15670
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 8º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Contos e a regência verbal (com o uso das preposições)

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 8º ano do EF sobre Contos e a regência verbal (com o uso das preposições)

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Maria Gabriella Flores Severo Fonseca

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados
Necessários: canais para envio de mensagens, vídeos e áudios, como WhatsApp ou similares. Você também pode encaminhar as atividades como documento impresso, dependendo da realidade de cada escola.

Tema
Faça uma breve apresentação em PowerPoint para os alunos, com as seguintes perguntas: vocês já leram algum conto? O que caracteriza um conto, na sua opinião? Explique que existem variados tipos de contos, como: contos de fadas, contos de terror, contos de aventura, entre outros. Além disso, aborde que o conto é um gênero que apresenta uma história, normalmente, de extensão menor que um romance.

Introdução
Ainda na mesma apresentação, pergunte aos alunos: pelo que veem na imagem, o que é possível perceber? Indague também: vocês sabiam que muitas pessoas no Nordeste do Brasil precisam fazer longas viagens para fugir das regiões de seca? Essas pessoas são conhecidas como retirantes. Indique que essa introdução será importante para compreensão do conto que lerão.

Desenvolvimento
Encaminhe à turma uma apresentação do autor Humberto de Campos, disponível aqui. Em seguida, peça que apresentem, em documento escrito, suas compreensões a respeito do texto. Compartilhe com os alunos o conto intitulado Retirantes (veja nos slides do plano original). Peça que se atentem que as palavras marcadas em amarelo estão relacionadas aos termos grifados em negrito. Apresente o primeiro exemplo: “ao” relaciona-se a “Rachara”. Peça que respondam às seguintes questões: 1. As palavras grifadas de preto pertencem a quais classes de palavras? 2. As palavras marcadas de amarelo pertencem a quais classes de palavras? Justifique suas respostas. Espera-se que os alunos percebam que essas palavras são verbos e preposições. A partir dessas palavras grifadas e marcadas de amarelo, indique que os alunos façam uma tabela com 3 colunas: verbo - preposição - complemento.

Fechamento
Solicite que cada aluno encaminhe a você a sua tabela com as respostas. Verifique se os alunos compreenderam a relação entre os verbos, preposições grifadas e complementos. Apresente a resolução da atividade, disponível aqui. Em seguida, mostre o slide desta etapa, presente no plano original, com algumas perguntas.

Convite às famílias
Você pode convidar os familiares a ler o conto “Retirantes” e conversar com os alunos sobre a temática abordada.

Sugestão Enviada Por: Michele Batista


Código: LPO8_15ATS01

(EF08LP07) Diferenciar, em textos lidos ou de produção própria, complementos diretos e indiretos de verbos transitivos, apropriando-se da regência de verbos de uso frequente.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 8º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 8º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas