Atividade para impressão - Roteiro para o mediador
Plano de Aula
Plano de aula: Debate regrado: a produção
Plano 12 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Editorial
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é 12ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero debate e no campo de atuação jornalístico/ midiático. A aula faz parte do módulo de oralidade.
Materiais necessários: Se possível, providencie microfone e caixa amplificadora (em espaços abertos eles são importantes), data show, notebook. Prepare as cópias dos roteiros para a organização dos participantes.
Informações sobre o gênero: O debate é um texto argumentativo oral, caracterizado pelo discurso persuasivo, cujo propósito é convencer os interlocutores sobre a validade da opinião defendida. Por conta disso, os debatedores precisam planejar seus discursos, acionando uma série de argumentos de acordo com o movimento argumentativo que deseja tomar. O desenvolvimento de um debate proporciona aos participantes colocar suas opiniões em cheque ao confrontá-las com a opinião dos outros interlocutores, daí a necessidade não somente de argumentar mas também de contra-argumentar antecipando os argumentos do outro. Dessa forma, os debatedores precisam dominar os mecanismos das trocas discursivas (turnos de fala), além de se apropriar das informações sobre o assunto para selecionar o tipo de argumento mais apropriado ao percurso argumentativo trilhado.
Dificuldades antecipadas: A organização das ideias para exposição no debate regrado.
Referências sobre o assunto:
BARROS, José Batista de; ROSA, Adriana Letícia Torres da. A produção textual na escola: abordagens do gênero debate em estudo. Disponível em: <http://www.ileel.ufu.br/anaisdosielp/wp-content/uploads/2014/07/volume_2_artigo_156.pdf>. Acesso em: 1 dez. 2018.
Debate regrado. Disponível em: <https://acordocoletivo.org/2017/06/10/genero-textual-debate-regrado/>. Acesso em: 30 nov. 2018.
DOLZ, Joaquim; SCHNEUWLY, Bernard; DE PIETRO, Jean-François. Relato de elaboração de uma sequência: o debate público. In: SCHNEUWLY, Bernard;
DOLZ, Joaquim. Gêneros orais e escritos na escola. Tradução: Roxane Rojo e Glaís S. Cordeiro. Campinas: Mercado das Letras, 2004.
RIBEIRO, Roziane Marinho. A construção da argumentação oral no contexto de ensino. São Paulo: Cortez, 2009.
SILVA, Davidson Wagner da Silva; SARTORI, Adriane Teresinha Sartori. O gênero “debate regrado” no espaço escolar. Disponível em: <http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/viewFile/23957/20766>. Acesso em: 1 dez. 2018.
Tema da aula
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações:
- Apresente o tema da aula, explique que a proposta é o desenvolvimento propriamente dito de um debate sobre um tema muito discutido pela sociedade: a gravidez precoce.
- Atenção: esta aula pressupõe que os alunos já tenham tratado sobre o planejamento de um debate. Caso julgue necessário consulte a aula disponível no link aqui
Introdução
Tempo sugerido: 7 minutos
Orientações:
- Peça, com antecedência, que a turma planeje o debate sobre o tema “Gravidez precoce é resultado da falta de informação?”. Acesse a aula de planejamento do debate, disponível aqui. Explique que a proposta temática sugere um debate de opinião cujo propósito é expor a opinião acerca da questão e fundamentá-la com argumentos consistentes.
- Desse modo, diga que há três encaminhamentos possíveis, considerando os movimentos de refutação, negociação e aceitação. explique que cada dois debatedores defenderão um desses posicionamentos.
- Converse com a turma para definirem quais alunos participarão do debate: um mediador e seis debatedores. Sugerimos que a escolha se dê entre os participantes de cada um dos grupos que realizaram o planejamento do debate. Escolham também um auxiliar do mediador que será responsável pelo encaminhamento das perguntas até a roda de debate.
Materiais complementares: Acesse a aula de planejamento de um debate, disponível aqui.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 35 minutos
Orientações:
- No primeiro momento, ofereça um tempo de 10 minutos para organizarem as informações que tem: debatedores e mediador. Para isso, preparamos um roteiro que irá direcionar o trabalho. Acesse o roteiro para o mediador aqui. O roteiro para os debatedores encontra-se disponível aqui. Ofereça 10 minutos para essa atividade, visto que se pressupõe que já trabalharam com o planejamento desse debate em outra aula, que se encontra disponível aqui.
- Enquanto isso, peça aos demais alunos que organizem o espaço de modo que todos possam acompanhar o debate. Se for em espaço aberto, sugere-se uso de microfone e caixa amplificadora. Aproveite para distribuir entre os alunos os critérios de avaliação disponível aqui. Esses critérios deverão ser impressos previamente.
- No segundo momento, os alunos desenvolverão o debate propriamente dito. apoiados pelas anotações que prepararam previamente. Anote todas as observações detalhadamente para retomá-las depois. Sugere-se 25 minutos para essa segunda parte da atividade.
Materiais complementares: Caso não tenha trabalhado a aula 11 desse módulo, acesse os links da reportagem e da entrevista que tratam sobre o assunto: <https://www.youtube.com/watch?v=N4RVm1yHYwo> e <https://www.youtube.com/watch?v=zLGn_y1qx-g>.
Fechamento
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações:
- Peça aos alunos que apresentem as observações feitas durante o debate. Sintetize com a turma no quadro do slide que pode ser reproduzido ampliadamente. Discuta com a turma os pontos levantados com relação à atividade. Caso tenha feito alguma observação, coloque-as para que o grupo avalie o desenvolvimento do debate desde a organização até a performance dos participantes.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias).
- Opcionais: canais para aulas online, como o Google Meet ou o Zoom (tutorial disponível aqui).
Tema
Envie, por WhatsApp ou outro canal de comunicação, um áudio ou um vídeo dirigido aos alunos. Nessa comunicação, apresente o tema da aula, conforme o slide Tema do plano de aula.
Introdução
Previamente, antes da aula, os alunos já devem estar separados em três equipes (um para refutar, outro para negociar e outro para aceitar) e ter planejado os argumentos para debater o tema “Gravidez precoce é resultado da falta de informação?”. Peça, por áudio ou mensagem de texto, que cada equipe escolha dois integrantes para participarem de um debate regrado. Convide também algum aluno para ser o mediador.
Desenvolvimento
Em um áudio, oriente o mediador sobre como deve trabalhar durante o debate (converse com ele, se possível individualmente, entregando o “roteiro para o mediador” para que estude). Entregue a todos os alunos da turma a ficha de avaliação com os critérios para que avaliem os colegas que participarão do debate. Marque com os alunos um momento síncrono, via Zoom ou Google Meet, para que façam um debate regrado.
Fechamento
Para encerrar, em um áudio ou mensagem de texto, peça aos alunos que apresentem as observações feitas durante o debate, sobre cada debatedor e sobre a mediação, enviando-as ao WhatsApp da turma. Se preferir, promova um momento síncrono, via Zoom ou Google Meet, para os alunos fazerem suas observações.
Convite às famílias
Convide a família a assistir ao debate regrado, avaliando a participação da turma. Sugira que iniciem, em casa, um diálogo sobre o tema, para que os alunos tenham mais repertório.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Ilcilene Silva
Mentor: Cristiani Fernandes
Especialista: Isabel Fernandes
Título da aula: Debate regrado: a produção
Finalidade da aula: Fazer levantamento de aspectos do gênero debate e sintetizá-los em quadro-síntese, reconhecendo os elementos constitutivos do gênero
Ano: 9º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Debate
Objeto(s) do conhecimento: Estratégias de produção: planejamento e participação em debates regrados/ Participação em discussões orais de temas controversos de interesse da turma e/ou de relevância social
Prática de linguagem: Oralidade
Habilidade(s) da BNCC: EF69LP13,EF69LP14, EF69LP15, EF89LP12
Esta é a 12ª aula de uma sequência de 15 planos de aula. Recomendamos o uso desse plano em sequência.