15699
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 9º ano > Produção de textos

Plano de aula - O planejamento do Artigo de Divulgação Científica

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 9º ano do Fundamental sobre planejamento de artigo de divulgação científica

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Daniel Loureiro Gomes

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias).

- Opcionais: canais para aulas online, como o Google Meet ou o Zoom (veja como usá-lo no tutorial disponível aqui).

Tema
Envie, por WhatsApp ou por outro canal de comunicação, um vídeo dirigido aos alunos. Nessa comunicação, apresente o tema da aula, conforme o slide Tema do plano de aula, questionando-os: “Que etapas envolvem um planejamento de Artigo?” Deixe que os alunos respondam com as suas impressões sobre esta questão inicial no canal de comunicação estabelecido por vocês.

Introdução
Envie aos alunos a imagem do slide Introdução (você pode disponibilizá-la em um grupo de WhatsApp da turma, que pode ser criado para as aulas de Língua Portuguesa). Por meio de um áudio ou vídeo, pergunte a eles se seria possível elaborar um texto escrito a partir do que está contido no infográfico apresentado. Em seguida, peça que alguns exponham oralmente (por áudio), no WhatsApp da turma, que informações poderiam ser exploradas nesse texto.

Desenvolvimento
Envie aos alunos, por áudio, uma nova orientação: peça que eles se organizem em grupos, criando um novo grupo de WhatsApp para que interajam por lá de forma colaborativa. Oriente, em cada grupo, que façam o planejamento de um artigo científico, selecionando: (i) o tema; (ii) os dados necessários para aprofundar o tema; (iii) fontes e citações de autoridade para fundamentar o texto. Deixe bem claro que os alunos, em seus grupos, deverão discutir as ideias e criar seus esboços, utilizando o Google Docs (ferramenta na qual todos os alunos do grupo podem redigir, editar e acompanhar a produção em tempo real, de forma colaborativa) para planejar o texto.

Fechamento
Para fechar, em um áudio ou por escrito, solicite que um aluno de cada grupo envie um arquivo de áudio ao grupo de WhatsApp da turma lendo o esboço produzido. Oriente que os colegas, ao ouvir cada áudio, façam apontamentos sobre o que eles gostaram e o que poderia ser feito para melhorar o planejamento, iniciando uma breve discussão. Deixe, ao final, algumas sugestões gerais para aprimorar o texto dos alunos: o uso de estatísticas, tabelas, gráficos, o uso de citações de autoridade etc. Se for possível, faça um momento síncrono com os alunos para a apresentação, em tempo real, de seus esboços.

Convite às famílias
A família pode auxiliar nas pesquisas e nas escolhas do tema levantando algumas alternativas possíveis. Além disso, os alunos podem apresentar os esboços feitos aos familiares para que deem dicas do que pode ser melhorado.

Sugestão Enviada Por: Matheus Seiji Bazaglia Kuroda


Código: LPO9_07SQA13

(EF69LP35) Planejar textos de divulgação científica, a partir da elaboração de esquema que considere as pesquisas feitas anteriormente, de notas e sínteses de leituras ou de registros de experimentos ou de estudo de campo, produzir, revisar e editar textos voltados para a divulgação do conhecimento e de dados e resultados de pesquisas, tais como artigo de divulgação científica, artigo de opinião, reportagem científica, verbete de enciclopédia, verbete de enciclopédia digital colaborativa , infográfico, relatório, relato de experimento científico, relato (multimidiático) de campo, tendo em vista seus contextos de produção, que podem envolver a disponibilização de informações e conhecimentos em circulação em um formato mais acessível para um público específico ou a divulgação de conhecimentos advindos de pesquisas bibliográficas, experimentos científicos e estudos de campo realizados.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Produção de textos do 9º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 9º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas