9485
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 3º ano > Números

Plano de aula - Analisando a reta numerada

Plano de aula de matemática com atividades para 3 do Fundamental sobre Interpretar e representar na reta numérica os números naturais até 9 999.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Hévila Costa dos Santos Candido,

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano
MAT3_03NUM03

Recursos
- Necessários: estojo, papel ou caderno do aluno para que faça as anotações pertinentes.
Algum meio de comunicação com alunos: Zoom, Meet, WhatsApp, e-mail ou impressão.
Régua para desenhar a reta numerada.

- Opcionais:
Jogo: Completando os números
Jogo: Piñata fever
Artigo Reta Numerada
Celular, computador ou tablet


Para este plano, foque na etapa da Atividade principal e na discussão das soluções.

Atividade principal
Nesta atividade principal os alunos vão compreender como desenhar uma reta numerada e como utilizá-la, portanto, os alunos precisam ter acesso ao slide com a situação problema, principalmente a reta numerada e uma régua para medir os intervalos. Se você estiver em uma aula síncrona (Zoom, Meet…), pode apresentar o slide para os alunos e deixar que eles leiam a situação problema e a copiem no caderno, principalmente a reta numerada e o enunciado. Caso não tenha Internet, você pode fotografar ou fazer um print da tela dos slides e compartilhar com os alunos via WhatsApp ou e-mail. Eles também devem copiar a reta numerada e o enunciado no caderno. Chame atenção para o uso da régua para medir a distância entre os ponto da reta. Os alunos primeiramente devem fazer a leitura e tentar resolver a situação individualmente, portanto, pode dar um tempo para que trabalhem com ela antes de abrir as discussões. Entretanto, você pode escrever os questionamentos para que tenham um guia:
     - Como você iniciaria a resolução dessa situação? Por quê?
     - O que precisa considerar para escolher os números?

Depois, peça que compartilhem com um colega ou pequenos grupos as suas estratégias e conclusões via WhatsApp. Você pode formar esses grupos que podem ser fixos e estabelecidos previamente, dessa forma, eles já saberão em que grupo entrar quando forem discutir as soluções. Você deve fazer parte de todos eles para monitorar se as discussões estão sendo produtivas. Caso não consiga fazer os grupos, trabalhe as discussões com o grande grupo. Os alunos poderão disponibilizar suas conclusões via texto, fotografia ou áudio. Os colegas podem ir complementando, concordando, discordando ou apresentando novas soluções para o que foi colocado. Peça que os alunos compartilhem fotografias de sua reta numerada para que você cheque se a realizaram obedecendo o espaçamento entre um número e outro.

Discussão das soluções
A discussão das soluções desta atividade é bastante interessante porque irá mostrar como três alunos (personagens) resolveram a mesma situação que foi proposta a eles. Para a discussão das soluções, você pode compartilhar o slide 10 ou fotografar o slide e compartilhar via WhatsApp ou outro meio de interação com o aluno que você esteja utilizando. Você pode pedir que eles descubram se os alunos atenderam ou não a situação que foi proposta. Você pode escrever alguns questionamentos para guiar a discussão.:
     - Todas contemplam o que foi solicitado?
     - Qual delas contempla o solicitado?
     - Há mais de uma possibilidade correta?
     - O que há de errado com a reta que não contempla o solicitado? Como podemos corrigi- la?
Os alunos podem escrever ou enviar áudios respondendo ou comentando as soluções encontradas pelos alunos do slide.

Encerramento
Conclua a aula com o slide ou com o que está escrito no encerramento para que os alunos copiem no caderno como forma de anotação para consultas posteriores..

Raio X
A atividade do Raio X pode ser usada como tarefa de casa ou como avaliação da aula. Envie e faça a discussão da mesma forma que fez com a atividade principal. Lembre-se também que há atividades complementares que podem ser enviadas para os alunos como atividades de fixação ou sistematização.

Convite às famílias
É interessante que os alunos envolvam as pessoas que estão ao seu redor em suas atividades escolares, mas devemos levar em consideração que algumas vezes essas pessoas não poderão deixar seus afazeres e trabalhos para ajudá-los. Uma forma de envolvimento da família com os alunos nesta atividade é que lancem desafios uns aos outros utilizando a reta numerada ou através de jogos online como os indicados.
A leitura do artigo Reta Numerada também pode ser interessante para que leiam e discutam a forma de realizar uma reta numerada em família.

Sugestão Enviada Por: Elisa Vilalta


Código: MAT3_03NUM03

(EF03MA04) Estabelecer a relação entre números naturais e pontos da reta numérica para utilizá-la na ordenação dos números naturais e também na construção de fatos da adição e da subtração, relacionando-os com deslocamentos para a direita ou para a esquerda.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Números do 3º ano:

Com o plano de aula sobre números, os alunos aprendem compreensão, expressão e comparação de números de até quatro algarismos, desenvolvimento de estratégias pessoais e convencionais de cálculo e resolução de problemas envolvendo adição, subtração, multiplicação e divisão, fluência em cálculos mentais, construção dos fatos fundamentais da multiplicação, exploração das ideias de metade, terça parte, quarta parte, quinta parte e décima parte.

MAIS AULAS DE Matemática do 3º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas