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Plano de aula > Matemática > 5º ano > Números

Plano de aula - Batalha numérica

Plano de aula de matemática com atividades para 5 do Fundamental sobre reconhecer o valor posicional dos algarismos, sendo capaz de ler, escrever e comparar números menores que 1 000 000, para assim solucionar situações problemas.

Plano 03 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Paula Gilves

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Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Paula Gilves

Mentor: Sônia Maria dos Santos Campos Neves

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas



Habilidade da BNCC

EF05MA01 - Ler, escrever e ordenar números naturais até a ordem das centenas de milhar com compreensão das principais características do sistema de numeração decimal.



Objetivos específicos

Reconhecer o valor posicional dos algarismos, sendo capaz de ler, escrever e comparar números menores que 1 000 000, para assim solucionar situações problemas.

Conceito-chave

Sistema de Numeração Decimal.

Recursos necessários

  • Jogo Batalha Numérica e folhas complementares (Quadro de Batalha e Folha de Registro);
  • Atividades impressas em folhas ou não, coladas no caderno ou não.




Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma explicando-o para que o compreendam.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Inicie a aula perguntando aos alunos como é possível saber que um número vale mais do que outro. Peça também que digam qual tipo de dificuldade encontram ao terem que ler e comparar números maiores que 999. Anote as respostas no quadro e peça que expliquem o que falaram. Para essa atividade será possível retomar com os alunos conteúdos relacionados ao Sistema de Numeração Decimal, como ordens e classes, valor absoluto e valor relativo (posicional)

Propósito: Identificar mediante as respostas dos alunos, quais são as dificuldades que possuem ao realizar a escrita, leitura e comparação de números menores que um milhão. É muito importante fazer com que os alunos compreendam o valor posicional dos algarismos reconhecendo sua grandeza. Talvez seja interessante o uso do Quadro Valor Lugar (Q.V.L.). Com ele é possível explorar as ordens, as classes e o valor posicional dos algarismos de acordo com sua ordem. Você pode imprimir o Q.V.L. para os seus alunos clicando nos materiais abaixo.

Discuta com a turma:

  • Vamos ler os valores que teremos que compor?
  • Que número iremos formar?
  • Quantas unidades simples eu tenho? E quanto valem?
  • E quantas unidades de milhar? E quantas unidades simples elas valem?
  • O que vale mais a unidade simples ou a unidade de milhar?

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Apresente esse próximo slide e peça que leiam a sentença matemática e em seguida, formem o número. É interessante perguntar se todos concordam com o valor que se formou e se alguém o leria de outra forma. É importante que nenhum aluno passe desta etapa da aula sem ter compreendido que dependendo da ordem que um algarismo ocupa em um número, ele terá valores diferentes. Após os alunos comporem o número, solicite que o comparem com o valor formado no slide anterior.

Propósito: Proporcionar aos alunos a compreensão do valor posicional dos algarismos dos números apresentados.

Discuta com a turma:

  • Vamos ler os valores que teremos que compor?
  • Que número iremos formar?
  • Qual algarismo vale mais nesse número que formamos?
  • Qual dos dois números formados é o maior?
  • E se os colocássemos no Quadro Valor Lugar (Q.V.L) seria mais fácil compará-los?

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientação: Separar a turma em duplas, considerando os saberes que cada um possui, de modo que haja desafios, e entregar um jogo de cartões numerados para cada aluno, um quadro de batalhas e uma folha de registros. Você pode imprimir as regras do jogo, os cartões numerados, o quadro de batalhas e a folha de registros para os seus alunos.

Regras:

1. Cada dupla receberá um Quadro de Batalhas e cada aluno receberá uma folha de registros e um jogo com dez cartões numerados de zero a nove, que serão utilizados, cada qual, pelo seu “dono”.

2. Cada aluno deverá embaralhar seus cartões numerados, com suas faces viradas para baixo, para evitar que se misturem. Seria interessante disponibilizar cartões com cores diferenciadas para cada jogador, para que não se misturem.

3. A cada rodada, um jogador pegará, aleatoriamente, um desses dez cartões que possui, e o colocará, ordem a ordem, começando da primeira (unidades simples), no seu quadro de batalhas.

4. O primeiro a jogar deverá escolher um de seus cartões, virá-lo e o colocará na 1ª ordem do seu quadro de batalha (unidade simples), na “sua linha” (1º jogador).

5. O segundo jogador fará a mesma coisa que o primeiro fez, porém utilizando o seu jogo de cartões numerados e, o número sorteado, deverá ser posto na “sua linha” (2º jogador), também na 1ª ordem, a das unidades simples.

6. Os jogadores irão se revezar por mais cinco rodadas, virando um cartão por vez e os colocando, ordem a ordem no seu quadro de batalhas (unidade simples, dezena simples, centena simples, unidade de milhar, dezena de milhar e centena de milhar).

7. Ao final das seis rodadas, quando ambos os alunos estiverem com “sua linha” preenchida, comparam-se os números e ganha três pontos o jogador que formou o maior valor.

8. Em seguida, cada jogador irá anotar na sua folha de registros, o número que formou.

9. Cada aluno embaralha o seu jogo de cartões numerados e inicia-se uma nova batalha.

10. Vence o jogo o aluno que, ao final de cinco batalhas tiver acumulado o maior número de pontos.

11. Em seguida, cada jogador irá anotar na sua folha de registros, o número que formou.

Propósito: Fazer com que os alunos mobilizem os conhecimentos que já possuem para compor números considerando o valor posicional de cada algarismo de acordo com a ordem que ocupa no número.

Materiais complementares

Atividade para impressão

Resolução da atividade

Guia de intervenção

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientação: Apresentar o Quadro de Batalhas aos alunos e explicar como utilizá-lo. Caso haja necessidade, jogue uma partida fictícia com um aluno para demonstrar para os demais como o jogo funcionará efetivamente.

Socializar com os alunos as regras do jogo. Nesse momento, caso julgue necessário, o professor deve entregar uma cópia das regras para cada dupla, assim terão como, ao longo da atividade poder consultá-la. Você pode imprimir as regras do jogo para os seus alunos clicando nos materiais abaixo.

Propósito: Fazer com que os alunos compreendam o jogo e o realizem sem grandes dificuldades.

Materiais complementares

Atividade para impressão

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientação: Explicar como a folha de registros será utilizada. Após a dupla finalizar a batalha, solicitar que colem essa folha no caderno. Abaixo, deverão decompor os números formados individualmente e fazerem sua leitura.

Você pode imprimir as fichas de registro do jogo para os seus alunos clicando. Atente-se ao fato de que há uma ficha para o jogador 1 e outra para o jogador 2. Ao realizarem a continuação da proposta no caderno, cada jogador irá utilizar a sua ficha, com os valores formados por ele.

Propósito: Fazer com que os alunos analisem e comparem os valores formados.

Discuta com a turma:

  • Dos números que você formou, qual é o maior?
  • Qual o maior algarismo que você sorteou na 1ª rodada? Ele é o que vale mais? Por quê?
  • Quantas unidades vale o número que está na dezena de milhar da segunda rodada?

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientação: Socializar com os alunos as regras do jogo. Nesse momento, caso julgue necessário, entregue uma cópia das regras para cada dupla, assim terão como consultá-la ao longo da atividade. Você pode imprimir as regras do jogo para os seus alunos clicando nos materiais complementares.

Propósito: Fazer com que os alunos compreendam o jogo e o realize sem grandes dificuldades.

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientação: Socializar com os alunos as regras do jogo. Nesse momento, caso julgue necessário, entregue uma cópia das regras para cada dupla, assim terão como, ao longo da atividade poder consultá-la. Você pode imprimir as regras do jogo para os seus alunos clicando nos materiais complementares.. Nesse momento é interessante sanar todas as dúvidas dos alunos em relação às regras do jogo, pois caso contrário, apresentarão dificuldades na realização do mesmo.

Propósito: Fazer com que os alunos compreendam o jogo e o realize sem grandes dificuldades.

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientação: Socializar com os alunos as regras do jogo. Nesse momento, caso julgue necessário, entregue uma cópia das regras para cada dupla, assim terão como, ao longo da atividade poder consultá-la. Você pode imprimir as regras do jogo para os seus alunos clicando nos materiais complementares.. Nesse momento é interessante sanar todas as dúvidas dos alunos em relação às regras do jogo, pois caso contrário, apresentarão dificuldades na realização do mesmo.

Propósito: Fazer com que os alunos compreendam o jogo e o realize sem grandes dificuldades.

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientação: Agora é a hora de colocar a mão na massa e fazer o jogo acontecer. Durante as rodadas, vá circulando pela sala se certificando que todas as duplas estão “batalhando” de acordo com as orientações e as regras do jogo.

Propósito: Oportunizar que os alunos analisem e comparem os números formados, através do jogo.

Discuta com a turma:

  • Dos números que você formou, qual é o maior?
  • Qual o maior algarismo que você sorteou na 1ª rodada? Ele é o que vale mais? Por quê?
  • Quantas unidades vale o número que está na dezena de milhar da segunda rodada?

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: Explique aos alunos que irá mostrar uma rodada do mesmo jogo que acabaram de vivenciar, jogado por Ana e alguns de seus colegas de classe.

Propósito: Analisar possíveis acontecimentos ou vivências ocorridas no jogo.

Discuta com a turma:

  • Será que vocês se viram em alguma situação semelhante enquanto jogavam?
  • Quem ganhou o jogo?

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: Explique aos alunos que irão analisar os números formados por alguns alunos durante o jogo da Batalha Numérica. Nesse momento o professor pode entregar cópias do slide para os alunos, ou ainda o registrar na lousa. Peça que os alunos analisem, num primeiro momento individualmente e, em seguida, em parceria com sua dupla. Circule pela sala observando as discussões e pré-selecione três alunos para socializarem suas estratégias.

Propósito: Discustir sobre as possibilidades encontradas durante a realização da atividade.

Discuta com a turma:

  • Qual o número formado por cada criança?
  • Quem venceu o jogo ao final dessa rodada?
  • Organize os números formados pelas crianças em ordem crescente.

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: Explique aos alunos que irão continuar analisando os números formados por alguns alunos durante o jogo da Batalha Numérica. Analise com os alunos a comparação dos números obtidos por Ana, Roberta, Cauê e Daniel, para assim descobrir qual deles obteve o número maior, percebendo sua grandeza de valores e que dessa forma garantiu um ganhar a rodada do jogo.

Propósito: Comparar números menores que um milhão.

Discuta com a turma:

  • Quem formou o maior número, Ana ou Cauê?
  • E entre Roberta e Daniel, qual é o maior valor?
  • Quem venceu o jogo ao final dessa rodada?

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: Nesse slide serão confirmadas as discussões realizadas no slide anterior. Professor, certifique-se que todos os alunos compreenderam o que foi explicitado.

Propósito: Validar as estratégias.

Discuta com a turma:

  • Alguma dupla teve que olhar para o “interior do número” para poder definir qual era o maior?
  • Foi uma tarefa difícil?
  • Alguém que compartilhar com o grupo algo que tenha acontecido na Batalha?

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Explique aos alunos que após a discussão de como eles e outras crianças pensaram para resolver essa mesma atividade, pode-se concluir que dependendo da ordem que um algarismo ocupa no número, ele terá um valor posicional diferente.

Propósito: Socializar a importância de reconhecer o valor posicional de algarismos em números menores que um milhão, realizar sua leitura e compará-los com outros números.

Discuta com a turma:

  • O que aprendemos na aula de hoje?

Raio x select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem, considerando os conhecimentos adquiridos na aula de hoje. Nesse momento é interessante se certificar que todos os alunos compreenderam o que está sendo solicitado e, caso haja alunos com dificuldade de compreensão na leitura, cabe ao professor realizá-la para que possam atingir o objetivo desta atividade. Circule pela sala e verifique as diferentes estratégias utilizadas pelos alunos. Disponibilize um tempo para que os alunos exponham como pensaram e, escolha três alunos e solicite que registrem suas estratégias no quadro. Você pode fazer o download desta atividade para imprimir para os seus alunos. O Raio X é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um para possíveis ajustes em uma próxima aula.

Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos numa outras situações, avaliando os conhecimento sobre o sistema de numeração decimal.

Discuta com a turma:

  • De onde devemos partir para começar a realizar essa proposta?

Materiais complementares

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma explicando-o para que o compreendam.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Paula Gilves

Mentor: Sônia Maria dos Santos Campos Neves

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas



Habilidade da BNCC

EF05MA01 - Ler, escrever e ordenar números naturais até a ordem das centenas de milhar com compreensão das principais características do sistema de numeração decimal.



Objetivos específicos

Reconhecer o valor posicional dos algarismos, sendo capaz de ler, escrever e comparar números menores que 1 000 000, para assim solucionar situações problemas.

Conceito-chave

Sistema de Numeração Decimal.

Recursos necessários

  • Jogo Batalha Numérica e folhas complementares (Quadro de Batalha e Folha de Registro);
  • Atividades impressas em folhas ou não, coladas no caderno ou não.



Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Inicie a aula perguntando aos alunos como é possível saber que um número vale mais do que outro. Peça também que digam qual tipo de dificuldade encontram ao terem que ler e comparar números maiores que 999. Anote as respostas no quadro e peça que expliquem o que falaram. Para essa atividade será possível retomar com os alunos conteúdos relacionados ao Sistema de Numeração Decimal, como ordens e classes, valor absoluto e valor relativo (posicional)

Propósito: Identificar mediante as respostas dos alunos, quais são as dificuldades que possuem ao realizar a escrita, leitura e comparação de números menores que um milhão. É muito importante fazer com que os alunos compreendam o valor posicional dos algarismos reconhecendo sua grandeza. Talvez seja interessante o uso do Quadro Valor Lugar (Q.V.L.). Com ele é possível explorar as ordens, as classes e o valor posicional dos algarismos de acordo com sua ordem. Você pode imprimir o Q.V.L. para os seus alunos clicando nos materiais abaixo.

Discuta com a turma:

  • Vamos ler os valores que teremos que compor?
  • Que número iremos formar?
  • Quantas unidades simples eu tenho? E quanto valem?
  • E quantas unidades de milhar? E quantas unidades simples elas valem?
  • O que vale mais a unidade simples ou a unidade de milhar?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Apresente esse próximo slide e peça que leiam a sentença matemática e em seguida, formem o número. É interessante perguntar se todos concordam com o valor que se formou e se alguém o leria de outra forma. É importante que nenhum aluno passe desta etapa da aula sem ter compreendido que dependendo da ordem que um algarismo ocupa em um número, ele terá valores diferentes. Após os alunos comporem o número, solicite que o comparem com o valor formado no slide anterior.

Propósito: Proporcionar aos alunos a compreensão do valor posicional dos algarismos dos números apresentados.

Discuta com a turma:

  • Vamos ler os valores que teremos que compor?
  • Que número iremos formar?
  • Qual algarismo vale mais nesse número que formamos?
  • Qual dos dois números formados é o maior?
  • E se os colocássemos no Quadro Valor Lugar (Q.V.L) seria mais fácil compará-los?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientação: Separar a turma em duplas, considerando os saberes que cada um possui, de modo que haja desafios, e entregar um jogo de cartões numerados para cada aluno, um quadro de batalhas e uma folha de registros. Você pode imprimir as regras do jogo, os cartões numerados, o quadro de batalhas e a folha de registros para os seus alunos.

Regras:

1. Cada dupla receberá um Quadro de Batalhas e cada aluno receberá uma folha de registros e um jogo com dez cartões numerados de zero a nove, que serão utilizados, cada qual, pelo seu “dono”.

2. Cada aluno deverá embaralhar seus cartões numerados, com suas faces viradas para baixo, para evitar que se misturem. Seria interessante disponibilizar cartões com cores diferenciadas para cada jogador, para que não se misturem.

3. A cada rodada, um jogador pegará, aleatoriamente, um desses dez cartões que possui, e o colocará, ordem a ordem, começando da primeira (unidades simples), no seu quadro de batalhas.

4. O primeiro a jogar deverá escolher um de seus cartões, virá-lo e o colocará na 1ª ordem do seu quadro de batalha (unidade simples), na “sua linha” (1º jogador).

5. O segundo jogador fará a mesma coisa que o primeiro fez, porém utilizando o seu jogo de cartões numerados e, o número sorteado, deverá ser posto na “sua linha” (2º jogador), também na 1ª ordem, a das unidades simples.

6. Os jogadores irão se revezar por mais cinco rodadas, virando um cartão por vez e os colocando, ordem a ordem no seu quadro de batalhas (unidade simples, dezena simples, centena simples, unidade de milhar, dezena de milhar e centena de milhar).

7. Ao final das seis rodadas, quando ambos os alunos estiverem com “sua linha” preenchida, comparam-se os números e ganha três pontos o jogador que formou o maior valor.

8. Em seguida, cada jogador irá anotar na sua folha de registros, o número que formou.

9. Cada aluno embaralha o seu jogo de cartões numerados e inicia-se uma nova batalha.

10. Vence o jogo o aluno que, ao final de cinco batalhas tiver acumulado o maior número de pontos.

11. Em seguida, cada jogador irá anotar na sua folha de registros, o número que formou.

Propósito: Fazer com que os alunos mobilizem os conhecimentos que já possuem para compor números considerando o valor posicional de cada algarismo de acordo com a ordem que ocupa no número.

Materiais complementares

Atividade para impressão

Resolução da atividade

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientação: Apresentar o Quadro de Batalhas aos alunos e explicar como utilizá-lo. Caso haja necessidade, jogue uma partida fictícia com um aluno para demonstrar para os demais como o jogo funcionará efetivamente.

Socializar com os alunos as regras do jogo. Nesse momento, caso julgue necessário, o professor deve entregar uma cópia das regras para cada dupla, assim terão como, ao longo da atividade poder consultá-la. Você pode imprimir as regras do jogo para os seus alunos clicando nos materiais abaixo.

Propósito: Fazer com que os alunos compreendam o jogo e o realizem sem grandes dificuldades.

Materiais complementares

Atividade para impressão

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientação: Explicar como a folha de registros será utilizada. Após a dupla finalizar a batalha, solicitar que colem essa folha no caderno. Abaixo, deverão decompor os números formados individualmente e fazerem sua leitura.

Você pode imprimir as fichas de registro do jogo para os seus alunos clicando. Atente-se ao fato de que há uma ficha para o jogador 1 e outra para o jogador 2. Ao realizarem a continuação da proposta no caderno, cada jogador irá utilizar a sua ficha, com os valores formados por ele.

Propósito: Fazer com que os alunos analisem e comparem os valores formados.

Discuta com a turma:

  • Dos números que você formou, qual é o maior?
  • Qual o maior algarismo que você sorteou na 1ª rodada? Ele é o que vale mais? Por quê?
  • Quantas unidades vale o número que está na dezena de milhar da segunda rodada?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientação: Socializar com os alunos as regras do jogo. Nesse momento, caso julgue necessário, entregue uma cópia das regras para cada dupla, assim terão como consultá-la ao longo da atividade. Você pode imprimir as regras do jogo para os seus alunos clicando nos materiais complementares.

Propósito: Fazer com que os alunos compreendam o jogo e o realize sem grandes dificuldades.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientação: Socializar com os alunos as regras do jogo. Nesse momento, caso julgue necessário, entregue uma cópia das regras para cada dupla, assim terão como, ao longo da atividade poder consultá-la. Você pode imprimir as regras do jogo para os seus alunos clicando nos materiais complementares.. Nesse momento é interessante sanar todas as dúvidas dos alunos em relação às regras do jogo, pois caso contrário, apresentarão dificuldades na realização do mesmo.

Propósito: Fazer com que os alunos compreendam o jogo e o realize sem grandes dificuldades.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientação: Socializar com os alunos as regras do jogo. Nesse momento, caso julgue necessário, entregue uma cópia das regras para cada dupla, assim terão como, ao longo da atividade poder consultá-la. Você pode imprimir as regras do jogo para os seus alunos clicando nos materiais complementares.. Nesse momento é interessante sanar todas as dúvidas dos alunos em relação às regras do jogo, pois caso contrário, apresentarão dificuldades na realização do mesmo.

Propósito: Fazer com que os alunos compreendam o jogo e o realize sem grandes dificuldades.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientação: Agora é a hora de colocar a mão na massa e fazer o jogo acontecer. Durante as rodadas, vá circulando pela sala se certificando que todas as duplas estão “batalhando” de acordo com as orientações e as regras do jogo.

Propósito: Oportunizar que os alunos analisem e comparem os números formados, através do jogo.

Discuta com a turma:

  • Dos números que você formou, qual é o maior?
  • Qual o maior algarismo que você sorteou na 1ª rodada? Ele é o que vale mais? Por quê?
  • Quantas unidades vale o número que está na dezena de milhar da segunda rodada?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: Explique aos alunos que irá mostrar uma rodada do mesmo jogo que acabaram de vivenciar, jogado por Ana e alguns de seus colegas de classe.

Propósito: Analisar possíveis acontecimentos ou vivências ocorridas no jogo.

Discuta com a turma:

  • Será que vocês se viram em alguma situação semelhante enquanto jogavam?
  • Quem ganhou o jogo?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: Explique aos alunos que irão analisar os números formados por alguns alunos durante o jogo da Batalha Numérica. Nesse momento o professor pode entregar cópias do slide para os alunos, ou ainda o registrar na lousa. Peça que os alunos analisem, num primeiro momento individualmente e, em seguida, em parceria com sua dupla. Circule pela sala observando as discussões e pré-selecione três alunos para socializarem suas estratégias.

Propósito: Discustir sobre as possibilidades encontradas durante a realização da atividade.

Discuta com a turma:

  • Qual o número formado por cada criança?
  • Quem venceu o jogo ao final dessa rodada?
  • Organize os números formados pelas crianças em ordem crescente.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: Explique aos alunos que irão continuar analisando os números formados por alguns alunos durante o jogo da Batalha Numérica. Analise com os alunos a comparação dos números obtidos por Ana, Roberta, Cauê e Daniel, para assim descobrir qual deles obteve o número maior, percebendo sua grandeza de valores e que dessa forma garantiu um ganhar a rodada do jogo.

Propósito: Comparar números menores que um milhão.

Discuta com a turma:

  • Quem formou o maior número, Ana ou Cauê?
  • E entre Roberta e Daniel, qual é o maior valor?
  • Quem venceu o jogo ao final dessa rodada?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: Nesse slide serão confirmadas as discussões realizadas no slide anterior. Professor, certifique-se que todos os alunos compreenderam o que foi explicitado.

Propósito: Validar as estratégias.

Discuta com a turma:

  • Alguma dupla teve que olhar para o “interior do número” para poder definir qual era o maior?
  • Foi uma tarefa difícil?
  • Alguém que compartilhar com o grupo algo que tenha acontecido na Batalha?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Explique aos alunos que após a discussão de como eles e outras crianças pensaram para resolver essa mesma atividade, pode-se concluir que dependendo da ordem que um algarismo ocupa no número, ele terá um valor posicional diferente.

Propósito: Socializar a importância de reconhecer o valor posicional de algarismos em números menores que um milhão, realizar sua leitura e compará-los com outros números.

Discuta com a turma:

  • O que aprendemos na aula de hoje?
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Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem, considerando os conhecimentos adquiridos na aula de hoje. Nesse momento é interessante se certificar que todos os alunos compreenderam o que está sendo solicitado e, caso haja alunos com dificuldade de compreensão na leitura, cabe ao professor realizá-la para que possam atingir o objetivo desta atividade. Circule pela sala e verifique as diferentes estratégias utilizadas pelos alunos. Disponibilize um tempo para que os alunos exponham como pensaram e, escolha três alunos e solicite que registrem suas estratégias no quadro. Você pode fazer o download desta atividade para imprimir para os seus alunos. O Raio X é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um para possíveis ajustes em uma próxima aula.

Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos numa outras situações, avaliando os conhecimento sobre o sistema de numeração decimal.

Discuta com a turma:

  • De onde devemos partir para começar a realizar essa proposta?

Materiais complementares

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

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