10164
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 1º ano > Resolução de Problemas

Plano de aula - Desafio das cores

Plano de aula de Matemática com atividades para 1º ano do Fundamental sobre estratégias de resolução de problema

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Janaina Pinheiro Vece 

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano
MAT1_11RDP03

Recursos
- Necessários: papel, lápis, lápis de cor e imagens das atividades e comandas ou impressas.
- Opcionais: Celular para gravar mensagens, WhatsApp ou outro recurso para compartilhar o desafio, lousa, flip chart ou cartazes.

Para este plano, a sugestão é que foque na atividade principal, lembrando a relevância de visitar todo o plano e selecionar as partes que considerar mais adequadas para a realidade dos seus alunos.
Caso você não tenha comunicação digital com os alunos, escolha atividades de alguns planos, que formem uma sequência. Uma sugestão é que você faça a impressão juntamente com as orientações e um cronograma para realização das atividades, para que as famílias possam retirar na escola. É interessante que estabeleça uma forma de acompanhar as aprendizagens e para tanto pode, por exemplo, solicitar alguns registros de soluções e ou combinar a confecção de um “Diário de bordo”, onde os alunos façam os registros das suas aprendizagens e as famílias encaminhem à escola, para que possa intervir através das próximas escolhas e enviando alguma devolutiva aos alunos.

Aquecimento
Se realizar uma aula simultânea, realize uma conversa com os alunos, como a proposta no plano de aula, sobre o que é um desafio. Caso sua aula seja assíncrona convide um familiar, que possa acompanhar o aluno para que converse ele, e para tanto oriente com questões como as sugeridas no slide do aquecimento, no plano de aula.

Atividade principal
Se a aula for síncrona, apresente o desafio aos alunos e realize a atividade de acordo com as indicações do plano de aula. É importante que se prepare para mostrar e discutir os conceitos envolvidos no desafio, como: horizontal, vertical e diagonal. Para tanto, pode usar slides ou desenhos compartilhados, uma lousa, um “flip chart” ou cartazes, desenhando no decorrer da aula ou com ilustrações feitas previamente.
No caso de uma aula assíncrona, encaminhe a proposta aos alunos, por imagem ou impresso. Se possível envie aos alunos, por mensagem de voz, vídeo ou escritas, as orientações, incluindo os conceitos já citados (demonstrados por imagens). Eles podem realizar mais de uma solução. Peça que respondam: Quais estratégias você utilizou para resolver o desafio?
Oriente as famílias para que conversem com as crianças sobre os conceitos necessários para a resolução e que incentivem que elas expliquem como pensaram e fizeram para solucionar. Para isso, podem guiar-se através das seguintes questões (que ajudarão os alunos a responder a pergunta, explicando suas estratégias): Como você começou a pintar a figura? A partir de qual quadrinho? Utilizando qual cor? Quais cores você mais utilizou para pintar os quadrinhos? Qual cor você usou menos? Você teve alguma dúvida durante o processo de resolução do desafio? Qual? Peça que enviem a você, a atividade resolvida e a resposta.

Discussão das soluções
Se sua aula não for simultânea, utilize as resoluções dos alunos, para realizar uma devolutiva (por vídeo, imagem ou impressa) contendo algumas soluções diferentes e uma síntese de estratégias que os colegas usaram para resolver o desafio (de acordo com a questão que responderam).
Num encontro síncrono, peça que alguns alunos apresentem suas soluções e realize o debate, como proposto no plano de aula. Você pode usar os mesmos recursos que utilizou na atividade principal (tela compartilhada, lousa, flip chart ou cartazes) para ir ilustrando as soluções apresentadas.

Sistematização e Encerramento
Ao final da aula síncrona ou ao receber as respostas dos alunos, apresente uma as aprendizagens da aula (ao vivo, mensagem de voz, vídeo ou escrita), baseadas nos slides de Sistematização do conceito e encerramento, do plano de aula.

Raio X
A atividade do Raio X é planejada para ser utilizada como instrumento de avaliação processual. Se tiver possibilidade, envie para que os alunos realizem e discutam com um familiar, se for oportuno, mas é importante que você tenha acesso, de alguma forma, a resolução. Se não for viável, você poderá utilizar essa atividade para uma sondagem presencial.

Convite às famílias
Convide os familiares a acompanhar a aula (especialmente nos momentos assíncronos) sempre valorizando a participação das famílias nas oportunidades de aprendizagem dos alunos, salientando que nesta fase, eles ainda estão aprendendo a se organizar, especialmente com relação ao ensino remoto. Dê o suporte necessário para que os familiares possam interagir com os alunos, como neste caso, no esclarecimentos de conceitos necessários para a resolução do problema e incentivando-os a buscar a solução e explicar suas estratégias.

Sugestão Enviada Por: Gilne Gardesani Fernandez


Código: MAT1_11RDP03

(EF01MA00) Essa não é uma habilidade da base, mas trabalha múltiplas habilidades a partir da resolução de problemas.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Resolução de Problemas do 1º ano:

Com o plano de aula sobre resolução de problemas, os estudantes aprendem como desenvolver estratégias de resolução, elaboração de problemas e estratégias de leitura de problemas.

MAIS AULAS DE Matemática do 1º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas