15693
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 7º ano > Produção de textos

Plano de aula - Planejamento da produção de um Conto de humor

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 7º ano do Ensino Fundamental sobre planejamento da produção de um Conto de humor

Plano 13 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Mariana do Nascimento Ramos

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a 13ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Contos de humor e no campo de atuação Artístico-literário.
A aula faz parte do módulo Oralidade.

Materiais necessários:

  • Material em sala de aula: computador, projetor, caixas de som, internet, cópias dos contos selecionados.

Informações sobre o gênero: O conto é uma narrativa breve escrita em prosa e que, embora tenha os mesmos elementos de um romance ou uma novela - enredo, personagem, tempo e espaço, é mais curto e apresenta ideias concisas e precisão narrativa. Os Contos de humor, especificamente, utilizam as características do que é considerado divertido e cômico para a estruturação de sua narrativa e constroem o humor por meio de mecanismos linguísticos, figuras de linguagem, quebra de expectativa e conhecimentos de mundo que são mobilizados na interação entre autor, texto e leitor.

Dificuldades antecipadas: Possível lacuna em conhecimentos linguísticos de redação de um texto formal: pontuação, vocabulário adequado, sintaxe, ortografia etc.

Referências sobre o assunto:

  • BERGSON, Henri. O riso. Zahar Editores: Rio de Janeiro, 1983.
  • COSTA, Flavio Moreira da. Os 100 melhores contos de humor da literatura universal. Ediouro: Rio de Janeiro, 2001.
  • DUARTE, Vânia Maria do Nascimento. Textos humorísticos. Brasil Escola. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/redacao/textos-humoristicos.htm>. Acesso em: 3 ago. 2018.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações:

  • Para preparar esta aula, leia e analise previamente o Conto de humor A velha contrabandista, de Stanislaw Ponte Preta.
  • Comece a aula pedindo para um aluno ler o título da aula em voz alta e veja a reação que ele provoca.
  • Provoque-os a pensar no uso desta expressão: Em que contexto a usamos? Ela denota algo bom ou ruim? Por quê?
  • Espera-se que os alunos associem a expressão “Conta tudo”, normalmente utilizada em um contexto informal de espontaneidade, à aula e, especificamente, ao Conto de humor. A expressão, muito usada no discurso oral, servirá para deixá-los à vontade, em um primeiro momento, e partir de um lugar da fala de onde os alunos se sentem seguros. Assim, o professor pode partir de uma atividade de contar algo de modo mais espontâneo para o conto, e fazer uma conexão entre os dois.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações:

  • Projete esse slide para os alunos.
  • Peça para que dois alunos leiam os parágrafos em voz alta.
  • Caso os alunos já conheçam o conto A velha contrabandista, de Stanislaw Ponte Preta (texto utilizado ao longo da sequência nos planos 1, 4 e 5 ), eles logo perceberão que se trata do primeiro e do último parágrafo do conto.
  • Caso os alunos ainda não conheçam o conto, explique para eles que o parágrafo destacado em azul é o primeiro do conto e o destacado em amarelo é o último.
  • Pergunte se eles sabem o que o sinal de pontuação [...] representa. A ideia desta pergunta é que eles entendam que, no presente exercício, o sinal gráfico [...] representa o desenvolvimento do conto, que parte “de algum lugar” para, posteriormente, com a devida progressão linguística e temporal, “chegar a algum lugar”. O desenvolvimento foi propositadamente suprimido para fazer ecoar o caminhar das partes de uma narrativa, quais sejam: início, desenvolvimento e fim.
  • Caso já conheçam o conto, peça para que os alunos contem brevemente o que acontece no trecho suprimido representado por [...].
  • Caso não conheçam o conto, peça para que os alunos contem brevemente o que eles acham que acontece no trecho suprimido representado por [...].

Material complementar: Você pode encontrar a versão completa do conto aqui.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 35 minutos.

Orientações:

  • Distribua primeiramente a folha de atividades entre os alunos (uma cópia por aluno).
  • Separe os alunos em duplas.
  • Explique a atividade para os alunos: eles farão o planejamento de um conto que será produzido por eles. Para isso, receberão um quadro de orientação das estruturas e partes de um texto.
  • Caso os planos desta sequência de 15 aulas venham sendo trabalhados em ordem, o aluno se dará conta de que, nesta aula, trabalhará o planejamento de uma produção textual levando em consideração os aspectos linguísticos e textuais já estudados nas outras aulas, quais sejam: coesão, adequação vocabular, discurso direto e indireto, aspectos da oralidade.
  • Oriente a turma em relação à atividade da folha: cada aluno contará, para seu respectivo par, uma história de humor com princípio, meio e fim.
    A história pode ser real ou fictícia.
  • Para traçar este planejamento da produção de um Conto de humor, eles deverão seguir as instruções das atividades dispostas na folha.
  • Enquanto os alunos executam a atividade, percorra a sala de aula para atender às dúvidas pontuais das duplas.
  • Devido ao tempo de aula, ao número de alunos em sala e ao contexto específico de cada grupo, esta aula pode ser desdobrada em outra(s) aula(s). Neste caso, é importante que as duplas se mantenham ao longo da atividade.

Material complementar: A folha de atividades você encontra aqui.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações:

  • Para o fechamento desta aula, pergunte aos alunos o que eles acharam da atividade.
  • Procure fazer perguntas do tipo: Você achou a história de seu par engraçada? Por quê? Qual foi a maior dificuldade em transpor uma história do texto oral para o texto escrito?
    Como a tabela ajudou na organização?
  • Apesar de as perguntas neste encerramento ser de cunho mais pessoal, espera-se que os alunos se envolvam com a história de seu par, achando-as engraçadas e interessantes,
    e opinando para a sua melhoria. Além disso, espera-se também que a tabela ajude no processo de “transposição” de um texto oral para um texto escrito, desde a sua estrutura básica da narrativa até a exercitação de aspectos ortográficos no texto.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a 13ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Contos de humor e no campo de atuação Artístico-literário.
A aula faz parte do módulo Oralidade.

Materiais necessários:

  • Material em sala de aula: computador, projetor, caixas de som, internet, cópias dos contos selecionados.

Informações sobre o gênero: O conto é uma narrativa breve escrita em prosa e que, embora tenha os mesmos elementos de um romance ou uma novela - enredo, personagem, tempo e espaço, é mais curto e apresenta ideias concisas e precisão narrativa. Os Contos de humor, especificamente, utilizam as características do que é considerado divertido e cômico para a estruturação de sua narrativa e constroem o humor por meio de mecanismos linguísticos, figuras de linguagem, quebra de expectativa e conhecimentos de mundo que são mobilizados na interação entre autor, texto e leitor.

Dificuldades antecipadas: Possível lacuna em conhecimentos linguísticos de redação de um texto formal: pontuação, vocabulário adequado, sintaxe, ortografia etc.

Referências sobre o assunto:

  • BERGSON, Henri. O riso. Zahar Editores: Rio de Janeiro, 1983.
  • COSTA, Flavio Moreira da. Os 100 melhores contos de humor da literatura universal. Ediouro: Rio de Janeiro, 2001.
  • DUARTE, Vânia Maria do Nascimento. Textos humorísticos. Brasil Escola. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/redacao/textos-humoristicos.htm>. Acesso em: 3 ago. 2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações:

  • Para preparar esta aula, leia e analise previamente o Conto de humor A velha contrabandista, de Stanislaw Ponte Preta.
  • Comece a aula pedindo para um aluno ler o título da aula em voz alta e veja a reação que ele provoca.
  • Provoque-os a pensar no uso desta expressão: Em que contexto a usamos? Ela denota algo bom ou ruim? Por quê?
  • Espera-se que os alunos associem a expressão “Conta tudo”, normalmente utilizada em um contexto informal de espontaneidade, à aula e, especificamente, ao Conto de humor. A expressão, muito usada no discurso oral, servirá para deixá-los à vontade, em um primeiro momento, e partir de um lugar da fala de onde os alunos se sentem seguros. Assim, o professor pode partir de uma atividade de contar algo de modo mais espontâneo para o conto, e fazer uma conexão entre os dois.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações:

  • Projete esse slide para os alunos.
  • Peça para que dois alunos leiam os parágrafos em voz alta.
  • Caso os alunos já conheçam o conto A velha contrabandista, de Stanislaw Ponte Preta (texto utilizado ao longo da sequência nos planos 1, 4 e 5 ), eles logo perceberão que se trata do primeiro e do último parágrafo do conto.
  • Caso os alunos ainda não conheçam o conto, explique para eles que o parágrafo destacado em azul é o primeiro do conto e o destacado em amarelo é o último.
  • Pergunte se eles sabem o que o sinal de pontuação [...] representa. A ideia desta pergunta é que eles entendam que, no presente exercício, o sinal gráfico [...] representa o desenvolvimento do conto, que parte “de algum lugar” para, posteriormente, com a devida progressão linguística e temporal, “chegar a algum lugar”. O desenvolvimento foi propositadamente suprimido para fazer ecoar o caminhar das partes de uma narrativa, quais sejam: início, desenvolvimento e fim.
  • Caso já conheçam o conto, peça para que os alunos contem brevemente o que acontece no trecho suprimido representado por [...].
  • Caso não conheçam o conto, peça para que os alunos contem brevemente o que eles acham que acontece no trecho suprimido representado por [...].

Material complementar: Você pode encontrar a versão completa do conto aqui.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 35 minutos.

Orientações:

  • Distribua primeiramente a folha de atividades entre os alunos (uma cópia por aluno).
  • Separe os alunos em duplas.
  • Explique a atividade para os alunos: eles farão o planejamento de um conto que será produzido por eles. Para isso, receberão um quadro de orientação das estruturas e partes de um texto.
  • Caso os planos desta sequência de 15 aulas venham sendo trabalhados em ordem, o aluno se dará conta de que, nesta aula, trabalhará o planejamento de uma produção textual levando em consideração os aspectos linguísticos e textuais já estudados nas outras aulas, quais sejam: coesão, adequação vocabular, discurso direto e indireto, aspectos da oralidade.
  • Oriente a turma em relação à atividade da folha: cada aluno contará, para seu respectivo par, uma história de humor com princípio, meio e fim.
    A história pode ser real ou fictícia.
  • Para traçar este planejamento da produção de um Conto de humor, eles deverão seguir as instruções das atividades dispostas na folha.
  • Enquanto os alunos executam a atividade, percorra a sala de aula para atender às dúvidas pontuais das duplas.
  • Devido ao tempo de aula, ao número de alunos em sala e ao contexto específico de cada grupo, esta aula pode ser desdobrada em outra(s) aula(s). Neste caso, é importante que as duplas se mantenham ao longo da atividade.

Material complementar: A folha de atividades você encontra aqui.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações:

  • Para o fechamento desta aula, pergunte aos alunos o que eles acharam da atividade.
  • Procure fazer perguntas do tipo: Você achou a história de seu par engraçada? Por quê? Qual foi a maior dificuldade em transpor uma história do texto oral para o texto escrito?
    Como a tabela ajudou na organização?
  • Apesar de as perguntas neste encerramento ser de cunho mais pessoal, espera-se que os alunos se envolvam com a história de seu par, achando-as engraçadas e interessantes,
    e opinando para a sua melhoria. Além disso, espera-se também que a tabela ajude no processo de “transposição” de um texto oral para um texto escrito, desde a sua estrutura básica da narrativa até a exercitação de aspectos ortográficos no texto.
Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Produção de textos do 7º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 7º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF67LP30 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano