Objetivo
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autora: Hévila Costa dos Santos Candido
Mentora: Gilne Gardesani Fernandez
Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas
Habilidade da BNCC
(EF03MA04) Estabelecer a relação entre números naturais e pontos da reta numérica para utilizá-la na ordenação dos números naturais e também na construção de fatos da adição e da subtração, relacionando-os com deslocamentos para a direita ou para a esquerda.
Objetivos específicos
Interpretar e representar na reta numérica os números naturais até 9 999.
Conceito-chave
Compreensão e localização na reta numerada.
Recursos necessários
- Lápis,
- Borracha,
- Caderno,
- Atividades Impressas (ou escritas no quadro).
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma. Esse momento é importante para que você coloque para sua turma o que espera que aprendam na aula.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Retomada
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientação: Desenhe a reta numerada no quadro, faça um cartaz ou projete-a. Leia a comanda. Reserve um tempo para que discutam com um colega. Após esse momento, peça que socializem suas conclusões com a turma.
Propósito: Retomar os conhecimentos em relação a reta numerada.
Discuta com a turma:
- Qual é o intervalo da reta?
- Como você chegou a essa conclusão?
- Você concorda com a escolha desses números? Explique por quê?
- Você trocaria algum número dela? Por quê?
Resolução: O intervalo da reta é de 10 em 10, portanto os números que vêm depois de 1 530 seriam 1 540 e 1 550.
Atividade principal
Tempo sugerido: 18 minutos.
Orientação: Entregue a comanda para cada criança, passe no quadro ou projete. Solicite que realizem uma leitura silenciosa. Na sequência, faça uma leitura em voz alta, peça para que algum aluno explique a comanda para esclarecer possíveis dúvidas. Nesse primeiro momento, disponibilize um tempo para que os alunos reflitam individualmente sobre o problema e observe como os alunos desenvolvem sua atividade. Em seguida, peça que comparem e discutam suas estratégias com um colega. Circule pela sala e observe o trabalho das duplas fazendo intervenções. Você pode solicitar para as duplas que realizarem com mais facilidade a atividade pensar em outras soluções ou desafiá-los com um outro critério com relação, por exemplo ao intervalo entre os pontos da reta.
Propósito: Resolver uma situação representando os números na reta numerada
Discuta com a turma:
- Como você iniciaria a resolução dessa situação? Por quê?
- O que precisa considerar para escolher os números?
Materiais Complementares:
Discussão da solução (slides 5 a 10)
Tempo sugerido: 12 minutos.
Orientação: Reproduza a reta numerada no quadro e peça para que os alunos compartilhem suas soluções. Escolha um aluno e depois chame outros alunos que você tenha percebido que encontraram diferentes possibilidades. Por fim, pergunte se alguém fez de outra maneira, caso positivo, peça também que apresente no quadro sua escolha. Depois, se possível, projete os slides solicitando que os alunos verifiquem se todas as soluções estão “corretas” e justifiquem, explicando de acordo com os critérios da atividade.
É importante instigar que os alunos tragam questionamentos e estratégias para esse momento da discussão.
Propósito: Estimular que os alunos compartilhem as estratégias utilizadas e verifiquem se há outras possibilidades.
Discuta com a turma:
Slide 6, 7 e 8
- Alguém mais fez como o Diego, Camila ou Henrique?
- Quem discorda da maneira como resolveram? Por quê?
- Estas retas apresentam os elementos solicitados?
- Existe apenas uma possibilidade para iniciar a reta ou várias? Explique?
- Alguém pode me contar com que número iniciou e por quê?
Slide 10
- Todas contemplam o que foi solicitado?
- Qual delas contempla o solicitado?
- Há mais de uma possibilidade correta?
- O que há de errado com a reta que não contempla o solicitado? Como podemos corrigí- la?
Materiais Complementares:
Resolução da Atividade Principal
Discussão da solução (slides 5 a 10)
Tempo sugerido: 12 minutos.
Orientação: Reproduza a reta numerada no quadro e peça para que os alunos compartilhem suas soluções. Escolha um aluno e depois chame outros alunos que você tenha percebido que encontraram diferentes possibilidades. Por fim, pergunte se alguém fez de outra maneira, caso positivo, peça também que apresente no quadro sua escolha. Depois, se possível, projete os slides solicitando que os alunos verifiquem se todas as soluções estão “corretas” e justifiquem, explicando de acordo com os critérios da atividade.
É importante instigar que os alunos tragam questionamentos e estratégias para esse momento da discussão.
Propósito: Estimular que os alunos compartilhem as estratégias utilizadas e verifiquem se há outras possibilidades.
Discuta com a turma:
Slide 6, 7 e 8
- Alguém mais fez como o Diego, Camila ou Henrique?
- Quem discorda da maneira como resolveram? Por quê?
- Estas retas apresentam os elementos solicitados?
- Existe apenas uma possibilidade para iniciar a reta ou várias? Explique?
- Alguém pode me contar com que número iniciou e por quê?
Slide 10
- Todas contemplam o que foi solicitado?
- Qual delas contempla o solicitado?
- Há mais de uma possibilidade correta?
- O que há de errado com a reta que não contempla o solicitado? Como podemos corrigí- la?
Discussão da solução (slides 5 a 10)
Tempo sugerido: 12 minutos.
Orientação: Reproduza a reta numerada no quadro e peça para que os alunos compartilhem suas soluções. Escolha um aluno e depois chame outros alunos que você tenha percebido que encontraram diferentes possibilidades. Por fim, pergunte se alguém fez de outra maneira, caso positivo, peça também que apresente no quadro sua escolha. Depois, se possível, projete os slides solicitando que os alunos verifiquem se todas as soluções estão “corretas” e justifiquem, explicando de acordo com os critérios da atividade.
É importante instigar que os alunos tragam questionamentos e estratégias para esse momento da discussão.
Propósito: Estimular que os alunos compartilhem as estratégias utilizadas e verifiquem se há outras possibilidades.
Discuta com a turma:
Slide 6, 7 e 8
- Alguém mais fez como o Diego, Camila ou Henrique?
- Quem discorda da maneira como resolveram? Por quê?
- Estas retas apresentam os elementos solicitados?
- Existe apenas uma possibilidade para iniciar a reta ou várias? Explique?
- Alguém pode me contar com que número iniciou e por quê?
Slide 10
- Todas contemplam o que foi solicitado?
- Qual delas contempla o solicitado?
- Há mais de uma possibilidade correta?
- O que há de errado com a reta que não contempla o solicitado? Como podemos corrigí- la?
Discussão da solução (slides 5 a 10)
Tempo sugerido: 12 minutos.
Orientação: Reproduza a reta numerada no quadro e peça para que os alunos compartilhem suas soluções. Escolha um aluno e depois chame outros alunos que você tenha percebido que encontraram diferentes possibilidades. Por fim, pergunte se alguém fez de outra maneira, caso positivo, peça também que apresente no quadro sua escolha. Depois, se possível, projete os slides solicitando que os alunos verifiquem se todas as soluções estão “corretas” e justifiquem, explicando de acordo com os critérios da atividade.
É importante instigar que os alunos tragam questionamentos e estratégias para esse momento da discussão.
Propósito: Estimular que os alunos compartilhem as estratégias utilizadas e verifiquem se há outras possibilidades.
Discuta com a turma:
Slide 6, 7 e 8
- Alguém mais fez como o Diego, Camila ou Henrique?
- Quem discorda da maneira como resolveram? Por quê?
- Estas retas apresentam os elementos solicitados?
- Existe apenas uma possibilidade para iniciar a reta ou várias? Explique?
- Alguém pode me contar com que número iniciou e por quê?
Slide 10
- Todas contemplam o que foi solicitado?
- Qual delas contempla o solicitado?
- Há mais de uma possibilidade correta?
- O que há de errado com a reta que não contempla o solicitado? Como podemos corrigí- la?
Discussão da solução (slides 5 a 10)
Tempo sugerido: 12 minutos.
Orientação: Reproduza a reta numerada no quadro e peça para que os alunos compartilhem suas soluções. Escolha um aluno e depois chame outros alunos que você tenha percebido que encontraram diferentes possibilidades. Por fim, pergunte se alguém fez de outra maneira, caso positivo, peça também que apresente no quadro sua escolha. Depois, se possível, projete os slides solicitando que os alunos verifiquem se todas as soluções estão “corretas” e justifiquem, explicando de acordo com os critérios da atividade.
É importante instigar que os alunos tragam questionamentos e estratégias para esse momento da discussão.
Propósito: Estimular que os alunos compartilhem as estratégias utilizadas e verifiquem se há outras possibilidades.
Discuta com a turma:
Slide 6, 7 e 8
- Alguém mais fez como o Diego, Camila ou Henrique?
- Quem discorda da maneira como resolveram? Por quê?
- Estas retas apresentam os elementos solicitados?
- Existe apenas uma possibilidade para iniciar a reta ou várias? Explique?
- Alguém pode me contar com que número iniciou e por quê?
Slide 10
- Todas contemplam o que foi solicitado?
- Qual delas contempla o solicitado?
- Há mais de uma possibilidade correta?
- O que há de errado com a reta que não contempla o solicitado? Como podemos corrigí- la?
Discussão da solução (slides 5 a 10)
Tempo sugerido: 12 minutos.
Orientação: Reproduza a reta numerada no quadro e peça para que os alunos compartilhem suas soluções. Escolha um aluno e depois chame outros alunos que você tenha percebido que encontraram diferentes possibilidades. Por fim, pergunte se alguém fez de outra maneira, caso positivo, peça também que apresente no quadro sua escolha. Depois, se possível, projete os slides solicitando que os alunos verifiquem se todas as soluções estão “corretas” e justifiquem, explicando de acordo com os critérios da atividade.
É importante instigar que os alunos tragam questionamentos e estratégias para esse momento da discussão.
Propósito: Estimular que os alunos compartilhem as estratégias utilizadas e verifiquem se há outras possibilidades.
Discuta com a turma:
Slide 6, 7 e 8
- Alguém mais fez como o Diego, Camila ou Henrique?
- Quem discorda da maneira como resolveram? Por quê?
- Estas retas apresentam os elementos solicitados?
- Existe apenas uma possibilidade para iniciar a reta ou várias? Explique?
- Alguém pode me contar com que número iniciou e por quê?
Slide 10
- Todas contemplam o que foi solicitado?
- Qual delas contempla o solicitado?
- Há mais de uma possibilidade correta?
- O que há de errado com a reta que não contempla o solicitado? Como podemos corrigí- la?
Encerramento
Tempo Sugerido: 3 minutos.
Orientação: Para sintetizar a aprendizagem da aula, leia o slide com os alunos ou escreva o seu conteúdo no quadro, enfatizando as características dos deslocamentos em uma reta numerada. Você pode pedir que registrem essa aprendizagem no caderno.
Propósito: Sintetizar a aprendizagem da aula
Discuta com a turma:
- Vamos registrar o que aprendemos hoje?
- Quem pode me dizer algo?
Raio X
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade, resolvendo-a. Em seguida, realize uma reflexão coletiva, peça para que um aluno explique como encontrou sua solução. Você pode nesse momento também, apresentar uma solução errada. Peça que observem essa solução e encontrem porque houve um erro.
Propósito: Espera-se que o aluno perceba a regularidade da reta numérica bem como sua utilização.
Discuta com a turma:
- Quais foram os números encontrados?
- Esses números são maiores que os estão imediatamente à sua esquerda?
Materiais Complementares: