Atividade para impressão - Pauta de revisão
Plano de Aula
Plano de aula: Texto argumentativo: o planejamento da escrita de editorial
Plano 15 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Editorial
Por: Ilcilene Silva
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é 15ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Editorial e no campo de atuação jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de produção de texto.
Materiais necessários: Notebook, datashow, quadro impresso com critérios de revisão textual.
Informações sobre o gênero: O Editorial é um gênero textual que se situa no campo de atuação Jornalístico-midiático, circulando tanto em jornais quanto em revistas impressas ou digitais. Como texto opinativo, é construído com base em um ponto de vista sustentado por argumentos. Embora escrito por um indivíduo, não expressa uma opinião particular, mas a opinião de um grupo, refletindo a ideologia da maioria das pessoas que compõem a equipe (de jornal, de revista etc.), por isso raramente vem assinado. Seu estudo envolve também o estudo da argumentação, dos movimentos argumentativos, das estratégias argumentativas. dos tipos de argumentos.
Dificuldades antecipadas: Possivelmente surja a dificuldade de domínio da escrita padrão.
Referências sobre o assunto:
DOLZ, Joaquim. Escribir textos argumentativos para mejorar su comprensión. In: CL&E: Comunicación, Lenguaje y Educación, 26: 65-77. Disponível em <http://www.scielo.br/pdf/tla/v51n2/a08v51n2.pdf>. Acesso em: 28 nov. 2018.
FIORIN, José Luiz. Argumentação. São Paulo: Contexto, 2016.
GERALDI, João W. (Org.). O Texto na Sala de Aula: leitura e produção. Cascavel: Assoeste, 1984.
KOCH, Ingedore Grunfeld Villaça. A inter-ação pela linguagem. 10ª ed. São Paulo: Editora Contexto, 2008.
LEAL, Telma Ferraz; BRANDÃO, Ana Carolina Perrusi (Org.). Produção de textos na escola: reflexões e práticas de Ensino Fundamental. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.
MARCUSCHI, Luiz Antônio. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.
NÓBREGA, Maria José. Redigindo textos, assimilando a palavra do outro. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.14212/veras.vol1.n1.ano2011.art3>. Acesso em: 10 dez. 2018.
PASQUIER, Auguste; DOLZ, Joaquim. Um decálogo para ensinar a escrever. Disponível em: <https://www.escrevendoofuturo.org.br/arquivos/4928/um-decalogo-dolz-pasquier.pdf>. Acesso em: 29 nov. 2018.
VIEIRA, Maria Helena Gomes Naves. O gênero Editorial: uma proposta de caracterização. Disponível em: <https://www.ileel.ufu.br/ppgel/wp-content/uploads/2016/05/mariahelena.pdf> Acesso em: 5 set. de 2018.
Tema da aula
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações:
- Essa aula pressupõe que a turma já tenha produzido o editorial em aulas anteriores. A aula de produção escrita de um editorial está disponível aqui.
- Apresente o tema da aula. Deixe explícito que nessa aula farão a revisão/ edição do editorial produzido anteriormente e que essa atividade está dividida em dois momentos: atuação coletiva com a turma e em pequenos grupos.
Introdução
Tempo sugerido: 10 minutos
Sugiro o tempo de 5 minutos para essa parte da introdução.
Orientações:
- Converse com a turma sobre o trabalho que é realizado após a primeira escrita de um texto. Explique que autores geralmente revisam e editam seus textos várias vezes, de modo a deixá-lo mais objetivos e coerentes. Diga que a revisão e a edição são etapas que compõem o processo de escrita e para as quais deve-se reservar um tempo. Explique que esse exercício de revisão/ edição/ formatação devem fazer parte da rotina de escrita de qualquer autor e das quais não estamos isentos.
- Explique, com apoio no slide (caso não disponha de projetor, amplie e transcreva em papel maior), de que trata e qual o propósito de cada uma dessas etapas.
- Explique que, das três etapas que acontecem depois da primeira produção, trataremos de apenas uma: a edição do texto editorial. Diga ainda que essa atividade requer o compromisso, responsabilidade e respeito para com o texto do outro.
- Use a pergunta no final do slide para instigá-los a refletir sobre o trabalho de edição que irão fazer. Anote as ideias no quadro.
Introdução
Tempo sugerido: Sugiro o tempo de 5 minutos para essa parte da introdução.
Orientações:
- Na sequência, apresente um trecho de uma conversa com Vanessa Ferrari, editora da Cia. das Letras desde 2009, publicada na Revista Nova Escola digital disponível aqui.
- Convide-os a delimitar o papel do editor e do autor com relação à edição do texto. Pergunte se perceberam como os papéis são delimitados e como há respeito àquilo que o editorialista diz.
- Como Vanessa Ferrari deixa explícito, o editor sugere questões pontuais (organização e encadeamento dos argumentos e contra-argumentos, uso de informações, estratégia argumentativa etc.) respeitando sempre a voz do autor e aquilo que ele quer dizer; o autor acata ou não as sugestões do editor.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações:
- Se possível, digite e imprima com antecedência os editoriais. O estranhamento ao ver o texto digitado, pode provocar um olhar mais minucioso.
- Organize a turma de duas em duas duplas de modo que as duplas leiam e sugiram a edição do editorial umas das outras.
- Apresente a proposta de critérios de edição do editorial, negocie os critérios, esclareça-os para que todos saibam de que tratam.
- Entregue a cópia da pauta de edição disponível para impressão aqui.
- Solicite que as duplas troquem os textos entre si. Diga que farão o papel de editores do texto dos colegas. Peça que façam uma primeira leitura e anotem as primeiras impressões do texto. Depois solicite um segunda leitura mais detalhada para verificar os critérios de edição da pauta.
- Finalmente, após uma terceira leitura, peça que façam as sugestões de acordo com as observações realizadas.
- Peça que devolvam o texto e a pauta de edição aos autores.
- Com o texto em mãos, as duplas deverão reler seus textos apoiados pela pauta de edição, acatando ou não as sugestões oferecidas pelos editores.
- Peça que reescrevam o texto, fazendo as edições que autorizaram.
Fechamento
Tempo sugerido: 07 minutos
Orientações:
- Para finalizar, proponha uma roda de leitura de alguns dos textos editados.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias).
- Opcionais: canais para aulas online, como o Google Meet ou o Zoom (tutorial disponível aqui).
Tema
Envie, por WhatsApp ou outro canal de comunicação, um áudio ou um vídeo dirigido aos alunos. Nessa comunicação, apresente o tema da aula, conforme o slide Tema do plano de aula.
Introdução
Envie o slide Introdução aos alunos, apresentando como funcionam todas as etapas de uma produção textual. Em um áudio, explique o gráfico e comente a importância da edição de textos.
Desenvolvimento
Envie aos alunos o link do vídeo do slide Desenvolvimento e, por áudio ou mensagem de texto, peça que assistam e anotem em seus cadernos a função de um editor de textos. Depois, envie um áudio deixando claro que o editor apenas sugere questões pontuais (organização e encadeamento dos argumentos e contra-argumentos, uso de informações, estratégia argumentativa etc.) respeitando sempre a voz do autor e aquilo que ele quer dizer. Oriente que os alunos retornem a suas duplas, conforme atividade da aula 14 desta sequência de atividade, para lerem e deixarem comentários nos textos produzidos pelos colegas. Os textos produzidos pelo Google Docs podem ser compartilhados com os colegas para a realização da edição: oriente que cada dupla comente e deixe sugestões de melhorias. Quando acabarem, peça que os textos sejam devolvidos e que as duplas façam a reescrita de seus textos.
Fechamento
Para encerrar, em um áudio ou mensagem de texto, peça aos alunos que apresentem os textos produzidos e editados, compartilhando-os com os colegas (e-mail, WhatsApp etc.). Oriente que todos leiam todos os editoriais.
Convite às famílias
Convide a família a ler os textos produzidos. Os familiares também podem deixar comentários, apontando sugestões para aprimorar a produção escrita.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Ilcilene Silva
Mentor: Cristiani Fernandes
Especialista: Isabel Fernandes
Título da aula: Texto argumentativo: o planejamento da escrita de editorial
Finalidade da aula: Revisar colaborativamente a escrita de textos argumentativos e sintetizar observações feitas na revisão, orientando a reescrita textual de forma adequada ao contexto de produção de acordo com a norma-padrão e o contexto de produção.
Ano: 9º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Editorial
Objeto(s) do conhecimento: Estratégias de produção: planejamento de textos argumentativos e apreciativos
Prática de linguagem: Produção de texto
Habilidade(s) da BNCC: EF09LP04, EF69LP08
Esta é a 15ª aula de uma sequência de 15 planos de aula. Recomendamos o uso desse plano em sequência.