15693
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 7º ano > Produção de textos

Plano de aula - Planejamento da produção de um Conto de humor

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 7º ano do Ensino Fundamental sobre planejamento da produção de um Conto de humor

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Mariana do Nascimento Ramos

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Mariana do Nascimento Ramos
Mentor: Érica Silva
Especialista: Silvia Albert

Título da aula: Planejamento da produção de um Conto de humor

Finalidade da aula: Traçar o planejamento e iniciar a produção de um Conto de humor levando em consideração as características composicionais e estilísticas do gênero, entre elas as vozes presentes no texto, por meio do discurso direto e indireto, a presença de personagens típicos do cotidiano, o enredo linear e quebra de expectativa ao final e as aspectos de coesão do texto.

Ano: 7º ano do Ensino Fundamental

Gênero: Contos de humor

Objeto(s) do conhecimento: Construção da textualidade. Relação entre textos.

Prática de linguagem: Produção de texto

Habilidade(s) da BNCC: EF67LP30

Sobre esta aula: Esta é a 13ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Contos de humor e no campo de atuação Artístico-literário.
A aula faz parte do módulo Oralidade.

 

Materiais necessários:  

  • Material em sala de aula: computador, projetor, caixas de som, internet, cópias dos contos selecionados.

 

Informações sobre o gênero: O conto é uma narrativa breve escrita em prosa e que, embora tenha os mesmos elementos de um romance ou uma novela - enredo, personagem, tempo e espaço, é mais curto e apresenta ideias concisas e precisão narrativa. Os Contos de humor, especificamente, utilizam as características do que é considerado divertido e cômico para a estruturação de sua narrativa e constroem o humor por meio de mecanismos linguísticos, figuras de linguagem, quebra de expectativa e conhecimentos de mundo que são mobilizados na interação entre autor, texto e leitor.

 

Dificuldades antecipadas: Possível lacuna em conhecimentos linguísticos de redação de um texto formal: pontuação, vocabulário adequado, sintaxe, ortografia etc.

 

Referências sobre o assunto:

  • BERGSON, Henri. O riso. Zahar Editores: Rio de Janeiro, 1983.
  • COSTA, Flavio Moreira da. Os 100 melhores contos de humor da literatura universal. Ediouro: Rio de Janeiro, 2001.
  • DUARTE, Vânia Maria do Nascimento. Textos humorísticos. Brasil Escola. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/redacao/textos-humoristicos.htm>. Acesso em: 3 ago. 2018.




Código: LPO7_05SQA13

(EF67LP30) Criar narrativas ficcionais, tais como contos populares, contos de suspense, mistério, terror, humor, narrativas de enigma, crônicas, histórias em quadrinhos, dentre outros, que utilizem cenários e personagens realistas ou de fantasia, observando os elementos da estrutura narrativa próprios ao gênero pretendido, tais como enredo, personagens, tempo, espaço e narrador, utilizando tempos verbais adequados à narração de fatos passados, empregando conhecimentos sobre diferentes modos de se iniciar uma história e de inserir os discursos direto e indireto.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Produção de textos do 7º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 7º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas