15688
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 7º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - A notícia online e seus elementos hipertextuais e hipermidiáticos

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 7º ano do Ensino Fundamental sobre identificar hipertextos e hipermídias presentes em notícias para compreender as funções desses elementos nos textos.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Daniela Aparecida Vieira

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados
- Necessários: mídias de comunicação e interação (WhatsApp ou e-mail), para envio das orientações e das sugestões de atividades, escritas em um documento Word ou gravadas para serem disponibilizadas como arquivos (escolha o modo que for mais acessível aos estudantes e às famílias).
- Opcionais: canais para aulas online, como o Google Meets (acesse o tutorial disponível aqui) ou o Zoom (tutorial disponível aqui).

Introdução: Hipertexto e hipermídia na composição da notícia online
Para a proposta de aplicação deste plano no ensino remoto, efetuamos uma inversão na proposta original.
Organize a turma em equipes e envie-lhes, por WhatsApp ou e-mail, a lista de sites de notícia que consta na seção desenvolvimento do plano de aula original, juntamente com os questionamentos que acompanham o segundo slide e suas instruções sobre a aula. Grave um áudio em que explique que a tarefa será selecionar e ler duas ou três notícias, na lista de sites enviada, e discutir as questões propostas. Explique também que eles deverão anotar as observações e discussões do grupo para apresentar aos colegas. Durante as discussões efetuadas pelos grupos, eleja um porta-voz que possa entrar em contato com você para tirar dúvidas ou compartilhar as ideias do grupo. Peça que os grupos troquem entre si o resumo das discussões e conclusões. Isso pode ser feito de diversas formas: por áudios, por uma foto das anotações em uma cartolina ou por meio de um vídeo gravado. Discuta com os alunos a forma mais acessível para todos.
Importante! Sempre inicie a sua comunicação e interação expressando acolhimento aos estudantes e motivação para a aula.

Desenvolvimento: Vamos falar sobre como se compõe a notícia online?
Agora que os alunos já acessaram as notícias online, efetuaram a leitura, discussão e compartilharam, entre si, o resumo das discussões e as conclusões, faça a devolutiva geral, por meio de um áudio ou de uma apresentação a ser enviada por e-mail, comparando os pontos de vista dos alunos e explicitando o conhecimento prévio demonstrado por eles sobre a composição da notícia online. Aproveite também essa devolutiva para expor aos alunos os aspectos da composição da notícia online, por blocos hipertextuais e hipermidiáticos. Conforme orientação do plano original, explicite as diferenças entre hipertexto e hipermídia e não deixe de comentar sobre a principal vantagem da leitura não linear, permitida pelo hipertexto e hipermídia: a ampliação das possibilidades de compreensão dos fatos noticiados.
Uma ideia simples para esta parte da aula é preparar slides e fazer um vídeo com sua apresentação e explicação para ser compartilhado com os alunos, por e-mail ou WhatsApp.

Fechamento: Para que servem o hipertexto e a hipermídia?
Como fechamento, envie um áudio aos alunos com a seguinte pergunta: para que servem o hipertexto e a hipermídia? Peça que respondam individualmente e que relatem também qual foi a experiência de navegar em um hipertexto noticioso. Assim, você conseguirá perceber o envolvimento de cada aluno com a atividade e ainda se aproximar de cada um deles.

Convite às famílias
Incentive os estudantes a conversar com a família sobre a prática de ler na Internet, sobre como é navegar nos links. Essa interação pode manter e/ou fortalecer os vínculos entre os estudantes e entre a família e a escola.

Sugestão Enviada Por: Silvia Albert


Código: LPO7_01SQA05

(EF69LP16) Analisar e utilizar as formas de composição dos gêneros jornalísticos da ordem do relatar, tais como notícias (pirâmide invertida no impresso X blocos noticiosos hipertextuais e hipermidiáticos no digital, que também pode contar com imagens de vários tipos, vídeos, gravações de áudio etc.), da ordem do argumentar, tais como artigos de opinião e editorial (contextualização, defesa de tese/opinião e uso de argumentos) e das entrevistas: apresentação e contextualização do entrevistado e do tema, estrutura pergunta e resposta etc.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 7º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 7º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas