Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a décima quinta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Artigo de Divulgação Científica e no campo de atuação das práticas de estudos e pesquisa. A aula faz parte do módulo de Análise linguística e semiótica.
Materiais necessários: Cópias dos textos disponíveis em Materiais Complementares e, se possível, projetor de slides; textos produzidos na aula 14; cartolina. Professor, caso você não esteja utilizando esse plano em sequência, para realizar essa aula, é necessário que os estudantes tenham feito um esboço de um artigo de divulgação científica previamente.
Informações sobre o gênero: O texto de divulgação científica é destinado à publicização do saber científico em uma linguagem mais didática e informativa. Agrega características tanto da esfera científica quanto jornalística. Da primeira, herda a impessoalidade, o uso de termos técnicos e a objetividade; já da segunda, carrega uma linguagem mais simples, elementos informacionais e didáticos, para se adequar a um público mais amplo e que não pertence à academia científica.
Dificuldades antecipadas: Falta de domínio das ferramentas e seus usos na publicação online de textos; falta de atenção ao registro adequado para situações públicas de escrita formal, mesmo em ambiente virtual.
Referências sobre o assunto:
BRANDÃO, Helena Nagamine. Gêneros do discurso na escola: mito, conto, cordel, discurso político, divulgação científica. São Paulo: Cortez, 2000.
FURTADO, Viviane. Gênero artigo de divulgação científica. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/rir/article/view/37109
GIERING, Maria Eduarda. Gênero artigo de divulgação científica para crianças Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/index.php/INV/article/view/1456
GRILLO, Sheila. Divulgação científica: linguagens, esferas e gêneros. Disponível em: www.teses.usp.br/teses/disponiveis/.../8/tde.../2013_SheilaVieiraDeCamargoGrillo.pdf
LEIBRUDER. Ana Paula. O discurso de divulgação científica. São PAulo: Cortez, 2000.
Tema da aula
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações:
- Nesse momento, é importante dialogar com os alunos sobre a necessidade de se publicar os textos produzidos em sala. O compartilhamento é uma forma de mostrar aos demais aquilo que foi pensado e produzido de forma conjunta pela turma.
- Professor, você pode perguntar aos alunos também se eles acreditam ser importante, incentivador, o ato de apresentar os textos à comunidade.
Introdução
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
- Organize a turma nos mesmos grupos da aula anterior.
- Peça para que as equipes troquem de textos produzidos anteriormente para fazer uma revisão. Nessa revisão, deverão ser sugeridas mudanças caso haja problemas de ordem textual, informativa, organizacional e de compreensão. Destine para isso 5 minutos, no máximo.
- Instrua os alunos a revisarem os textos produzidos por eles e revisados por outros colegas;
- Assim, eles poderão analisar os pontos em que tiveram algum problema e, com o auxílio do professor, fazer os ajustes necessários para a publicação;
- Peça para que leiam os textos finalizados e que se disponham a digitar o Artigo em computador ou produzir pequenos painéis em que seja possível ler o material produzido;
- Caso a escola disponibilize de computadores com acesso à internet, leve-os até a sala de informática e destine o tempo de desenvolvimento para essa tarefa. Caso não, use cartolinas ou papéis mais duráveis para que eles possam realizar a confecção dos painéis.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações:
- Destine o tempo do desenvolvimento para a construção dos textos, seja em versão digital ou em papel.
- No caso do uso de gráficos, das tabelas, etc, é importante que, se se fizer uso de computador, os alunos sejam auxiliados pelo responsável pela sala de informática para produzir esses recursos.
- No caso da produção de painéis, atente para a organização adequada das informações, assim como dos recursos visuais possíveis de aparecer na produção.
Fechamento
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações:
- Caso os textos tenham sido produzidos para o blog, peça para que eles compartilhem em suas próprias redes sociais o que foi produzido, incentivando sempre os amigo a ler a tecer comentários sobre a produção;
- Caso a atividade tenha sido finalizada em painéis ou murais, organize para que os estudantes exponham-no, assim, em outro momento, as demais turmas podem fazer visitas e leituras às produções dos alunos.