Resolução da atividade - Atividade de sistematização
Plano de Aula
Plano de aula: Contos e a regência verbal (com o uso das preposições)
Plano 1 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Estudo das preposições
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é primeira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é compreender como é feita a regência verbal (com o uso das preposições) em construções variadas de um texto do gênero conto.
Materiais necessários: Datashow; computador; conto impresso.
Dificuldades antecipadas: os alunos poderão ter dificuldade em perceber as relações de regência e o uso das preposições.
Referências sobre o assunto:
BECHARA, Evanildo. Moderna Gramática Portuuesa. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2009.
MARCUSCHI, L. A. Gêneros Textuais: definição e funcionalidade. In: Dionísio, Ângela Paiva, Machado, Anna Raquel, Bezerra, M. Auxiliadora. Gêneros textuais e ensino. Rio de Janeiro: Lucerna, 2002. p. 19-36
SCHNEUWLY, Bernard; DOLZ, Joaquim; NOVERRAZ, Michèle. Sequências didáticas para o oral e a escrita: apresentação de um procedimento. In: ROJO, Roxane. Gêneros orais e escritos na escola. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2004.
SILVA, Silvana. Enunciação e sintaxe: uma abordagem das preposições em português. Dissertação de Mestrado em teorias do texto e do discurso. Programa de Pós-Graduação em Letras - Estudos da Linguagem. UFRS: Porto Alegre, 2015. 182 f. Disponível em: <https://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/5317/000468523.pdf?sequence=1&isAllowed=y>. Acesso em: 7 nov. 2018.
TRAVAGLIA, Luiz Carlos. A Caracterização de categorias de texto: tipos, gêneros e espécies. Alfa, São Paulo, v.51, n.1, p. 39-79. 2007. Disponível em: http://seer.fclar.unesp.br/alfa/article/view/1426/1127. Acesso em: 4 jul. 2018.
Tema da aula
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Faça as seguintes perguntas aos alunos: Vocês já leram algum conto? O que caracteriza um conto, na sua opinião? Explique que existem variados tipos de contos, como: contos de fadas, contos de terror, contos de aventura, entre outros. Além disso, aborde que o conto é um gênero que apresenta uma história, normalmente, em extensão menor que um romance.
Introdução
Tempo sugerido: 7 minutos
Orientações:
- Antes de ler o texto, pergunte aos alunos: Pelo que veem na imagem, o que é possível perceber?
- Indague também: Vocês sabiam que muitas pessoas no Nordeste do Brasil precisam fazer longas viagens para fugir das regiões de seca? Essas pessoas são conhecidas como retirantes.
- Indique que essa introdução será importante para compreender o conto que lerão.
Materiais complementares: datashow e computador.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações:
- Antes de ler o texto, chame atenção para o título do conto e faça uma breve introdução, apresentando quem é o autor. Para isso, acesse: ACADEMIA BRASILEIRA DE LETRAS. Humberto de Campos: Biografia. S.d. Disponível em: <http://www.academia.org.br/abl/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm%3Fsid%3D221/biografia>. Acesso em: 18 Jan. 2019. Dentre as principais informações que podem ser apresentadas aos alunos sobre o autor, sugere-se as seguintes: “Humberto de Campos foi um jornalista, crítico, contista e memorialista, que nasceu em Miritiba no ano de 1886. Faleceu no Rio de Janeiro, em 1934.
- Leia o texto com a turma.
- Solicite que os alunos atentem-se para os termos grifados.
- Após a leitura, peça que eles apresentem sua compreensão sobre o texto.
- Divida a turma em equipes. Essa divisão em equipes é importante, pois os alunos aprenderão de forma colaborativa.
- Distribua trechos do conto.
- Peça que se atentem que as palavras marcadas em amarelo estão relacionadas aos termos grifados em negrito.
- Apresente o primeiro exemplo: “ao” relaciona-se a “Rachara”.
- Peça que respondam às seguintes questões: 1. As palavras grifadas de preto pertencem a quais classes de palavras? 2. As palavras marcadas de amarelo pertencem a quais classes de palavras? Justifique suas respostas. Espera-se que os alunos percebam que essas palavras são verbos e preposições. Sabemos que as palavras grifadas de preto são verbos, pois podem ser conjugadas em modo, tempo e pessoa e sabemos que as palavras marcadas de amarelo são preposições porque relacionam dois termos da oração.
- A partir dessas palavras grifadas e marcadas de amarelo, indique que os alunos façam uma tabela com 3 colunas: verbo - preposição - complemento.
Observação: Os alunos poderão ter dificuldade em reconhecer a quais palavras as preposições fazem referência direta, bem como em responder às perguntas indicadas na orientação 9.
Materiais complementares: texto impresso, caneta, papel, link para acesso ao conto completo: CAMPOS, Humberto. Retirantes. S.d. [s.l]. Disponível em: <http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/bi000153.pdf> p. 51. Acesso em: 19 Jan. 2019.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações:
- Antes de ler o texto, chame atenção para o título do conto e faça uma breve introdução, apresentando quem é o autor. Para isso, acesse: ACADEMIA BRASILEIRA DE LETRAS. Humberto de Campos: Biografia. S.d. Disponível em: <http://www.academia.org.br/abl/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm%3Fsid%3D221/biografia>. Acesso em: 18 Jan. 2019. Dentre as principais informações que podem ser apresentadas aos alunos sobre o autor, sugere-se as seguintes: “Humberto de Campos foi um jornalista, crítico, contista e memorialista, que nasceu em Miritiba no ano de 1886. Faleceu no Rio de Janeiro, em 1934.
- Leia o texto com a turma.
- Solicite que os alunos atentem-se para os termos grifados.
- Após a leitura, peça que eles apresentem sua compreensão sobre o texto.
- Divida a turma em equipes. Essa divisão em equipes é importante, pois os alunos aprenderão de forma colaborativa.
- Distribua trechos do conto.
- Peça que se atentem que as palavras marcadas em amarelo estão relacionadas aos termos grifados em negrito.
- Apresente o primeiro exemplo: “ao” relaciona-se a “Rachara”.
- Peça que respondam às seguintes questões: 1. As palavras grifadas de preto pertencem a quais classes de palavras? 2. As palavras marcadas de amarelo pertencem a quais classes de palavras? Justifique suas respostas. Espera-se que os alunos percebam que essas palavras são verbos e preposições. Sabemos que as palavras grifadas de preto são verbos, pois podem ser conjugadas em modo, tempo e pessoa e sabemos que as palavras marcadas de amarelo são preposições porque relacionam dois termos da oração.
- A partir dessas palavras grifadas e marcadas de amarelo, indique que os alunos façam uma tabela com 3 colunas: verbo - preposição - complemento.
Observação: Os alunos poderão ter dificuldade em reconhecer a quais palavras as preposições fazem referência direta, bem como em responder às perguntas indicadas na orientação 9.
Materiais complementares: texto impresso, caneta, papel.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações:
- Antes de ler o texto, chame atenção para o título do conto e faça uma breve introdução, apresentando quem é o autor. Para isso, acesse: ACADEMIA BRASILEIRA DE LETRAS. Humberto de Campos: Biografia. S.d. Disponível em: <http://www.academia.org.br/abl/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm%3Fsid%3D221/biografia>. Acesso em: 18 Jan. 2019. Dentre as principais informações que podem ser apresentadas aos alunos sobre o autor, sugere-se as seguintes: “Humberto de Campos foi um jornalista, crítico, contista e memorialista, que nasceu em Miritiba no ano de 1886. Faleceu no Rio de Janeiro, em 1934.
- Leia o texto com a turma.
- Solicite que os alunos atentem-se para os termos grifados.
- Após a leitura, peça que eles apresentem sua compreensão sobre o texto.
- Divida a turma em equipes. Essa divisão em equipes é importante, pois os alunos aprenderão de forma colaborativa.
- Distribua trechos do conto.
- Peça que se atentem que as palavras marcadas em amarelo estão relacionadas aos termos grifados em negrito.
- Apresente o primeiro exemplo: “ao” relaciona-se a “Rachara”.
- Peça que respondam às seguintes questões: 1. As palavras grifadas de preto pertencem a quais classes de palavras? 2. As palavras marcadas de amarelo pertencem a quais classes de palavras? Justifique suas respostas. Espera-se que os alunos percebam que essas palavras são verbos e preposições. Sabemos que as palavras grifadas de preto são verbos, pois podem ser conjugadas em modo, tempo e pessoa e sabemos que as palavras marcadas de amarelo são preposições porque relacionam dois termos da oração.
- A partir dessas palavras grifadas e marcadas de amarelo, indique que os alunos façam uma tabela com 3 colunas: verbo - preposição - complemento.
Observação: Os alunos poderão ter dificuldade em reconhecer a quais palavras as preposições fazem referência direta, bem como em responder às perguntas indicadas na orientação 9.
Materiais complementares: texto impresso, caneta, papel.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações:
- Antes de ler o texto, chame atenção para o título do conto e faça uma breve introdução, apresentando quem é o autor. Para isso, acesse: ACADEMIA BRASILEIRA DE LETRAS. Humberto de Campos: Biografia. S.d. Disponível em: <http://www.academia.org.br/abl/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm%3Fsid%3D221/biografia>. Acesso em: 18 Jan. 2019. Dentre as principais informações que podem ser apresentadas aos alunos sobre o autor, sugere-se as seguintes: “Humberto de Campos foi um jornalista, crítico, contista e memorialista, que nasceu em Miritiba no ano de 1886. Faleceu no Rio de Janeiro, em 1934.
- Leia o texto com a turma.
- Solicite que os alunos atentem-se para os termos grifados.
- Após a leitura, peça que eles apresentem sua compreensão sobre o texto.
- Divida a turma em equipes. Essa divisão em equipes é importante, pois os alunos aprenderão de forma colaborativa.
- Distribua trechos do conto.
- Peça que se atentem que as palavras marcadas em amarelo estão relacionadas aos termos grifados em negrito.
- Apresente o primeiro exemplo: “ao” relaciona-se a “Rachara”.
- Peça que respondam às seguintes questões: 1. As palavras grifadas de preto pertencem a quais classes de palavras? 2. As palavras marcadas de amarelo pertencem a quais classes de palavras? Justifique suas respostas. Espera-se que os alunos percebam que essas palavras são verbos e preposições. Sabemos que as palavras grifadas de preto são verbos, pois podem ser conjugadas em modo, tempo e pessoa e sabemos que as palavras marcadas de amarelo são preposições porque relacionam dois termos da oração.
- A partir dessas palavras grifadas e marcadas de amarelo, indique que os alunos façam uma tabela com 3 colunas: verbo - preposição - complemento.
Observação: Os alunos poderão ter dificuldade em reconhecer a quais palavras as preposições fazem referência direta, bem como em responder às perguntas indicadas na orientação 9.
Materiais complementares: texto impresso, caneta, papel.
Desenvolvimento
Orientações:
- Antes de ler o texto, chame atenção para o título do conto e faça uma breve introdução, apresentando quem é o autor. Para isso, acesse: ACADEMIA BRASILEIRA DE LETRAS. Humberto de Campos: Biografia. S.d. Disponível em: <http://www.academia.org.br/abl/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm%3Fsid%3D221/biografia>. Acesso em: 18 Jan. 2019. Dentre as principais informações que podem ser apresentadas aos alunos sobre o autor, sugere-se as seguintes: “Humberto de Campos foi um jornalista, crítico, contista e memorialista, que nasceu em Miritiba no ano de 1886. Faleceu no Rio de Janeiro, em 1934.
- Leia o texto com a turma.
- Solicite que os alunos atentem-se para os termos grifados.
- Após a leitura, peça que eles apresentem sua compreensão sobre o texto.
- Divida a turma em equipes. Essa divisão em equipes é importante, pois os alunos aprenderão de forma colaborativa.
- Distribua trechos do conto.
- Peça que se atentem que as palavras marcadas em amarelo estão relacionadas aos termos grifados em negrito.
- Apresente o primeiro exemplo: “ao” relaciona-se a “Rachara”.
- Peça que respondam às seguintes questões: 1. As palavras grifadas de preto pertencem a quais classes de palavras? 2. As palavras marcadas de amarelo pertencem a quais classes de palavras? Justifique suas respostas. Espera-se que os alunos percebam que essas palavras são verbos e preposições. Sabemos que as palavras grifadas de preto são verbos, pois podem ser conjugadas em modo, tempo e pessoa e sabemos que as palavras marcadas de amarelo são preposições porque relacionam dois termos da oração.
- A partir dessas palavras grifadas e marcadas de amarelo, indique que os alunos façam uma tabela com 3 colunas: verbo - preposição - complemento.
Observação: Os alunos poderão ter dificuldade em reconhecer a quais palavras as preposições fazem referência direta, bem como em responder às perguntas indicadas na orientação 9.
Materiais complementares: texto impresso, caneta, papel.
Fechamento
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
- Solicite que cada grupo apresente a sua tabela com as respostas.
- Verifique com eles se os alunos compreenderam a relação entre os verbos, preposições grifadas e complementos.
- Apresente a resolução dessa atividade disponível aqui
- Em seguida, mostre esse slide e lance essas três perguntas. Aguarde as suas respostas.
- Sobre a primeira pergunta, responda: Regência verbal é a relação que se estabelece entre os verbos e seus respectivos complementos.
- Sobre a segunda pergunta, responda: As preposições são utilizadas para relacionar termos.
- Sobre a terceira pergunta, responda: Não, nem todos os verbos são regidos por preposições.
Materiais complementares: Resolução de atividade disponível aqui
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
Necessários: canais para envio de mensagens, vídeos e áudios, como WhatsApp ou similares. Você também pode encaminhar as atividades como documento impresso, dependendo da realidade de cada escola.
Tema
Faça uma breve apresentação em PowerPoint para os alunos, com as seguintes perguntas: vocês já leram algum conto? O que caracteriza um conto, na sua opinião? Explique que existem variados tipos de contos, como: contos de fadas, contos de terror, contos de aventura, entre outros. Além disso, aborde que o conto é um gênero que apresenta uma história, normalmente, de extensão menor que um romance.
Introdução
Ainda na mesma apresentação, pergunte aos alunos: pelo que veem na imagem, o que é possível perceber? Indague também: vocês sabiam que muitas pessoas no Nordeste do Brasil precisam fazer longas viagens para fugir das regiões de seca? Essas pessoas são conhecidas como retirantes. Indique que essa introdução será importante para compreensão do conto que lerão.
Desenvolvimento
Encaminhe à turma uma apresentação do autor Humberto de Campos, disponível aqui. Em seguida, peça que apresentem, em documento escrito, suas compreensões a respeito do texto. Compartilhe com os alunos o conto intitulado Retirantes (veja nos slides do plano original). Peça que se atentem que as palavras marcadas em amarelo estão relacionadas aos termos grifados em negrito. Apresente o primeiro exemplo: “ao” relaciona-se a “Rachara”. Peça que respondam às seguintes questões: 1. As palavras grifadas de preto pertencem a quais classes de palavras? 2. As palavras marcadas de amarelo pertencem a quais classes de palavras? Justifique suas respostas. Espera-se que os alunos percebam que essas palavras são verbos e preposições. A partir dessas palavras grifadas e marcadas de amarelo, indique que os alunos façam uma tabela com 3 colunas: verbo - preposição - complemento.
Fechamento
Solicite que cada aluno encaminhe a você a sua tabela com as respostas. Verifique se os alunos compreenderam a relação entre os verbos, preposições grifadas e complementos. Apresente a resolução da atividade, disponível aqui. Em seguida, mostre o slide desta etapa, presente no plano original, com algumas perguntas.
Convite às famílias
Você pode convidar os familiares a ler o conto “Retirantes” e conversar com os alunos sobre a temática abordada.