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Plano de aula - Revisando e organizando um Estatuto

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 9º ano do Fundamental sobre revisão e organização de um estatuto

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Ana Amélia Aparecida Tridico

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias);

- Opcionais: canais para aulas online, como o Google Meet ou o Zoom (veja como usá-lo no tutorial disponível aqui).

Tema
Envie, por WhatsApp ou outro canal de comunicação, um vídeo dirigido aos alunos. Nessa comunicação, apresente o tema da aula, conforme o slide Tema do plano de aula.

Introdução
Em um áudio ou vídeo, pergunte aos alunos quais são as principais características do Artigo de lei. Dê um tempo curto para que eles respondam, via grupo de WhatsApp da turma, o que eles sabem a respeito do assunto. Feito isso, diga, por áudio ou mensagem de texto, que a aula de hoje é destinada à finalização do Estatuto.

Desenvolvimento
Em um áudio, peça que grupos troquem os textos produzidos (Artigos) e façam, de forma colaborativa, dentro de seus grupos, uma revisão minuciosa, discutindo e preenchendo a tabela de avaliação disponível no slide Desenvolvimento. Sugere-se que os textos sejam compartilhados pelo Google Docs, enviando-os por meio do compartilhamento de link. Após terminarem, solicite que devolvam aos colegas o Artigo revisado e a tabela. Peça, então, que os alunos leiam a avaliação e, se necessário, reescrevam seus textos fazendo as alterações pedidas, de modo que ele contemple as características do gênero. No final dessa última redação, oriente que um aluno de cada grupo envie o Artigo finalizado no grupo de WhatsApp da turma, de modo a compilar todos os Artigos produzidos pela turma (se preferir, crie um documento do Google Docs e, disponibilizando-o por meio de um link, peça que os alunos escrevam, neste arquivo, os Artigos produzidos por cada grupo). Inicie uma rápida discussão, através de comentários no WhastApp (ou crie um momento síncrono para isso, via Zoom ou Google Meet), sobre a ordem em que os Artigos devem aparecer para criar o Estatuto.

Fechamento
Para fechar a aula, leia o Estatuto produzido pelos alunos e afirme que tais regras de convivência deverão ser seguidas durante as aulas remotas.

Convite às famílias
A família pode participar do processo de construção do documento analisando se a escrita está clara e adequada ao contexto da atividade, fazendo pequenas revisões. Convide a família a ler os textos produzidos.

Sugestão Enviada Por: Matheus Seiji Bazaglia Kuroda


Código: LPO9_05SQA15

(EF89LP21) Realizar enquetes e pesquisas de opinião, de forma a levantar prioridades, problemas a resolver ou propostas que possam contribuir para melhoria da escola ou da comunidade, caracterizar demanda/necessidade, documentando-a de diferentes maneiras por meio de diferentes procedimentos, gêneros e mídias e, quando for o caso, selecionar informações e dados relevantes de fontes pertinentes diversas (sites, impressos, vídeos etc.), avaliando a qualidade e a utilidade dessas fontes, que possam servir de contextualização e fundamentação de propostas, de forma a justificar a proposição de propostas, projetos culturais e ações de intervenção.

(EF69LP22) Produzir, revisar e editar textos reivindicatórios ou propositivos sobre problemas que afetam a vida escolar ou da comunidade, justificando pontos de vista, reivindicações e detalhando propostas (justificativa, objetivos, ações previstas etc.), levando em conta seu contexto de produção e as características dos gêneros em questão.

(EF69LP23) Contribuir com a escrita de textos normativos, quando houver esse tipo de demanda na escola – regimentos e estatutos de organizações da sociedade civil do âmbito da atuação das crianças e jovens (grêmio livre, clubes de leitura, associações culturais etc.) – e de regras e regulamentos nos vários âmbitos da escola – campeonatos, festivais, regras de convivência etc., levando em conta o contexto de produção e as características dos gêneros em questão.


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