10166
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 5º ano > Grandezas e Medidas

Plano de aula - Explorando medidas de capacidade e suas equivalências

Plano de aula de Matemática com atividades para 5º ano do Fundamental sobre medidas de capacidade

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Rosélia Sezerino Fenner,

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano MAT5_20GRM04

Recursos
- Necessários: recipientes com diferentes medidas de capacidade
- Opcionais: -

Para este plano, foque na etapa Retomada, Atividade principal e Discussão das soluções

Retomada
Professor(a), você pode realizar a Retomada deste plano com seus alunos, seja em uma aula síncrona ou assíncrona. Compartilhe com a turma o slide presente nesta atividade. Os alunos não precisam nesse momento providenciarem os utensílios mencionados, isso pode ser realizado apenas por você. Caso a aula esteja ocorrendo de forma síncrona você pode realizar a atividade de “transferência de líquidos” ao vivo, mas caso não seja viável você pode gravar um vídeo apresentando as experiências. Caso considere viável, compartilhe, em formato de texto, os questionamentos presentes no “Discuta com a turma” para fomentar as discussões.

Atividade principal
Professor(a), compartilhe com a turma o slide presente nesta atividade e solicite que tentem resolver os problemas. Você pode encontrar o documento com a atividade aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/gkTvjdtjgytkGMqJbwYUaH5qyyewCUB8qKZB86DXgq6sgCbysAe7AGjDdNVe/ativprinc-mat5-20grm04.pdf. Compartilhe, em formato de texto ou verbalizando, os questionamentos presentes no “Discuta com a turma”. Caso a aula esteja ocorrendo de forma síncrona, permita que os alunos exponham suas resoluções e caso esteja ocorrendo de forma assíncrona os estudantes podem enviar suas considerações/reflexões em formato de texto ou áudio.

Discussão das soluções
Professor(a), compartilhe com a turma as considerações presentes nesta etapa do plano de aula e utilize os questionamentos presentes no “Discuta com a turma” para fomentar a reflexão. Deixar para os alunos a leitura e interpretação dos slides dessa etapa da aula pode confundi-los, uma vez que talvez eles não tenham impresso a atividade principal. Então, caso a aula esteja ocorrendo de forma síncrona, sugerimos que você verbalize cada etapa da resolução mostrando um slide por vez. Caso a aula esteja ocorrendo de forma assíncrona, você pode gravar um vídeo mostrando a solução e refletindo sobre os procedimentos e transformações realizadas. Segue uma sugestão de atividade que pode ser utilizada na aula e fomentar a discussão https://br.ixl.com/math/4-ano/compare-as-unidades-de-capacidade

Encerramento
Professor(a), solicite que os alunos registrem em seus cadernos a conclusão que chegam sobre a relação entre mililitro e litro. Caso considere viável, compartilhe com os estudantes os slides presentes nesta etapa do plano de aula.

Raio X
O problema proposto no Raio X pode ser enviado para os alunos e solicitado como uma “tarefa” a ser entregue em momento a ser combinado com a turma.

Convite às famílias
Professor(a), sugira que os alunos socializem com seus familiares o que aprenderam nesta aula sobre a relação entre mililitro e litro. Proponha que eles convidem seus familiares a realizarem a experiência proposta na atividade de Raio X. Eles podem utilizar utensílios disponíveis em suas cozinhas e filmar as tentativas de transferência de líquidos.

Sugestão Enviada Por: Lara Martins Barbosa


Código: MAT5_20GRM04

(EF05MA19) Resolver e elaborar problemas envolvendo medidas das grandezas comprimento, área, massa, tempo, temperatura e capacidade, recorrendo a transformações entre as unidades mais usuais em contextos socioculturais.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Grandezas e Medidas do 5º ano:

Com o plano de aula sobre grandezas e medidas os alunos aprendem medição de comprimento, capacidade, superfície, tempo e massa com unidades padronizadas, relação entre as unidades de medida de massa, capacidade e comprimento e sua representação decimal, Cálculo de área e perímetro em quadrados e retângulos e relações entre as duas medições, Medição do volume de cubo e paralelepípedo.

MAIS AULAS DE Matemática do 5º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas