15677
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 9º ano > Produção de textos

Plano de aula - Planejando petição on-line

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 9º ano do Fundamental sobre planejamento de petição on-line

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Camila Geyse Da Conceição Virgulino

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias).

- Opcionais: canais para aulas online, como o Google Meet ou o Zoom (veja como usá-lo no tutorial disponível aqui).

Tema
Envie, por WhatsApp ou poutro canal de comunicação, um vídeo dirigido aos alunos. Nessa comunicação, apresente o tema da aula, conforme o slide Tema do plano de aula. Para esta aula, os alunos já devem ter pesquisado sobre os principais problemas encontrados em suas cidades.

Introdução
Envie aos alunos, por meio de áudio, a orientação para que se organizem em grupos, criando um grupo de WhatsApp para otimizar o diálogo entre eles. Faça o questionamento do slide Introdução e peça que os grupos discutam entre si e escolham um tema para fazer uma petição online.

Desenvolvimento
Envie aos alunos a comanda para que iniciem o planejamento da petição online, considerando as orientações do slide Desenvolvimento. Peça que, durante a atividade, pesquisem leis para fundamentar o texto (envie a eles o link do site do Planalto, disponível no plano de aula). Oriente que os alunos façam o planejamento no Google Docs, no qual todos os integrantes poderão, em tempo real, acompanhar e editar o texto de forma colaborativa.

Fechamento
Para fechar a aula, em um áudio, solicite que um aluno do grupo socialize, oralmente, por meio de um áudio a ser enviado pelo WhatsApp da turma, o projeto de petição online que o grupo produziu. Caso necessário, faça apontamentos sobre o trabalho dos alunos para que possam melhorar o texto que fizeram. Você também pode incentivar a participação dos outros grupos para contribuir com o trabalho.

Convite às famílias
A família pode participar produtivamente auxiliando no processo de pesquisa, escolhendo o tema da proposta, debatendo as ideias e apoiando o planejamento da petição.

Sugestão Enviada Por: Matheus Seiji Bazaglia Kuroda


Código: LPO9_06SQA14

(EF89LP25) Divulgar o resultado de pesquisas por meio de apresentações orais, verbetes de enciclopédias colaborativas, reportagens de divulgação científica, vlogs científicos, vídeos de diferentes tipos etc.

(EF89LP26) Produzir resenhas, a partir das notas e/ou esquemas feitos, com o manejo adequado das vozes envolvidas (do resenhador, do autor da obra e, se for o caso, também dos autores citados na obra resenhada), por meio do uso de paráfrases, marcas do discurso reportado e citações.

(EF69LP22) Produzir, revisar e editar textos reivindicatórios ou propositivos sobre problemas que afetam a vida escolar ou da comunidade, justificando pontos de vista, reivindicações e detalhando propostas (justificativa, objetivos, ações previstas etc.), levando em conta seu contexto de produção e as características dos gêneros em questão.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Produção de textos do 9º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 9º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas