15684
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 4º ano > Oralidade

Plano de aula - Características linguísticas da produção de um vídeo para os canais de youtubers

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 4º ano do EF sobre Características linguísticas da produção de um vídeo para os canais de youtubers

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Márcia Regina Pereira

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das orientações por áudio, vídeo ou texto, e troca de mensagens com os estudantes sobre a atividade;
Vídeo “Como será que a lua muda”, disponível aqui;
Vídeo “Aranha Caranguejeira”, disponível aqui;
Vídeo de pesquisa da Fapesp, disponível aqui;
Tabela para análise dos vídeos, disponível aqui, e Resolução 1, disponível aqui.
Tabela de fechamento, disponível aqui, e Resolução 2, disponível aqui.

- Opcionais: canais para videochamadas, como o Google Meet ou o Zoom (tutorial disponível aqui);
Google Drive (Docs – tutorial disponível aqui, e Apresentações – tutorial disponível aqui).

Introdução
Convide, por WhatsApp ou outro canal de comunicação, os estudantes a descobrirem como são produzidos vídeos de divulgação científica. Envie o primeiro vídeo que está na Introdução do plano original e pergunte o que eles acreditam ser necessário para a produção de um vídeo desse tipo. Peça que enviem as respostas ao grupo, de modo que todos possam compartilhar suas ideias. Dê uma devolutiva completando o que disserem e não deixe de falar sobre alguns passos desta produção, como: selecionar um tema interessante, pesquisar, estudar o conceito, planejar e escrever um roteiro levando em consideração que o texto nesse caso será falado.

Desenvolvimento
Envie, pelo mesmo canal de comunicação utilizado anteriormente, o segundo e o terceiro vídeo: em um deles um biólogo vai até o habitat natural de uma aranha caranguejeira para apresentar suas características; o outro é fruto de uma pesquisa da Fapesp com o mesmo tema. Envie também uma tabela para que os estudantes a completem comparando aspectos dos dois vídeos. Siga as orientações do plano original para dar mais pistas aos estudantes, pois eles podem ter dificuldade para preencher alguns campos da tabela como “marcas linguísticas” ou “marcas corporais e ambientais”. Solicite que registrem suas respostas no caderno ou em um arquivo digital. Se achar possível, forme duplas e incentive os alunos a preencherem a tabela juntos, se comunicando por videochamada ou mensagens e escrevendo em um arquivo compartilhado no Google Drive. Estipule um prazo para o término e envio da atividade.

Fechamento
Combine uma videochamada para fazer a socialização da atividade seguindo as orientações do plano original. Finalize perguntando aos estudantes o que eles descobriram sobre como produzir um vídeo com informações científicas. Se possível, compartilhe a tela do seu computador com a tabela de Fechamento do plano e vá preenchendo coletivamente. Grave a videochamada ou faça um resumo dela para enviar àqueles que não puderam participar.

Se não for possível fazer a videochamada, envie o arquivo com a resolução da atividade para autocorreção, mas não deixe de enviar também alguns comentários que possam apoiar a reflexão sobre a produção desses vídeos. Para concluir, envie a tabela de Fechamento para que a preencham e entreguem dentro de um prazo estipulado.

Convite às famílias
As famílias podem ser convidadas a assistirem aos vídeos junto com os estudantes, comentando sobre a aranha caranguejeira e também sobre as características da produção dos vídeos (tema das atividades).

Sugestão Enviada Por: Greta Fragata


Código: LPO4_04SQA10

(EF35LP10) Identificar gêneros do discurso oral, utilizados em diferentes situações e contextos comunicativos, e suas características linguístico-expressivas e composicionais (conversação espontânea, conversação telefônica, entrevistas pessoais, entrevistas no rádio ou na TV, debate, noticiário de rádio e TV, narração de jogos esportivos no rádio e TV, aula, debate etc.).

(EF15LP09) Expressar-se em situações de intercâmbio oral com clareza, preocupando-se em ser compreendido pelo interlocutor e usando a palavra com tom de voz audível, boa articulação e ritmo adequado.

(EF15LP13) Identificar finalidades da interação oral em diferentes contextos comunicativos (solicitar informações, apresentar opiniões, informar, relatar experiências etc.).


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Oralidade do 4º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 4º ano:

4º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas