15680
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 4º ano > Oralidade

Plano de aula - Em cena - Conversando sobre o gênero dramático

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 4º ano do EF sobre Em cena - Conversando sobre o gênero dramático

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Elisa Greenhalgh Vilalta

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação, como WhatsApp ou e-mail, para envio das orientações e atividades, e troca de mensagens com os estudantes;
Fotos para a atividade de introdução, disponíveis aqui;
Vídeo “O boneco e o palhaço”, disponível aqui;
Vídeo “Rosquinha”, disponível aqui;
Perguntas em forma de tabela, disponíveis aqui, e resolução disponível aqui;
Vídeo “Como fazer uma esquete teatral”, disponível aqui.

- Opcionais: canais para videochamadas, como Google Meet ou Zoom (tutorial disponível aqui);
Padlet (tutorial disponível aqui).

Introdução
Envie aos estudantes, por WhatsApp ou outro canal de comunicação, as imagens da introdução do plano com os seguintes questionamentos: “Quais elementos do gênero dramático podemos ver em cada uma das fotos?” Caso estejam seguindo esta sequência didática, os estudantes devem estar familiarizados com algumas características do gênero. Solicite que enviem as respostas no grupo de mensagens da turma, de modo que possam compartilhar ideias e você possa ir completando o que disserem de acordo com as orientações do plano original. Outra ideia é criar um mural virtual no Padlet; neste caso, publique as fotos lá e envie o link aos estudantes, pedindo que comentem no próprio mural.

Desenvolvimento
Envie os dois vídeos que estão no desenvolvimento do plano original junto com os seguintes questionamentos: “O que vocês acham que foi realizado antes da apresentação dos atores? Quais os personagens, cenários e assuntos tratados em cada um dos vídeos?” Estipule um prazo para o envio das respostas.

Fechamento
Combine uma vídeochamada para socialização das respostas. Foque a discussão na reflexão sobre o que é preciso realizar antes de uma apresentação teatral. Convide os estudantes para, na próxima aula, planejarem e gravarem uma esquete teatral. Oriente que a esquete pode ser feita individualmente ou em duplas, de acordo com as possibilidades de cada um de dialogar com a dupla por chamadas ou mensagens, para combinar os detalhes da apresentação. Você pode dar duas opções para a apresentação: a gravação de um vídeo (que, no caso das duplas, precisaria ser editado) ou a apresentação “ao vivo” em uma nova videochamada. Compartilhe sua tela e liste, com a ajuda deles, o que será necessário preparar e planejar: pensar em um tema (de preferência com humor); escrever um breve roteiro com começo, meio e fim, além de diálogos e marcas cênicas; ensaiar; escolher figurino e cenário e, por fim, apresentar-se. Envie esse arquivo digitado aos estudantes ou peça que o copiem no caderno. Grave a videochamada ou faça um resumo dela para aqueles que não puderam participar.

Caso não seja possível fazer a videochamada, envie por mensagem a proposta de realizar uma esquete e sugira que eles façam uma checklist do que será necessário preparar. Complete as respostas, se necessário.

Por fim, envie o link do vídeo “Como fazer uma esquete teatral” e sugira que brinquem do “jogo da imitose” com algum familiar.

Convite às famílias
As famílias podem ser convidadas para brincarem de diversos jogos teatrais junto com as crianças. No vídeo de fechamento deste plano, há uma proposta bem interessante de imitação. Sugira que eles tentem fazê-la em casa.

Sugestão Enviada Por: Greta Fragata


Código: LPO4_03SQA10

(EF35LP10) Identificar gêneros do discurso oral, utilizados em diferentes situações e contextos comunicativos, e suas características linguístico-expressivas e composicionais (conversação espontânea, conversação telefônica, entrevistas pessoais, entrevistas no rádio ou na TV, debate, noticiário de rádio e TV, narração de jogos esportivos no rádio e TV, aula, debate etc.).

(EF15LP09) Expressar-se em situações de intercâmbio oral com clareza, preocupando-se em ser compreendido pelo interlocutor e usando a palavra com tom de voz audível, boa articulação e ritmo adequado.

(EF15LP12) Atribuir significado a aspectos não linguísticos (paralinguísticos) observados na fala, como direção do olhar, riso, gestos, movimentos da cabeça (de concordância ou discordância), expressão corporal, tom de voz.

(EF15LP13) Identificar finalidades da interação oral em diferentes contextos comunicativos (solicitar informações, apresentar opiniões, informar, relatar experiências etc.).


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Oralidade do 4º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 4º ano:

4º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas