15702
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 9º ano > Produção de textos

Plano de aula - Projeto do programa "Na escola Pod" - Uma proposta de utilização de Podcasts de divulgação científica na escola.

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 9º ano do Fundamental sobre produção de áudios de podcast

Plano 13 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Eduardo Diório Junior

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a décima terceira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Podcasts de divulgação científica e no campo de atuação das práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de Produção de textos.

Materiais necessários: Áudios de podcasts, matérias de jornais e revistas de divulgação científica, sites e vídeos de programas sobre ciência (TV e internet) e material científico escolhido e pesquisado pelos alunos, preferencialmente, envolvendo as demais disciplinas da turma. Cartazes, painéis, slides e anotações produzidas pelos alunos (em aulas anteriores) sobre temas diversos de divulgação científica. Professor, caso não esteja utilizando a sequência completa dos planos de aula, para executar esta aula específica, é necessário que os estudantes já tenham pesquisado e produzido materiais que sintetizam ideias sobre temas científicos. Equipamentos de gravação e reprodução de áudio e vídeo em formato digital como câmeras filmadoras e/ou fotográficas, gravadores digitais, celulares, tocadores de mp3, tablets e computadores, caixas de som, TV ou aparelho de som com entrada USB, etc.

Informações sobre o gênero: Podcasts são programas de áudio, normalmente compostos por uma série de episódios, que podem ser baixados ou ouvidos online, sobre divulgação científica.

Dificuldades antecipadas: Dificuldades na elaboração do roteiro e/ou na escolha e seleção dos assuntos que serão abordados no programa.

Referências sobre o assunto:

BALARDINI, Edijoice; TULLIO, Cláudia Maris. Exposições orais com foco no gênero seminário. Disponível em:

<http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2016/2016_artigo_port_unicentro_edijoicebalardini.pdf>. Acesso em: 18 jan. 2019.

INSTITUTO CLARO NET. Podcasts Disponível em: <https://www.institutonetclaroembratel.org.br/educacao/nossas-novidades/podcasts/>. Acesso em: 18 jan. 2019.

LAGES, Luiza. OUVIR CIÊNCIA: CONHEÇA PODCASTS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA. Disponível em: <http://minasfazciencia.com.br/2018/02/06/ouvir-ciencia/>. Acesso em: 18 jan. 2019.

PORVIR. Já pensou no podcast como recurso educacional? Disponível em: <http://porvir.org/ja-pensou-podcast-como-recurso-educacional/>. Acesso em: 18 jan. 2019.

REZENDE, Djaine Damiati. Podcast: Reinvenção da comunicação sonora. Disponível em: <http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2007/resumos/R0708-1.pdf>. Acesso em: 18 jan. 2019.

SALLA, Fernanda. Gráficos e tabelas para organizar informações. Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/163/graficos-tabelas-organizar-informacoes>. Acesso em: 18 jan. 2019.

SCIULO, Marilia Mara. 7 podcasts brasileiros que você precisa conhecer. Disponível em: <https://revistagalileu.globo.com/Tecnologia/noticia/2018/07/7-podcasts-brasileiros-que-voce-precisa-conhecer.html>. Acesso em: 18 jan. 2019.

Título da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 03 minutos

Orientações:

  • Apresente a proposta da aula para os alunos: a criação de um programa de divulgação científica chamado “Na escola Pod” (título sugerido) utilizando-se de podcasts para a divulgação de assuntos relacionados à ciência pesquisados e aprendidos pelos alunos dentro de sala de aula em diversas disciplinas, partindo da elaboração do roteiro da programação do programa, com a seleção de quais assuntos e entrevistas serão abordados no podcast; a definição da sequência e o encadeamento das apresentações; os possíveis efeitos sonoros e músicas que farão parte da gravação; a utilização de podcasts já gravados; dentre outros.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 07 minutos

Orientações:

  • Divida os alunos em três grupos;
  • Aconselha-se a divisão em três grupos para que o programa possa abordar, no mínimo, três assuntos de divulgação científica diferentes, porém o professor pode alterar este número conforme as necessidades de cada situação, sem prejuízo à atividade;
  • Proponha à turma a preparação de roteiros para a criação de um podcast de divulgação científica;
  • Explique que cada grupo ficará responsável por um roteiro completo e que, depois, todos os roteiros farão parte de um único programa de podcast;
  • Defina com os grupos qual assunto cada um irá abordar no programa;
  • Entregue para cada grupo materiais diversos sobre divulgação científica, como áudios de podcasts, matérias de jornais e revistas de divulgação científica, sites e vídeos de programas sobre ciência (TV e internet) e material científico escolhido e pesquisado pelos alunos, preferencialmente, envolvendo os demais componentes curriculares, além dos cartazes, painéis, slides e anotações produzidas pelos alunos em aulas anteriores sobre temas diversos de divulgação científica.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Peça que os integrantes dos grupos analisem os materiais recebidos a fim de elaborar e organizar os roteiros, levando em consideração, por exemplo:
  • a seleção de assuntos e entrevistas que serão abordados no podcast;
  • a sequência e o encadeamento das apresentações;
  • possíveis efeitos sonoros e músicas que farão parte da gravação.
  • Disponibilize (através de impressão ou projeção deste slide) um guia de elaboração de roteiro (disponível em Materiais complementares), para toda a turma, com uma lista de vários itens vistos em aulas anteriores;
  • Aconselha-se que esta primeira parte ocupe os primeiros 10 minutos do desenvolvimento;
  • Peça que os grupos produzam os roteiros para a programação do podcast de divulgação científica "Na escola Pod";
  • Circule entre os grupos para orientar os trabalhos e chamar a atenção para as características que não estiverem sendo observadas pelos estudantes;
  • Aconselha-se que esta segunda parte ocupe os 20 minutos restantes do desenvolvimento.

Materiais complementares: Para acessar o guia de elaboração de roteiro usado neste momento, clique aqui.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Convide alguns integrantes de cada grupo para apresentar seus roteiros ao restante da sala;
  • Defina com a turma a ordem de apresentação de cada grupo no podcast;
  • Defina com todos os grupos uma abertura e um encerramento para o podcast.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a décima terceira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Podcasts de divulgação científica e no campo de atuação das práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de Produção de textos.

Materiais necessários: Áudios de podcasts, matérias de jornais e revistas de divulgação científica, sites e vídeos de programas sobre ciência (TV e internet) e material científico escolhido e pesquisado pelos alunos, preferencialmente, envolvendo as demais disciplinas da turma. Cartazes, painéis, slides e anotações produzidas pelos alunos (em aulas anteriores) sobre temas diversos de divulgação científica. Professor, caso não esteja utilizando a sequência completa dos planos de aula, para executar esta aula específica, é necessário que os estudantes já tenham pesquisado e produzido materiais que sintetizam ideias sobre temas científicos. Equipamentos de gravação e reprodução de áudio e vídeo em formato digital como câmeras filmadoras e/ou fotográficas, gravadores digitais, celulares, tocadores de mp3, tablets e computadores, caixas de som, TV ou aparelho de som com entrada USB, etc.

Informações sobre o gênero: Podcasts são programas de áudio, normalmente compostos por uma série de episódios, que podem ser baixados ou ouvidos online, sobre divulgação científica.

Dificuldades antecipadas: Dificuldades na elaboração do roteiro e/ou na escolha e seleção dos assuntos que serão abordados no programa.

Referências sobre o assunto:

BALARDINI, Edijoice; TULLIO, Cláudia Maris. Exposições orais com foco no gênero seminário. Disponível em:

<http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2016/2016_artigo_port_unicentro_edijoicebalardini.pdf>. Acesso em: 18 jan. 2019.

INSTITUTO CLARO NET. Podcasts Disponível em: <https://www.institutonetclaroembratel.org.br/educacao/nossas-novidades/podcasts/>. Acesso em: 18 jan. 2019.

LAGES, Luiza. OUVIR CIÊNCIA: CONHEÇA PODCASTS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA. Disponível em: <http://minasfazciencia.com.br/2018/02/06/ouvir-ciencia/>. Acesso em: 18 jan. 2019.

PORVIR. Já pensou no podcast como recurso educacional? Disponível em: <http://porvir.org/ja-pensou-podcast-como-recurso-educacional/>. Acesso em: 18 jan. 2019.

REZENDE, Djaine Damiati. Podcast: Reinvenção da comunicação sonora. Disponível em: <http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2007/resumos/R0708-1.pdf>. Acesso em: 18 jan. 2019.

SALLA, Fernanda. Gráficos e tabelas para organizar informações. Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/163/graficos-tabelas-organizar-informacoes>. Acesso em: 18 jan. 2019.

SCIULO, Marilia Mara. 7 podcasts brasileiros que você precisa conhecer. Disponível em: <https://revistagalileu.globo.com/Tecnologia/noticia/2018/07/7-podcasts-brasileiros-que-voce-precisa-conhecer.html>. Acesso em: 18 jan. 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 03 minutos

Orientações:

  • Apresente a proposta da aula para os alunos: a criação de um programa de divulgação científica chamado “Na escola Pod” (título sugerido) utilizando-se de podcasts para a divulgação de assuntos relacionados à ciência pesquisados e aprendidos pelos alunos dentro de sala de aula em diversas disciplinas, partindo da elaboração do roteiro da programação do programa, com a seleção de quais assuntos e entrevistas serão abordados no podcast; a definição da sequência e o encadeamento das apresentações; os possíveis efeitos sonoros e músicas que farão parte da gravação; a utilização de podcasts já gravados; dentre outros.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 07 minutos

Orientações:

  • Divida os alunos em três grupos;
  • Aconselha-se a divisão em três grupos para que o programa possa abordar, no mínimo, três assuntos de divulgação científica diferentes, porém o professor pode alterar este número conforme as necessidades de cada situação, sem prejuízo à atividade;
  • Proponha à turma a preparação de roteiros para a criação de um podcast de divulgação científica;
  • Explique que cada grupo ficará responsável por um roteiro completo e que, depois, todos os roteiros farão parte de um único programa de podcast;
  • Defina com os grupos qual assunto cada um irá abordar no programa;
  • Entregue para cada grupo materiais diversos sobre divulgação científica, como áudios de podcasts, matérias de jornais e revistas de divulgação científica, sites e vídeos de programas sobre ciência (TV e internet) e material científico escolhido e pesquisado pelos alunos, preferencialmente, envolvendo os demais componentes curriculares, além dos cartazes, painéis, slides e anotações produzidas pelos alunos em aulas anteriores sobre temas diversos de divulgação científica.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Peça que os integrantes dos grupos analisem os materiais recebidos a fim de elaborar e organizar os roteiros, levando em consideração, por exemplo:
  • a seleção de assuntos e entrevistas que serão abordados no podcast;
  • a sequência e o encadeamento das apresentações;
  • possíveis efeitos sonoros e músicas que farão parte da gravação.
  • Disponibilize (através de impressão ou projeção deste slide) um guia de elaboração de roteiro (disponível em Materiais complementares), para toda a turma, com uma lista de vários itens vistos em aulas anteriores;
  • Aconselha-se que esta primeira parte ocupe os primeiros 10 minutos do desenvolvimento;
  • Peça que os grupos produzam os roteiros para a programação do podcast de divulgação científica "Na escola Pod";
  • Circule entre os grupos para orientar os trabalhos e chamar a atenção para as características que não estiverem sendo observadas pelos estudantes;
  • Aconselha-se que esta segunda parte ocupe os 20 minutos restantes do desenvolvimento.

Materiais complementares: Para acessar o guia de elaboração de roteiro usado neste momento, clique aqui.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Convide alguns integrantes de cada grupo para apresentar seus roteiros ao restante da sala;
  • Defina com a turma a ordem de apresentação de cada grupo no podcast;
  • Defina com todos os grupos uma abertura e um encerramento para o podcast.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Produção de textos do 9º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 9º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF69LP37 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano