Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias).
- Opcionais: canais para aulas online, como o Google Meet ou o Zoom (veja como usá-lo no tutorial disponível aqui).
Tema
Envie, por WhatsApp ou por outro canal de comunicação, um vídeo dirigido aos alunos. Nessa comunicação, apresente o tema da aula, conforme o slide Tema do plano de aula. Para a realização desta aula de produção, é necessário que os alunos tenham realizado as etapas do plano de aula 13 desta sequência de atividades.
Introdução
Em um áudio, peça que os alunos se organizem em grupos (mesmos grupos formados anteriormente, na execução do plano de aula 13) para que discutam em conjunto, em um grupo de WhatsApp. Ainda no áudio destinado a eles, peça que um aluno de cada grupo relacione, em um áudio a ser enviado ao WhatsApp da turma, os materiais pesquisados (notícia, reportagens, artigos etc.) para a produção do artigo.
Desenvolvimento
Envie aos alunos, por áudio, uma nova orientação: peça que eles iniciem, de forma colaborativa, a produção do artigo científico, considerando o que planejaram na aula passada. Para isso, oriente que os grupos façam os seus textos por meio do Google Docs, ferramenta na qual todos do grupo podem redigir, editar e acompanhar a escrita em tempo real (juntamente com o professor, que pode deixar comentários no texto e verificar o processo de produção também em tempo real, de forma simultânea).
Fechamento
Para fechar, em um áudio ou por escrito, solicite que um aluno de cada grupo envie um arquivo de áudio ao grupo de WhatsApp da turma lendo o texto produzido. Oriente que os colegas, ao ouvir cada texto, façam apontamentos sobre o que eles gostaram e o que poderia ser feito para melhorá-lo, iniciando uma breve discussão. Deixe, ao final, algumas sugestões gerais para aprimorar os textos dos alunos: o uso de estatísticas, tabelas, gráficos, o uso de citações de autoridade etc. Se for possível, faça um momento síncrono com os alunos, para que apresentem, em tempo real, os seus textos. Peça, por fim, que os alunos revejam os seus textos e, se necessário, reescrevam-nos, de acordo com as sugestões do professor e dos colegas.
Convite às famílias
A família pode auxiliar revisando os textos produzidos, verificando se estão de acordo com as exigências da aula. Além disso, convide as famílias a ler os textos feitos para verificar se a linguagem utilizada em cada artigo está simples a ponto de que qualquer pessoa (mesmo aquela que não trabalha no ramo da informação, do conhecimento e da ciência) consiga entender.