15680
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 4º ano > Oralidade

Plano de aula - Em cena - Conversando sobre o gênero dramático

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 4º ano do EF sobre Em cena - Conversando sobre o gênero dramático

Plano 10 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Elisa Greenhalgh Vilalta

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a décima aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero dramático e no campo de atuação artístico-literário. A aula faz parte do módulo de Oralidade. Neste módulo, as atividades serão centradas na análise da prática oral presente no texto dramático em pequenas cenas ou esquetes. Nessa aula será apreciado os textos orais do gênero dramático através da análise das condições de produção e suas características temáticas, composicionais e estilísticas.

Materiais necessários: Computador e projetor multimídia para passar o vídeo e os slides , cópias das fichas de conversas, cópias das atividades, folhas de cartolina.

Informações sobre o gênero: O texto dramático pode ter apenas função literária, mas seu principal objetivo é ser encenado. É dessa maneira que o gênero se mantém “vivo e atual”, pois cada nova encenação pode trazer algo diferente, tendo em vista quem atua, quem dirige e quem vai assistir a apresentação. Justamente porque as pessoas vão ao teatro para "assistir" alguma coisa, o texto dramático conta com muitos elementos visuais, descritos em marcas cênicas (também conhecidas como “didascálias” ou rubricas”). Essas marcas podem orientar quanto a ambientação, cenário, iluminação, roupas, gestos, vozes dos personagens, entre outros... Em geral esse é um texto sem narrador e é comum que a obra seja, em sua maior parte, dialogada. Outra característica do gênero é a “concentração no conflito” ou no “drama” como o próprio nome anuncia, para isso o antagonismo na construção dos personagens é importante, bem como a expectativa gerada com o desenlace do conflito. O drama também tem por objetivo “presentificar o instinto de jogo da condição humana” ou seja o lúdico, as regras, o esforço e a colaboração para a encenação estão presentes nas peças e nos “jogos teatrais”. Por último, vale lembrar que o “teatro é teatro” e que as emoções e encenações são apenas representações da realidade, sugerindo um exercício reflexão, posicionamento e de ampliação do universo cultural e social dos alunos. (adaptado do texto "Encenar e ensinar – o texto dramático na escola" de Rosemari Calzavara)

Dificuldades antecipadas:

Os alunos ao analisar as cenas podem não identificar todos os elementos do gênero dramático contidos nelas, como por exemplo, perceber que por trás do que está sendo encenado há um roteiro, um diretor, exercícios e ensaios. É possível que os alunos não tenham muita experiência com o gênero, por isso será fundamental a apreciação de cenas de teatro e a mediação do professor para reconstruir as condições de produção, circulação recepção do texto dramático.

Referências sobre o assunto:

CALZAVARA, Rosemari Bendlin. Encenar e ensinar – o texto dramático na escola. R.cient./FAP, Curitiba, v.4, n.2 p.149-154, jul./dez. 2009. Disponível em: http://periodicos.unespar.edu.br/index.php/revistacientifica/article/view/1612/952 - Acesso em 09 de novembro de 2018.

GRANERO, Vic Vieira. Como usar o teatro na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2011.

TRAVAGLIA, Luiz Carlos. ESQUETE: CARACTERIZAÇÃO DE UM GÊNERO ORAL E SUA POSSÍVEL CORRELAÇÃO COM OUTROS GÊNEROS, disponível em: http://www.seer.ufu.br/index.php/olharesetrilhas/article/download/40213/21534. Acesso em 09 de novembro de 2018.

Título da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações: Explique para a turma a proposta da aula do dia.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações:

A atividade será introduzida com uma análise de fotografias em grupos de 4 alunos. Imprima ou projete as fotos que serão analisadas e discutidas entre os grupos, se não conseguir, busque fotos de encenações teatrais em jornais e revistas ou solicite uma pesquisa prévia em casa.

  • Peça aos alunos que se organizem em grupos de 4. Projete ou cole as fotografias no quadro. Cada grupo irá até o quadro e escolherá uma foto.
  • Explique que o grupo deve observar a foto e descrevê-la da forma mais detalhada possível em seu caderno ou na ficha de atividades. Será realizado um registro por grupo.
  • Estipule o tempo de 10 minutos para a conversa e os registros dos grupos.
  • Peça que um dos elementos de cada grupo leia ou apresente sua foto e a descrição da mesma.
  • Discuta as questões do slide com a turma.

Comentários:

Os alunos ao descrever as suas imagens detalhadamente devem perceber que para a apresentação de uma obra teatral muitas elementos são necessários, além dos atores e dos cenários. Devem perceber que antes da apresentação há toda uma organização que envolve a preparação de uma peça teatral: roteiro, diretor, figurino, maquiagem, ensaios, exercícios teatrais...

Foto 1 - Mostra uma cena de uma peça de teatro. Os alunos devem destacar a iluminação, o figurino, a maquiagem e a forma como os atores estão interagindo.

Foto 2 - Mostra um teatro por dentro. Os alunos devem destacar o palco, as cortinas, as poltronas, o tamanho do teatro. Será nesse espaço que as peças de teatro serão encenadas e em que os atores poderão interagir com o público.

Foto 3 - Mostra o ensaio de uma peça de teatro. Os alunos devem perceber que os atores estão ensaiando, pois para encenar uma peça é necessário que leiam o texto, percebam as marcações, façam a sua memorização, o diretor entra em ação conduzindo os atores. Portanto os ensaios são etapas importantes para a produção da peça teatral. Os alunos podem destacar que os atores não estão usando nem o figurino, e que nem o cenário está montado.

Foto 4 - Mostra um exercício teatral que muitas vezes são usados para que os atores melhorem sua postura, sua voz, instigando o ator a aprimorar sua expressão como um todo. Os alunos devem perceber o espaço, a postura dos participantes, o vestuário.

Foto 5 - Mostra o cenário de uma peça de teatro. Os alunos devem perceber o ambiente em que acontecerá a cena de teatro. Os objetos, cores, iluminação… tudo que irá ajudar as marcações da cena que será concretizada no palco do teatro.

Foto 6 - Mostra o público do teatro. Os alunos devem perceber que a peça teatral é encenada para um público que interage com os atores durante a apresentação. O texto dramático tem como principal função ser encenado para uma platéia.

Material complementar:

Fotografias

Ficha para a descrição das fotos

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações: Projete o slide com os links para os vídeos que serão exibidos para os alunos. Nessa atividade eles verão cenas de esquetes para crianças e o último um vídeo gravado por adolescentes mostrando dicas de como fazer uma esquete. Distribua para cada grupo uma tabela que será discutida e preenchida após a exibição de cada vídeo. Há um documento com a resolução da atividade e fornece elementos que podem ser explorados durante a atividade.

  • Mantenha a turma em grupos e passe o primeiro vídeo - O palhaço e O Palhaço (2:55)
  • Oriente aos grupos que prestem atenção e que, após a exibição do vídeo, discutam e preencham a tabela.
  • Passe o segundo vídeo e novamente os grupos irão discutir e preencher a tabela - Rosquinha (4:16)
  • Abra a discussão focando na preparação de uma esquete teatral, mostrando a relação entre o assunto, a preparação e o cenário e as personagens.
  • Questione:
  • O que nos vídeos foi diferente? Os vídeos têm propostas diferentes. O primeiro foi feito para veiculação em vídeo e o segundo é uma cena no teatro.
  • O que no estilo e na composição mudou? O olhar da câmera faz o papel do olhar do público no vídeo 1, este pode ter edição, enquanto o do teatro é realizado “ao vivo” e não permite edições.

Materiais complementares:

Tabela para o preenchimento

Resolução da tabela.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações: Os alunos devem permanecer em grupos de 4.

  • Passe o vídeo: “Como fazer uma esquete teatral” (1:24) para os grupos.
  • Após assistirem ao vídeo peça que os grupos anotem e façam em duplas o exercício de “Imitose” que as protagonistas do vídeo fazem.
  • Discuta o passo-a-passo para elaborar uma esquete citados no vídeo.

Materiais complementares:

Vídeo: Como fazer uma esquete teatral, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=O4LVWprbatQ. Acesso em 7 de novembro de 2018.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 9 minutos

Orientações: Para finalizar a aula, peça que coletivamente os alunos concluam através de uma discussão em o que é necessário para produzir e fazer uma encenação de uma esquete teatral.

  • Projete o slide com a proposta, escreva no quadro ou em uma cartolina e peça que coletivamente os alunos comecem discutir e apresentar ideias sobre a pergunta da conclusão.
  • O registro será único para toda a turma, entretanto os alunos podem copiar as conclusões no caderno para posteriores consultas.
  • Os alunos devem perceber que há várias etapas para a produção de uma esquete teatral, como no vídeo diz: fazer o roteiro, se apropriar das marcações, gestos cênicos e falas (esse assunto foi trabalhado nos planos LPO4_03SQA04, LPO4_03SQA05 e LPO4_03SQA06 da sequência de planos), além das escolhas de figurino e cenários e ensaios. Eles devem perceber que para chegar à etapa da encenação muitas coisas acontecem antes.
  • Caso você esteja seguindo a sequência de aulas, comente com a turma que nas próximas aulas eles serão convidados a realizarem o planejamento de uma esquete e a desenvolvê-la posteriormente.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a décima aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero dramático e no campo de atuação artístico-literário. A aula faz parte do módulo de Oralidade. Neste módulo, as atividades serão centradas na análise da prática oral presente no texto dramático em pequenas cenas ou esquetes. Nessa aula será apreciado os textos orais do gênero dramático através da análise das condições de produção e suas características temáticas, composicionais e estilísticas.

Materiais necessários: Computador e projetor multimídia para passar o vídeo e os slides , cópias das fichas de conversas, cópias das atividades, folhas de cartolina.

Informações sobre o gênero: O texto dramático pode ter apenas função literária, mas seu principal objetivo é ser encenado. É dessa maneira que o gênero se mantém “vivo e atual”, pois cada nova encenação pode trazer algo diferente, tendo em vista quem atua, quem dirige e quem vai assistir a apresentação. Justamente porque as pessoas vão ao teatro para "assistir" alguma coisa, o texto dramático conta com muitos elementos visuais, descritos em marcas cênicas (também conhecidas como “didascálias” ou rubricas”). Essas marcas podem orientar quanto a ambientação, cenário, iluminação, roupas, gestos, vozes dos personagens, entre outros... Em geral esse é um texto sem narrador e é comum que a obra seja, em sua maior parte, dialogada. Outra característica do gênero é a “concentração no conflito” ou no “drama” como o próprio nome anuncia, para isso o antagonismo na construção dos personagens é importante, bem como a expectativa gerada com o desenlace do conflito. O drama também tem por objetivo “presentificar o instinto de jogo da condição humana” ou seja o lúdico, as regras, o esforço e a colaboração para a encenação estão presentes nas peças e nos “jogos teatrais”. Por último, vale lembrar que o “teatro é teatro” e que as emoções e encenações são apenas representações da realidade, sugerindo um exercício reflexão, posicionamento e de ampliação do universo cultural e social dos alunos. (adaptado do texto "Encenar e ensinar – o texto dramático na escola" de Rosemari Calzavara)

Dificuldades antecipadas:

Os alunos ao analisar as cenas podem não identificar todos os elementos do gênero dramático contidos nelas, como por exemplo, perceber que por trás do que está sendo encenado há um roteiro, um diretor, exercícios e ensaios. É possível que os alunos não tenham muita experiência com o gênero, por isso será fundamental a apreciação de cenas de teatro e a mediação do professor para reconstruir as condições de produção, circulação recepção do texto dramático.

Referências sobre o assunto:

CALZAVARA, Rosemari Bendlin. Encenar e ensinar – o texto dramático na escola. R.cient./FAP, Curitiba, v.4, n.2 p.149-154, jul./dez. 2009. Disponível em: http://periodicos.unespar.edu.br/index.php/revistacientifica/article/view/1612/952 - Acesso em 09 de novembro de 2018.

GRANERO, Vic Vieira. Como usar o teatro na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2011.

TRAVAGLIA, Luiz Carlos. ESQUETE: CARACTERIZAÇÃO DE UM GÊNERO ORAL E SUA POSSÍVEL CORRELAÇÃO COM OUTROS GÊNEROS, disponível em: http://www.seer.ufu.br/index.php/olharesetrilhas/article/download/40213/21534. Acesso em 09 de novembro de 2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações: Explique para a turma a proposta da aula do dia.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações:

A atividade será introduzida com uma análise de fotografias em grupos de 4 alunos. Imprima ou projete as fotos que serão analisadas e discutidas entre os grupos, se não conseguir, busque fotos de encenações teatrais em jornais e revistas ou solicite uma pesquisa prévia em casa.

  • Peça aos alunos que se organizem em grupos de 4. Projete ou cole as fotografias no quadro. Cada grupo irá até o quadro e escolherá uma foto.
  • Explique que o grupo deve observar a foto e descrevê-la da forma mais detalhada possível em seu caderno ou na ficha de atividades. Será realizado um registro por grupo.
  • Estipule o tempo de 10 minutos para a conversa e os registros dos grupos.
  • Peça que um dos elementos de cada grupo leia ou apresente sua foto e a descrição da mesma.
  • Discuta as questões do slide com a turma.

Comentários:

Os alunos ao descrever as suas imagens detalhadamente devem perceber que para a apresentação de uma obra teatral muitas elementos são necessários, além dos atores e dos cenários. Devem perceber que antes da apresentação há toda uma organização que envolve a preparação de uma peça teatral: roteiro, diretor, figurino, maquiagem, ensaios, exercícios teatrais...

Foto 1 - Mostra uma cena de uma peça de teatro. Os alunos devem destacar a iluminação, o figurino, a maquiagem e a forma como os atores estão interagindo.

Foto 2 - Mostra um teatro por dentro. Os alunos devem destacar o palco, as cortinas, as poltronas, o tamanho do teatro. Será nesse espaço que as peças de teatro serão encenadas e em que os atores poderão interagir com o público.

Foto 3 - Mostra o ensaio de uma peça de teatro. Os alunos devem perceber que os atores estão ensaiando, pois para encenar uma peça é necessário que leiam o texto, percebam as marcações, façam a sua memorização, o diretor entra em ação conduzindo os atores. Portanto os ensaios são etapas importantes para a produção da peça teatral. Os alunos podem destacar que os atores não estão usando nem o figurino, e que nem o cenário está montado.

Foto 4 - Mostra um exercício teatral que muitas vezes são usados para que os atores melhorem sua postura, sua voz, instigando o ator a aprimorar sua expressão como um todo. Os alunos devem perceber o espaço, a postura dos participantes, o vestuário.

Foto 5 - Mostra o cenário de uma peça de teatro. Os alunos devem perceber o ambiente em que acontecerá a cena de teatro. Os objetos, cores, iluminação… tudo que irá ajudar as marcações da cena que será concretizada no palco do teatro.

Foto 6 - Mostra o público do teatro. Os alunos devem perceber que a peça teatral é encenada para um público que interage com os atores durante a apresentação. O texto dramático tem como principal função ser encenado para uma platéia.

Material complementar:

Fotografias

Ficha para a descrição das fotos

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações: Projete o slide com os links para os vídeos que serão exibidos para os alunos. Nessa atividade eles verão cenas de esquetes para crianças e o último um vídeo gravado por adolescentes mostrando dicas de como fazer uma esquete. Distribua para cada grupo uma tabela que será discutida e preenchida após a exibição de cada vídeo. Há um documento com a resolução da atividade e fornece elementos que podem ser explorados durante a atividade.

  • Mantenha a turma em grupos e passe o primeiro vídeo - O palhaço e O Palhaço (2:55)
  • Oriente aos grupos que prestem atenção e que, após a exibição do vídeo, discutam e preencham a tabela.
  • Passe o segundo vídeo e novamente os grupos irão discutir e preencher a tabela - Rosquinha (4:16)
  • Abra a discussão focando na preparação de uma esquete teatral, mostrando a relação entre o assunto, a preparação e o cenário e as personagens.
  • Questione:
  • O que nos vídeos foi diferente? Os vídeos têm propostas diferentes. O primeiro foi feito para veiculação em vídeo e o segundo é uma cena no teatro.
  • O que no estilo e na composição mudou? O olhar da câmera faz o papel do olhar do público no vídeo 1, este pode ter edição, enquanto o do teatro é realizado “ao vivo” e não permite edições.

Materiais complementares:

Tabela para o preenchimento

Resolução da tabela.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações: Os alunos devem permanecer em grupos de 4.

  • Passe o vídeo: “Como fazer uma esquete teatral” (1:24) para os grupos.
  • Após assistirem ao vídeo peça que os grupos anotem e façam em duplas o exercício de “Imitose” que as protagonistas do vídeo fazem.
  • Discuta o passo-a-passo para elaborar uma esquete citados no vídeo.

Materiais complementares:

Vídeo: Como fazer uma esquete teatral, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=O4LVWprbatQ. Acesso em 7 de novembro de 2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 9 minutos

Orientações: Para finalizar a aula, peça que coletivamente os alunos concluam através de uma discussão em o que é necessário para produzir e fazer uma encenação de uma esquete teatral.

  • Projete o slide com a proposta, escreva no quadro ou em uma cartolina e peça que coletivamente os alunos comecem discutir e apresentar ideias sobre a pergunta da conclusão.
  • O registro será único para toda a turma, entretanto os alunos podem copiar as conclusões no caderno para posteriores consultas.
  • Os alunos devem perceber que há várias etapas para a produção de uma esquete teatral, como no vídeo diz: fazer o roteiro, se apropriar das marcações, gestos cênicos e falas (esse assunto foi trabalhado nos planos LPO4_03SQA04, LPO4_03SQA05 e LPO4_03SQA06 da sequência de planos), além das escolhas de figurino e cenários e ensaios. Eles devem perceber que para chegar à etapa da encenação muitas coisas acontecem antes.
  • Caso você esteja seguindo a sequência de aulas, comente com a turma que nas próximas aulas eles serão convidados a realizarem o planejamento de uma esquete e a desenvolvê-la posteriormente.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Oralidade do 4º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 4º ano:

4º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF35LP10 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF15LP09 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF15LP12 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF15LP13 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano