15706
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 9º ano > Oralidade

Plano de aula - Debate regrado: a produção

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 9º ano do EF sobre Debate regrado: a produção

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Ilcilene Silva

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias).

- Opcionais: canais para aulas online, como o Google Meet ou o Zoom (tutorial disponível aqui).

Tema
Envie, por WhatsApp ou outro canal de comunicação, um áudio ou um vídeo dirigido aos alunos. Nessa comunicação, apresente o tema da aula, conforme o slide Tema do plano de aula.

Introdução 
Previamente, antes da aula, os alunos já devem estar separados em três equipes (um para refutar, outro para negociar e outro para aceitar) e ter planejado os argumentos para debater o tema “Gravidez precoce é resultado da falta de informação?”. Peça, por áudio ou mensagem de texto, que cada equipe escolha dois integrantes para participarem de um debate regrado. Convide também algum aluno para ser o mediador.

Desenvolvimento
Em um áudio, oriente o mediador sobre como deve trabalhar durante o debate (converse com ele, se possível individualmente, entregando o “roteiro para o mediador” para que estude). Entregue a todos os alunos da turma a ficha de avaliação com os critérios para que avaliem os colegas que participarão do debate. Marque com os alunos um momento síncrono, via Zoom ou Google Meet, para que façam um debate regrado.

Fechamento
Para encerrar, em um áudio ou mensagem de texto, peça aos alunos que apresentem as observações feitas durante o debate, sobre cada debatedor e sobre a mediação, enviando-as ao WhatsApp da turma. Se preferir, promova um momento síncrono, via Zoom ou Google Meet, para os alunos fazerem suas observações.

Convite às famílias
Convide a família a assistir ao debate regrado, avaliando a participação da turma. Sugira que iniciem, em casa, um diálogo sobre o tema, para que os alunos tenham mais repertório.

Sugestão Enviada Por: Matheus Seiji Bazaglia Kuroda


Código: LPO9_11SQA12

(EF69LP13) Engajar-se e contribuir com a busca de conclusões comuns relativas a problemas, temas ou questões polêmicas de interesse da turma e/ou de relevância social.

(EF69LP14) Formular perguntas e decompor, com a ajuda dos colegas e dos professores, tema/questão polêmica, explicações e ou argumentos relativos ao objeto de discussão para análise mais minuciosa e buscar em fontes diversas informações ou dados que permitam analisar partes da questão e compartilhá-los com a turma.

(EF69LP15) Apresentar argumentos e contra-argumentos coerentes, respeitando os turnos de fala, na participação em discussões sobre temas controversos e/ou polêmicos.

(EF89LP12) Planejar coletivamente a realização de um debate sobre tema previamente definido, de interesse coletivo, com regras acordadas e planejar, em grupo, participação em debate a partir do levantamento de informações e argumentos que possam sustentar o posicionamento a ser defendido (o que pode envolver entrevistas com especialistas, consultas a fontes diversas, o registro das informações e dados obtidos etc.), tendo em vista as condições de produção do debate – perfil dos ouvintes e demais participantes, objetivos do debate, motivações para sua realização, argumentos e estratégias de convencimento mais eficazes etc. e participar de debates regrados, na condição de membro de uma equipe de debatedor, apresentador/mediador, espectador (com ou sem direito a perguntas), e/ou de juiz/avaliador, como forma de compreender o funcionamento do debate, e poder participar de forma convincente, ética, respeitosa e crítica e desenvolver uma atitude de respeito e diálogo para com as ideias divergentes.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Oralidade do 9º ano:

9º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 9º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas