Atividade 1 - Planejamento
Plano de Aula
Plano de aula: É hora de interpretar o texto criado
Plano 12 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Texto dramático
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a décima segunda aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero dramático e no campo de atuação artístico-literário. A aula faz parte do módulo de Oralidade. Neste módulo, as atividades serão centradas na análise da prática oral presente no texto dramático em pequenas cenas ou esquetes. Nessa aula serão apreciados os textos orais do gênero dramático através da dramatização de esquetes previamente elaboradas.
Materiais necessários: Computador e projetor multimídia para passar os slides ,objetos para cenário e figurinos, cópias da atividade, celular para filmagem..
Informações sobre o gênero: O texto dramático pode ter apenas função literária, mas seu principal objetivo é ser encenado. É dessa maneira que o gênero se mantém “vivo e atual”, pois cada nova encenação pode trazer algo diferente, tendo em vista quem atua, quem dirige e quem vai assistir a apresentação. Justamente porque as pessoas vão ao teatro para "assistir" alguma coisa, o texto dramático conta com muitos elementos visuais, descritos em marcas cênicas (também conhecidas como “didascálias” ou rubricas”). Essas marcas podem orientar quanto a ambientação, cenário, iluminação, roupas, gestos, vozes dos personagens, entre outros... Em geral esse é um texto sem narrador e é comum que a obra seja, em sua maior parte, dialogada. Outra característica do gênero é a “concentração no conflito” ou no “drama” como o próprio nome anuncia, para isso o antagonismo na construção dos personagens é importante, bem como a expectativa gerada com o desenlace do conflito. O drama também tem por objetivo “presentificar o instinto de jogo da condição humana” ou seja o lúdico, as regras, o esforço e a colaboração para a encenação estão presentes nas peças e nos “jogos teatrais”. Por último, vale lembrar que o “teatro é teatro” e que as emoções e encenações são apenas representações da realidade, sugerindo um exercício reflexão, posicionamento e de ampliação do universo cultural e social dos alunos. (adaptado do texto "Encenar e ensinar – o texto dramático na escola" de Rosemari Calzavara)
Dificuldades antecipadas:
Os alunos podem apresentar dificuldades em montar um cenário e um figurino que corresponda a sua esquete. Eles também podem não haver memorizado o texto e não conseguir dramatizá-lo na hora da filmagem, além de não seguirem as marcações de fala e de cenário. Alguns podem apresentar timidez na hora da dramatização por não ter tido ainda experiências anteriores em apresentações para um público.
Referências sobre o assunto:
CALZAVARA, Rosemari Bendlin. Encenar e ensinar – o texto dramático na escola. R.cient./FAP, Curitiba, v.4, n.2 p.149-154, jul./dez. 2009. Disponível em: http://periodicos.unespar.edu.br/index.php/revistacientifica/article/view/1612/952 - Acesso em 09 de novembro de 2018.
GRANERO, Vic Vieira. Como usar o teatro na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2011.
TRAVAGLIA, Luiz Carlos. ESQUETE: CARACTERIZAÇÃO DE UM GÊNERO ORAL E SUA POSSÍVEL CORRELAÇÃO COM OUTROS GÊNEROS, disponível em: http://www.seer.ufu.br/index.php/olharesetrilhas/article/download/40213/21534. Acesso em 09 de novembro de 2018.
Título da aula
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientações: Explique para a turma a proposta da aula do dia.
Introdução
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientações:
A atividade será introduzida com a retomada do planejamento da apresentação da esquete e com a apresentação dos critérios de avaliação da apresentação.
- Organize os alunos em seus grupos de produção da esquete da aula anterior.
- Retome a lista do planejamento e peça que os grupos chequem se tudo foi cumprido e se estão preparados para apresentar sua esquete.
- Leia o slide ou imprima a checagem para os grupos.
- Informe que além de apresentado para a turma, a esquete será filmada e por, isso devem se preparar para dramatizar para a câmera.
Comentários:
Nessa atividade, os alunos devem retomar a esquete que escreveram e produziram na aula anterior. Eles deverão checar se realizaram toda a preparação e se ensaiaram o suficiente para a apresentação.
Material complementar:
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 26 minutos
Orientações: Explique para os alunos que nesse momento da aula eles irão se preparar e encenar a esquete que produziram.
- Projete, escreva no quadro ou leia para os alunos as orientações para essa etapa da aula.
- Peça que os grupos se reùnam, arrumem seu cenário em uma parte da sala ou fora dela. Peça que eles arrumem também o figurino ou os acessórios das personagens.
- Disponibilize 5 minutos para que os grupos façam um ensaio final.
- Converse com a classe e exponha que cada esquete será gravada pelo celular da professora, então turma deve colaborar com a gravação.
- Grave cada esquete com seu celular na posição horizontal. Caso não consiga gravar com o celular, a atividade pode ser realizada apenas com a apresentação das esquetes com a turma, entretanto, a atividade não terá o mesmo efeito porque os alunos não conseguirão assistir a eles mesmos atuando.
Materiais complementares:
Fechamento
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações: Para finalizar a aula, organize com a turma para assistir aos vídeos das apresentações das esquetes.
- Projete as apresentações das esquetes para toda a turma.
- Durante as apresentações os alunos deverão avaliar a própria performance e as dos colegas.
- Você pode estabelecer uma legenda com carinhas de emojis ou com cores. Atenção para não desprestigiar nenhuma apresentação, portanto uma sugestão de legenda seria:
- azul: muito bom, amarelo: bom, verde: precisa melhorar.
- Deixe que os alunos compartilhem com a turma suas impressões sobre a atividade.
- Pergunte:
- Foi fácil montar a esquete? Os alunos devem avaliar como foi montar a esquete.
- Como foi representá-la para toda a turma? Alguns alunos podem ter achado mais difícil por causa da timidez, outros podem ter achado fácil encarar uma plateia.
- Como foi assistir a sua performance no vídeo? Os alunos devem avaliar sua performance no vídeo. É interessante que eles se enxerguem atuando por outro ângulo.
- Qual foi a sua maior dificuldade? Os alunos devem descrever as dificuldades que tiveram. Podem ser dificuldades individuais ou do grupo.
- O que vocês fariam diferente? Os alunos, após verem o vídeo devem avaliar o que fariam diferente: atuar melhor, montar melhor a esquete...
Comentários:
É muito interessante que os alunos consigam assistir sua performance e que consigam fazer uma autoavaliação e uma avaliação dos colegas. Caso o tempo seja insuficiente, a apresentação dos vídeos pode ser feita em uma aula posterior. Então utilize as perguntas finais para que possam avaliar os pontos fortes e fracos de sua produção e apresentação, suas dificuldades e o que teriam feito diferente.
Material complementar:
Para o aluno
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação, como WhatsApp ou e-mail, para envio das orientações e atividades, e troca de mensagens com os estudantes.
Vídeo “Criança tem cada uma...” (assistir ao trecho entre 3:18 e 7:22), disponível aqui;
Canais para videochamadas, como Google Meet ou Zoom (tutorial disponível aqui);
Tabela para avaliação das apresentações, disponível aqui;
- Opcionais: editor de vídeo Movavi (tutorial disponível aqui);
Google Drive (tutorial para subir vídeo e compartilhar link disponível aqui).
Introdução
Esta é uma proposta de adaptação dos planos 11 e 12 desta sequência, e depende da aula anterior para poder ser realizada. Envie aos estudantes uma mensagem relembrando o levantamento feito na aula anterior sobre as etapas que vão anteceder a apresentação das esquetes teatrais: decidir se será feita individualmente ou em duplas; decidir o tema (de preferência com humor); escrever um breve roteiro com começo, meio e fim, além de diálogos e marcas cênicas; ensaiar; escolher figurino e cenário e, por fim, apresentar-se (gravar um vídeo ou se preparar para atuar “ao vivo”, em uma videochamada). Para incentivá-los, envie o link do vídeo “Criança tem cada uma...” (oriente-os a assistir ao trecho entre 3:18 e 7:22) e sugira que planejem algo simples, semelhante ao que viram.
Desenvolvimento
Após ter orientado sobre o planejamento das esquetes, estipule um prazo para o término da atividade e envio do material a você (vídeos gravados ou roteiros que serão encenados em uma videochamada). Disponibilize-se para ajudá-los em todas as etapas do planejamento: você pode contribuir com ideias de temas, analisar a primeira versão do roteiro antes que iniciem os ensaios; fazer sugestões de movimentação corporal e gestual, figurinos, cenário etc.
Para a edição dos vídeos, você pode sugerir que os estudantes busquem no computador ou no celular algum aplicativo já instalado e de fácil manuseio. Uma opção é usar o Movavi (tutorial disponível aqui). Para subir os vídeos, sugira o Google Drive, gerando um link para compartilhar com o grupo.
Quando os vídeos gravados estiverem prontos, ajude os que tiverem dificuldade para compartilhar, de modo que todos possam apreciar as esquetes dos colegas. Combine uma data para a videochamada, para apresentação dos que preferiram atuar “ao vivo” e fechamento da atividade.
Fechamento
Combine uma vídeochamada para realização das últimas apresentações. Posteriormente, sugira que os estudantes compartilhem como foi a experiência de criar uma esquete, ensaiar e se apresentar.
Envie a tabela de autoavaliação e avaliação de outras apresentações, e oriente o preenchimento. Estipule um prazo para o envio das respostas a você e organize uma devolutiva para todos. Grave a videochamada e envie àqueles que não puderam participar.
Convite às famílias
As famílias podem ser convidadas a apoiar as crianças na organização, nos ensaios e, se for o caso, na gravação da esquete. Depois, podem apreciar juntos os vídeos da turma, valorizando o percurso e as criações das crianças.