Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Maria Teresa Sugahara
Mentor: Carolina Müller
Especialista: Silvia Albert
Título da aula: Planejando um podcast noticioso
Finalidade da aula: Elaborar um roteiro para planejamento e produção de notícias na modalidade oral, a fim de produzir podcasts noticiosos.
Ano: 7º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Notícia online, podcast
Objeto(s) do conhecimento: Produção de textos jornalísticos orais
Prática de linguagem: Oralidade
Habilidade(s) da BNCC: EF69LP10,EF69LP12
Sobre esta aula: Esta é a décima primeira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero notícia online - podcast e no campo de atuação jornalístico / midiático. A aula faz parte do módulo de oralidade.
Professor, Num momento oportuno, se considerar válido, seria interessante que produzissem podcasts noticiosos a partir de conteúdos de outras disciplinas, como História, Ciências, Geografia. Desse modo, poderiam trocar os podcasts como ferramentas de estudo.
Materiais necessários: A sala já deve estar organizada em grupos de quatro alunos. Notícias online impressas, cujos links estão no slide 6. Pelo menos dois aparelhos celulares por equipe: um para a gravação do podcast em si, outro para inserir as vinhetas (músicas de abertura, transição e encerramento) durante a gravação.
Informações sobre o gênero: O podcast é como um programa de rádio, porém sua diferença e vantagem primordial é o conteúdo sob demanda (você escolhe o assunto ou tema e pode ouvir o que quiser, na hora que bem entender. Basta acessar e clicar no play ou baixar o episódio.
Dificuldades antecipadas: Os alunos podem ter dificuldades para selecionar as informações e planejar o podcast
Referências sobre o assunto:
BUNZEN, C.; MENDONÇA, M. Múltiplas linguagens para o Ensino Médio. São Paulo: Parábola editorial, 2013. (Apresentação e capítulo 8)
Para saber o que é um podcast, clique aqui. acesso em 08/12/2018.
Para conhecer um pouco mais sobre os tipos de podcast que mais circulam, clique aqui. acesso em 08/12/2018.
Código: LPO7_01SQA11
(EF69LP12) Desenvolver estratégias de planejamento, elaboração, revisão, edição, reescrita/ redesign (esses três últimos quando não for situação ao vivo) e avaliação de textos orais, áudio e/ou vídeo, considerando sua adequação aos contextos em que foram produzidos, à forma composicional e estilo de gêneros, a clareza, progressão temática e variedade linguística empregada, os elementos relacionados à fala, tais como modulação de voz, entonação, ritmo, altura e intensidade, respiração etc., os elementos cinésicos, tais como postura corporal, movimentos e gestualidade significativa, expressão facial, contato de olho com plateia etc.
(EF69LP10) Produzir notícias para rádios, TV ou vídeos, podcasts noticiosos e de opinião, entrevistas, comentários, vlogs, jornais radiofônicos e televisivos, dentre outros possíveis, relativos a fato e temas de interesse pessoal, local ou global e textos orais de apreciação e opinião – podcasts e vlogs noticiosos, culturais e de opinião, orientando-se por roteiro ou texto, considerando o contexto de produção e demonstrando domínio dos gêneros.
AULA 04
AULA 13
AULA 14
O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.
Ver mais detalhes