Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a décima terceira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Podcasts de divulgação científica e no campo de atuação das práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de Produção de textos.
Materiais necessários: Áudios de podcasts, matérias de jornais e revistas de divulgação científica, sites e vídeos de programas sobre ciência (TV e internet) e material científico escolhido e pesquisado pelos alunos, preferencialmente, envolvendo as demais disciplinas da turma. Cartazes, painéis, slides e anotações produzidas pelos alunos (em aulas anteriores) sobre temas diversos de divulgação científica. Professor, caso não esteja utilizando a sequência completa dos planos de aula, para executar esta aula específica, é necessário que os estudantes já tenham pesquisado e produzido materiais que sintetizam ideias sobre temas científicos. Equipamentos de gravação e reprodução de áudio e vídeo em formato digital como câmeras filmadoras e/ou fotográficas, gravadores digitais, celulares, tocadores de mp3, tablets e computadores, caixas de som, TV ou aparelho de som com entrada USB, etc.
Informações sobre o gênero: Podcasts são programas de áudio, normalmente compostos por uma série de episódios, que podem ser baixados ou ouvidos online, sobre divulgação científica.
Dificuldades antecipadas: Dificuldades na elaboração do roteiro e/ou na escolha e seleção dos assuntos que serão abordados no programa.
Referências sobre o assunto:
BALARDINI, Edijoice; TULLIO, Cláudia Maris. Exposições orais com foco no gênero seminário. Disponível em:
<http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2016/2016_artigo_port_unicentro_edijoicebalardini.pdf>. Acesso em: 18 jan. 2019.
INSTITUTO CLARO NET. Podcasts Disponível em: <https://www.institutonetclaroembratel.org.br/educacao/nossas-novidades/podcasts/>. Acesso em: 18 jan. 2019.
LAGES, Luiza. OUVIR CIÊNCIA: CONHEÇA PODCASTS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA. Disponível em: <http://minasfazciencia.com.br/2018/02/06/ouvir-ciencia/>. Acesso em: 18 jan. 2019.
PORVIR. Já pensou no podcast como recurso educacional? Disponível em: <http://porvir.org/ja-pensou-podcast-como-recurso-educacional/>. Acesso em: 18 jan. 2019.
REZENDE, Djaine Damiati. Podcast: Reinvenção da comunicação sonora. Disponível em: <http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2007/resumos/R0708-1.pdf>. Acesso em: 18 jan. 2019.
SALLA, Fernanda. Gráficos e tabelas para organizar informações. Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/163/graficos-tabelas-organizar-informacoes>. Acesso em: 18 jan. 2019.
SCIULO, Marilia Mara. 7 podcasts brasileiros que você precisa conhecer. Disponível em: <https://revistagalileu.globo.com/Tecnologia/noticia/2018/07/7-podcasts-brasileiros-que-voce-precisa-conhecer.html>. Acesso em: 18 jan. 2019.
Título da aula
Tempo sugerido: 03 minutos
Orientações:
- Apresente a proposta da aula para os alunos: a criação de um programa de divulgação científica chamado “Na escola Pod” (título sugerido) utilizando-se de podcasts para a divulgação de assuntos relacionados à ciência pesquisados e aprendidos pelos alunos dentro de sala de aula em diversas disciplinas, partindo da elaboração do roteiro da programação do programa, com a seleção de quais assuntos e entrevistas serão abordados no podcast; a definição da sequência e o encadeamento das apresentações; os possíveis efeitos sonoros e músicas que farão parte da gravação; a utilização de podcasts já gravados; dentre outros.
Introdução
Tempo sugerido: 07 minutos
Orientações:
- Divida os alunos em três grupos;
- Aconselha-se a divisão em três grupos para que o programa possa abordar, no mínimo, três assuntos de divulgação científica diferentes, porém o professor pode alterar este número conforme as necessidades de cada situação, sem prejuízo à atividade;
- Proponha à turma a preparação de roteiros para a criação de um podcast de divulgação científica;
- Explique que cada grupo ficará responsável por um roteiro completo e que, depois, todos os roteiros farão parte de um único programa de podcast;
- Defina com os grupos qual assunto cada um irá abordar no programa;
- Entregue para cada grupo materiais diversos sobre divulgação científica, como áudios de podcasts, matérias de jornais e revistas de divulgação científica, sites e vídeos de programas sobre ciência (TV e internet) e material científico escolhido e pesquisado pelos alunos, preferencialmente, envolvendo os demais componentes curriculares, além dos cartazes, painéis, slides e anotações produzidas pelos alunos em aulas anteriores sobre temas diversos de divulgação científica.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações:
- Peça que os integrantes dos grupos analisem os materiais recebidos a fim de elaborar e organizar os roteiros, levando em consideração, por exemplo:
- a seleção de assuntos e entrevistas que serão abordados no podcast;
- a sequência e o encadeamento das apresentações;
- possíveis efeitos sonoros e músicas que farão parte da gravação.
- Disponibilize (através de impressão ou projeção deste slide) um guia de elaboração de roteiro (disponível em Materiais complementares), para toda a turma, com uma lista de vários itens vistos em aulas anteriores;
- Aconselha-se que esta primeira parte ocupe os primeiros 10 minutos do desenvolvimento;
- Peça que os grupos produzam os roteiros para a programação do podcast de divulgação científica "Na escola Pod";
- Circule entre os grupos para orientar os trabalhos e chamar a atenção para as características que não estiverem sendo observadas pelos estudantes;
- Aconselha-se que esta segunda parte ocupe os 20 minutos restantes do desenvolvimento.
Materiais complementares: Para acessar o guia de elaboração de roteiro usado neste momento, clique aqui.
Fechamento
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
- Convide alguns integrantes de cada grupo para apresentar seus roteiros ao restante da sala;
- Defina com a turma a ordem de apresentação de cada grupo no podcast;
- Defina com todos os grupos uma abertura e um encerramento para o podcast.