Atividade principal
Plano de Aula
Plano de aula: Analisando a reta numerada
Plano 3 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Números e operações na reta numerada
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autora: Hévila Costa dos Santos Candido
Mentora: Gilne Gardesani Fernandez
Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas
Habilidade da BNCC
(EF03MA04) Estabelecer a relação entre números naturais e pontos da reta numérica para utilizá-la na ordenação dos números naturais e também na construção de fatos da adição e da subtração, relacionando-os com deslocamentos para a direita ou para a esquerda.
Objetivos específicos
Interpretar e representar na reta numérica os números naturais até 9 999.
Conceito-chave
Compreensão e localização na reta numerada.
Recursos necessários
- Lápis,
- Borracha,
- Caderno,
- Atividades Impressas (ou escritas no quadro).
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
Interpretar e representar na reta numérica os números naturais até 9 999.
Resumo da aula
Orientações: Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma. Esse momento é importante para que você coloque para sua turma o que espera que aprendam na aula.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Retomada
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientação: Desenhe a reta numerada no quadro, faça um cartaz ou projete-a. Leia a comanda. Reserve um tempo para que discutam com um colega. Após esse momento, peça que socializem suas conclusões com a turma.
Propósito: Retomar os conhecimentos em relação a reta numerada.
Discuta com a turma:
- Qual é o intervalo da reta?
- Como você chegou a essa conclusão?
- Você concorda com a escolha desses números? Explique por quê?
- Você trocaria algum número dela? Por quê?
Resolução: O intervalo da reta é de 10 em 10, portanto os números que vêm depois de 1 530 seriam 1 540 e 1 550.
Atividade principal
Tempo sugerido: 18 minutos.
Orientação: Entregue a comanda para cada criança, passe no quadro ou projete. Solicite que realizem uma leitura silenciosa. Na sequência, faça uma leitura em voz alta, peça para que algum aluno explique a comanda para esclarecer possíveis dúvidas. Nesse primeiro momento, disponibilize um tempo para que os alunos reflitam individualmente sobre o problema e observe como os alunos desenvolvem sua atividade. Em seguida, peça que comparem e discutam suas estratégias com um colega. Circule pela sala e observe o trabalho das duplas fazendo intervenções. Você pode solicitar para as duplas que realizarem com mais facilidade a atividade pensar em outras soluções ou desafiá-los com um outro critério com relação, por exemplo ao intervalo entre os pontos da reta.
Propósito: Resolver uma situação representando os números na reta numerada
Discuta com a turma:
- Como você iniciaria a resolução dessa situação? Por quê?
- O que precisa considerar para escolher os números?
Materiais Complementares:
Discussão da solução (slides 5 a 10)
Tempo sugerido: 12 minutos.
Orientação: Reproduza a reta numerada no quadro e peça para que os alunos compartilhem suas soluções. Escolha um aluno e depois chame outros alunos que você tenha percebido que encontraram diferentes possibilidades. Por fim, pergunte se alguém fez de outra maneira, caso positivo, peça também que apresente no quadro sua escolha. Depois, se possível, projete os slides solicitando que os alunos verifiquem se todas as soluções estão “corretas” e justifiquem, explicando de acordo com os critérios da atividade.
É importante instigar que os alunos tragam questionamentos e estratégias para esse momento da discussão.
Propósito: Estimular que os alunos compartilhem as estratégias utilizadas e verifiquem se há outras possibilidades.
Discuta com a turma:
Slide 6, 7 e 8
- Alguém mais fez como o Diego, Camila ou Henrique?
- Quem discorda da maneira como resolveram? Por quê?
- Estas retas apresentam os elementos solicitados?
- Existe apenas uma possibilidade para iniciar a reta ou várias? Explique?
- Alguém pode me contar com que número iniciou e por quê?
Slide 10
- Todas contemplam o que foi solicitado?
- Qual delas contempla o solicitado?
- Há mais de uma possibilidade correta?
- O que há de errado com a reta que não contempla o solicitado? Como podemos corrigí- la?
Materiais Complementares:
Resolução da Atividade Principal
Discussão da solução (slides 5 a 10)
Tempo sugerido: 12 minutos.
Orientação: Reproduza a reta numerada no quadro e peça para que os alunos compartilhem suas soluções. Escolha um aluno e depois chame outros alunos que você tenha percebido que encontraram diferentes possibilidades. Por fim, pergunte se alguém fez de outra maneira, caso positivo, peça também que apresente no quadro sua escolha. Depois, se possível, projete os slides solicitando que os alunos verifiquem se todas as soluções estão “corretas” e justifiquem, explicando de acordo com os critérios da atividade.
É importante instigar que os alunos tragam questionamentos e estratégias para esse momento da discussão.
Propósito: Estimular que os alunos compartilhem as estratégias utilizadas e verifiquem se há outras possibilidades.
Discuta com a turma:
Slide 6, 7 e 8
- Alguém mais fez como o Diego, Camila ou Henrique?
- Quem discorda da maneira como resolveram? Por quê?
- Estas retas apresentam os elementos solicitados?
- Existe apenas uma possibilidade para iniciar a reta ou várias? Explique?
- Alguém pode me contar com que número iniciou e por quê?
Slide 10
- Todas contemplam o que foi solicitado?
- Qual delas contempla o solicitado?
- Há mais de uma possibilidade correta?
- O que há de errado com a reta que não contempla o solicitado? Como podemos corrigí- la?
Discussão da solução (slides 5 a 10)
Tempo sugerido: 12 minutos.
Orientação: Reproduza a reta numerada no quadro e peça para que os alunos compartilhem suas soluções. Escolha um aluno e depois chame outros alunos que você tenha percebido que encontraram diferentes possibilidades. Por fim, pergunte se alguém fez de outra maneira, caso positivo, peça também que apresente no quadro sua escolha. Depois, se possível, projete os slides solicitando que os alunos verifiquem se todas as soluções estão “corretas” e justifiquem, explicando de acordo com os critérios da atividade.
É importante instigar que os alunos tragam questionamentos e estratégias para esse momento da discussão.
Propósito: Estimular que os alunos compartilhem as estratégias utilizadas e verifiquem se há outras possibilidades.
Discuta com a turma:
Slide 6, 7 e 8
- Alguém mais fez como o Diego, Camila ou Henrique?
- Quem discorda da maneira como resolveram? Por quê?
- Estas retas apresentam os elementos solicitados?
- Existe apenas uma possibilidade para iniciar a reta ou várias? Explique?
- Alguém pode me contar com que número iniciou e por quê?
Slide 10
- Todas contemplam o que foi solicitado?
- Qual delas contempla o solicitado?
- Há mais de uma possibilidade correta?
- O que há de errado com a reta que não contempla o solicitado? Como podemos corrigí- la?
Discussão da solução (slides 5 a 10)
Tempo sugerido: 12 minutos.
Orientação: Reproduza a reta numerada no quadro e peça para que os alunos compartilhem suas soluções. Escolha um aluno e depois chame outros alunos que você tenha percebido que encontraram diferentes possibilidades. Por fim, pergunte se alguém fez de outra maneira, caso positivo, peça também que apresente no quadro sua escolha. Depois, se possível, projete os slides solicitando que os alunos verifiquem se todas as soluções estão “corretas” e justifiquem, explicando de acordo com os critérios da atividade.
É importante instigar que os alunos tragam questionamentos e estratégias para esse momento da discussão.
Propósito: Estimular que os alunos compartilhem as estratégias utilizadas e verifiquem se há outras possibilidades.
Discuta com a turma:
Slide 6, 7 e 8
- Alguém mais fez como o Diego, Camila ou Henrique?
- Quem discorda da maneira como resolveram? Por quê?
- Estas retas apresentam os elementos solicitados?
- Existe apenas uma possibilidade para iniciar a reta ou várias? Explique?
- Alguém pode me contar com que número iniciou e por quê?
Slide 10
- Todas contemplam o que foi solicitado?
- Qual delas contempla o solicitado?
- Há mais de uma possibilidade correta?
- O que há de errado com a reta que não contempla o solicitado? Como podemos corrigí- la?
Discussão da solução (slides 5 a 10)
Tempo sugerido: 12 minutos.
Orientação: Reproduza a reta numerada no quadro e peça para que os alunos compartilhem suas soluções. Escolha um aluno e depois chame outros alunos que você tenha percebido que encontraram diferentes possibilidades. Por fim, pergunte se alguém fez de outra maneira, caso positivo, peça também que apresente no quadro sua escolha. Depois, se possível, projete os slides solicitando que os alunos verifiquem se todas as soluções estão “corretas” e justifiquem, explicando de acordo com os critérios da atividade.
É importante instigar que os alunos tragam questionamentos e estratégias para esse momento da discussão.
Propósito: Estimular que os alunos compartilhem as estratégias utilizadas e verifiquem se há outras possibilidades.
Discuta com a turma:
Slide 6, 7 e 8
- Alguém mais fez como o Diego, Camila ou Henrique?
- Quem discorda da maneira como resolveram? Por quê?
- Estas retas apresentam os elementos solicitados?
- Existe apenas uma possibilidade para iniciar a reta ou várias? Explique?
- Alguém pode me contar com que número iniciou e por quê?
Slide 10
- Todas contemplam o que foi solicitado?
- Qual delas contempla o solicitado?
- Há mais de uma possibilidade correta?
- O que há de errado com a reta que não contempla o solicitado? Como podemos corrigí- la?
Discussão da solução (slides 5 a 10)
Tempo sugerido: 12 minutos.
Orientação: Reproduza a reta numerada no quadro e peça para que os alunos compartilhem suas soluções. Escolha um aluno e depois chame outros alunos que você tenha percebido que encontraram diferentes possibilidades. Por fim, pergunte se alguém fez de outra maneira, caso positivo, peça também que apresente no quadro sua escolha. Depois, se possível, projete os slides solicitando que os alunos verifiquem se todas as soluções estão “corretas” e justifiquem, explicando de acordo com os critérios da atividade.
É importante instigar que os alunos tragam questionamentos e estratégias para esse momento da discussão.
Propósito: Estimular que os alunos compartilhem as estratégias utilizadas e verifiquem se há outras possibilidades.
Discuta com a turma:
Slide 6, 7 e 8
- Alguém mais fez como o Diego, Camila ou Henrique?
- Quem discorda da maneira como resolveram? Por quê?
- Estas retas apresentam os elementos solicitados?
- Existe apenas uma possibilidade para iniciar a reta ou várias? Explique?
- Alguém pode me contar com que número iniciou e por quê?
Slide 10
- Todas contemplam o que foi solicitado?
- Qual delas contempla o solicitado?
- Há mais de uma possibilidade correta?
- O que há de errado com a reta que não contempla o solicitado? Como podemos corrigí- la?
Encerramento
Tempo Sugerido: 3 minutos.
Orientação: Para sintetizar a aprendizagem da aula, leia o slide com os alunos ou escreva o seu conteúdo no quadro, enfatizando as características dos deslocamentos em uma reta numerada. Você pode pedir que registrem essa aprendizagem no caderno.
Propósito: Sintetizar a aprendizagem da aula
Discuta com a turma:
- Vamos registrar o que aprendemos hoje?
- Quem pode me dizer algo?
Raio X
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade, resolvendo-a. Em seguida, realize uma reflexão coletiva, peça para que um aluno explique como encontrou sua solução. Você pode nesse momento também, apresentar uma solução errada. Peça que observem essa solução e encontrem porque houve um erro.
Propósito: Espera-se que o aluno perceba a regularidade da reta numérica bem como sua utilização.
Discuta com a turma:
- Quais foram os números encontrados?
- Esses números são maiores que os estão imediatamente à sua esquerda?
Materiais Complementares:
Para os alunos
Para o professor
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
MAT3_03NUM03
Recursos
- Necessários: estojo, papel ou caderno do aluno para que faça as anotações pertinentes.
Algum meio de comunicação com alunos: Zoom, Meet, WhatsApp, e-mail ou impressão.
Régua para desenhar a reta numerada.
- Opcionais:
Jogo: Completando os números
Jogo: Piñata fever
Artigo Reta Numerada
Celular, computador ou tablet
Para este plano, foque na etapa da Atividade principal e na discussão das soluções.
Atividade principal
Nesta atividade principal os alunos vão compreender como desenhar uma reta numerada e como utilizá-la, portanto, os alunos precisam ter acesso ao slide com a situação problema, principalmente a reta numerada e uma régua para medir os intervalos. Se você estiver em uma aula síncrona (Zoom, Meet…), pode apresentar o slide para os alunos e deixar que eles leiam a situação problema e a copiem no caderno, principalmente a reta numerada e o enunciado. Caso não tenha Internet, você pode fotografar ou tirar um print da tela dos slides e compartilhar com os alunos via WhatsApp ou e-mail. Eles também devem copiar a reta numerada e o enunciado no caderno. Chame atenção para o uso da régua para medir a distância entre os ponto da reta. Os alunos primeiramente devem fazer a leitura e tentar resolver a situação individualmente, portanto, pode dar um tempo para que trabalhem com ela antes de abrir as discussões. Entretanto, você pode escrever os questionamentos para que tenham um guia:
- Como você iniciaria a resolução dessa situação? Por quê?
- O que precisa considerar para escolher os números?
Depois, peça que compartilhem com um colega ou pequenos grupos as suas estratégias e conclusões via WhatsApp. Você pode formar esses grupos que podem ser fixos e estabelecidos previamente, dessa forma, eles já saberão em que grupo entrar quando forem discutir as soluções. Você deve fazer parte de todos eles para monitorar se as discussões estão sendo produtivas. Caso não consiga fazer os grupos, trabalhe as discussões com o grande grupo. Os alunos poderão disponibilizar suas conclusões via texto, fotografia ou áudio. Os colegas podem ir complementando, concordando, discordando ou apresentando novas soluções para o que foi colocado. Peça que os alunos compartilhem fotografias de sua reta numerada para que você cheque se a realizaram obedecendo ao espaçamento entre um número e outro.
Discussão das soluções
A discussão das soluções desta atividade é bastante interessante porque irá mostrar como três alunos (personagens) resolveram a mesma situação que foi proposta a eles. Para a discussão das soluções, você pode compartilhar o slide 10 ou fotografar o slide e compartilhar via WhatsApp ou outro meio de interação com o aluno que você esteja utilizando. Você pode pedir que eles descubram se os alunos atenderam ou não a situação que foi proposta. Você pode escrever alguns questionamentos para guiar a discussão:
- Todas contemplam o que foi solicitado?
- Qual delas contempla o solicitado?
- Há mais de uma possibilidade correta?
- O que há de errado com a reta que não contempla o solicitado? Como podemos corrigi-la?
Os alunos podem escrever, ou enviar áudios respondendo ou comentando as soluções encontradas pelos alunos do slide.
Encerramento
Conclua a aula com o slide ou com o que está escrito no encerramento para que os alunos copiem no caderno como forma de anotação para consultas posteriores.
Raio X
A atividade do Raio X pode ser usada como tarefa de casa ou como avaliação da aula. Envie e faça a discussão da mesma forma que fez com a atividade principal. Lembre-se também que há atividades complementares que podem ser enviadas para os alunos como atividades de fixação ou sistematização.
Convite às famílias
É interessante que os alunos envolvam as pessoas que estão ao seu redor em suas atividades escolares, mas devemos considerar que algumas vezes essas pessoas não poderão deixar seus afazeres e trabalhos para ajudá-los. Uma forma de envolvimento da família com os alunos nesta atividade é que lancem desafios uns aos outros utilizando a reta numerada ou através de jogos online como os indicados.
A leitura do artigo Reta Numerada também pode ser interessante para que leiam e discutam a forma de realizar uma reta numerada em família.
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autora: Hévila Costa dos Santos Candido
Mentora: Gilne Gardesani Fernandez
Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas
Habilidade da BNCC
(EF03MA04) Estabelecer a relação entre números naturais e pontos da reta numérica para utilizá-la na ordenação dos números naturais e também na construção de fatos da adição e da subtração, relacionando-os com deslocamentos para a direita ou para a esquerda.
Objetivos específicos
Interpretar e representar na reta numérica os números naturais até 9 999.
Conceito-chave
Compreensão e localização na reta numerada.
Recursos necessários
- Lápis,
- Borracha,
- Caderno,
- Atividades Impressas (ou escritas no quadro).