15694
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 8º ano > Produção de textos

Plano de aula - O planejamento do gênero reportagem

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 8º ano do Ensino Fundamental sobre a produção de uma reportagem para publicação on-line em relação às suas condições de produção.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Débora Souza, Danúbia da Costa Teixeira,

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados
Necessários: canais de envio de mensagens, vídeos e áudios, como WhatsApp ou similares. Dependendo da realidade de cada escola, você também pode encaminhar as atividades como documento impresso.

Opcional: mapa mental (tutorial disponível aqui); Método Cornell (tutorial disponível aqui). 

Tema
Compartilhe com os alunos, pelo WhatsApp, o slide presente no plano original ou informe o tema da aula: planejando a escrita de uma reportagem. Pergunte qual a importância de se planejar um texto antes de escrevê-lo. Desafie-os a responder por meio de áudio.

Introdução
Pergunte quais são as características da reportagem. Solicite que façam um esquema (mapa mental, resumo, Método Cornell etc., para representar as características do gênero  tutoriais disponíveis em Recursos Opcionais). Encaminhe o slide com as características de uma reportagem, presente no plano original, e compare-o com os aspectos citados pelos alunos.

Desenvolvimento
Reúna os alunos nos grupos de trabalho (os mesmos que realizaram as entrevistas). Encaminhe o slide desta etapa, presente no plano original, e leia as recomendações. Informe que o título deverá atrair o público-alvo e que a fotografia tirada durante a entrevista deverá compor a reportagem, mas outras imagens pesquisadas na internet poderão ser utilizadas. Todas as imagens deverão apresentar legenda e fonte. Os intertítulos deverão estar relacionados ao tema central do texto. Oriente os alunos a pesquisar o assunto sobre o qual irão escrever. No plano original, você encontra alguns sites com reportagens e artigos acadêmicos que podem ser utilizados. Envie aos alunos a tabela disponível aqui. Neste momento, peça que façam anotações, em tópicos na tabela, de itens que os ajudem na seleção de ideias para o texto. Esta atividade pode ser realizada em grupos. Para isso, os alunos deverão criar um momento de chamada de vídeo ou áudio. Diga que devem pensar em quem lerá o texto e escrever pensando nesse leitor implícito. Deverão pensar no título, na linha fina e nos intertítulos que farão parte da reportagem. Deverão levantar as declarações que irão expressar o ponto de vista ou a opinião e, a partir daí, selecionar as ideias mais importantes. Peça para eles pensarem em estratégias para atrair a atenção do leitor desde o título até à conclusão, e lembre-os de citar as fontes de pesquisa.

Fechamento
Conclua a aula pedindo aos alunos que avaliem se o planejamento feito contempla os itens apresentados no slide desta etapa (veja no plano original). Em caso negativo, o planejamento deverá ser aperfeiçoado. Informe que na próxima aula eles começarão a redigir a reportagem.

Convite às famílias
Você pode sugerir que os alunos mostrem a um familiar seu resumo, mapa mental ou Método Cornell, para que ele os ajudem quanto à concisão e objetividade. Um olhar externo sempre ajuda.

Sugestão Enviada Por: Michele Batista


Código: LPO8_07SQA13

(EF89LP08) Planejar reportagem impressa e em outras mídias (rádio ou TV/vídeo, sites), tendo em vista as condições de produção do texto – objetivo, leitores/espectadores, veículos e mídia de circulação etc. – a partir da escolha do fato a ser aprofundado ou do tema a ser focado (de relevância para a turma, escola ou comunidade), do levantamento de dados e informações sobre o fato ou tema – que pode envolver entrevistas com envolvidos ou com especialistas, consultas a fontes diversas, análise de documentos, cobertura de eventos etc. -, do registro dessas informações e dados, da escolha de fotos ou imagens a produzir ou a utilizar etc., da produção de infográficos, quando for o caso, e da organização hipertextual (no caso a publicação em sites ou blogs noticiosos ou mesmo de jornais impressos, por meio de boxes variados).

(EF89LP09) Produzir reportagem impressa, com título, linha fina (optativa), organização composicional (expositiva, interpretativa e/ou opinativa), progressão temática e uso de recursos linguísticos compatíveis com as escolhas feitas e reportagens multimidiáticas, tendo em vista as condições de produção, as características do gênero, os recursos e mídias disponíveis, sua organização hipertextual e o manejo adequado de recursos de captação e edição de áudio e imagem e adequação à norma-padrão.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Produção de textos do 8º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 8º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas