15702
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 9º ano > Produção de textos

Plano de aula - Projeto do programa "Na escola Pod" - Uma proposta de utilização de Podcasts de divulgação científica na escola.

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 9º ano do Fundamental sobre produção de áudios de podcast

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Eduardo Diório Junior

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Eduardo Diório Júnior
Mentor: Cristiani Fernandes
Especialista: Isabel Fernandes

Título da aula: Projeto do programa "Na escola Pod" - Uma proposta de utilização de Podcasts de divulgação científica na escola.

Finalidade da aula: Propor a criação de um programa de divulgação científica chamado “Na escola Pod” (título sugerido) utilizando-se de podcasts para a divulgação de assuntos relacionados à ciência pesquisados e aprendidos pelos alunos dentro de sala de aula. Elaborar o roteiro da programação do programa, com a seleção de quais assuntos e entrevistas serão abordados no podcast, a sequência e o encadeamento das apresentações, possíveis efeitos sonoros e músicas que farão parte da gravação, a utilização de podcasts já gravados, etc.

Ano: 9º ano do Ensino Fundamental.

Gênero: Podcasts de divulgação científica.

Objeto(s) do conhecimento: Estratégias de produção.

Prática de linguagem: Produção de textos.

Habilidade(s) da BNCC: EF69LP37


Sobre esta aula
: Esta é a décima terceira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Podcasts de divulgação científica e no campo de atuação das práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de Produção de textos.

Materiais necessários: Áudios de podcasts, matérias de jornais e revistas de divulgação científica, sites e vídeos de programas sobre ciência (TV e internet) e material científico escolhido e pesquisado pelos alunos, preferencialmente, envolvendo as demais disciplinas da turma. Cartazes, painéis, slides e anotações produzidas pelos alunos (em aulas anteriores) sobre temas diversos de divulgação científica. Professor, caso não esteja utilizando a sequência completa dos planos de aula, para executar esta aula específica, é necessário que os estudantes já tenham pesquisado e produzido materiais que sintetizam ideias sobre temas científicos. Equipamentos de gravação e reprodução de áudio e vídeo em formato digital como câmeras filmadoras e/ou fotográficas, gravadores digitais, celulares, tocadores de mp3, tablets e computadores, caixas de som, TV ou aparelho de som com entrada USB, etc.

Informações sobre o gênero: Podcasts são programas de áudio, normalmente compostos por uma série de episódios, que podem ser baixados ou ouvidos online, sobre divulgação científica.

Dificuldades antecipadas: Dificuldades na elaboração do roteiro e/ou na escolha e seleção dos assuntos que serão abordados no programa.

Referências sobre o assunto:

BALARDINI, Edijoice; TULLIO, Cláudia Maris. Exposições orais com foco no gênero seminário. Disponível em:

<http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2016/2016_artigo_port_unicentro_edijoicebalardini.pdf>. Acesso em: 18 jan. 2019.

INSTITUTO CLARO NET. Podcasts Disponível em: <https://www.institutonetclaroembratel.org.br/educacao/nossas-novidades/podcasts/>. Acesso em: 18 jan. 2019.

LAGES, Luiza. OUVIR CIÊNCIA: CONHEÇA PODCASTS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA. Disponível em: <http://minasfazciencia.com.br/2018/02/06/ouvir-ciencia/>. Acesso em: 18 jan. 2019.

PORVIR. Já pensou no podcast como recurso educacional? Disponível em: <http://porvir.org/ja-pensou-podcast-como-recurso-educacional/>. Acesso em: 18 jan. 2019.

REZENDE, Djaine Damiati. Podcast: Reinvenção da comunicação sonora. Disponível em: <http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2007/resumos/R0708-1.pdf>. Acesso em: 18 jan. 2019.

SALLA, Fernanda. Gráficos e tabelas para organizar informações. Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/163/graficos-tabelas-organizar-informacoes>. Acesso em: 18 jan. 2019.

SCIULO, Marilia Mara. 7 podcasts brasileiros que você precisa conhecer. Disponível em: <https://revistagalileu.globo.com/Tecnologia/noticia/2018/07/7-podcasts-brasileiros-que-voce-precisa-conhecer.html>. Acesso em: 18 jan. 2019.


Código: LPO9_08SQA13

(EF69LP37) Produzir roteiros para elaboração de vídeos de diferentes tipos (vlog científico, vídeo-minuto, programa de rádio, podcasts) para divulgação de conhecimentos científicos e resultados de pesquisa, tendo em vista seu contexto de produção, os elementos e a construção composicional dos roteiros.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Produção de textos do 9º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 9º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas