Atividade principal
Plano de Aula
Plano de aula: Batalha numérica
Plano 3 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Expressão e comparação de números de até 6 algarismos
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Paula Gilves
Mentor: Sônia Maria dos Santos Campos Neves
Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas
Habilidade da BNCC
EF05MA01 - Ler, escrever e ordenar números naturais até a ordem das centenas de milhar com compreensão das principais características do sistema de numeração decimal.
Objetivos específicos
Reconhecer o valor posicional dos algarismos, sendo capaz de ler, escrever e comparar números menores que 1 000 000, para assim solucionar situações problemas.
Conceito-chave
Sistema de Numeração Decimal.
Recursos necessários
- Jogo Batalha Numérica e folhas complementares (Quadro de Batalha e Folha de Registro);
- Atividades impressas em folhas ou não, coladas no caderno ou não.
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
Reconhecer o valor posicional dos algarismos, sendo capaz de ler, escrever e comparar números menores que 1 000 000, para assim solucionar situações problemas.
Resumo da aula
Orientações: Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar a proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma, explicando-o para que o compreendam.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Retomada
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Inicie a aula perguntando aos alunos como é possível saber que um número vale mais do que outro. Peça também que digam qual tipo de dificuldade encontram ao terem que ler e comparar números maiores que 999. Anote as respostas no quadro e peça que expliquem o que falaram. Para essa atividade, será possível retomar com os alunos conteúdos relacionados ao Sistema de Numeração Decimal, como ordens e classes, valor absoluto e valor relativo (posicional).
Propósito: Identificar, mediante as respostas dos alunos, quais são as dificuldades que possuem ao realizar a escrita, leitura e comparação de números menores que um milhão. É muito importante fazer com que os alunos compreendam o valor posicional dos algarismos reconhecendo sua grandeza. Talvez seja interessante o uso do Quadro Valor Lugar (Q.V.L.). Com ele, é possível explorar as ordens, as classes e o valor posicional dos algarismos de acordo com sua ordem. Você pode imprimir o Q.V.L. para os seus alunos clicando nos materiais abaixo.
Discuta com a turma:
- Vamos ler os valores que teremos que compor?
- Qual número iremos formar?
- Quantas unidades simples eu tenho? E quanto valem?
- E quantas unidades de milhar? E quantas unidades simples elas valem?
- O que vale mais: a unidade simples ou a unidade de milhar?
Retomada
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Apresente esse próximo slide e peça que leiam a sentença matemática e, em seguida, formem o número. É interessante perguntar se todos concordam com o valor que se formou e se alguém o leria de outra forma. É importante que nenhum aluno passe desta etapa da aula sem ter compreendido que, dependendo da ordem que um algarismo ocupa em um número, ele terá valores diferentes. Após os alunos comporem o número, solicite que o comparem com o valor formado no slide anterior.
Propósito: Proporcionar aos alunos a compreensão do valor posicional dos algarismos dos números apresentados.
Discuta com a turma:
- Vamos ler os valores que teremos que compor?
- Que número iremos formar?
- Qual algarismo vale mais nesse número que formamos?
- Qual dos dois números formados é o maior?
- E se os colocássemos no Quadro Valor Lugar (Q.V.L), seria mais fácil compará-los?
Atividade principal
Tempo sugerido: 20 minutos.
Orientação: Separar a turma em duplas, considerando os saberes que cada um possui, de modo que haja desafios, e entregar um jogo de cartões numerados para cada aluno, um quadro de batalhas e uma folha de registros. Você pode imprimir as regras do jogo, os cartões numerados, o quadro de batalhas e a folha de registros para os seus alunos.
Regras:
1. Cada dupla receberá um Quadro de Batalhas e cada aluno receberá uma folha de registros e um jogo com dez cartões numerados de zero a nove, que serão utilizados, cada qual, pelo seu “dono”.
2. Cada aluno deverá embaralhar seus cartões numerados, com as faces viradas para baixo, para evitar que se misturem. Seria interessante disponibilizar cartões com cores diferenciadas para cada jogador, para que não se misturem.
3. A cada rodada, um jogador pegará, aleatoriamente, um desses dez cartões que possui, e o colocará, ordem a ordem, começando da primeira (unidades simples), no seu quadro de batalhas.
4. O primeiro a jogar deverá escolher um de seus cartões, virá-lo e o colocará na 1ª ordem do seu quadro de batalha (unidade simples), na “sua linha” (1º jogador).
5. O segundo jogador fará a mesma coisa que o primeiro fez, porém utilizando o seu jogo de cartões numerados. O número sorteado, deverá ser posto na “linha dele” (2º jogador), também na 1ª ordem, a das unidades simples.
6. Os jogadores irão se revezar por mais cinco rodadas, virando um cartão por vez e os colocando, ordem a ordem no seu quadro de batalhas (unidade simples, dezena simples, centena simples, unidade de milhar, dezena de milhar e centena de milhar).
7. Ao final das seis rodadas, quando ambos os alunos estiverem com “as linhas” preenchidas, comparam-se os números e ganha três pontos o jogador que formou o maior valor.
8. Em seguida, cada jogador irá anotar na sua folha de registros, o número que formou.
9. Cada aluno embaralha o seu jogo de cartões numerados e inicia-se uma nova batalha.
10. Vence o jogo o aluno que, ao final de cinco batalhas, tiver acumulado o maior número de pontos.
11. Em seguida, cada jogador irá anotar na sua folha de registros, o número que formou.
Propósito: Fazer com que os alunos mobilizem os conhecimentos que já possuem para compor números considerando o valor posicional de cada algarismo de acordo com a ordem que ocupa no número.
Materiais complementares
Atividade principal
Tempo sugerido: 20 minutos.
Orientação: Apresentar o Quadro de Batalhas aos alunos e explicar como utilizá-lo. Caso haja necessidade, jogue uma partida fictícia com um aluno para demonstrar aos demais como o jogo funcionará efetivamente.
Socializar com os alunos as regras do jogo. Nesse momento, caso julgue necessário, entregue uma cópia das regras para cada dupla, assim terão como consultá-la ao longo da atividade. Você pode imprimir as regras do jogo para os seus alunos, clicando nos materiais abaixo.
Propósito: Fazer com que os alunos compreendam o jogo e o realizem sem grandes dificuldades.
Materiais complementares
Atividade principal
Tempo sugerido: 20 minutos.
Orientação: Explicar como a folha de registros será utilizada. Após a dupla finalizar a batalha, solicitar que colem essa folha no caderno. Abaixo, deverão decompor os números formados individualmente e fazerem sua leitura.
Você pode imprimir as fichas de registro do jogo para os seus alunos clicando nos materiais abaixo. Atente-se ao fato de que há uma ficha para o jogador 1 e outra para o jogador 2. Ao realizarem a continuação da proposta no caderno, cada jogador irá utilizar a própria ficha, com os valores formados por ele.
Propósito: Fazer com que os alunos analisem e comparem os valores formados.
Discuta com a turma:
- Dos números que você formou, qual é o maior?
- Qual o maior algarismo que você sorteou na 1ª rodada? Ele é o que vale mais? Por quê?
- Quantas unidades vale o número que está na dezena de milhar da segunda rodada?
Atividade principal
Tempo sugerido: 20 minutos.
Orientação: Socializar com os alunos as regras do jogo. Caso julgue necessário, entregue uma cópia das regras para cada dupla, assim terão como consultá-la ao longo da atividade. Você pode imprimir as regras do jogo para os seus alunos clicando nos materiais complementares.
Propósito: Fazer com que os alunos compreendam o jogo e o realizem sem grandes dificuldades.
Atividade principal
Tempo sugerido: 20 minutos.
Orientação: Socializar com os alunos as regras do jogo. Caso julgue necessário, entregue uma cópia das regras para cada dupla, assim terão como, ao longo da atividade poder consultá-la. Você pode imprimir as regras do jogo para os seus alunos clicando nos materiais complementares. Nesse momento é interessante sanar todas as dúvidas dos alunos em relação às regras do jogo, pois caso contrário, eles apresentarão dificuldades na realização do mesmo.
Propósito: Fazer com que os alunos compreendam o jogo e o realizem sem grandes dificuldades.
Atividade principal
Tempo sugerido: 20 minutos.
Orientação: Socializar com os alunos as regras do jogo. Caso julgue necessário, entregue uma cópia das regras para cada dupla, assim terão como, ao longo da atividade poder consultá-la. Você pode imprimir as regras do jogo para os seus alunos clicando nos materiais complementares. Nesse momento é interessante sanar todas as dúvidas dos alunos em relação às regras do jogo, pois caso contrário, eles apresentarão dificuldades na realização do mesmo.
Propósito: Fazer com que os alunos compreendam o jogo e o realize sem grandes dificuldades.
Atividade principal
Tempo sugerido: 20 minutos.
Orientação: Agora é a hora de colocar a mão na massa e fazer o jogo acontecer. Durante as rodadas, vá circulando pela sala e certifique-se que todas as duplas estão “batalhando” de acordo com as orientações e as regras do jogo.
Propósito: Oportunizar que os alunos analisem e comparem os números formados, por meio do jogo.
Discuta com a turma:
- Dos números que você formou, qual é o maior?
- Qual o maior algarismo que você sorteou na 1ª rodada? Ele é o que vale mais? Por quê?
- Quantas unidades vale o número que está na dezena de milhar da segunda rodada?
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientações: Explique aos alunos que irá mostrar uma rodada do mesmo jogo que acabaram de vivenciar, jogado por Ana e alguns de seus colegas de classe.
Propósito: Analisar possíveis acontecimentos ou vivências ocorridas no jogo.
Discuta com a turma:
- Será que vocês se viram em alguma situação semelhante, enquanto jogavam?
- Quem ganhou o jogo?
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientações: Os estudantes irão analisar os números formados por alguns alunos durante o jogo da Batalha Numérica. Nesse momento, o professor pode entregar cópias do slide para os alunos ou registrar na lousa. Peça que os alunos analisem, em um primeiro momento individualmente e, em seguida, em parceria com a dupla. Circule pela sala, observando as discussões e pré-selecione três alunos para socializarem as estratégias.
Propósito: Discutir sobre as possibilidades encontradas durante a realização da atividade.
Discuta com a turma:
- Qual o número formado por cada criança?
- Quem venceu o jogo ao final dessa rodada?
- Organize os números formados pelas crianças em ordem crescente.
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientações: Explique aos alunos que irão continuar analisando os números formados por alguns alunos durante o jogo da Batalha Numérica. Analise com os alunos a comparação dos números obtidos por Ana, Roberta, Cauê e Daniel e aponte qual deles obteve o número maior, percebendo a grandeza de valores e que, dessa forma, garantiu apenas um ganhador na rodada do jogo.
Propósito: Comparar números menores que um milhão.
Discuta com a turma:
- Quem formou o maior número, Ana ou Cauê?
- E entre Roberta e Daniel, qual é o maior valor?
- Quem venceu o jogo ao final dessa rodada?
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientações: Nesse slide, serão confirmadas as discussões realizadas no slide anterior. Certifique-se que todos os alunos compreenderam os conceitos da atividade.
Propósito: Validar as estratégias.
Discuta com a turma:
- Alguma dupla teve que olhar para o “interior do número” para poder definir qual era o maior?
- Foi uma tarefa difícil?
- Alguém gostaria de compartilhar com o grupo algo que tenha acontecido na Batalha?
Encerramento
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientações: Explique aos alunos que, após a discussão de como eles e outras crianças pensaram para resolver essa mesma atividade, pode-se concluir que dependendo da ordem que um algarismo ocupa no número, ele terá um valor posicional diferente.
Propósito: Socializar a importância de reconhecer o valor posicional de algarismos em números menores que um milhão, realizar a leitura e compará-los com outros números.
Discuta com a turma:
- O que aprendemos na aula de hoje?
Raio-x
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem, considerando os conhecimentos adquiridos na aula de hoje. Nesse momento, é interessante se certificar que todos os alunos compreenderam o que está sendo solicitado e, caso haja alunos com dificuldade de compreensão na leitura, cabe ao professor realizá-la para que possam atingir o objetivo desta atividade. Circule pela sala e verifique as diferentes estratégias utilizadas pelos alunos. Disponibilize um tempo para que os alunos exponham como pensaram e escolha três alunos para registrarem as estratégias no quadro. Você pode fazer o download desta atividade para imprimir para os seus alunos. O Raio-X é um momento para avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um para possíveis ajustes em uma próxima aula.
Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos em outras situações, avaliando os conhecimentos sobre o sistema de numeração decimal.
Discuta com a turma:
- De onde devemos partir para começar a realizar essa proposta?
Materiais complementares
Para os alunos
Para o professor
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Para este plano, foque na etapa Retomada e Raio X.
Retomada
Você pode realizar a atividade de retomada deste plano com seus alunos em uma aula síncrona ou assíncrona.
Caso a aula ocorra de forma síncrona em alguma plataforma que possibilite a interação com os alunos, utilize a “Orientação” apresentada na retomada e verbalize as pergunta presentes na atividade. Faça as perguntas propostas no “Discuta com a turma”. Os alunos podem respondê-las oralmente ou por meio de texto. Caso a aula ocorra de forma assíncrona, compartilhe com os alunos as perguntas presentes em formato de texto ou as imagens abaixo.
Sugerimos que as perguntas presentes no discuta com a turma sejam enviadas em formato de texto. Você pode solicitar que os alunos escrevam as respostas e as envie.
Raio X
Aatividade proposta no Raio X também pode ser compartilhada com a turma através de imagem ou texto e proposta como tarefa para ser entregue em data combinada.
Convite às famílias
Você pode sugerir aos alunos que questione os familiares sobre o tamanho dos planetas de nosso sistema solar. Incentive que eles compartilhem informações, como o maior e o menor planeta do sistema solar.
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Paula Gilves
Mentor: Sônia Maria dos Santos Campos Neves
Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas
Habilidade da BNCC
EF05MA01 - Ler, escrever e ordenar números naturais até a ordem das centenas de milhar com compreensão das principais características do sistema de numeração decimal.
Objetivos específicos
Reconhecer o valor posicional dos algarismos, sendo capaz de ler, escrever e comparar números menores que 1 000 000, para assim solucionar situações problemas.
Conceito-chave
Sistema de Numeração Decimal.
Recursos necessários
- Jogo Batalha Numérica e folhas complementares (Quadro de Batalha e Folha de Registro);
- Atividades impressas em folhas ou não, coladas no caderno ou não.