Material Complementar - Radio podcast - LP07_01SQA_10
Plano de Aula
Plano de aula: Comparação entre podcasts noticiosos e notícias online
Plano 10 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Notícia online, impressa, de rádio ou TV
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é décima aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Notícia online e no campo de atuação Campo jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de oralidade
Materiais necessários: É necessário que a sala de aula possua internet ou então que você baixe e imprima os seguintes materiais:
A notícia on line da superinteressante https://super.abril.com.br/ciencia/assista-ao-vivo-ao-pouso-da-sonda-da-nasa-em-marte/. Acesso em 27/11/2018; e o podcast http://multimidia.ufrgs.br/conteudo/frontdaciencia/Fronteiras_da_Ciencia-T09E23-2018.mp3 Acesso em 27/11/2018.
Informações sobre o gênero podcast: Podcast é um conteúdo em áudio, disponibilizado através de um arquivo ou streaming. Ele tem a vantagem de ser ouvido sob demanda, ou seja, pode ser acessado quando o usuário desejar e ser pausado e retomado sem perda de informação. Pode ser ouvido em diversos dispositivos, o que ajudou na sua popularização e costuma abordar um assunto específico, para construir uma audiência fiel.
Dificuldades antecipadas: Podem sentir dificuldade em compreender o que é um podcast, o que o diferencia de um programa de rádio e ter concentração para ouvi-lo, já que normalmente os programas duram mais de meia hora. Uma estratégia é ouvi-lo em etapas, um pouco a cada aula. Normalmente eles acontecem em blocos de um mesmo tema, a ser explicado no início do programa. Assim, pode-se ouvir a apresentação, e cada bloco em um dia diferente, antes dessa aula propriamente dita.
Referências sobre o assunto:
CANAN, A. A não-linearidade do jornalismo digital. In: FERRARI, P. (org.) Hipertexto, hipermídia: as novas ferramentas da comunicação digital. São Paulo: Contexto,2010. p.141-148.
FARIA, M. A. Como usar o jornal na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2002 a.
FARIA, M.A. Para ler e fazer o jornal na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2002 b.
FERRARI, P. Jornalismo Digital. São Paulo: Contexto, 2003.
_________. Hipertexto, hipermídia: as novas ferramentas da comunicação digital. São Paulo: Contexto, 2010.
GOSCIOLA, V. Roteiro para novas mídias: do game à TV interativa. São Paulo: Senac, 2003.
Sobre comentários das notícias online:
https://super.abril.com.br/comportamento/o-terrivel-mundo-dos-comentarios-na-internet/ Acesso em 08/12/2018.
Fontes:
SIMIM, Danival, MAXCAST : Podcast e rádio: você sabe qual a diferença? publicado em 20/04/2018. https://maxcast.com.br/blog/podcast-e-radio-voce-sabe-qual-e-a-diferenca/ .Acesso em 27/11/2018
Vídeo: Você sabe o que é um podcast? https://www.youtube.com/watch?v=tfTf8LZZX0M .Acesso em 27/11/2018.
SILVA, Tiago,Podcast: o que é e como criar um de qualidade. Publicado em 6/07/2018. https://resultadosdigitais.com.br/blog/podcast/. Acesso em 27/11/2018.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações:
- Para esta aula, é interessante que a sala esteja organizada em semi-círculo, voltado para o quadro, a fim de poder haver discussão sobre as modalidades orais da notícia online.
- Leia a questão do slide com a turma e deixe que manifestem suas opiniões.
Introdução
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientações:
- Lance as perguntas e vá registrando no quadro o que for mais significativo:
- Notícia online escrita e oral são a mesma coisa? Deixe que se posicionem e vá anotando as assertivas que aparecerem. Espera-se que já percebam que é diferente ler e ouvir uma mesma notícia.
- Quais são as diferenças entre a notícia online escrita e a oral? Espera-se que direcionem a reflexão para os jornais online e para as videorreportagens e que percebam que a escrita tende a ser mais longa ou pelo menos mais explicada enquanto a oral é mais dinâmica, direta.
- E podcasts? Alguém já ouviu falar? Sabem como funciona? Neste momento, mesmo que nenhum aluno saiba o que é, não é necessária uma explicação, podem dizer que se aproxima do rádio, mas não é o mesmo. (Podcast é um conteúdo em áudio, disponibilizado através de um arquivo ou streaming. Ele tem a vantagem de ser ouvido sob demanda, quando o usuário desejar. Pode ser ouvido em diversos dispositivos, o que ajudou na sua popularização e costuma abordar um assunto específico, para construir uma audiência fiel.)
- Texto lido e texto falado são a mesma coisa? (Esperamos que digam que não, que o texto falado tende a ser mais informal, mais improvisado…)
Professor, chame a atenção para o foco desta aula: a oralidade. Assim, o modo como darão respostas, pensadas, mas não lidas, também é um exercício de oralidade.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações:
- Coloque/projete ou entregue as cópias da notícia online da Super para leitura em voz alta, pelo professor. Alunos acompanham. A notícia é curta, três minutos é suficiente para a entrega e leitura.
- Questione:
- Que tipo de notícia é esta: é factual ou de conhecimento mais amplo? Qual o suporte? Sobre o que ela trata? (Esperamos que percebam que esta é uma notícia de conhecimento mais amplo, que usa a suporte da modalidade escrita online, portanto pode ser atualizada e trata do pouso de uma sonda da Nasa em Marte).
- Há detalhes na notícia? (Esperamos que digam que sim, já que por ser escrita, permite a releitura, podendo ampliar a experiência do leitor)
- Houve alguma diferença entre a minha fala (professor) e o que estava escrito? O que concluímos disso? (Esperamos que percebam que a leitura reproduziu o texto integralmente e que marcadores típicos da fala como paráfrases ou hesitações estiveram ausentes).
Material necessário:
BATTAGLIA, Rafael. Assista ao vivo ao pouso da sonda da Nasa em Marte. In: SuperInteressante. Disponível em https://super.abril.com.br/ciencia/assista-ao-vivo-ao-pouso-da-sonda-da-nasa-em-marte/. Acesso em 21/11/2018.
Desenvolvimento
Orientações:
- Agora coloque o vídeo “o que é um podcast?” para que os alunos direcionem o olhar ao conteúdo composicional do gênero; (2’13’’)
- Questione:
- Vocês sabem/ entenderam o que é conteúdo sob demanda? (2’). Professor, se ficou alguma dúvida, explique que no caso do podcast, a pessoa escolhe o que quer ouvir, ou seja, a demanda é o desejo do ouvinte: cultura pop, política, turismo, ciências etc. Ou seja, a mídia pode ser acessada a qualquer momento e de acordo com o interesse do ouvinte.
Materiais complementares:
Para acessar o vídeo “O que é um podcast? clique : https://www.youtube.com/watch?v=tfTf8LZZX0M. Acesso em 08/12/2018.
Desenvolvimento
Orientações:
- Em seguida, projete o slide 6. Questione:
Observando atentamente este slide, o que esperam encontrar? (1’). Esperamos que digam que será outra notícia sobre o planeta vermelho, no site Fronteiras da Ciência, da UFRGS, conectado à rádio universitária.
- Coloque o podcast para que ouçam, chamando a atenção para a escuta atenta: sobre como pessoa fala, se é lido ou não, se há música de fundo, o tipo de informação veiculada. (5’35’’). Nosso objetivo aqui é que percebam a forma e o conteúdo composicional de um podcast.
- No grande grupo, chamando a atenção para a escuta atenta por todos, questione:
- A forma como cada apresentação (notícia online podcast) aconteceu foi igual? (2’). Esperamos que digam que não. A tendência é que versão “lida” seja mais rápida e a “falada”, mais longa, já que terão que recuperar na memória o fio condutor da progressão temática.
- Qual/quais as diferenças mais salientes da oralidade (fala planejada, mas sem leitura) para a oralização (leitura)? (2’). Neste momento talvez percebam a altura da voz, provavelmente dirão “o jeito de falar” - aqui o professor pode colocar que as diferenças podem acontecer por repetições de frase, há marcadores próprios: daí, então…, hesitações: hum, hã…
- Anote no quadro o que forem falando e iniciar o fechamento da aula.
Materiais complementares:
Para acessar o podcast, clique aqui:
http://multimidia.ufrgs.br/conteudo/frontdaciencia/Fronteiras_da_Ciencia-T09E23-2018.mp3, acesso em 27/11/2018 achado em Marte. (Ouvir 5’35’’ de um total de 31’)
Professor, este podcast tem 31 minutos, como a maioria dos conteúdos sob demanda, são longos. Sabemos que no espaço de uma aula é impossível passá-lo todo. Você pode sugerir que o ouçam como atividade prévia, compartilhando o link. Para esta aula é importante que percebam que o gênero podcast tem uma estrutura mais ou menos uniforme:
- Vinheta de início;
- Apresentação dos locutores;
- Falar data de publicação e o tema do podcast;
- Rápida introdução para prender o público ao assunto;
- Vinheta transitória para avisar que vai começar;
- O programa em si: falar sobre todo o tema do checklist;
- Preparar para o encerramento;
- Vinheta rápida transitória para avisar que vai terminar;
- Encerramento.
Fechamento
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
- Agora chame a atenção para as falas neste momento da aula: a explicação do professor é uma exposição oral, a leitura é uma oralização do texto escrito e as respostas aos questionamentos são um exercício de oralidade. Falar sobre o assunto da notícia sem ler é oralidade.
- Pergunte aos alunos que diferenças perceberam e faça anotações. Poderão construir um cartaz com as principais percepções os alunos.
- É importante que os alunos percebam que:
- em ambas as notícias há uma preparação prévia do conteúdo e a organização do texto, seja ele oral ou escrito.
- que a notícia no podcast permite um "ir e vir" para compreensão do texto, mas que ela tem uma estrutura também, assim como um texto escrito
- a tendência do podcast é ser mais informal, trazendo marcas da linguagem
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: mídias de comunicação e interação (WhatsApp ou e-mail), para envio das orientações e das sugestões de atividades, escritas em um documento Word ou gravadas para serem disponibilizadas como arquivos (escolha o modo que for mais acessível aos estudantes e às famílias).
- Opcionais: canais para aulas online, como o Google Meet (acesse o tutorial disponível aqui) ou o Zoom (tutorial disponível aqui).
Introdução: Será que muda alguma coisa quando a notícia é oral?
Entre em contato com os alunos por áudio ou e-mail e faça os seguintes questionamentos: será que a notícia online escrita e a notícia oral são a mesma coisa? Você já ouviram falar em podcast? Já escutaram algum? Se não sabem o que é, não se preocupem, pois nessa aula vocês irão descobrir o que é um podcast e ainda compará-lo com uma notícia online escrita. Para isso, abram o arquivo que estão recebendo junto com essa mensagem.
Envie aos alunos o arquivo disponível em “Materiais e atividades”, com os links a serem acessados. Oriente-os a acessar os links na seguinte ordem: 1. notícia online, publicada no site da Revista Superinteressante, sobre o pouso da sonda da Nasa, em Marte; 2. vídeo, no Youtube, sobre o que é um podcast; 3. podcast Fronteiras da Ciência, também sobre Marte. Oriente aos alunos que é importante anotar todas as suas observações sobre as diferenças entre a notícia online e a notícia oral, no podcast.
Peça aos alunos que enviem a você as anotações sobre suas observações, procurando responder ao questionamento central: será que muda alguma coisa quando a notícia é oral? Defina um prazo para que os alunos enviem suas observações, pois, a partir delas, se dará o desenvolvimento da aula.
Importante! Sempre inicie a sua comunicação e interação expressando acolhimento aos estudantes e motivação para a aula.
Desenvolvimento: Discutindo sobre a notícia online o a notícia oral
Ao receber as observações dos alunos, prepare uma explanação comentando as observações enviadas por eles e reforçando os pontos de semelhanças e diferenças entre a notícia online e a notícia oral. Nessa explanação, chame a atenção dos alunos para aspectos que envolvem a forma e o conteúdo composicional do podcast. Para isso, guie-se pelos tópicos do terceiro slide do desenvolvimento, no plano original. É importante, nessa explanação, não só partir das observações enviadas pelos alunos, mas também ampliá-las. Encerre enfatizando a estrutura uniforme do podcast, conforme consta no plano original. Essa explanação pode ser enviada aos alunos por meio de um arquivo em PowerPoint, Word, ou mesmo em um vídeo. Caso a opção tenha sido por um arquivo de Word, grave também um áudio para reforçar com os alunos as características do gênero podcast.
Fechamento: Que diferenças percebemos?
Para o fechamento desta aula, peça que os alunos, após terem recebido sua explanação, escrevam um parágrafo evidenciando as diferenças percebidas por eles e o que aprenderam com a aula.
Convite às famílias
Incentive os estudantes a compartilhar com os familiares ou responsáveis o que aprenderam sobre o gênero podcast. Estimule-os ainda a escolher um podcast para assistir juntos. Essa interação pode manter e/ou fortalecer os vínculos entre os estudantes e entre a família e a escola, além de contribuir para ampliar seu nível de letramento e acesso a bons conteúdos digitais.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Maria Teresa Sugahara
Mentor: Carolina Müller
Especialista: Silvia Albert
Título da aula: Comparação entre podcasts noticiosos e notícias online
Finalidade da aula: Perceber especificidades de notícias na modalidade oral e estabelecer comparações entre podcasts e notícias online.
Ano: 7º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Notícia online, em TV e podcast
Objeto(s) do conhecimento: Produção de textos jornalísticos orais
Prática de linguagem: Oralidade
Habilidade(s) da BNCC: EF69LP10/ EF69LP12
Sobre esta aula: Esta é décima aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Notícia online e no campo de atuação Campo jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de oralidade
Materiais necessários: É necessário que a sala de aula possua internet ou então que você baixe e imprima os seguintes materiais:
A notícia on line da superinteressante https://super.abril.com.br/ciencia/assista-ao-vivo-ao-pouso-da-sonda-da-nasa-em-marte/. Acesso em 27/11/2018; e o podcast http://multimidia.ufrgs.br/conteudo/frontdaciencia/Fronteiras_da_Ciencia-T09E23-2018.mp3 Acesso em 27/11/2018.
Informações sobre o gênero podcast: Podcast é um conteúdo em áudio, disponibilizado através de um arquivo ou streaming. Ele tem a vantagem de ser ouvido sob demanda, ou seja, pode ser acessado quando o usuário desejar e ser pausado e retomado sem perda de informação. Pode ser ouvido em diversos dispositivos, o que ajudou na sua popularização e costuma abordar um assunto específico, para construir uma audiência fiel.
Dificuldades antecipadas: Podem sentir dificuldade em compreender o que é um podcast, o que o diferencia de um programa de rádio e ter concentração para ouvi-lo, já que normalmente os programas duram mais de meia hora. Uma estratégia é ouvi-lo em etapas, um pouco a cada aula. Normalmente eles acontecem em blocos de um mesmo tema, a ser explicado no início do programa. Assim, pode-se ouvir a apresentação, e cada bloco em um dia diferente, antes dessa aula propriamente dita.
Referências sobre o assunto:
CANAN, A. A não-linearidade do jornalismo digital. In: FERRARI, P. (org.) Hipertexto, hipermídia: as novas ferramentas da comunicação digital. São Paulo: Contexto,2010. p.141-148.
FARIA, M. A. Como usar o jornal na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2002 a.
FARIA, M.A. Para ler e fazer o jornal na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2002 b.
FERRARI, P. Jornalismo Digital. São Paulo: Contexto, 2003.
_________. Hipertexto, hipermídia: as novas ferramentas da comunicação digital. São Paulo: Contexto, 2010.
GOSCIOLA, V. Roteiro para novas mídias: do game à TV interativa. São Paulo: Senac, 2003.
Sobre comentários das notícias online:
https://super.abril.com.br/comportamento/o-terrivel-mundo-dos-comentarios-na-internet/ Acesso em 08/12/2018.
Fontes:
SIMIM, Danival, MAXCAST : Podcast e rádio: você sabe qual a diferença? publicado em 20/04/2018. https://maxcast.com.br/blog/podcast-e-radio-voce-sabe-qual-e-a-diferenca/ .Acesso em 27/11/2018
Vídeo: Você sabe o que é um podcast? https://www.youtube.com/watch?v=tfTf8LZZX0M .Acesso em 27/11/2018.
SILVA, Tiago,Podcast: o que é e como criar um de qualidade. Publicado em 6/07/2018. https://resultadosdigitais.com.br/blog/podcast/. Acesso em 27/11/2018.