15685
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 4º ano > Oralidade

Plano de aula - Planejamento da produção de um vídeo de divulgação científica

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 4º ano do EF sobre Planejamento da produção de um vídeo de divulgação científica

Plano 11 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Márcia Regina Pereira

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é décima primeira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero verbete (resumo) e no campo de atuação de Estudo e práticas de pesquisa / todos os campos . A aula faz parte do módulo de Oralidade.

Materiais necessários: Celular ou câmera para filmagem, cópias de textos científicos para estudo, projetor e tela.

Informações sobre o gênero: O conhecimento científico foi por muito tempo restrito a poucos, a organização da enciclopédia (e seus verbetes) foi uma das primeiras tentativas de compilação de conhecimentos de diversas áreas, de uma forma simples e breve, com o intuito de divulgação para o público leigo. O verbete é, portanto, um gênero específico da esfera de divulgação científica. Verbetes são encontrados principalmente em enciclopédias, dicionários comuns da língua ou em específicos de determinadas áreas do conhecimento, sendo utilizados quando não se consegue fazer inferências sobre o significado de uma expressão ou de uma palavra a partir do seu contexto ou para se obter dados mais específicos a respeito de algum vocábulo. É considerado o 1º hipertexto do qual se tem notícia: sua leitura pode seguir muitos caminhos e o uso de remissões a outras palavras tem a função de “linkagem”, recurso muito comum hoje na internet. Para dialogar com o gênero será importante se familiarizar também com outros textos de divulgação científica, como as reportagens científicas, que nessa sequência serão fonte de informações para a produção de verbetes.

Dificuldades antecipadas: Provavelmente esta aula seja novidade para o alunos por focar uma inovação “planejamento da produção de um vídeo”, fato que pode ocasionar agitação. Para amenizar, forme grupos heterogêneos, de maneira que um sempre possa ajudar o outro a concentrar-se na atividade. Outro desafio provável é a leitura dos nomes científicos das aranhas, sendo assim ofereça-lhes ajuda nessa leitura. Haverá diversas funções e tarefas (com tempo delimitado) para serem executadas pelos alunos nessa aula, por isso procure ter clareza ao dar as orientações.

Referências sobre o assunto: CAVALCANTE, M. C. B. MELO,C.T.V. Gêneros orais na escola. In: Diversidade textual : os gêneros na sala de aula / organizado por Carmi Ferraz Santos, Márcia Mendonça, Marianne C.B. Cavalcanti — Belo Horizonte : Autêntica , 2007. p. 89 - 102. Disponível em: http://www.serdigital.com.br/gerenciador/clientes/ceel/arquivos/11.pdf

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 min.

Orientações: Leia o título da aula para os alunos e diga que eles vão elaborar o planejamento de vídeos, que serão gravados na próxima aula.

Antes disso proponha: “vamos retomar como devem ser os vídeos que divulgam informações científicas?

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações:

  • Apresente o vídeo aos alunos (duração de 2:18). Caso esteja seguindo a sequência didática, eles irão reconhecer o biólogo que apresenta a aranha Armadeira. Caso contrário, informe-os de que quem apresenta o vídeo é um biólogo, seu nome é Vinícius Ferreira.
  • Pergunte se já conheciam as características dessa aranha. Ouça as respostas.
  • Ressalte a informação de que as aranhas são de interesse médico, pois são usadas para a fabricação de remédios, talvez muitos desconheçam esse fato.
  • Converse com eles sobre a maneira que Vinícius a apresenta, questionando sobre a clareza das informações fornecidas e a maneira como ele dialoga com seu interlocutor.

Materiais complementares: Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=GK20FOXwPNY. Acesso em 15/11/2018. Clique aqui.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Instigue os alunos para que sintam curiosidade sobre os objetos de estudo propostos. Embora o foco dessa aula seja o planejamento da produção dos vídeos, é importante que gostem dos assuntos que serão abordados para que se entusiasmem.
  • Apresente-lhes o tema dos vídeos que serão planejados: aranhas.
  • Divida a turma em seis grupos. Garanta que em cada grupo haja alunos com saberes diferentes para que possam se ajudar.
  • Peça para que cada grupo escolha sobre qual aranha vão falar. Um dos grupos vai falar de forma mais genérica sobre a aranha e os outros sobre as aranhas específicas: caranguejeira, armadeira, marrom, viúva negra, Cobalt Blue.
  • Entregue para cada grupo os textos que deverão ler para que possam selecionar as informações que usarão para produzir seus vídeos:
  • Texto “verbete de aranha” da Enciclopédia Britannica - para o 1º grupo, que vai falar de modo mais genérico das aranhas
  • Texto da Fiocruz sobre aracnídeos - para os outros 5 grupos (oriente que busquem a parte do texto que fala especificamente da aranha escolhida).
  • Oriente que os vídeos que farão devem ter a estrutura parecida com o vídeo que assistiram do biólogo, durando aproximadamente 2 minutos.
  • Estipule o tempo de 5 minutos para que leiam, decidam e grifem no texto quais são as informações que irão compor o vídeo que produzirão.

Materiais complementares:

Texto “verbete de aranha” da Enciclopédia Britannica. Clique aqui.

Texto da Fiocruz sobre aracnídeos: caranguejeira, armadeira, marrom, viúva negra e Cobalt Blue - Clique aqui.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Ao completar o tempo destinado à leitura, reúna os alunos e entregue-lhes o impresso com duas tabelas com os dados que deverão abordar no vídeo.
  • Explique-lhes a função de cada linha da tabela.

Nome popular e nome científico - Cuide para que pronunciem corretamente, indique alguém do grupo para que fique responsável por aprender e ensinar a pronúncia aos colegas, caso haja dificuldade na leitura.

Habitat - É importante salientar ao interlocutor onde o animal vive.

Características físicas e comportamentais - Elas serão selecionadas e descritas com base nos textos.

3. Oriente que retirem esses dados do texto lido.

4. Comunique-os que no mesmo impresso há uma outra tabela que irá auxiliá-los no planejamento das ações.

Materiais complementares:

Atividade para impressão - PLANEJAMENTO E AÇÕES: Clique aqui.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Leia cada linha da tabela e explique que essas perguntas devem nortear o planejamento do vídeo. Algumas sugestões podem ser:
  • Como apresentar o título do vídeo? (Confeccionar cartaz com o título que deve conter o nome popular e científico da aranha. A câmara pode focar a imagem na abertura do vídeo).
  • Como apresentar as informações sobre o animal? que recursos utilizar? (É possível imprimir fotos, fazer desenhos ou até mesmo modelar uma aranha com massinha ou jornal. Alguém pode fazer efeitos sonoros com instrumentos musicais. Pode haver também informações em cartazes)
  • Como chamar atenção e dar ênfase para a importância ou perigo da aranha? (O apresentador deve colocar ênfase em suas palavras, falar olhando para a câmera como que conversa com o interlocutor advertindo-o)
  • Como finalizar o vídeo? (Deixar alguma curiosidade importante ou comentário com humor para esse desfecho. É possível também se despedir do interlocutor)
  • Diga-lhes que todos os integrantes cumprirão uma função, desde a confecção e seleção dos materiais como quem ficará responsável pela apresentação das informações.
  • Os responsáveis pela narração ou apresentação do vídeo devem produzir um texto contendo suas falas, devem ler diversas vezes para que a fala fique cada vez mais natural. Não é necessário que fale somente o que decorou, mas que memorize a sequência da narrativa.

Materiais complementares: cartolina, lumi paper, tesoura, cola, figuras das aranhas, computador, impressora, acesso à internet, massinha de modelagem.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Com o planejamento já completo, apresente esse slide com algumas possíveis funções para cada integrante do grupo. As funções vão variar de acordo com as escolhas do planejamento e de acordo com o número de componentes de cada grupo. Se o grupo for pequeno peça que elejam apenas algumas das funções descritas, se o grupo for grande, peça para que mais de um aluno exerça a mesma função.
  • Combine com o grupo como será realizada a filmagem na aula seguinte. Uma sugestão é verificar em sua escola se há alguma câmera de fotos ou tablet com a função filmagem. Caso não haja, e em sua escola for permitido o uso de aparelhos celulares, você pode usar seu próprio celular ou pedir emprestado para algum outro funcionário da escola que possa te ajudar nesse dia.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Cada grupo apresentará o planejamento para a turma.
  • Nesse momentos todos poderão se ajudar, sugerindo ações.
  • Levante com a turma alguns critérios para que desenvolvam uma boa performance oral. À medida que forem falando, anote no quadro ou em um flip chart. Algumas sugestões:
  • As informações devem ser transmitidas de forma clara;
  • Corpo, gestos e expressão facial devem colaborar para que o público permaneça atento, mostrando interatividade e dando ênfase às partes mais importantes do texto;
  • Pode haver certa informalidade na forma de falar, mas algumas palavras do léxico científico devem permanecer, demonstrando assim que a base para as informações são os textos de divulgação científica;
  • Recursos visuais e sonoros podem ser utilizados sempre que apoiarem a fala do apresentador e o entendimento do interlocutor;
  • O tempo para a apresentação deve ser respeitado (em torno de 2 minutos).

4 - Esses critérios devem ser utilizados para avaliação das produções quando executadas.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é décima primeira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero verbete (resumo) e no campo de atuação de Estudo e práticas de pesquisa / todos os campos . A aula faz parte do módulo de Oralidade.

Materiais necessários: Celular ou câmera para filmagem, cópias de textos científicos para estudo, projetor e tela.

Informações sobre o gênero: O conhecimento científico foi por muito tempo restrito a poucos, a organização da enciclopédia (e seus verbetes) foi uma das primeiras tentativas de compilação de conhecimentos de diversas áreas, de uma forma simples e breve, com o intuito de divulgação para o público leigo. O verbete é, portanto, um gênero específico da esfera de divulgação científica. Verbetes são encontrados principalmente em enciclopédias, dicionários comuns da língua ou em específicos de determinadas áreas do conhecimento, sendo utilizados quando não se consegue fazer inferências sobre o significado de uma expressão ou de uma palavra a partir do seu contexto ou para se obter dados mais específicos a respeito de algum vocábulo. É considerado o 1º hipertexto do qual se tem notícia: sua leitura pode seguir muitos caminhos e o uso de remissões a outras palavras tem a função de “linkagem”, recurso muito comum hoje na internet. Para dialogar com o gênero será importante se familiarizar também com outros textos de divulgação científica, como as reportagens científicas, que nessa sequência serão fonte de informações para a produção de verbetes.

Dificuldades antecipadas: Provavelmente esta aula seja novidade para o alunos por focar uma inovação “planejamento da produção de um vídeo”, fato que pode ocasionar agitação. Para amenizar, forme grupos heterogêneos, de maneira que um sempre possa ajudar o outro a concentrar-se na atividade. Outro desafio provável é a leitura dos nomes científicos das aranhas, sendo assim ofereça-lhes ajuda nessa leitura. Haverá diversas funções e tarefas (com tempo delimitado) para serem executadas pelos alunos nessa aula, por isso procure ter clareza ao dar as orientações.

Referências sobre o assunto: CAVALCANTE, M. C. B. MELO,C.T.V. Gêneros orais na escola. In: Diversidade textual : os gêneros na sala de aula / organizado por Carmi Ferraz Santos, Márcia Mendonça, Marianne C.B. Cavalcanti — Belo Horizonte : Autêntica , 2007. p. 89 - 102. Disponível em: http://www.serdigital.com.br/gerenciador/clientes/ceel/arquivos/11.pdf

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 min.

Orientações: Leia o título da aula para os alunos e diga que eles vão elaborar o planejamento de vídeos, que serão gravados na próxima aula.

Antes disso proponha: “vamos retomar como devem ser os vídeos que divulgam informações científicas?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações:

  • Apresente o vídeo aos alunos (duração de 2:18). Caso esteja seguindo a sequência didática, eles irão reconhecer o biólogo que apresenta a aranha Armadeira. Caso contrário, informe-os de que quem apresenta o vídeo é um biólogo, seu nome é Vinícius Ferreira.
  • Pergunte se já conheciam as características dessa aranha. Ouça as respostas.
  • Ressalte a informação de que as aranhas são de interesse médico, pois são usadas para a fabricação de remédios, talvez muitos desconheçam esse fato.
  • Converse com eles sobre a maneira que Vinícius a apresenta, questionando sobre a clareza das informações fornecidas e a maneira como ele dialoga com seu interlocutor.

Materiais complementares: Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=GK20FOXwPNY. Acesso em 15/11/2018. Clique aqui.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Instigue os alunos para que sintam curiosidade sobre os objetos de estudo propostos. Embora o foco dessa aula seja o planejamento da produção dos vídeos, é importante que gostem dos assuntos que serão abordados para que se entusiasmem.
  • Apresente-lhes o tema dos vídeos que serão planejados: aranhas.
  • Divida a turma em seis grupos. Garanta que em cada grupo haja alunos com saberes diferentes para que possam se ajudar.
  • Peça para que cada grupo escolha sobre qual aranha vão falar. Um dos grupos vai falar de forma mais genérica sobre a aranha e os outros sobre as aranhas específicas: caranguejeira, armadeira, marrom, viúva negra, Cobalt Blue.
  • Entregue para cada grupo os textos que deverão ler para que possam selecionar as informações que usarão para produzir seus vídeos:
  • Texto “verbete de aranha” da Enciclopédia Britannica - para o 1º grupo, que vai falar de modo mais genérico das aranhas
  • Texto da Fiocruz sobre aracnídeos - para os outros 5 grupos (oriente que busquem a parte do texto que fala especificamente da aranha escolhida).
  • Oriente que os vídeos que farão devem ter a estrutura parecida com o vídeo que assistiram do biólogo, durando aproximadamente 2 minutos.
  • Estipule o tempo de 5 minutos para que leiam, decidam e grifem no texto quais são as informações que irão compor o vídeo que produzirão.

Materiais complementares:

Texto “verbete de aranha” da Enciclopédia Britannica. Clique aqui.

Texto da Fiocruz sobre aracnídeos: caranguejeira, armadeira, marrom, viúva negra e Cobalt Blue - Clique aqui.

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Ao completar o tempo destinado à leitura, reúna os alunos e entregue-lhes o impresso com duas tabelas com os dados que deverão abordar no vídeo.
  • Explique-lhes a função de cada linha da tabela.

Nome popular e nome científico - Cuide para que pronunciem corretamente, indique alguém do grupo para que fique responsável por aprender e ensinar a pronúncia aos colegas, caso haja dificuldade na leitura.

Habitat - É importante salientar ao interlocutor onde o animal vive.

Características físicas e comportamentais - Elas serão selecionadas e descritas com base nos textos.

3. Oriente que retirem esses dados do texto lido.

4. Comunique-os que no mesmo impresso há uma outra tabela que irá auxiliá-los no planejamento das ações.

Materiais complementares:

Atividade para impressão - PLANEJAMENTO E AÇÕES: Clique aqui.

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Leia cada linha da tabela e explique que essas perguntas devem nortear o planejamento do vídeo. Algumas sugestões podem ser:
  • Como apresentar o título do vídeo? (Confeccionar cartaz com o título que deve conter o nome popular e científico da aranha. A câmara pode focar a imagem na abertura do vídeo).
  • Como apresentar as informações sobre o animal? que recursos utilizar? (É possível imprimir fotos, fazer desenhos ou até mesmo modelar uma aranha com massinha ou jornal. Alguém pode fazer efeitos sonoros com instrumentos musicais. Pode haver também informações em cartazes)
  • Como chamar atenção e dar ênfase para a importância ou perigo da aranha? (O apresentador deve colocar ênfase em suas palavras, falar olhando para a câmera como que conversa com o interlocutor advertindo-o)
  • Como finalizar o vídeo? (Deixar alguma curiosidade importante ou comentário com humor para esse desfecho. É possível também se despedir do interlocutor)
  • Diga-lhes que todos os integrantes cumprirão uma função, desde a confecção e seleção dos materiais como quem ficará responsável pela apresentação das informações.
  • Os responsáveis pela narração ou apresentação do vídeo devem produzir um texto contendo suas falas, devem ler diversas vezes para que a fala fique cada vez mais natural. Não é necessário que fale somente o que decorou, mas que memorize a sequência da narrativa.

Materiais complementares: cartolina, lumi paper, tesoura, cola, figuras das aranhas, computador, impressora, acesso à internet, massinha de modelagem.

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Com o planejamento já completo, apresente esse slide com algumas possíveis funções para cada integrante do grupo. As funções vão variar de acordo com as escolhas do planejamento e de acordo com o número de componentes de cada grupo. Se o grupo for pequeno peça que elejam apenas algumas das funções descritas, se o grupo for grande, peça para que mais de um aluno exerça a mesma função.
  • Combine com o grupo como será realizada a filmagem na aula seguinte. Uma sugestão é verificar em sua escola se há alguma câmera de fotos ou tablet com a função filmagem. Caso não haja, e em sua escola for permitido o uso de aparelhos celulares, você pode usar seu próprio celular ou pedir emprestado para algum outro funcionário da escola que possa te ajudar nesse dia.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Cada grupo apresentará o planejamento para a turma.
  • Nesse momentos todos poderão se ajudar, sugerindo ações.
  • Levante com a turma alguns critérios para que desenvolvam uma boa performance oral. À medida que forem falando, anote no quadro ou em um flip chart. Algumas sugestões:
  • As informações devem ser transmitidas de forma clara;
  • Corpo, gestos e expressão facial devem colaborar para que o público permaneça atento, mostrando interatividade e dando ênfase às partes mais importantes do texto;
  • Pode haver certa informalidade na forma de falar, mas algumas palavras do léxico científico devem permanecer, demonstrando assim que a base para as informações são os textos de divulgação científica;
  • Recursos visuais e sonoros podem ser utilizados sempre que apoiarem a fala do apresentador e o entendimento do interlocutor;
  • O tempo para a apresentação deve ser respeitado (em torno de 2 minutos).

4 - Esses critérios devem ser utilizados para avaliação das produções quando executadas.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Oralidade do 4º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 4º ano:

4º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF35LP19 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF35LP20 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF35LP18 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano