15690
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para:   

Plano de aula - Comparação entre podcasts noticiosos e notícias online

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 7º ano do Ensino Fundamental sobre perceber especificidades de notícias na modalidade oral e estabelecer comparações entre podcasts e notícias online.

Plano 10 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Maria Teresa Tezolini Sugahara

 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é décima aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Notícia online e no campo de atuação Campo jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de oralidade

Materiais necessários: É necessário que a sala de aula possua internet ou então que você baixe e imprima os seguintes materiais:

A notícia on line da superinteressante https://super.abril.com.br/ciencia/assista-ao-vivo-ao-pouso-da-sonda-da-nasa-em-marte/. Acesso em 27/11/2018; e o podcast http://multimidia.ufrgs.br/conteudo/frontdaciencia/Fronteiras_da_Ciencia-T09E23-2018.mp3 Acesso em 27/11/2018.

Informações sobre o gênero podcast: Podcast é um conteúdo em áudio, disponibilizado através de um arquivo ou streaming. Ele tem a vantagem de ser ouvido sob demanda, ou seja, pode ser acessado quando o usuário desejar e ser pausado e retomado sem perda de informação. Pode ser ouvido em diversos dispositivos, o que ajudou na sua popularização e costuma abordar um assunto específico, para construir uma audiência fiel.

Dificuldades antecipadas: Podem sentir dificuldade em compreender o que é um podcast, o que o diferencia de um programa de rádio e ter concentração para ouvi-lo, já que normalmente os programas duram mais de meia hora. Uma estratégia é ouvi-lo em etapas, um pouco a cada aula. Normalmente eles acontecem em blocos de um mesmo tema, a ser explicado no início do programa. Assim, pode-se ouvir a apresentação, e cada bloco em um dia diferente, antes dessa aula propriamente dita.

Referências sobre o assunto:

CANAN, A. A não-linearidade do jornalismo digital. In: FERRARI, P. (org.) Hipertexto, hipermídia: as novas ferramentas da comunicação digital. São Paulo: Contexto,2010. p.141-148.
FARIA, M. A. Como usar o jornal na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2002 a.
FARIA, M.A. Para ler e fazer o jornal na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2002 b.
FERRARI, P. Jornalismo Digital. São Paulo: Contexto, 2003.
_________. Hipertexto, hipermídia: as novas ferramentas da comunicação digital. São Paulo: Contexto, 2010.
GOSCIOLA, V. Roteiro para novas mídias: do game à TV interativa. São Paulo: Senac, 2003.
Sobre comentários das notícias online:
https://super.abril.com.br/comportamento/o-terrivel-mundo-dos-comentarios-na-internet/ Acesso em 08/12/2018.

Fontes:

SIMIM, Danival, MAXCAST : Podcast e rádio: você sabe qual a diferença? publicado em 20/04/2018. https://maxcast.com.br/blog/podcast-e-radio-voce-sabe-qual-e-a-diferenca/ .Acesso em 27/11/2018

Vídeo: Você sabe o que é um podcast? https://www.youtube.com/watch?v=tfTf8LZZX0M .Acesso em 27/11/2018.

SILVA, Tiago,Podcast: o que é e como criar um de qualidade. Publicado em 6/07/2018. https://resultadosdigitais.com.br/blog/podcast/. Acesso em 27/11/2018.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

  • Para esta aula, é interessante que a sala esteja organizada em semi-círculo, voltado para o quadro, a fim de poder haver discussão sobre as modalidades orais da notícia online.
  • Leia a questão do slide com a turma e deixe que manifestem suas opiniões.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações:

  • Lance as perguntas e vá registrando no quadro o que for mais significativo:
  • Notícia online escrita e oral são a mesma coisa? Deixe que se posicionem e vá anotando as assertivas que aparecerem. Espera-se que já percebam que é diferente ler e ouvir uma mesma notícia.
  • Quais são as diferenças entre a notícia online escrita e a oral? Espera-se que direcionem a reflexão para os jornais online e para as videorreportagens e que percebam que a escrita tende a ser mais longa ou pelo menos mais explicada enquanto a oral é mais dinâmica, direta.
  • E podcasts? Alguém já ouviu falar? Sabem como funciona? Neste momento, mesmo que nenhum aluno saiba o que é, não é necessária uma explicação, podem dizer que se aproxima do rádio, mas não é o mesmo. (Podcast é um conteúdo em áudio, disponibilizado através de um arquivo ou streaming. Ele tem a vantagem de ser ouvido sob demanda, quando o usuário desejar. Pode ser ouvido em diversos dispositivos, o que ajudou na sua popularização e costuma abordar um assunto específico, para construir uma audiência fiel.)
  • Texto lido e texto falado são a mesma coisa? (Esperamos que digam que não, que o texto falado tende a ser mais informal, mais improvisado…)

Professor, chame a atenção para o foco desta aula: a oralidade. Assim, o modo como darão respostas, pensadas, mas não lidas, também é um exercício de oralidade.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Coloque/projete ou entregue as cópias da notícia online da Super para leitura em voz alta, pelo professor. Alunos acompanham. A notícia é curta, três minutos é suficiente para a entrega e leitura.
  • Questione:
  • Que tipo de notícia é esta: é factual ou de conhecimento mais amplo? Qual o suporte? Sobre o que ela trata? (Esperamos que percebam que esta é uma notícia de conhecimento mais amplo, que usa a suporte da modalidade escrita online, portanto pode ser atualizada e trata do pouso de uma sonda da Nasa em Marte).
  • Há detalhes na notícia? (Esperamos que digam que sim, já que por ser escrita, permite a releitura, podendo ampliar a experiência do leitor)
  • Houve alguma diferença entre a minha fala (professor) e o que estava escrito? O que concluímos disso? (Esperamos que percebam que a leitura reproduziu o texto integralmente e que marcadores típicos da fala como paráfrases ou hesitações estiveram ausentes).

Material necessário:

BATTAGLIA, Rafael. Assista ao vivo ao pouso da sonda da Nasa em Marte. In: SuperInteressante. Disponível em https://super.abril.com.br/ciencia/assista-ao-vivo-ao-pouso-da-sonda-da-nasa-em-marte/. Acesso em 21/11/2018.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Agora coloque o vídeo “o que é um podcast?” para que os alunos direcionem o olhar ao conteúdo composicional do gênero; (2’13’’)
  • Questione:
  • Vocês sabem/ entenderam o que é conteúdo sob demanda? (2’). Professor, se ficou alguma dúvida, explique que no caso do podcast, a pessoa escolhe o que quer ouvir, ou seja, a demanda é o desejo do ouvinte: cultura pop, política, turismo, ciências etc. Ou seja, a mídia pode ser acessada a qualquer momento e de acordo com o interesse do ouvinte.

Materiais complementares:

Para acessar o vídeo “O que é um podcast? clique : https://www.youtube.com/watch?v=tfTf8LZZX0M. Acesso em 08/12/2018.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Em seguida, projete o slide 6. Questione:

Observando atentamente este slide, o que esperam encontrar? (1’). Esperamos que digam que será outra notícia sobre o planeta vermelho, no site Fronteiras da Ciência, da UFRGS, conectado à rádio universitária.

  • Coloque o podcast para que ouçam, chamando a atenção para a escuta atenta: sobre como pessoa fala, se é lido ou não, se há música de fundo, o tipo de informação veiculada. (5’35’’). Nosso objetivo aqui é que percebam a forma e o conteúdo composicional de um podcast.
  • No grande grupo, chamando a atenção para a escuta atenta por todos, questione:
  • A forma como cada apresentação (notícia online podcast) aconteceu foi igual? (2’). Esperamos que digam que não. A tendência é que versão “lida” seja mais rápida e a “falada”, mais longa, já que terão que recuperar na memória o fio condutor da progressão temática.
  • Qual/quais as diferenças mais salientes da oralidade (fala planejada, mas sem leitura) para a oralização (leitura)? (2’). Neste momento talvez percebam a altura da voz, provavelmente dirão “o jeito de falar” - aqui o professor pode colocar que as diferenças podem acontecer por repetições de frase, há marcadores próprios: daí, então…, hesitações: hum, hã…
  • Anote no quadro o que forem falando e iniciar o fechamento da aula.

Materiais complementares:

Para acessar o podcast, clique aqui:

http://multimidia.ufrgs.br/conteudo/frontdaciencia/Fronteiras_da_Ciencia-T09E23-2018.mp3, acesso em 27/11/2018 achado em Marte. (Ouvir 5’35’’ de um total de 31’)

Professor, este podcast tem 31 minutos, como a maioria dos conteúdos sob demanda, são longos. Sabemos que no espaço de uma aula é impossível passá-lo todo. Você pode sugerir que o ouçam como atividade prévia, compartilhando o link. Para esta aula é importante que percebam que o gênero podcast tem uma estrutura mais ou menos uniforme:

  • Vinheta de início;
  • Apresentação dos locutores;
  • Falar data de publicação e o tema do podcast;
  • Rápida introdução para prender o público ao assunto;
  • Vinheta transitória para avisar que vai começar;
  • O programa em si: falar sobre todo o tema do checklist;
  • Preparar para o encerramento;
  • Vinheta rápida transitória para avisar que vai terminar;
  • Encerramento.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Agora chame a atenção para as falas neste momento da aula: a explicação do professor é uma exposição oral, a leitura é uma oralização do texto escrito e as respostas aos questionamentos são um exercício de oralidade. Falar sobre o assunto da notícia sem ler é oralidade.
  • Pergunte aos alunos que diferenças perceberam e faça anotações. Poderão construir um cartaz com as principais percepções os alunos.
  • É importante que os alunos percebam que:
  • em ambas as notícias há uma preparação prévia do conteúdo e a organização do texto, seja ele oral ou escrito.
  • que a notícia no podcast permite um "ir e vir" para compreensão do texto, mas que ela tem uma estrutura também, assim como um texto escrito
  • a tendência do podcast é ser mais informal, trazendo marcas da linguagem

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é décima aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Notícia online e no campo de atuação Campo jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de oralidade

Materiais necessários: É necessário que a sala de aula possua internet ou então que você baixe e imprima os seguintes materiais:

A notícia on line da superinteressante https://super.abril.com.br/ciencia/assista-ao-vivo-ao-pouso-da-sonda-da-nasa-em-marte/. Acesso em 27/11/2018; e o podcast http://multimidia.ufrgs.br/conteudo/frontdaciencia/Fronteiras_da_Ciencia-T09E23-2018.mp3 Acesso em 27/11/2018.

Informações sobre o gênero podcast: Podcast é um conteúdo em áudio, disponibilizado através de um arquivo ou streaming. Ele tem a vantagem de ser ouvido sob demanda, ou seja, pode ser acessado quando o usuário desejar e ser pausado e retomado sem perda de informação. Pode ser ouvido em diversos dispositivos, o que ajudou na sua popularização e costuma abordar um assunto específico, para construir uma audiência fiel.

Dificuldades antecipadas: Podem sentir dificuldade em compreender o que é um podcast, o que o diferencia de um programa de rádio e ter concentração para ouvi-lo, já que normalmente os programas duram mais de meia hora. Uma estratégia é ouvi-lo em etapas, um pouco a cada aula. Normalmente eles acontecem em blocos de um mesmo tema, a ser explicado no início do programa. Assim, pode-se ouvir a apresentação, e cada bloco em um dia diferente, antes dessa aula propriamente dita.

Referências sobre o assunto:

CANAN, A. A não-linearidade do jornalismo digital. In: FERRARI, P. (org.) Hipertexto, hipermídia: as novas ferramentas da comunicação digital. São Paulo: Contexto,2010. p.141-148.
FARIA, M. A. Como usar o jornal na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2002 a.
FARIA, M.A. Para ler e fazer o jornal na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2002 b.
FERRARI, P. Jornalismo Digital. São Paulo: Contexto, 2003.
_________. Hipertexto, hipermídia: as novas ferramentas da comunicação digital. São Paulo: Contexto, 2010.
GOSCIOLA, V. Roteiro para novas mídias: do game à TV interativa. São Paulo: Senac, 2003.
Sobre comentários das notícias online:
https://super.abril.com.br/comportamento/o-terrivel-mundo-dos-comentarios-na-internet/ Acesso em 08/12/2018.

Fontes:

SIMIM, Danival, MAXCAST : Podcast e rádio: você sabe qual a diferença? publicado em 20/04/2018. https://maxcast.com.br/blog/podcast-e-radio-voce-sabe-qual-e-a-diferenca/ .Acesso em 27/11/2018

Vídeo: Você sabe o que é um podcast? https://www.youtube.com/watch?v=tfTf8LZZX0M .Acesso em 27/11/2018.

SILVA, Tiago,Podcast: o que é e como criar um de qualidade. Publicado em 6/07/2018. https://resultadosdigitais.com.br/blog/podcast/. Acesso em 27/11/2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

  • Para esta aula, é interessante que a sala esteja organizada em semi-círculo, voltado para o quadro, a fim de poder haver discussão sobre as modalidades orais da notícia online.
  • Leia a questão do slide com a turma e deixe que manifestem suas opiniões.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações:

  • Lance as perguntas e vá registrando no quadro o que for mais significativo:
  • Notícia online escrita e oral são a mesma coisa? Deixe que se posicionem e vá anotando as assertivas que aparecerem. Espera-se que já percebam que é diferente ler e ouvir uma mesma notícia.
  • Quais são as diferenças entre a notícia online escrita e a oral? Espera-se que direcionem a reflexão para os jornais online e para as videorreportagens e que percebam que a escrita tende a ser mais longa ou pelo menos mais explicada enquanto a oral é mais dinâmica, direta.
  • E podcasts? Alguém já ouviu falar? Sabem como funciona? Neste momento, mesmo que nenhum aluno saiba o que é, não é necessária uma explicação, podem dizer que se aproxima do rádio, mas não é o mesmo. (Podcast é um conteúdo em áudio, disponibilizado através de um arquivo ou streaming. Ele tem a vantagem de ser ouvido sob demanda, quando o usuário desejar. Pode ser ouvido em diversos dispositivos, o que ajudou na sua popularização e costuma abordar um assunto específico, para construir uma audiência fiel.)
  • Texto lido e texto falado são a mesma coisa? (Esperamos que digam que não, que o texto falado tende a ser mais informal, mais improvisado…)

Professor, chame a atenção para o foco desta aula: a oralidade. Assim, o modo como darão respostas, pensadas, mas não lidas, também é um exercício de oralidade.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Coloque/projete ou entregue as cópias da notícia online da Super para leitura em voz alta, pelo professor. Alunos acompanham. A notícia é curta, três minutos é suficiente para a entrega e leitura.
  • Questione:
  • Que tipo de notícia é esta: é factual ou de conhecimento mais amplo? Qual o suporte? Sobre o que ela trata? (Esperamos que percebam que esta é uma notícia de conhecimento mais amplo, que usa a suporte da modalidade escrita online, portanto pode ser atualizada e trata do pouso de uma sonda da Nasa em Marte).
  • Há detalhes na notícia? (Esperamos que digam que sim, já que por ser escrita, permite a releitura, podendo ampliar a experiência do leitor)
  • Houve alguma diferença entre a minha fala (professor) e o que estava escrito? O que concluímos disso? (Esperamos que percebam que a leitura reproduziu o texto integralmente e que marcadores típicos da fala como paráfrases ou hesitações estiveram ausentes).

Material necessário:

BATTAGLIA, Rafael. Assista ao vivo ao pouso da sonda da Nasa em Marte. In: SuperInteressante. Disponível em https://super.abril.com.br/ciencia/assista-ao-vivo-ao-pouso-da-sonda-da-nasa-em-marte/. Acesso em 21/11/2018.

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Agora coloque o vídeo “o que é um podcast?” para que os alunos direcionem o olhar ao conteúdo composicional do gênero; (2’13’’)
  • Questione:
  • Vocês sabem/ entenderam o que é conteúdo sob demanda? (2’). Professor, se ficou alguma dúvida, explique que no caso do podcast, a pessoa escolhe o que quer ouvir, ou seja, a demanda é o desejo do ouvinte: cultura pop, política, turismo, ciências etc. Ou seja, a mídia pode ser acessada a qualquer momento e de acordo com o interesse do ouvinte.

Materiais complementares:

Para acessar o vídeo “O que é um podcast? clique : https://www.youtube.com/watch?v=tfTf8LZZX0M. Acesso em 08/12/2018.

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Em seguida, projete o slide 6. Questione:

Observando atentamente este slide, o que esperam encontrar? (1’). Esperamos que digam que será outra notícia sobre o planeta vermelho, no site Fronteiras da Ciência, da UFRGS, conectado à rádio universitária.

  • Coloque o podcast para que ouçam, chamando a atenção para a escuta atenta: sobre como pessoa fala, se é lido ou não, se há música de fundo, o tipo de informação veiculada. (5’35’’). Nosso objetivo aqui é que percebam a forma e o conteúdo composicional de um podcast.
  • No grande grupo, chamando a atenção para a escuta atenta por todos, questione:
  • A forma como cada apresentação (notícia online podcast) aconteceu foi igual? (2’). Esperamos que digam que não. A tendência é que versão “lida” seja mais rápida e a “falada”, mais longa, já que terão que recuperar na memória o fio condutor da progressão temática.
  • Qual/quais as diferenças mais salientes da oralidade (fala planejada, mas sem leitura) para a oralização (leitura)? (2’). Neste momento talvez percebam a altura da voz, provavelmente dirão “o jeito de falar” - aqui o professor pode colocar que as diferenças podem acontecer por repetições de frase, há marcadores próprios: daí, então…, hesitações: hum, hã…
  • Anote no quadro o que forem falando e iniciar o fechamento da aula.

Materiais complementares:

Para acessar o podcast, clique aqui:

http://multimidia.ufrgs.br/conteudo/frontdaciencia/Fronteiras_da_Ciencia-T09E23-2018.mp3, acesso em 27/11/2018 achado em Marte. (Ouvir 5’35’’ de um total de 31’)

Professor, este podcast tem 31 minutos, como a maioria dos conteúdos sob demanda, são longos. Sabemos que no espaço de uma aula é impossível passá-lo todo. Você pode sugerir que o ouçam como atividade prévia, compartilhando o link. Para esta aula é importante que percebam que o gênero podcast tem uma estrutura mais ou menos uniforme:

  • Vinheta de início;
  • Apresentação dos locutores;
  • Falar data de publicação e o tema do podcast;
  • Rápida introdução para prender o público ao assunto;
  • Vinheta transitória para avisar que vai começar;
  • O programa em si: falar sobre todo o tema do checklist;
  • Preparar para o encerramento;
  • Vinheta rápida transitória para avisar que vai terminar;
  • Encerramento.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Agora chame a atenção para as falas neste momento da aula: a explicação do professor é uma exposição oral, a leitura é uma oralização do texto escrito e as respostas aos questionamentos são um exercício de oralidade. Falar sobre o assunto da notícia sem ler é oralidade.
  • Pergunte aos alunos que diferenças perceberam e faça anotações. Poderão construir um cartaz com as principais percepções os alunos.
  • É importante que os alunos percebam que:
  • em ambas as notícias há uma preparação prévia do conteúdo e a organização do texto, seja ele oral ou escrito.
  • que a notícia no podcast permite um "ir e vir" para compreensão do texto, mas que ela tem uma estrutura também, assim como um texto escrito
  • a tendência do podcast é ser mais informal, trazendo marcas da linguagem

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Oralidade do 7º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 7º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF69LP12 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF69LP10 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano