15676
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 9º ano > Produção de textos

Plano de aula - Aplicando enquete na comunidade escolar

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 9º ano do Fundamental sobre aplicação de enquete na escola

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Camila Geyse Da Conceição Virgulino

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias);

- Opcionais: canais para aulas online - como o Google Meets ou o Zoom (veja como usá-lo no tutorial disponível aqui), e o Google Docs (tutorial disponível aqui).

Tema
Grave um áudio ou vídeo e apresente sua aula, utilizando os conteúdos dos slides Tema. Fale sobre as etapas da aula, conforme as orientações do slide Tema.

Introdução
No mesmo arquivo de vídeo ou de áudio, instigue os alunos fazendo as perguntas presentes no slide Introdução. Peça que eles as respondam por meio de áudio ou mensagem de texto por WhatsApp, em um grupo criado com todos da turma. Diga a eles também sobre o objetivo da enquete: colher a opinião das pessoas sobre determinado assunto.

Desenvolvimento
Em um novo arquivo de áudio ou vídeo, faça o questionamento presente no primeiro slide de desenvolvimento e peça que os alunos se dividam em pequenos grupos (de até 4 alunos), para interagir e discutir, pelo WhatsApp, sobre a questão. Oriente que apenas um aluno do grupo socialize, ao final dessa atividade, as respostas do grupo, por meio de mensagem de texto ou áudio no grupo de WhatsApp em que estão todos os alunos da classe. Por áudio, assim que eles acabarem a atividade anterior, peça que, ainda em seus grupos, decidam a melhor forma de questionar alguém sobre os problemas da comunidade, já registrando as questões que eles farão ao público. Para a realização da enquete em tempos de isolamento social, sugira que os alunos podem utilizar o Instagram (ou o Facebook), cuja ferramenta stories permite a opção de enquete, possibilitando a participação de várias pessoas.

Fechamento
Coletadas as respostas da comunidade por meio das enquetes virtuais, peça que um aluno de cada grupo envie um áudio ou vídeo, mostrando quais foram os resultados e relatando a experiência. Disponibilize os áudios a todos os alunos.

Convite às famílias
A família pode ajudar a responder às enquetes e na divulgação on-line, para que muitas pessoas tenham acesso à pesquisa.

Sugestão Enviada Por: Matheus Seiji Bazaglia Kuroda


Código: LPO9_06SQA13

(EF89LP21) Realizar enquetes e pesquisas de opinião, de forma a levantar prioridades, problemas a resolver ou propostas que possam contribuir para melhoria da escola ou da comunidade, caracterizar demanda/necessidade, documentando-a de diferentes maneiras por meio de diferentes procedimentos, gêneros e mídias e, quando for o caso, selecionar informações e dados relevantes de fontes pertinentes diversas (sites, impressos, vídeos etc.), avaliando a qualidade e a utilidade dessas fontes, que possam servir de contextualização e fundamentação de propostas, de forma a justificar a proposição de propostas, projetos culturais e ações de intervenção.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Produção de textos do 9º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 9º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas