Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a décima quarta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Artigo de Divulgação Científica e no campo de atuação das práticas de estudos e pesquisa. A aula faz parte do módulo de Análise linguística e semiótica.
Materiais necessários: Cópias dos textos disponíveis em Materiais Complementares e, se possível, projetor de slides.
Informações sobre o gênero: O texto de divulgação científica é destinado à publicização do saber científico em uma linguagem mais didática e informativa. Agrega características tanto da esfera científica quanto jornalística. Da primeira, herda a impessoalidade, o uso de termos técnicos e a objetividade; já da segunda, carrega uma linguagem mais simples, elementos informacionais e didáticos, para se adequar a um público mais amplo e que não pertence à academia científica.
Dificuldades antecipadas: Ausência de repertório vocabular adequado para a produção de textos do campo científico; Leitura inadequada a partir de dados em gráficos, tabelas, etc para retextualizá-los em linguagem apenas verbal ou vice-versa.
Referências sobre o assunto:
BRANDÃO, Helena Nagamine. Gêneros do discurso na escola: mito, conto, cordel, discurso político, divulgação científica. São Paulo: Cortez, 2000.
FURTADO, Viviane. Gênero artigo de divulgação científica. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/rir/article/view/37109
GIERING, Maria Eduarda. Gênero artigo de divulgação científica para crianças Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/index.php/INV/article/view/1456
GRILLO, Sheila. Divulgação científica: linguagens, esferas e gêneros. Disponível em: www.teses.usp.br/teses/disponiveis/.../8/tde.../2013_SheilaVieiraDeCamargoGrillo.pdf
LEIBRUDER. Ana Paula. O discurso de divulgação científica. São PAulo: Cortez, 2000.
Tema da aula
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações:
- Inicie a aula dizendo aos alunos que atividade será centralizada na produção escrita de texto de divulgação científica. Para isso, você deverá ter solicitado anteriormente uma pesquisa sobre um tema de curiosidade da equipe, trazendo dados, informações, opiniões, etc que auxiliem na construção do texto.
Introdução
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientações:
- Forme trios na turma para que a produção seja pensada coletivamente;
- Peça para que os alunos relacionem os materiais trazidos para a produção do artigo e anote no quadro o que for dito por eles. Algumas das respostas poderão ser artigos de divulgação, matérias de jornais, revistas, vídeos, dados de sites diversos, diagramas, esquemas, infográficos etc.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 26 minutos
Orientações:
- Após anotar no quadro os dados trazidos, destine o tempo do desenvolvimento para a elaboração de no máximo dois parágrafos do artigo, respeitando os elementos previamente solicitados, como linguagem simples, mas com a devida formalidade, dados trazidos por especialistas, detalhes de pesquisa, números etc. que deem ao texto a carga de verdade enquanto texto de ciência.
Fechamento
Tempo sugerido: 13 minutos
Orientações:
- Ao fim do tempo, peça para que as equipes leiam seus textos em voz alta;
- Professor, destaque os pontos positivos dos textos, incentivando, assim, a melhoria da escrita da turma.