa uma opinião particular, mas a opinião de um grupo, refletindo a ideologia da maioria das pessoas que compõem a equipe (de jornal, de revista etc.), por isso raramente vem assinado. Seu estudo envolve também o estudo da argumentação, dos movimentos argumentativos, das estratégias argumentativas. dos tipos de argumentos.

Dificuldades antecipadas: Possivelmente surja a dificuldade de domínio da escrita padrão.

Referências sobre o assunto:

DOLZ, Joaquim. Escribir textos argumentativos para mejorar su comprensión. In: CL&E: Comunicación, Lenguaje y Educación, 26: 65-77. Disponível em <http://www.scielo.br/pdf/tla/v51n2/a08v51n2.pdf>. Acesso em: 28 nov. 2018.

FIORIN, José Luiz. Argumentação. São Paulo: Contexto, 2016.

GERALDI, João W. (Org.). O Texto na Sala de Aula: leitura e produção. Cascavel: Assoeste, 1984.

KOCH, Ingedore Grunfeld Villaça. A inter-ação pela linguagem. 10ª ed. São Paulo: Editora Contexto, 2008.

LEAL, Telma Ferraz; BRANDÃO, Ana Carolina Perrusi (Org.). Produção de textos na escola: reflexões e práticas de Ensino Fundamental. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.

MARCUSCHI, Luiz Antônio. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.

NÓBREGA, Maria José. Redigindo textos, assimilando a palavra do outro. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.14212/veras.vol1.n1.ano2011.art3>. Acesso em: 10 dez. 2018.

PASQUIER, Auguste; DOLZ, Joaquim. Um decálogo para ensinar a escrever. Disponível em: <https://www.escrevendoofuturo.org.br/arquivos/4928/um-decalogo-dolz-pasquier.pdf>. Acesso em: 29 nov. 2018.

VIEIRA, Maria Helena Gomes Naves. O gênero Editorial: uma proposta de caracterização. Disponível em: <https://www.ileel.ufu.br/ppgel/wp-content/uploads/2016/05/mariahelena.pdf> Acesso em: 5 set. de 2018.

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Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações:

  • Essa aula pressupõe que a turma já tenha produzido o editorial em aulas anteriores. A aula de produção escrita de um editorial está disponível aqui.
  • Apresente o tema da aula. Deixe explícito que nessa aula farão a revisão/ edição do editorial produzido anteriormente e que essa atividade está dividida em dois momentos: atuação coletiva com a turma e em pequenos grupos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Sugiro o tempo de 5 minutos para essa parte da introdução.

Orientações:

  • Converse com a turma sobre o trabalho que é realizado após a primeira escrita de um texto. Explique que autores geralmente revisam e editam seus textos várias vezes, de modo a deixá-lo mais objetivos e coerentes. Diga que a revisão e a edição são etapas que compõem o processo de escrita e para as quais deve-se reservar um tempo. Explique que esse exercício de revisão/ edição/ formatação devem fazer parte da rotina de escrita de qualquer autor e das quais não estamos isentos.
  • Explique, com apoio no slide (caso não disponha de projetor, amplie e transcreva em papel maior), de que trata e qual o propósito de cada uma dessas etapas.
  • Explique que, das três etapas que acontecem depois da primeira produção, trataremos de apenas uma: a edição do texto editorial. Diga ainda que essa atividade requer o compromisso, responsabilidade e respeito para com o texto do outro.
  • Use a pergunta no final do slide para instigá-los a refletir sobre o trabalho de edição que irão fazer. Anote as ideias no quadro.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: Sugiro o tempo de 5 minutos para essa parte da introdução.

Orientações:

  • Na sequência, apresente um trecho de uma conversa com Vanessa Ferrari, editora da Cia. das Letras desde 2009, publicada na Revista Nova Escola digital disponível aqui.
  • Convide-os a delimitar o papel do editor e do autor com relação à edição do texto. Pergunte se perceberam como os papéis são delimitados e como há respeito àquilo que o editorialista diz.
  • Como Vanessa Ferrari deixa explícito, o editor sugere questões pontuais (organização e encadeamento dos argumentos e contra-argumentos, uso de informações, estratégia argumentativa etc.) respeitando sempre a voz do autor e aquilo que ele quer dizer; o autor acata ou não as sugestões do editor.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Se possível, digite e imprima com antecedência os editoriais. O estranhamento ao ver o texto digitado, pode provocar um olhar mais minucioso.
  • Organize a turma de duas em duas duplas de modo que as duplas leiam e sugiram a edição do editorial umas das outras.
  • Apresente a proposta de critérios de edição do editorial, negocie os critérios, esclareça-os para que todos saibam de que tratam.
  • Entregue a cópia da pauta de edição disponível para impressão aqui.
  • Solicite que as duplas troquem os textos entre si. Diga que farão o papel de editores do texto dos colegas. Peça que façam uma primeira leitura e anotem as primeiras impressões do texto. Depois solicite um segunda leitura mais detalhada para verificar os critérios de edição da pauta.
  • Finalmente, após uma terceira leitura, peça que façam as sugestões de acordo com as observações realizadas.
  • Peça que devolvam o texto e a pauta de edição aos autores.
  • Com o texto em mãos, as duplas deverão reler seus textos apoiados pela pauta de edição, acatando ou não as sugestões oferecidas pelos editores.
  • Peça que reescrevam o texto, fazendo as edições que autorizaram.
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Tempo sugerido: 07 minutos

Orientações:

  • Para finalizar, proponha uma roda de leitura de alguns dos textos editados.

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