Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a 13ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Contos de humor e no campo de atuação Artístico-literário.
A aula faz parte do módulo Oralidade.
Materiais necessários:
- Material em sala de aula: computador, projetor, caixas de som, internet, cópias dos contos selecionados.
Informações sobre o gênero: O conto é uma narrativa breve escrita em prosa e que, embora tenha os mesmos elementos de um romance ou uma novela - enredo, personagem, tempo e espaço, é mais curto e apresenta ideias concisas e precisão narrativa. Os Contos de humor, especificamente, utilizam as características do que é considerado divertido e cômico para a estruturação de sua narrativa e constroem o humor por meio de mecanismos linguísticos, figuras de linguagem, quebra de expectativa e conhecimentos de mundo que são mobilizados na interação entre autor, texto e leitor.
Dificuldades antecipadas: Possível lacuna em conhecimentos linguísticos de redação de um texto formal: pontuação, vocabulário adequado, sintaxe, ortografia etc.
Referências sobre o assunto:
- BERGSON, Henri. O riso. Zahar Editores: Rio de Janeiro, 1983.
- COSTA, Flavio Moreira da. Os 100 melhores contos de humor da literatura universal. Ediouro: Rio de Janeiro, 2001.
- DUARTE, Vânia Maria do Nascimento. Textos humorísticos. Brasil Escola. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/redacao/textos-humoristicos.htm>. Acesso em: 3 ago. 2018.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações:
- Para preparar esta aula, leia e analise previamente o Conto de humor A velha contrabandista, de Stanislaw Ponte Preta.
- Comece a aula pedindo para um aluno ler o título da aula em voz alta e veja a reação que ele provoca.
- Provoque-os a pensar no uso desta expressão: Em que contexto a usamos? Ela denota algo bom ou ruim? Por quê?
- Espera-se que os alunos associem a expressão “Conta tudo”, normalmente utilizada em um contexto informal de espontaneidade, à aula e, especificamente, ao Conto de humor. A expressão, muito usada no discurso oral, servirá para deixá-los à vontade, em um primeiro momento, e partir de um lugar da fala de onde os alunos se sentem seguros. Assim, o professor pode partir de uma atividade de contar algo de modo mais espontâneo para o conto, e fazer uma conexão entre os dois.
Introdução
Tempo sugerido: 8 minutos.
Orientações:
- Projete esse slide para os alunos.
- Peça para que dois alunos leiam os parágrafos em voz alta.
- Caso os alunos já conheçam o conto A velha contrabandista, de Stanislaw Ponte Preta (texto utilizado ao longo da sequência nos planos 1, 4 e 5 ), eles logo perceberão que se trata do primeiro e do último parágrafo do conto.
- Caso os alunos ainda não conheçam o conto, explique para eles que o parágrafo destacado em azul é o primeiro do conto e o destacado em amarelo é o último.
- Pergunte se eles sabem o que o sinal de pontuação [...] representa. A ideia desta pergunta é que eles entendam que, no presente exercício, o sinal gráfico [...] representa o desenvolvimento do conto, que parte “de algum lugar” para, posteriormente, com a devida progressão linguística e temporal, “chegar a algum lugar”. O desenvolvimento foi propositadamente suprimido para fazer ecoar o caminhar das partes de uma narrativa, quais sejam: início, desenvolvimento e fim.
- Caso já conheçam o conto, peça para que os alunos contem brevemente o que acontece no trecho suprimido representado por [...].
- Caso não conheçam o conto, peça para que os alunos contem brevemente o que eles acham que acontece no trecho suprimido representado por [...].
Material complementar: Você pode encontrar a versão completa do conto aqui.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 35 minutos.
Orientações:
- Distribua primeiramente a folha de atividades entre os alunos (uma cópia por aluno).
- Separe os alunos em duplas.
- Explique a atividade para os alunos: eles farão o planejamento de um conto que será produzido por eles. Para isso, receberão um quadro de orientação das estruturas e partes de um texto.
- Caso os planos desta sequência de 15 aulas venham sendo trabalhados em ordem, o aluno se dará conta de que, nesta aula, trabalhará o planejamento de uma produção textual levando em consideração os aspectos linguísticos e textuais já estudados nas outras aulas, quais sejam: coesão, adequação vocabular, discurso direto e indireto, aspectos da oralidade.
- Oriente a turma em relação à atividade da folha: cada aluno contará, para seu respectivo par, uma história de humor com princípio, meio e fim.
A história pode ser real ou fictícia. - Para traçar este planejamento da produção de um Conto de humor, eles deverão seguir as instruções das atividades dispostas na folha.
- Enquanto os alunos executam a atividade, percorra a sala de aula para atender às dúvidas pontuais das duplas.
- Devido ao tempo de aula, ao número de alunos em sala e ao contexto específico de cada grupo, esta aula pode ser desdobrada em outra(s) aula(s). Neste caso, é importante que as duplas se mantenham ao longo da atividade.
Material complementar: A folha de atividades você encontra aqui.
Fechamento
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações:
- Para o fechamento desta aula, pergunte aos alunos o que eles acharam da atividade.
- Procure fazer perguntas do tipo: Você achou a história de seu par engraçada? Por quê? Qual foi a maior dificuldade em transpor uma história do texto oral para o texto escrito?
Como a tabela ajudou na organização? - Apesar de as perguntas neste encerramento ser de cunho mais pessoal, espera-se que os alunos se envolvam com a história de seu par, achando-as engraçadas e interessantes,
e opinando para a sua melhoria. Além disso, espera-se também que a tabela ajude no processo de “transposição” de um texto oral para um texto escrito, desde a sua estrutura básica da narrativa até a exercitação de aspectos ortográficos no texto.