Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é a quarta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero notícia online e no campo de atuação jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de análise linguística e semiótica.
Materiais necessários: Computador com acesso à internet (para que seja mostrada uma notícia online aos aprendizes); projetor multimídia.
Informações sobre o gênero: A notícia é um gênero discursivo da esfera jornalística, esfera “responsável pelo ‘controle’ e circulação da informação” (ROJO e BARBOSA, 2015, p. 141). Trata-se de um texto em que são relatados acontecimentos políticos, econômicos, sociais etc. A notícia é considerada a matéria-prima dos jornais (impressos e online), mas pode ser encontrada, também, em revistas (impressas e online), blogs, redes sociais etc. Além de circular em meios de comunicação que se utilizam, sobretudo, da escrita, a notícia também pode circular em outras mídias como a TV, o rádio e os vídeos.
Dificuldades antecipadas: Os alunos terão, possivelmente, dificuldade em perceber articulações entre os elementos hipertextuais e hipermidiáticos na construção da notícia online, porque, geralmente, quando leem esse gênero, não se concentram em tais elementos.
Referências sobre o assunto:
FARIA, M. A.; ZANCHETTA Jr., J. Para ler e fazer o jornal na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2007.
FERRARI, P. (org). Hipertexto, hipermídia - as novas ferramentas da comunicação digital. São Paulo: Contexto, 2016.
ROJO, R.; BARBOSA, J. P. Hipermodernidade, multiletramentos e gêneros discursivos. São Paulo: Parábola Editorial, 2015.
Tema da aula
Tempo sugerido: 02 minutos
Orientações:
1. Apresente o tema da aula aos alunos, mostrando-lhes este slide.
Observações ao professor: 1. Como esta é a primeira aula sobre a construção composicional do gênero notícia online, convém lembrar quais são os elementos que compõem os gêneros discursivos. Segundo Rojo e Barbosa (2015), com base em Bakhtin e Volochinov (1981), pode-se afirmar que os gêneros são compostos por três elementos indissociáveis, a saber:
- a forma/estrutura de composição, que se refere à organização e ao acabamento do texto como um todo. A forma de composição de um texto está relacionada, basicamente, à sua macroestrutura e à progressão temática. No que concerne à notícia online, é possível dizer que se trata de um gênero multimodal (isto é, que se utiliza de recursos verbais e não verbais) que, em meio digital, se organiza em blocos noticiosos, e que, em meio impresso, se organiza em colunas. A macroestrutura da notícia caracteriza-se, geralmente, por uma pirâmide invertida, ou seja, as informações mais relevantes são colocadas logo no início do texto, e as menos importantes são colocadas ao final. Essa macroestrutura, em geral, apresenta as seguintes partes: título ou manchete; lide ou lead (normalmente, o primeiro ou os dois primeiros parágrafos da notícia, que buscam responder as questões: O quê? Quem? Quando? Onde? Como? Por quê?); e corpo do texto (o desdobramento das perguntas cujas respostas foram brevemente colocadas no lide). Além disso, elementos hipertextuais (hiperlinks) e hipermidiáticos (vídeos, gravações em áudio etc.) também fazem parte da estrutura composicional da notícia online;
- o tema (ou conteúdo temático), que consiste no conteúdo ou tópico principal do texto, inferido a partir da valoração que o autor lhe atribui. Desse modo, o tema está sempre vinculado ao contexto em que o texto foi produzido. Portanto, a compreensão do conteúdo temático de um texto requer, do leitor, conhecimentos sobre o contexto em que o autor o escreveu. No caso das notícias online, para que o leitor possa entender o tema do texto, é importante que ele conheça, ainda que minimamente, o jornal/revista/portal de notícias em que o texto circula e que ele saiba quando e onde ocorreu o fato relatado, pois isso será essencial para que o leitor identifique e compreenda qual é o assunto da notícia online e qual avaliação o jornalista (ou o jornal/revista/portal de notícias para o qual ele trabalha) faz do tema noticiado;
- o estilo, que diz respeito às escolhas linguísticas que fazemos para dizer o que pretendemos dizer, a fim de produzir o sentido desejado. Em se tratando de notícias online, algumas escolhas linguísticas muito frequentes nesse gênero são, por exemplo, o uso do tempo presente nas manchetes, o emprego da terceira pessoa, entre outras.
2. Nesta aula, será tratada apenas a estrutura composicional da notícia.
Introdução
Tempo sugerido: 05 minutos
Orientações:
- Para identificar o que os alunos já sabem sobre a construção composicional da notícia online, faça-lhes as perguntas contidas neste slide.
- Comente as respostas deles, esclarecendo que a notícia online é um texto multimodal ou multissemiótico, ou seja, um texto cuja composição conta com recursos verbais e não verbais.
- Pergunte-lhes quais são os elementos verbais e não verbais que compõem esse gênero. Caso os estudantes não respondam imediatamente essa questão, explique-lhes que descobrirão a resposta nesta aula.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 38 minutos
Orientações:
- Organize os estudantes em pequenos grupos e proponha-lhes que leiam a seguinte notícia online: https://g1.globo.com/rj/rio-de-janeiro/noticia/2018/09/05/apos-3-dias-bombeiros-concluem-que-museu-nacional-estava-em-situacao-irregular.ghtml. Essa é apenas uma sugestão de notícia e foi escolhida por tratar de um tema de repercussão nacional e internacional que ocorreu no início de setembro de 2018: o incêndio que destruiu o Museu Nacional, localizado no Rio de Janeiro (RJ). Além disso, essa notícia possui hipertextos (os nós que ligam palavras, textos, imagens etc.) e hipermídias (recursos audiovisuais; no caso dessa notícia, as hipermídias são os dois vídeos), o que permite que os aprendizes explorem os elementos verbais e não verbais que compõem esse texto. No entanto, se preferir, escolha outra notícia online para trabalhar com os seus alunos. Para que eles leiam a notícia, acesse o site em que ela foi publicada e mostre-lhes o texto original. Caso isso não seja possível, antes da aula, tire cópias da notícia e distribua-as aos grupos.
- Antes de os estudantes iniciarem a leitura do texto, solicite-lhes que leiam as questões contidas neste slide. Assim, ao começarem a lê-lo, eles já poderão buscar, no texto, as informações necessárias para respondê-las. A ideia é que, ao lerem essas perguntas e buscarem respostas a elas, os alunos possam refletir sobre a composição da notícia online, descobrindo como é essa composição: blocos noticiosos hipertextuais e hipermidiáticos.
- Enquanto os grupos discutem essas respostas, caminhe pela sala de aula para observar as discussões. Caso eles tenham alguma dúvida e solicitem esclarecimentos, procure saná-las.
- Depois que os estudantes tiverem lido a notícia e respondido essas perguntas, solicite que os grupos apresentem suas respostas à turma. Quando necessário, comente as respostas dos alunos.
- A partir das respostas dos discentes, converse com eles sobre o título da notícia, explicando aos estudantes que o título também pode ser chamado de manchete e que ela tem a função de atrair a atenção do leitor, a fim de que ele se interesse por ler o texto noticioso.
- Converse com os alunos, também, acerca dos recursos hipertextuais e hipermidiáticos que compõem esse gênero do discurso: esses recursos servem para aprofundar assuntos tratados na notícia online, complementando-a e trazendo maiores esclarecimentos sobre o fato relatado. Ademais, também servem para que o leitor, caso queira, possa fazer uma leitura não linear: ele pode, por exemplo, explorar, primeiramente, os textos aos quais ele acessa quando clica nos hiperlinks presentes na notícia e, só depois, lê-la; pode, também, assistir aos vídeos contidos na notícia online antes de lê-la (é interessante notar que nem todas as notícias online possuem hipermídias). Enfim, a composição hipertextual e hipermidiática desse gênero oferece ao leitor diferentes possibilidades de leitura da notícia, o que não ocorre quando se trata de notícias impressas, que, normalmente, permitem apenas uma leitura linear.
Fechamento
Tempo sugerido: 05 minutos
Orientações:
- Para concluir a aula, convide alguns estudantes a responder oralmente a pergunta contida neste slide.
- Ao formular essa resposta e expô-la diante da turma, os alunos poderão revisar o que aprenderam nesta aula. Se necessário, comente as respostas deles, complementando-as.
- Ao comentar as respostas dos discentes, ressalte que a notícia online é um texto multimodal, isto é, constituído por elementos verbais (texto escrito) e não verbais (imagens estáticas ou em movimento, gráficos, infográficos etc.).
- Relembre aos estudantes que o título da notícia também pode ser chamado de manchete e tem como função atrair a atenção do leitor para despertar o seu interesse em ler o texto noticioso.
- Para concluir a aula, comente sobre os blocos hipertextuais (o hipertexto são os nós que ligam palavras, textos, imagens etc.) e hipermidiáticos (recursos audiovisuais, como os vídeos, por exemplo) que compõem a notícia online e possibilitam ao leitor mais flexibilidade e autonomia, já que ele pode escolher diferentes percursos de leitura, a fim de desenvolver uma melhor compreensão dos fatos noticiados.