15700
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 9º ano > Produção de textos

Plano de aula - Produção e revisão de Artigo de Divulgação Científica

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 9º ano do Fundamental sobre produção e revisão de artigo científico

Plano 14 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Daniel Loureiro Gomes

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a décima quarta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Artigo de Divulgação Científica e no campo de atuação das práticas de estudos e pesquisa. A aula faz parte do módulo de Análise linguística e semiótica.

Materiais necessários: Cópias dos textos disponíveis em Materiais Complementares e, se possível, projetor de slides.

Informações sobre o gênero: O texto de divulgação científica é destinado à publicização do saber científico em uma linguagem mais didática e informativa. Agrega características tanto da esfera científica quanto jornalística. Da primeira, herda a impessoalidade, o uso de termos técnicos e a objetividade; já da segunda, carrega uma linguagem mais simples, elementos informacionais e didáticos, para se adequar a um público mais amplo e que não pertence à academia científica.

Dificuldades antecipadas: Ausência de repertório vocabular adequado para a produção de textos do campo científico; Leitura inadequada a partir de dados em gráficos, tabelas, etc para retextualizá-los em linguagem apenas verbal ou vice-versa.

Referências sobre o assunto:

BRANDÃO, Helena Nagamine. Gêneros do discurso na escola: mito, conto, cordel, discurso político, divulgação científica. São Paulo: Cortez, 2000.

FURTADO, Viviane. Gênero artigo de divulgação científica. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/rir/article/view/37109

GIERING, Maria Eduarda. Gênero artigo de divulgação científica para crianças Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/index.php/INV/article/view/1456

GRILLO, Sheila. Divulgação científica: linguagens, esferas e gêneros. Disponível em: www.teses.usp.br/teses/disponiveis/.../8/tde.../2013_SheilaVieiraDeCamargoGrillo.pdf

LEIBRUDER. Ana Paula. O discurso de divulgação científica. São PAulo: Cortez, 2000.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações:

  • Inicie a aula dizendo aos alunos que atividade será centralizada na produção escrita de texto de divulgação científica. Para isso, você deverá ter solicitado anteriormente uma pesquisa sobre um tema de curiosidade da equipe, trazendo dados, informações, opiniões, etc que auxiliem na construção do texto.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações:

  • Forme trios na turma para que a produção seja pensada coletivamente;
  • Peça para que os alunos relacionem os materiais trazidos para a produção do artigo e anote no quadro o que for dito por eles. Algumas das respostas poderão ser artigos de divulgação, matérias de jornais, revistas, vídeos, dados de sites diversos, diagramas, esquemas, infográficos etc.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 26 minutos

Orientações:

  • Após anotar no quadro os dados trazidos, destine o tempo do desenvolvimento para a elaboração de no máximo dois parágrafos do artigo, respeitando os elementos previamente solicitados, como linguagem simples, mas com a devida formalidade, dados trazidos por especialistas, detalhes de pesquisa, números etc. que deem ao texto a carga de verdade enquanto texto de ciência.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos

Orientações:

  • Ao fim do tempo, peça para que as equipes leiam seus textos em voz alta;
  • Professor, destaque os pontos positivos dos textos, incentivando, assim, a melhoria da escrita da turma.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a décima quarta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Artigo de Divulgação Científica e no campo de atuação das práticas de estudos e pesquisa. A aula faz parte do módulo de Análise linguística e semiótica.

Materiais necessários: Cópias dos textos disponíveis em Materiais Complementares e, se possível, projetor de slides.

Informações sobre o gênero: O texto de divulgação científica é destinado à publicização do saber científico em uma linguagem mais didática e informativa. Agrega características tanto da esfera científica quanto jornalística. Da primeira, herda a impessoalidade, o uso de termos técnicos e a objetividade; já da segunda, carrega uma linguagem mais simples, elementos informacionais e didáticos, para se adequar a um público mais amplo e que não pertence à academia científica.

Dificuldades antecipadas: Ausência de repertório vocabular adequado para a produção de textos do campo científico; Leitura inadequada a partir de dados em gráficos, tabelas, etc para retextualizá-los em linguagem apenas verbal ou vice-versa.

Referências sobre o assunto:

BRANDÃO, Helena Nagamine. Gêneros do discurso na escola: mito, conto, cordel, discurso político, divulgação científica. São Paulo: Cortez, 2000.

FURTADO, Viviane. Gênero artigo de divulgação científica. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/rir/article/view/37109

GIERING, Maria Eduarda. Gênero artigo de divulgação científica para crianças Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/index.php/INV/article/view/1456

GRILLO, Sheila. Divulgação científica: linguagens, esferas e gêneros. Disponível em: www.teses.usp.br/teses/disponiveis/.../8/tde.../2013_SheilaVieiraDeCamargoGrillo.pdf

LEIBRUDER. Ana Paula. O discurso de divulgação científica. São PAulo: Cortez, 2000.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações:

  • Inicie a aula dizendo aos alunos que atividade será centralizada na produção escrita de texto de divulgação científica. Para isso, você deverá ter solicitado anteriormente uma pesquisa sobre um tema de curiosidade da equipe, trazendo dados, informações, opiniões, etc que auxiliem na construção do texto.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações:

  • Forme trios na turma para que a produção seja pensada coletivamente;
  • Peça para que os alunos relacionem os materiais trazidos para a produção do artigo e anote no quadro o que for dito por eles. Algumas das respostas poderão ser artigos de divulgação, matérias de jornais, revistas, vídeos, dados de sites diversos, diagramas, esquemas, infográficos etc.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 26 minutos

Orientações:

  • Após anotar no quadro os dados trazidos, destine o tempo do desenvolvimento para a elaboração de no máximo dois parágrafos do artigo, respeitando os elementos previamente solicitados, como linguagem simples, mas com a devida formalidade, dados trazidos por especialistas, detalhes de pesquisa, números etc. que deem ao texto a carga de verdade enquanto texto de ciência.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos

Orientações:

  • Ao fim do tempo, peça para que as equipes leiam seus textos em voz alta;
  • Professor, destaque os pontos positivos dos textos, incentivando, assim, a melhoria da escrita da turma.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Produção de textos do 9º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 9º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF69LP36 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano