15706
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 9º ano > Oralidade

Plano de aula - Debate regrado: a produção

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 9º ano do EF sobre Debate regrado: a produção

Plano 12 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Ilcilene Silva

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é 12ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero debate e no campo de atuação jornalístico/ midiático. A aula faz parte do módulo de oralidade.

Materiais necessários: Se possível, providencie microfone e caixa amplificadora (em espaços abertos eles são importantes), data show, notebook. Prepare as cópias dos roteiros para a organização dos participantes.

Informações sobre o gênero: O debate é um texto argumentativo oral, caracterizado pelo discurso persuasivo, cujo propósito é convencer os interlocutores sobre a validade da opinião defendida. Por conta disso, os debatedores precisam planejar seus discursos, acionando uma série de argumentos de acordo com o movimento argumentativo que deseja tomar. O desenvolvimento de um debate proporciona aos participantes colocar suas opiniões em cheque ao confrontá-las com a opinião dos outros interlocutores, daí a necessidade não somente de argumentar mas também de contra-argumentar antecipando os argumentos do outro. Dessa forma, os debatedores precisam dominar os mecanismos das trocas discursivas (turnos de fala), além de se apropriar das informações sobre o assunto para selecionar o tipo de argumento mais apropriado ao percurso argumentativo trilhado.

Dificuldades antecipadas: A organização das ideias para exposição no debate regrado.

Referências sobre o assunto:

BARROS, José Batista de; ROSA, Adriana Letícia Torres da. A produção textual na escola: abordagens do gênero debate em estudo. Disponível em: <http://www.ileel.ufu.br/anaisdosielp/wp-content/uploads/2014/07/volume_2_artigo_156.pdf>. Acesso em: 1 dez. 2018.

Debate regrado. Disponível em: <https://acordocoletivo.org/2017/06/10/genero-textual-debate-regrado/>. Acesso em: 30 nov. 2018.

DOLZ, Joaquim; SCHNEUWLY, Bernard; DE PIETRO, Jean-François. Relato de elaboração de uma sequência: o debate público. In: SCHNEUWLY, Bernard;

DOLZ, Joaquim. Gêneros orais e escritos na escola. Tradução: Roxane Rojo e Glaís S. Cordeiro. Campinas: Mercado das Letras, 2004.

RIBEIRO, Roziane Marinho. A construção da argumentação oral no contexto de ensino. São Paulo: Cortez, 2009.

SILVA, Davidson Wagner da Silva; SARTORI, Adriane Teresinha Sartori. O gênero “debate regrado” no espaço escolar. Disponível em: <http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/viewFile/23957/20766>. Acesso em: 1 dez. 2018.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações:

  • Apresente o tema da aula, explique que a proposta é o desenvolvimento propriamente dito de um debate sobre um tema muito discutido pela sociedade: a gravidez precoce.
  • Atenção: esta aula pressupõe que os alunos já tenham tratado sobre o planejamento de um debate. Caso julgue necessário consulte a aula disponível no link aqui

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos

Orientações:

  • Peça, com antecedência, que a turma planeje o debate sobre o tema “Gravidez precoce é resultado da falta de informação?”. Acesse a aula de planejamento do debate, disponível aqui. Explique que a proposta temática sugere um debate de opinião cujo propósito é expor a opinião acerca da questão e fundamentá-la com argumentos consistentes.
  • Desse modo, diga que há três encaminhamentos possíveis, considerando os movimentos de refutação, negociação e aceitação. explique que cada dois debatedores defenderão um desses posicionamentos.
  • Converse com a turma para definirem quais alunos participarão do debate: um mediador e seis debatedores. Sugerimos que a escolha se dê entre os participantes de cada um dos grupos que realizaram o planejamento do debate. Escolham também um auxiliar do mediador que será responsável pelo encaminhamento das perguntas até a roda de debate.

Materiais complementares: Acesse a aula de planejamento de um debate, disponível aqui.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 35 minutos

Orientações:

  • No primeiro momento, ofereça um tempo de 10 minutos para organizarem as informações que tem: debatedores e mediador. Para isso, preparamos um roteiro que irá direcionar o trabalho. Acesse o roteiro para o mediador aqui. O roteiro para os debatedores encontra-se disponível aqui. Ofereça 10 minutos para essa atividade, visto que se pressupõe que já trabalharam com o planejamento desse debate em outra aula, que se encontra disponível aqui.
  • Enquanto isso, peça aos demais alunos que organizem o espaço de modo que todos possam acompanhar o debate. Se for em espaço aberto, sugere-se uso de microfone e caixa amplificadora. Aproveite para distribuir entre os alunos os critérios de avaliação disponível aqui. Esses critérios deverão ser impressos previamente.
  • No segundo momento, os alunos desenvolverão o debate propriamente dito. apoiados pelas anotações que prepararam previamente. Anote todas as observações detalhadamente para retomá-las depois. Sugere-se 25 minutos para essa segunda parte da atividade.

Materiais complementares: Caso não tenha trabalhado a aula 11 desse módulo, acesse os links da reportagem e da entrevista que tratam sobre o assunto: <https://www.youtube.com/watch?v=N4RVm1yHYwo> e <https://www.youtube.com/watch?v=zLGn_y1qx-g>.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Peça aos alunos que apresentem as observações feitas durante o debate. Sintetize com a turma no quadro do slide que pode ser reproduzido ampliadamente. Discuta com a turma os pontos levantados com relação à atividade. Caso tenha feito alguma observação, coloque-as para que o grupo avalie o desenvolvimento do debate desde a organização até a performance dos participantes.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é 12ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero debate e no campo de atuação jornalístico/ midiático. A aula faz parte do módulo de oralidade.

Materiais necessários: Se possível, providencie microfone e caixa amplificadora (em espaços abertos eles são importantes), data show, notebook. Prepare as cópias dos roteiros para a organização dos participantes.

Informações sobre o gênero: O debate é um texto argumentativo oral, caracterizado pelo discurso persuasivo, cujo propósito é convencer os interlocutores sobre a validade da opinião defendida. Por conta disso, os debatedores precisam planejar seus discursos, acionando uma série de argumentos de acordo com o movimento argumentativo que deseja tomar. O desenvolvimento de um debate proporciona aos participantes colocar suas opiniões em cheque ao confrontá-las com a opinião dos outros interlocutores, daí a necessidade não somente de argumentar mas também de contra-argumentar antecipando os argumentos do outro. Dessa forma, os debatedores precisam dominar os mecanismos das trocas discursivas (turnos de fala), além de se apropriar das informações sobre o assunto para selecionar o tipo de argumento mais apropriado ao percurso argumentativo trilhado.

Dificuldades antecipadas: A organização das ideias para exposição no debate regrado.

Referências sobre o assunto:

BARROS, José Batista de; ROSA, Adriana Letícia Torres da. A produção textual na escola: abordagens do gênero debate em estudo. Disponível em: <http://www.ileel.ufu.br/anaisdosielp/wp-content/uploads/2014/07/volume_2_artigo_156.pdf>. Acesso em: 1 dez. 2018.

Debate regrado. Disponível em: <https://acordocoletivo.org/2017/06/10/genero-textual-debate-regrado/>. Acesso em: 30 nov. 2018.

DOLZ, Joaquim; SCHNEUWLY, Bernard; DE PIETRO, Jean-François. Relato de elaboração de uma sequência: o debate público. In: SCHNEUWLY, Bernard;

DOLZ, Joaquim. Gêneros orais e escritos na escola. Tradução: Roxane Rojo e Glaís S. Cordeiro. Campinas: Mercado das Letras, 2004.

RIBEIRO, Roziane Marinho. A construção da argumentação oral no contexto de ensino. São Paulo: Cortez, 2009.

SILVA, Davidson Wagner da Silva; SARTORI, Adriane Teresinha Sartori. O gênero “debate regrado” no espaço escolar. Disponível em: <http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/viewFile/23957/20766>. Acesso em: 1 dez. 2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações:

  • Apresente o tema da aula, explique que a proposta é o desenvolvimento propriamente dito de um debate sobre um tema muito discutido pela sociedade: a gravidez precoce.
  • Atenção: esta aula pressupõe que os alunos já tenham tratado sobre o planejamento de um debate. Caso julgue necessário consulte a aula disponível no link aqui

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos

Orientações:

  • Peça, com antecedência, que a turma planeje o debate sobre o tema “Gravidez precoce é resultado da falta de informação?”. Acesse a aula de planejamento do debate, disponível aqui. Explique que a proposta temática sugere um debate de opinião cujo propósito é expor a opinião acerca da questão e fundamentá-la com argumentos consistentes.
  • Desse modo, diga que há três encaminhamentos possíveis, considerando os movimentos de refutação, negociação e aceitação. explique que cada dois debatedores defenderão um desses posicionamentos.
  • Converse com a turma para definirem quais alunos participarão do debate: um mediador e seis debatedores. Sugerimos que a escolha se dê entre os participantes de cada um dos grupos que realizaram o planejamento do debate. Escolham também um auxiliar do mediador que será responsável pelo encaminhamento das perguntas até a roda de debate.

Materiais complementares: Acesse a aula de planejamento de um debate, disponível aqui.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 35 minutos

Orientações:

  • No primeiro momento, ofereça um tempo de 10 minutos para organizarem as informações que tem: debatedores e mediador. Para isso, preparamos um roteiro que irá direcionar o trabalho. Acesse o roteiro para o mediador aqui. O roteiro para os debatedores encontra-se disponível aqui. Ofereça 10 minutos para essa atividade, visto que se pressupõe que já trabalharam com o planejamento desse debate em outra aula, que se encontra disponível aqui.
  • Enquanto isso, peça aos demais alunos que organizem o espaço de modo que todos possam acompanhar o debate. Se for em espaço aberto, sugere-se uso de microfone e caixa amplificadora. Aproveite para distribuir entre os alunos os critérios de avaliação disponível aqui. Esses critérios deverão ser impressos previamente.
  • No segundo momento, os alunos desenvolverão o debate propriamente dito. apoiados pelas anotações que prepararam previamente. Anote todas as observações detalhadamente para retomá-las depois. Sugere-se 25 minutos para essa segunda parte da atividade.

Materiais complementares: Caso não tenha trabalhado a aula 11 desse módulo, acesse os links da reportagem e da entrevista que tratam sobre o assunto: <https://www.youtube.com/watch?v=N4RVm1yHYwo> e <https://www.youtube.com/watch?v=zLGn_y1qx-g>.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Peça aos alunos que apresentem as observações feitas durante o debate. Sintetize com a turma no quadro do slide que pode ser reproduzido ampliadamente. Discuta com a turma os pontos levantados com relação à atividade. Caso tenha feito alguma observação, coloque-as para que o grupo avalie o desenvolvimento do debate desde a organização até a performance dos participantes.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Oralidade do 9º ano :

9º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 9º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF69LP13 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF69LP14 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF69LP15 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF89LP12 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano