Texto LP07_05SQA13
Plano de Aula
Plano de aula: Planejamento da produção de um Conto de humor
Plano 13 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Contos de humor
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a 13ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Contos de humor e no campo de atuação Artístico-literário.
A aula faz parte do módulo Oralidade.
Materiais necessários:
- Material em sala de aula: computador, projetor, caixas de som, internet, cópias dos contos selecionados.
Informações sobre o gênero: O conto é uma narrativa breve escrita em prosa e que, embora tenha os mesmos elementos de um romance ou uma novela - enredo, personagem, tempo e espaço, é mais curto e apresenta ideias concisas e precisão narrativa. Os Contos de humor, especificamente, utilizam as características do que é considerado divertido e cômico para a estruturação de sua narrativa e constroem o humor por meio de mecanismos linguísticos, figuras de linguagem, quebra de expectativa e conhecimentos de mundo que são mobilizados na interação entre autor, texto e leitor.
Dificuldades antecipadas: Possível lacuna em conhecimentos linguísticos de redação de um texto formal: pontuação, vocabulário adequado, sintaxe, ortografia etc.
Referências sobre o assunto:
- BERGSON, Henri. O riso. Zahar Editores: Rio de Janeiro, 1983.
- COSTA, Flavio Moreira da. Os 100 melhores contos de humor da literatura universal. Ediouro: Rio de Janeiro, 2001.
- DUARTE, Vânia Maria do Nascimento. Textos humorísticos. Brasil Escola. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/redacao/textos-humoristicos.htm>. Acesso em: 3 ago. 2018.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações:
- Para preparar esta aula, leia e analise previamente o Conto de humor A velha contrabandista, de Stanislaw Ponte Preta.
- Comece a aula pedindo para um aluno ler o título da aula em voz alta e veja a reação que ele provoca.
- Provoque-os a pensar no uso desta expressão: Em que contexto a usamos? Ela denota algo bom ou ruim? Por quê?
- Espera-se que os alunos associem a expressão “Conta tudo”, normalmente utilizada em um contexto informal de espontaneidade, à aula e, especificamente, ao Conto de humor. A expressão, muito usada no discurso oral, servirá para deixá-los à vontade, em um primeiro momento, e partir de um lugar da fala de onde os alunos se sentem seguros. Assim, o professor pode partir de uma atividade de contar algo de modo mais espontâneo para o conto, e fazer uma conexão entre os dois.
Introdução
Tempo sugerido: 8 minutos.
Orientações:
- Projete esse slide para os alunos.
- Peça para que dois alunos leiam os parágrafos em voz alta.
- Caso os alunos já conheçam o conto A velha contrabandista, de Stanislaw Ponte Preta (texto utilizado ao longo da sequência nos planos 1, 4 e 5 ), eles logo perceberão que se trata do primeiro e do último parágrafo do conto.
- Caso os alunos ainda não conheçam o conto, explique para eles que o parágrafo destacado em azul é o primeiro do conto e o destacado em amarelo é o último.
- Pergunte se eles sabem o que o sinal de pontuação [...] representa. A ideia desta pergunta é que eles entendam que, no presente exercício, o sinal gráfico [...] representa o desenvolvimento do conto, que parte “de algum lugar” para, posteriormente, com a devida progressão linguística e temporal, “chegar a algum lugar”. O desenvolvimento foi propositadamente suprimido para fazer ecoar o caminhar das partes de uma narrativa, quais sejam: início, desenvolvimento e fim.
- Caso já conheçam o conto, peça para que os alunos contem brevemente o que acontece no trecho suprimido representado por [...].
- Caso não conheçam o conto, peça para que os alunos contem brevemente o que eles acham que acontece no trecho suprimido representado por [...].
Material complementar: Você pode encontrar a versão completa do conto aqui.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 35 minutos.
Orientações:
- Distribua primeiramente a folha de atividades entre os alunos (uma cópia por aluno).
- Separe os alunos em duplas.
- Explique a atividade para os alunos: eles farão o planejamento de um conto que será produzido por eles. Para isso, receberão um quadro de orientação das estruturas e partes de um texto.
- Caso os planos desta sequência de 15 aulas venham sendo trabalhados em ordem, o aluno se dará conta de que, nesta aula, trabalhará o planejamento de uma produção textual levando em consideração os aspectos linguísticos e textuais já estudados nas outras aulas, quais sejam: coesão, adequação vocabular, discurso direto e indireto, aspectos da oralidade.
- Oriente a turma em relação à atividade da folha: cada aluno contará, para seu respectivo par, uma história de humor com princípio, meio e fim.
A história pode ser real ou fictícia. - Para traçar este planejamento da produção de um Conto de humor, eles deverão seguir as instruções das atividades dispostas na folha.
- Enquanto os alunos executam a atividade, percorra a sala de aula para atender às dúvidas pontuais das duplas.
- Devido ao tempo de aula, ao número de alunos em sala e ao contexto específico de cada grupo, esta aula pode ser desdobrada em outra(s) aula(s). Neste caso, é importante que as duplas se mantenham ao longo da atividade.
Material complementar: A folha de atividades você encontra aqui.
Fechamento
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações:
- Para o fechamento desta aula, pergunte aos alunos o que eles acharam da atividade.
- Procure fazer perguntas do tipo: Você achou a história de seu par engraçada? Por quê? Qual foi a maior dificuldade em transpor uma história do texto oral para o texto escrito?
Como a tabela ajudou na organização? - Apesar de as perguntas neste encerramento ser de cunho mais pessoal, espera-se que os alunos se envolvam com a história de seu par, achando-as engraçadas e interessantes,
e opinando para a sua melhoria. Além disso, espera-se também que a tabela ajude no processo de “transposição” de um texto oral para um texto escrito, desde a sua estrutura básica da narrativa até a exercitação de aspectos ortográficos no texto.
Para o professor
Atividades de leitura
Peça aos estudantes que leiam o conto de humor “A velha contrabandista”, presente na parte do desenvolvimento do primeiro plano de aula da sequência de planos de aula sobre contos de humor.
Instrua-os a lerem o conto atentamente. Em seguida, peça que reflitam sobre as questões propostas no último slide da etapa de fechamento do plano de aula.
Por fim, peça que respondam à questão que se encontra na etapa de fechamento do plano de aula:
- E aí? Você riu de quê?
Se desejar, solicite que os alunos encaminhem as respostas escritas por whatspp, e-mail ou outros canais que considerar pertinentes, para que sejam avaliadas por você.
Se preferir, grave áudios com as respostas esperadas ou envie o arquivo contendo as respostas para os alunos via whatsapp, e-mail ou outros canais que considerar pertinentes..
Análise do gênero conto de humor
Peça aos estudantes que identifiquem no conto “A velha contrabandista” os elementos da narrativa: tempo, espaço, personagens e o tipo de narrador.
Se considerar necessário respostas escritas, peça que os alunos as enviem por whatsapp, e-mail ou outros canais que considerar pertinentes, para que sejam avaliadas.
Em seguida, solicite que os estudantes leiam o conto “Às escuras”, disponível no segundo plano de aula da sequência de planos de aula sobre contos de humor.
Após a leitura, peça que respondam às perguntas reproduzidas abaixo:
- Que conhecimento de mundo é preciso ter para entender o humor deste conto?
- O conto de Artur Azevedo foi escrito em meados do século XIX. Você reconhece alguma “pista” dessa data no texto? Qual?
- O desfecho do conto é surpreendente/engraçado?
- Se este texto fosse publicado hoje, do modo como está escrito, ele seria engraçado?
- As hipóteses levantadas anteriormente foram confirmadas?
Se considerar necessário respostas escritas, peça que os alunos as enviem por whatsapp, e-mail ou outros canais que considerar pertinentes, para que sejam avaliadas.
O objetivo desta atividade é mostrar que o conto não se resume apenas às palavras e aos elementos da narrativa, mas também ao que está inferido, implícito e subentendido para além do que está propriamente escrito.
No caso do gênero contos de humor, o elemento cômico passa nitidamente pela ideia de que o leitor precisa de certo conhecimento de mundo para conseguir decodificá-lo, participando ativamente da leitura.
Se preferir, grave áudios com as respostas esperadas para as questões ou envie o arquivo contendo as respostas via whatsapp, e-mail ou outros canais que considerar pertinentes.
Produção de um conto de humor
Para a produção escrita, envie para os alunos via e-mail, whatsapp ou qualquer outro meio que considerar pertinente, a folha planejamento de conto humor. Peça que planejem o conto com base nas características estruturais estudadas anteriormente.
Após o planejamento, instrua-os a iniciar a escrita. Para essa atividade de produção, utilize como base os planos de aula 13 e 14, da série de planos sobre conto de humor.
Se preferir, grave áudios com instruções e envie via WhatsApp aos alunos.
Se desejar, solicite que os estudantes encaminhem as produções escritas por whatsapp, e-mail ou outros canais que considerar pertinentes, para que sejam avaliadas.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Mariana do Nascimento Ramos
Mentor: Érica Silva
Especialista: Silvia Albert
Título da aula: Planejamento da produção de um Conto de humor
Finalidade da aula: Traçar o planejamento e iniciar a produção de um Conto de humor levando em consideração as características composicionais e estilísticas do gênero, entre elas as vozes presentes no texto, por meio do discurso direto e indireto, a presença de personagens típicos do cotidiano, o enredo linear e quebra de expectativa ao final e as aspectos de coesão do texto.
Ano: 7º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Contos de humor
Objeto(s) do conhecimento: Construção da textualidade. Relação entre textos.
Prática de linguagem: Produção de texto
Habilidade(s) da BNCC: EF67LP30
Sobre esta aula: Esta é a 13ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Contos de humor e no campo de atuação Artístico-literário.
A aula faz parte do módulo Oralidade.
Materiais necessários:
- Material em sala de aula: computador, projetor, caixas de som, internet, cópias dos contos selecionados.
Informações sobre o gênero: O conto é uma narrativa breve escrita em prosa e que, embora tenha os mesmos elementos de um romance ou uma novela - enredo, personagem, tempo e espaço, é mais curto e apresenta ideias concisas e precisão narrativa. Os Contos de humor, especificamente, utilizam as características do que é considerado divertido e cômico para a estruturação de sua narrativa e constroem o humor por meio de mecanismos linguísticos, figuras de linguagem, quebra de expectativa e conhecimentos de mundo que são mobilizados na interação entre autor, texto e leitor.
Dificuldades antecipadas: Possível lacuna em conhecimentos linguísticos de redação de um texto formal: pontuação, vocabulário adequado, sintaxe, ortografia etc.
Referências sobre o assunto:
- BERGSON, Henri. O riso. Zahar Editores: Rio de Janeiro, 1983.
- COSTA, Flavio Moreira da. Os 100 melhores contos de humor da literatura universal. Ediouro: Rio de Janeiro, 2001.
- DUARTE, Vânia Maria do Nascimento. Textos humorísticos. Brasil Escola. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/redacao/textos-humoristicos.htm>. Acesso em: 3 ago. 2018.