15701
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 9º ano > Produção de textos

Plano de aula - A publicação do Artigo de Divulgação Científica

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 9º ano do Fundamental sobre publicação de artigos científicos

Plano 15 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Daniel Loureiro Gomes

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a décima quinta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Artigo de Divulgação Científica e no campo de atuação das práticas de estudos e pesquisa. A aula faz parte do módulo de Análise linguística e semiótica.

Materiais necessários: Cópias dos textos disponíveis em Materiais Complementares e, se possível, projetor de slides; textos produzidos na aula 14; cartolina. Professor, caso você não esteja utilizando esse plano em sequência, para realizar essa aula, é necessário que os estudantes tenham feito um esboço de um artigo de divulgação científica previamente.

Informações sobre o gênero: O texto de divulgação científica é destinado à publicização do saber científico em uma linguagem mais didática e informativa. Agrega características tanto da esfera científica quanto jornalística. Da primeira, herda a impessoalidade, o uso de termos técnicos e a objetividade; já da segunda, carrega uma linguagem mais simples, elementos informacionais e didáticos, para se adequar a um público mais amplo e que não pertence à academia científica.

Dificuldades antecipadas: Falta de domínio das ferramentas e seus usos na publicação online de textos; falta de atenção ao registro adequado para situações públicas de escrita formal, mesmo em ambiente virtual.

Referências sobre o assunto:

BRANDÃO, Helena Nagamine. Gêneros do discurso na escola: mito, conto, cordel, discurso político, divulgação científica. São Paulo: Cortez, 2000.

FURTADO, Viviane. Gênero artigo de divulgação científica. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/rir/article/view/37109

GIERING, Maria Eduarda. Gênero artigo de divulgação científica para crianças Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/index.php/INV/article/view/1456

GRILLO, Sheila. Divulgação científica: linguagens, esferas e gêneros. Disponível em: www.teses.usp.br/teses/disponiveis/.../8/tde.../2013_SheilaVieiraDeCamargoGrillo.pdf

LEIBRUDER. Ana Paula. O discurso de divulgação científica. São PAulo: Cortez, 2000.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Nesse momento, é importante dialogar com os alunos sobre a necessidade de se publicar os textos produzidos em sala. O compartilhamento é uma forma de mostrar aos demais aquilo que foi pensado e produzido de forma conjunta pela turma.
  • Professor, você pode perguntar aos alunos também se eles acreditam ser importante, incentivador, o ato de apresentar os textos à comunidade.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Organize a turma nos mesmos grupos da aula anterior.
  • Peça para que as equipes troquem de textos produzidos anteriormente para fazer uma revisão. Nessa revisão, deverão ser sugeridas mudanças caso haja problemas de ordem textual, informativa, organizacional e de compreensão. Destine para isso 5 minutos, no máximo.
  • Instrua os alunos a revisarem os textos produzidos por eles e revisados por outros colegas;
  • Assim, eles poderão analisar os pontos em que tiveram algum problema e, com o auxílio do professor, fazer os ajustes necessários para a publicação;
  • Peça para que leiam os textos finalizados e que se disponham a digitar o Artigo em computador ou produzir pequenos painéis em que seja possível ler o material produzido;
  • Caso a escola disponibilize de computadores com acesso à internet, leve-os até a sala de informática e destine o tempo de desenvolvimento para essa tarefa. Caso não, use cartolinas ou papéis mais duráveis para que eles possam realizar a confecção dos painéis.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Destine o tempo do desenvolvimento para a construção dos textos, seja em versão digital ou em papel.
  • No caso do uso de gráficos, das tabelas, etc, é importante que, se se fizer uso de computador, os alunos sejam auxiliados pelo responsável pela sala de informática para produzir esses recursos.
  • No caso da produção de painéis, atente para a organização adequada das informações, assim como dos recursos visuais possíveis de aparecer na produção.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Caso os textos tenham sido produzidos para o blog, peça para que eles compartilhem em suas próprias redes sociais o que foi produzido, incentivando sempre os amigo a ler a tecer comentários sobre a produção;
  • Caso a atividade tenha sido finalizada em painéis ou murais, organize para que os estudantes exponham-no, assim, em outro momento, as demais turmas podem fazer visitas e leituras às produções dos alunos.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a décima quinta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Artigo de Divulgação Científica e no campo de atuação das práticas de estudos e pesquisa. A aula faz parte do módulo de Análise linguística e semiótica.

Materiais necessários: Cópias dos textos disponíveis em Materiais Complementares e, se possível, projetor de slides; textos produzidos na aula 14; cartolina. Professor, caso você não esteja utilizando esse plano em sequência, para realizar essa aula, é necessário que os estudantes tenham feito um esboço de um artigo de divulgação científica previamente.

Informações sobre o gênero: O texto de divulgação científica é destinado à publicização do saber científico em uma linguagem mais didática e informativa. Agrega características tanto da esfera científica quanto jornalística. Da primeira, herda a impessoalidade, o uso de termos técnicos e a objetividade; já da segunda, carrega uma linguagem mais simples, elementos informacionais e didáticos, para se adequar a um público mais amplo e que não pertence à academia científica.

Dificuldades antecipadas: Falta de domínio das ferramentas e seus usos na publicação online de textos; falta de atenção ao registro adequado para situações públicas de escrita formal, mesmo em ambiente virtual.

Referências sobre o assunto:

BRANDÃO, Helena Nagamine. Gêneros do discurso na escola: mito, conto, cordel, discurso político, divulgação científica. São Paulo: Cortez, 2000.

FURTADO, Viviane. Gênero artigo de divulgação científica. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/rir/article/view/37109

GIERING, Maria Eduarda. Gênero artigo de divulgação científica para crianças Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/index.php/INV/article/view/1456

GRILLO, Sheila. Divulgação científica: linguagens, esferas e gêneros. Disponível em: www.teses.usp.br/teses/disponiveis/.../8/tde.../2013_SheilaVieiraDeCamargoGrillo.pdf

LEIBRUDER. Ana Paula. O discurso de divulgação científica. São PAulo: Cortez, 2000.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Nesse momento, é importante dialogar com os alunos sobre a necessidade de se publicar os textos produzidos em sala. O compartilhamento é uma forma de mostrar aos demais aquilo que foi pensado e produzido de forma conjunta pela turma.
  • Professor, você pode perguntar aos alunos também se eles acreditam ser importante, incentivador, o ato de apresentar os textos à comunidade.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Organize a turma nos mesmos grupos da aula anterior.
  • Peça para que as equipes troquem de textos produzidos anteriormente para fazer uma revisão. Nessa revisão, deverão ser sugeridas mudanças caso haja problemas de ordem textual, informativa, organizacional e de compreensão. Destine para isso 5 minutos, no máximo.
  • Instrua os alunos a revisarem os textos produzidos por eles e revisados por outros colegas;
  • Assim, eles poderão analisar os pontos em que tiveram algum problema e, com o auxílio do professor, fazer os ajustes necessários para a publicação;
  • Peça para que leiam os textos finalizados e que se disponham a digitar o Artigo em computador ou produzir pequenos painéis em que seja possível ler o material produzido;
  • Caso a escola disponibilize de computadores com acesso à internet, leve-os até a sala de informática e destine o tempo de desenvolvimento para essa tarefa. Caso não, use cartolinas ou papéis mais duráveis para que eles possam realizar a confecção dos painéis.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Destine o tempo do desenvolvimento para a construção dos textos, seja em versão digital ou em papel.
  • No caso do uso de gráficos, das tabelas, etc, é importante que, se se fizer uso de computador, os alunos sejam auxiliados pelo responsável pela sala de informática para produzir esses recursos.
  • No caso da produção de painéis, atente para a organização adequada das informações, assim como dos recursos visuais possíveis de aparecer na produção.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Caso os textos tenham sido produzidos para o blog, peça para que eles compartilhem em suas próprias redes sociais o que foi produzido, incentivando sempre os amigo a ler a tecer comentários sobre a produção;
  • Caso a atividade tenha sido finalizada em painéis ou murais, organize para que os estudantes exponham-no, assim, em outro momento, as demais turmas podem fazer visitas e leituras às produções dos alunos.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Produção de textos do 9º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 9º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF69LP04 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF69LP36 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano