15682
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 4º ano > Oralidade

Plano de aula - É hora de interpretar o texto criado

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 4º ano do EF sobre É hora de interpretar o texto criado

Plano 12 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Elisa Greenhalgh Vilalta

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a décima segunda aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero dramático e no campo de atuação artístico-literário. A aula faz parte do módulo de Oralidade. Neste módulo, as atividades serão centradas na análise da prática oral presente no texto dramático em pequenas cenas ou esquetes. Nessa aula serão apreciados os textos orais do gênero dramático através da dramatização de esquetes previamente elaboradas.

Materiais necessários: Computador e projetor multimídia para passar os slides ,objetos para cenário e figurinos, cópias da atividade, celular para filmagem..

Informações sobre o gênero: O texto dramático pode ter apenas função literária, mas seu principal objetivo é ser encenado. É dessa maneira que o gênero se mantém “vivo e atual”, pois cada nova encenação pode trazer algo diferente, tendo em vista quem atua, quem dirige e quem vai assistir a apresentação. Justamente porque as pessoas vão ao teatro para "assistir" alguma coisa, o texto dramático conta com muitos elementos visuais, descritos em marcas cênicas (também conhecidas como “didascálias” ou rubricas”). Essas marcas podem orientar quanto a ambientação, cenário, iluminação, roupas, gestos, vozes dos personagens, entre outros... Em geral esse é um texto sem narrador e é comum que a obra seja, em sua maior parte, dialogada. Outra característica do gênero é a “concentração no conflito” ou no “drama” como o próprio nome anuncia, para isso o antagonismo na construção dos personagens é importante, bem como a expectativa gerada com o desenlace do conflito. O drama também tem por objetivo “presentificar o instinto de jogo da condição humana” ou seja o lúdico, as regras, o esforço e a colaboração para a encenação estão presentes nas peças e nos “jogos teatrais”. Por último, vale lembrar que o “teatro é teatro” e que as emoções e encenações são apenas representações da realidade, sugerindo um exercício reflexão, posicionamento e de ampliação do universo cultural e social dos alunos. (adaptado do texto "Encenar e ensinar – o texto dramático na escola" de Rosemari Calzavara)

Dificuldades antecipadas:

Os alunos podem apresentar dificuldades em montar um cenário e um figurino que corresponda a sua esquete. Eles também podem não haver memorizado o texto e não conseguir dramatizá-lo na hora da filmagem, além de não seguirem as marcações de fala e de cenário. Alguns podem apresentar timidez na hora da dramatização por não ter tido ainda experiências anteriores em apresentações para um público.

Referências sobre o assunto:

CALZAVARA, Rosemari Bendlin. Encenar e ensinar – o texto dramático na escola. R.cient./FAP, Curitiba, v.4, n.2 p.149-154, jul./dez. 2009. Disponível em: http://periodicos.unespar.edu.br/index.php/revistacientifica/article/view/1612/952 - Acesso em 09 de novembro de 2018.

GRANERO, Vic Vieira. Como usar o teatro na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2011.

TRAVAGLIA, Luiz Carlos. ESQUETE: CARACTERIZAÇÃO DE UM GÊNERO ORAL E SUA POSSÍVEL CORRELAÇÃO COM OUTROS GÊNEROS, disponível em: http://www.seer.ufu.br/index.php/olharesetrilhas/article/download/40213/21534. Acesso em 09 de novembro de 2018.

Título da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações: Explique para a turma a proposta da aula do dia.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações:

A atividade será introduzida com a retomada do planejamento da apresentação da esquete e com a apresentação dos critérios de avaliação da apresentação.

  • Organize os alunos em seus grupos de produção da esquete da aula anterior.
  • Retome a lista do planejamento e peça que os grupos chequem se tudo foi cumprido e se estão preparados para apresentar sua esquete.
  • Leia o slide ou imprima a checagem para os grupos.
  • Informe que além de apresentado para a turma, a esquete será filmada e por, isso devem se preparar para dramatizar para a câmera.

Comentários:

Nessa atividade, os alunos devem retomar a esquete que escreveram e produziram na aula anterior. Eles deverão checar se realizaram toda a preparação e se ensaiaram o suficiente para a apresentação.

Material complementar:

Planejamento da apresentação da esquete.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 26 minutos

Orientações: Explique para os alunos que nesse momento da aula eles irão se preparar e encenar a esquete que produziram.

  • Projete, escreva no quadro ou leia para os alunos as orientações para essa etapa da aula.
  • Peça que os grupos se reùnam, arrumem seu cenário em uma parte da sala ou fora dela. Peça que eles arrumem também o figurino ou os acessórios das personagens.
  • Disponibilize 5 minutos para que os grupos façam um ensaio final.
  • Converse com a classe e exponha que cada esquete será gravada pelo celular da professora, então turma deve colaborar com a gravação.
  • Grave cada esquete com seu celular na posição horizontal. Caso não consiga gravar com o celular, a atividade pode ser realizada apenas com a apresentação das esquetes com a turma, entretanto, a atividade não terá o mesmo efeito porque os alunos não conseguirão assistir a eles mesmos atuando.

Materiais complementares:

Figuras para cenário e/ou referências

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Para finalizar a aula, organize com a turma para assistir aos vídeos das apresentações das esquetes.

  • Projete as apresentações das esquetes para toda a turma.
  • Durante as apresentações os alunos deverão avaliar a própria performance e as dos colegas.
  • Você pode estabelecer uma legenda com carinhas de emojis ou com cores. Atenção para não desprestigiar nenhuma apresentação, portanto uma sugestão de legenda seria:
  • azul: muito bom, amarelo: bom, verde: precisa melhorar.
  • Deixe que os alunos compartilhem com a turma suas impressões sobre a atividade.
  • Pergunte:
  • Foi fácil montar a esquete? Os alunos devem avaliar como foi montar a esquete.
  • Como foi representá-la para toda a turma? Alguns alunos podem ter achado mais difícil por causa da timidez, outros podem ter achado fácil encarar uma plateia.
  • Como foi assistir a sua performance no vídeo? Os alunos devem avaliar sua performance no vídeo. É interessante que eles se enxerguem atuando por outro ângulo.
  • Qual foi a sua maior dificuldade? Os alunos devem descrever as dificuldades que tiveram. Podem ser dificuldades individuais ou do grupo.
  • O que vocês fariam diferente? Os alunos, após verem o vídeo devem avaliar o que fariam diferente: atuar melhor, montar melhor a esquete...

Comentários:

É muito interessante que os alunos consigam assistir sua performance e que consigam fazer uma autoavaliação e uma avaliação dos colegas. Caso o tempo seja insuficiente, a apresentação dos vídeos pode ser feita em uma aula posterior. Então utilize as perguntas finais para que possam avaliar os pontos fortes e fracos de sua produção e apresentação, suas dificuldades e o que teriam feito diferente.

Material complementar:

Avaliação

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a décima segunda aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero dramático e no campo de atuação artístico-literário. A aula faz parte do módulo de Oralidade. Neste módulo, as atividades serão centradas na análise da prática oral presente no texto dramático em pequenas cenas ou esquetes. Nessa aula serão apreciados os textos orais do gênero dramático através da dramatização de esquetes previamente elaboradas.

Materiais necessários: Computador e projetor multimídia para passar os slides ,objetos para cenário e figurinos, cópias da atividade, celular para filmagem..

Informações sobre o gênero: O texto dramático pode ter apenas função literária, mas seu principal objetivo é ser encenado. É dessa maneira que o gênero se mantém “vivo e atual”, pois cada nova encenação pode trazer algo diferente, tendo em vista quem atua, quem dirige e quem vai assistir a apresentação. Justamente porque as pessoas vão ao teatro para "assistir" alguma coisa, o texto dramático conta com muitos elementos visuais, descritos em marcas cênicas (também conhecidas como “didascálias” ou rubricas”). Essas marcas podem orientar quanto a ambientação, cenário, iluminação, roupas, gestos, vozes dos personagens, entre outros... Em geral esse é um texto sem narrador e é comum que a obra seja, em sua maior parte, dialogada. Outra característica do gênero é a “concentração no conflito” ou no “drama” como o próprio nome anuncia, para isso o antagonismo na construção dos personagens é importante, bem como a expectativa gerada com o desenlace do conflito. O drama também tem por objetivo “presentificar o instinto de jogo da condição humana” ou seja o lúdico, as regras, o esforço e a colaboração para a encenação estão presentes nas peças e nos “jogos teatrais”. Por último, vale lembrar que o “teatro é teatro” e que as emoções e encenações são apenas representações da realidade, sugerindo um exercício reflexão, posicionamento e de ampliação do universo cultural e social dos alunos. (adaptado do texto "Encenar e ensinar – o texto dramático na escola" de Rosemari Calzavara)

Dificuldades antecipadas:

Os alunos podem apresentar dificuldades em montar um cenário e um figurino que corresponda a sua esquete. Eles também podem não haver memorizado o texto e não conseguir dramatizá-lo na hora da filmagem, além de não seguirem as marcações de fala e de cenário. Alguns podem apresentar timidez na hora da dramatização por não ter tido ainda experiências anteriores em apresentações para um público.

Referências sobre o assunto:

CALZAVARA, Rosemari Bendlin. Encenar e ensinar – o texto dramático na escola. R.cient./FAP, Curitiba, v.4, n.2 p.149-154, jul./dez. 2009. Disponível em: http://periodicos.unespar.edu.br/index.php/revistacientifica/article/view/1612/952 - Acesso em 09 de novembro de 2018.

GRANERO, Vic Vieira. Como usar o teatro na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2011.

TRAVAGLIA, Luiz Carlos. ESQUETE: CARACTERIZAÇÃO DE UM GÊNERO ORAL E SUA POSSÍVEL CORRELAÇÃO COM OUTROS GÊNEROS, disponível em: http://www.seer.ufu.br/index.php/olharesetrilhas/article/download/40213/21534. Acesso em 09 de novembro de 2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações: Explique para a turma a proposta da aula do dia.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações:

A atividade será introduzida com a retomada do planejamento da apresentação da esquete e com a apresentação dos critérios de avaliação da apresentação.

  • Organize os alunos em seus grupos de produção da esquete da aula anterior.
  • Retome a lista do planejamento e peça que os grupos chequem se tudo foi cumprido e se estão preparados para apresentar sua esquete.
  • Leia o slide ou imprima a checagem para os grupos.
  • Informe que além de apresentado para a turma, a esquete será filmada e por, isso devem se preparar para dramatizar para a câmera.

Comentários:

Nessa atividade, os alunos devem retomar a esquete que escreveram e produziram na aula anterior. Eles deverão checar se realizaram toda a preparação e se ensaiaram o suficiente para a apresentação.

Material complementar:

Planejamento da apresentação da esquete.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 26 minutos

Orientações: Explique para os alunos que nesse momento da aula eles irão se preparar e encenar a esquete que produziram.

  • Projete, escreva no quadro ou leia para os alunos as orientações para essa etapa da aula.
  • Peça que os grupos se reùnam, arrumem seu cenário em uma parte da sala ou fora dela. Peça que eles arrumem também o figurino ou os acessórios das personagens.
  • Disponibilize 5 minutos para que os grupos façam um ensaio final.
  • Converse com a classe e exponha que cada esquete será gravada pelo celular da professora, então turma deve colaborar com a gravação.
  • Grave cada esquete com seu celular na posição horizontal. Caso não consiga gravar com o celular, a atividade pode ser realizada apenas com a apresentação das esquetes com a turma, entretanto, a atividade não terá o mesmo efeito porque os alunos não conseguirão assistir a eles mesmos atuando.

Materiais complementares:

Figuras para cenário e/ou referências

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Para finalizar a aula, organize com a turma para assistir aos vídeos das apresentações das esquetes.

  • Projete as apresentações das esquetes para toda a turma.
  • Durante as apresentações os alunos deverão avaliar a própria performance e as dos colegas.
  • Você pode estabelecer uma legenda com carinhas de emojis ou com cores. Atenção para não desprestigiar nenhuma apresentação, portanto uma sugestão de legenda seria:
  • azul: muito bom, amarelo: bom, verde: precisa melhorar.
  • Deixe que os alunos compartilhem com a turma suas impressões sobre a atividade.
  • Pergunte:
  • Foi fácil montar a esquete? Os alunos devem avaliar como foi montar a esquete.
  • Como foi representá-la para toda a turma? Alguns alunos podem ter achado mais difícil por causa da timidez, outros podem ter achado fácil encarar uma plateia.
  • Como foi assistir a sua performance no vídeo? Os alunos devem avaliar sua performance no vídeo. É interessante que eles se enxerguem atuando por outro ângulo.
  • Qual foi a sua maior dificuldade? Os alunos devem descrever as dificuldades que tiveram. Podem ser dificuldades individuais ou do grupo.
  • O que vocês fariam diferente? Os alunos, após verem o vídeo devem avaliar o que fariam diferente: atuar melhor, montar melhor a esquete...

Comentários:

É muito interessante que os alunos consigam assistir sua performance e que consigam fazer uma autoavaliação e uma avaliação dos colegas. Caso o tempo seja insuficiente, a apresentação dos vídeos pode ser feita em uma aula posterior. Então utilize as perguntas finais para que possam avaliar os pontos fortes e fracos de sua produção e apresentação, suas dificuldades e o que teriam feito diferente.

Material complementar:

Avaliação

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Oralidade do 4º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 4º ano:

4º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF35LP10 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF15LP09 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF15LP12 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF15LP13 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano