15676
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 9º ano > Produção de textos

Plano de aula - Aplicando enquete na comunidade escolar

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 9º ano do Fundamental sobre aplicação de enquete na escola

Plano 13 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Camila Geyse Da Conceição Virgulino

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a décima terceira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero petição on-line e no campo de atuação da vida pública. A aula faz parte do módulo de produção de texto.

Materiais necessários: Computadores com acesso à internet.

Informações sobre o gênero: O gênero petição on-line circula na internet e tem como objetivo provocar a ação do Estado contra posturas em desacordo com o estado democrático e de direito através de atos de reclamar, reivindicar, denunciar, requerer etc. Isto é, a petição on-line deve estar de acordo com o estado democrático e de direito, bem como com a declaração universal de direitos humanos. É possível que haja confusão entre abaixo-assinado e petição on-line, mas repare que a petição on-line está mais relacionada ao âmbito jurídico, sendo direcionada a uma autoridade. Já o abaixo-assinado on-line é mais informal e pode ser direcionado a cidadãos comuns em busca de doações, por exemplo.

Dificuldades antecipadas: Ponderar o que pode ser de maior interesse da escola e da comunidade escolar.

Referências sobre o assunto:

ARAÚJO, Patri; CAMPOS, Magna. O gênero textual petição inicial. Disponível em: <http://www.ambito-juridico.com.br/site/index.php?n_link=revista_artigos_leitura&artigo_id=10822cia>. Acesso em: 15 jan. 2019.

CARBONARI, Pâmela. Petições virtuais – a força política de um clique. Disponível em: <https://super.abril.com.br/tecnologia/peticoes-virtuais-a-forca-politica-de-um-clique/>. Acesso em: 15 jan. 2019.

POPPE, Luan. Petições online dão resultado? Disponível em: <http://www.politize.com.br/peticoes-online-vale-a-pena-usar/>. Acesso em: 15 jan. 2019.

VITORINO, Monique. Gêneros que circulam nos ambientes virtuais. Disponível em: <https://www.editorarealize.com.br/revistas/sinalge/trabalhos/TRABALHO_EV066_MD1_SA6_ID714_12032017220016.pdf>. Acesso em: 15 jan. 2019.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações: Nesta aula os alunos irão realizar uma enquete na escola. Assim, será uma aula de campo com um primeiro momento em sala de aula para planejar a enquete. Conte aos alunos o que será feito.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Projete o questionamento deste slide. Se preferir, você pode apenas questionar os alunos oralmente.
  • Discuta com os alunos a questão.
  • Depois, explique que uma enquete, geralmente, aparece em sites da internet, mas também pode ser feita em outros meios, como jornais impressos, rádio etc. A enquete tem por objetivo colher a opinião das pessoas sobre determinado assunto para algum fim específico. Ela precisa ter perguntas claras e objetivas para facilitar a coleta das informações.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 34 minutos

Orientações:

  • Projete o questionamento deste slide ou escreva o questionamento na lousa.
  • Divida a turma em grupos para otimizar o tempo da aula e estimular o trabalho em equipe.
  • Peça aos alunos para discutirem em grupo e anotarem no caderno o resultado da discussão. Sugiro o tempo de cinco minutos.
  • Peça para um aluno de cada grupo socializar com a turma os questionamentos pensados pelo grupo e anote as perguntas no quadro, fazendo ajustes caso seja necessário. Nesse momento, decida com os alunos os melhores questionamentos para realizar a enquete. Sugiro o tempo de cinco minutos para essa atividade. Também, sugiro pensar em no máximo dois questionamentos para otimizar o tempo da aula, bem como facilitar na hora da análise dos resultados.
  • Solicite que os grupos escrevam os questionamentos no caderno e o levem para anotar a opinião das pessoas que participarão da enquete.
  • Oriente os alunos a dizerem para as pessoas qual é o objetivo da enquete, antes de realizá-la.
  • Peça aos alunos para saírem da sala e procurarem pessoas na escola para aplicar a enquete. Sugiro que cada grupo escolha uma turma da escola. O grupo pode colher a opinião da turma, fazendo o questionamento para o grupo oralmente. Para essa atividade, sugiro o tempo de vinte e quatro minutos.

Materiais complementares: Caso queira acessar uma sugestão de enquete, clique aqui.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Projete o questionamento deste slide. Você também pode fazê-lo oralmente para dar início a esta etapa da aula.
  • Solicite que um membro do grupo apresente o resultado da pesquisa para a turma.
  • Questione cada grupo sobre qual o problema que mais foi levantado na enquete.
  • Anote os resultados no quadro e peça aos alunos para registrarem o resultado no caderno a fim de utilizar o resultado da pesquisa na construção da petição on-line.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a décima terceira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero petição on-line e no campo de atuação da vida pública. A aula faz parte do módulo de produção de texto.

Materiais necessários: Computadores com acesso à internet.

Informações sobre o gênero: O gênero petição on-line circula na internet e tem como objetivo provocar a ação do Estado contra posturas em desacordo com o estado democrático e de direito através de atos de reclamar, reivindicar, denunciar, requerer etc. Isto é, a petição on-line deve estar de acordo com o estado democrático e de direito, bem como com a declaração universal de direitos humanos. É possível que haja confusão entre abaixo-assinado e petição on-line, mas repare que a petição on-line está mais relacionada ao âmbito jurídico, sendo direcionada a uma autoridade. Já o abaixo-assinado on-line é mais informal e pode ser direcionado a cidadãos comuns em busca de doações, por exemplo.

Dificuldades antecipadas: Ponderar o que pode ser de maior interesse da escola e da comunidade escolar.

Referências sobre o assunto:

ARAÚJO, Patri; CAMPOS, Magna. O gênero textual petição inicial. Disponível em: <http://www.ambito-juridico.com.br/site/index.php?n_link=revista_artigos_leitura&artigo_id=10822cia>. Acesso em: 15 jan. 2019.

CARBONARI, Pâmela. Petições virtuais – a força política de um clique. Disponível em: <https://super.abril.com.br/tecnologia/peticoes-virtuais-a-forca-politica-de-um-clique/>. Acesso em: 15 jan. 2019.

POPPE, Luan. Petições online dão resultado? Disponível em: <http://www.politize.com.br/peticoes-online-vale-a-pena-usar/>. Acesso em: 15 jan. 2019.

VITORINO, Monique. Gêneros que circulam nos ambientes virtuais. Disponível em: <https://www.editorarealize.com.br/revistas/sinalge/trabalhos/TRABALHO_EV066_MD1_SA6_ID714_12032017220016.pdf>. Acesso em: 15 jan. 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações: Nesta aula os alunos irão realizar uma enquete na escola. Assim, será uma aula de campo com um primeiro momento em sala de aula para planejar a enquete. Conte aos alunos o que será feito.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Projete o questionamento deste slide. Se preferir, você pode apenas questionar os alunos oralmente.
  • Discuta com os alunos a questão.
  • Depois, explique que uma enquete, geralmente, aparece em sites da internet, mas também pode ser feita em outros meios, como jornais impressos, rádio etc. A enquete tem por objetivo colher a opinião das pessoas sobre determinado assunto para algum fim específico. Ela precisa ter perguntas claras e objetivas para facilitar a coleta das informações.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 34 minutos

Orientações:

  • Projete o questionamento deste slide ou escreva o questionamento na lousa.
  • Divida a turma em grupos para otimizar o tempo da aula e estimular o trabalho em equipe.
  • Peça aos alunos para discutirem em grupo e anotarem no caderno o resultado da discussão. Sugiro o tempo de cinco minutos.
  • Peça para um aluno de cada grupo socializar com a turma os questionamentos pensados pelo grupo e anote as perguntas no quadro, fazendo ajustes caso seja necessário. Nesse momento, decida com os alunos os melhores questionamentos para realizar a enquete. Sugiro o tempo de cinco minutos para essa atividade. Também, sugiro pensar em no máximo dois questionamentos para otimizar o tempo da aula, bem como facilitar na hora da análise dos resultados.
  • Solicite que os grupos escrevam os questionamentos no caderno e o levem para anotar a opinião das pessoas que participarão da enquete.
  • Oriente os alunos a dizerem para as pessoas qual é o objetivo da enquete, antes de realizá-la.
  • Peça aos alunos para saírem da sala e procurarem pessoas na escola para aplicar a enquete. Sugiro que cada grupo escolha uma turma da escola. O grupo pode colher a opinião da turma, fazendo o questionamento para o grupo oralmente. Para essa atividade, sugiro o tempo de vinte e quatro minutos.

Materiais complementares: Caso queira acessar uma sugestão de enquete, clique aqui.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Projete o questionamento deste slide. Você também pode fazê-lo oralmente para dar início a esta etapa da aula.
  • Solicite que um membro do grupo apresente o resultado da pesquisa para a turma.
  • Questione cada grupo sobre qual o problema que mais foi levantado na enquete.
  • Anote os resultados no quadro e peça aos alunos para registrarem o resultado no caderno a fim de utilizar o resultado da pesquisa na construção da petição on-line.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Produção de textos do 9º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 9º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF89LP21 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano