15690
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 7º ano > Oralidade

Plano de aula - Comparação entre podcasts noticiosos e notícias online

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 7º ano do Ensino Fundamental sobre perceber especificidades de notícias na modalidade oral e estabelecer comparações entre podcasts e notícias online.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Maria Teresa Tezolini Sugahara

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Maria Teresa Sugahara
Mentor: Carolina Müller
Especialista: Silvia Albert

Título da aula: Comparação entre podcasts noticiosos e notícias online

Finalidade da aula: Perceber especificidades de notícias na modalidade oral e estabelecer comparações entre podcasts e  notícias online.

Ano: 7º ano do Ensino Fundamental

Gênero: Notícia online, em TV e  podcast

Objeto(s) do conhecimento: Produção de textos jornalísticos orais

Prática de linguagem: Oralidade

Habilidade(s) da BNCC: EF69LP10/ EF69LP12

Sobre esta aula: Esta é décima aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Notícia online e no campo de atuação Campo jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de oralidade

 

Materiais necessários: É necessário que a sala de aula possua internet ou então que você baixe e imprima os seguintes materiais:

A notícia on line da superinteressante https://super.abril.com.br/ciencia/assista-ao-vivo-ao-pouso-da-sonda-da-nasa-em-marte/. Acesso em 27/11/2018; e o podcast http://multimidia.ufrgs.br/conteudo/frontdaciencia/Fronteiras_da_Ciencia-T09E23-2018.mp3 Acesso em 27/11/2018.

 

Informações sobre o gênero podcast: Podcast é um conteúdo em áudio, disponibilizado através de um arquivo ou streaming. Ele tem a vantagem de ser ouvido sob demanda, ou seja, pode ser acessado quando o usuário desejar e ser pausado e retomado sem perda de informação. Pode ser ouvido em diversos dispositivos, o que ajudou na sua popularização e  costuma abordar um assunto específico, para construir uma audiência fiel.

 

Dificuldades antecipadas: Podem sentir dificuldade em compreender o que é um podcast, o que o diferencia de um programa de rádio e ter concentração para ouvi-lo, já que normalmente os programas duram mais de meia hora. Uma estratégia é ouvi-lo em etapas, um pouco a cada aula. Normalmente eles acontecem em blocos de um mesmo tema, a ser explicado no início do programa. Assim, pode-se ouvir a apresentação, e cada bloco em um dia diferente, antes dessa aula propriamente dita.

 

Referências sobre o assunto:

CANAN, A. A não-linearidade do jornalismo digital. In: FERRARI, P. (org.) Hipertexto, hipermídia: as novas ferramentas da comunicação digital. São Paulo: Contexto,2010. p.141-148.
FARIA, M. A. Como usar o jornal na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2002 a.
FARIA, M.A. Para ler e fazer o jornal na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2002 b.
FERRARI, P. Jornalismo Digital. São Paulo: Contexto, 2003.
_________. Hipertexto, hipermídia: as novas ferramentas da comunicação digital. São Paulo: Contexto, 2010.
GOSCIOLA, V. Roteiro para novas mídias: do game à TV interativa. São Paulo: Senac, 2003.
Sobre comentários das notícias online:
https://super.abril.com.br/comportamento/o-terrivel-mundo-dos-comentarios-na-internet/ Acesso em 08/12/2018.

 

Fontes:

SIMIM, Danival, MAXCAST : Podcast e rádio: você sabe qual a diferença? publicado em 20/04/2018. https://maxcast.com.br/blog/podcast-e-radio-voce-sabe-qual-e-a-diferenca/ .Acesso em 27/11/2018

Vídeo: Você sabe o que é um podcast? https://www.youtube.com/watch?v=tfTf8LZZX0M .Acesso em 27/11/2018.

SILVA, Tiago,Podcast: o que é e como criar um de qualidade. Publicado em 6/07/2018. https://resultadosdigitais.com.br/blog/podcast/. Acesso em 27/11/2018.


Código: LPO7_01SQA10

(EF69LP12) Desenvolver estratégias de planejamento, elaboração, revisão, edição, reescrita/ redesign (esses três últimos quando não for situação ao vivo) e avaliação de textos orais, áudio e/ou vídeo, considerando sua adequação aos contextos em que foram produzidos, à forma composicional e estilo de gêneros, a clareza, progressão temática e variedade linguística empregada, os elementos relacionados à fala, tais como modulação de voz, entonação, ritmo, altura e intensidade, respiração etc., os elementos cinésicos, tais como postura corporal, movimentos e gestualidade significativa, expressão facial, contato de olho com plateia etc.

(EF69LP10) Produzir notícias para rádios, TV ou vídeos, podcasts noticiosos e de opinião, entrevistas, comentários, vlogs, jornais radiofônicos e televisivos, dentre outros possíveis, relativos a fato e temas de interesse pessoal, local ou global e textos orais de apreciação e opinião – podcasts e vlogs noticiosos, culturais e de opinião, orientando-se por roteiro ou texto, considerando o contexto de produção e demonstrando domínio dos gêneros.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Oralidade do 7º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 7º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas