15670
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 8º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Contos e a regência verbal (com o uso das preposições)

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 8º ano do EF sobre Contos e a regência verbal (com o uso das preposições)

Plano 01 de 3 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Maria Gabriella Flores Severo Fonseca

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é primeira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é compreender como é feita a regência verbal (com o uso das preposições) em construções variadas de um texto do gênero conto.

Materiais necessários: Datashow; computador; conto impresso.

Dificuldades antecipadas: os alunos poderão ter dificuldade em perceber as relações de regência e o uso das preposições.

Referências sobre o assunto:

BECHARA, Evanildo. Moderna Gramática Portuuesa. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2009.

MARCUSCHI, L. A. Gêneros Textuais: definição e funcionalidade. In: Dionísio, Ângela Paiva, Machado, Anna Raquel, Bezerra, M. Auxiliadora. Gêneros textuais e ensino. Rio de Janeiro: Lucerna, 2002. p. 19-36

SCHNEUWLY, Bernard; DOLZ, Joaquim; NOVERRAZ, Michèle. Sequências didáticas para o oral e a escrita: apresentação de um procedimento. In: ROJO, Roxane. Gêneros orais e escritos na escola. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2004.

SILVA, Silvana. Enunciação e sintaxe: uma abordagem das preposições em português. Dissertação de Mestrado em teorias do texto e do discurso. Programa de Pós-Graduação em Letras - Estudos da Linguagem. UFRS: Porto Alegre, 2015. 182 f. Disponível em: <https://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/5317/000468523.pdf?sequence=1&isAllowed=y>. Acesso em: 7 nov. 2018.

TRAVAGLIA, Luiz Carlos. A Caracterização de categorias de texto: tipos, gêneros e espécies. Alfa, São Paulo, v.51, n.1, p. 39-79. 2007. Disponível em: http://seer.fclar.unesp.br/alfa/article/view/1426/1127. Acesso em: 4 jul. 2018.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Faça as seguintes perguntas aos alunos: Vocês já leram algum conto? O que caracteriza um conto, na sua opinião? Explique que existem variados tipos de contos, como: contos de fadas, contos de terror, contos de aventura, entre outros. Além disso, aborde que o conto é um gênero que apresenta uma história, normalmente, em extensão menor que um romance.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos

Orientações:

  • Antes de ler o texto, pergunte aos alunos: Pelo que veem na imagem, o que é possível perceber?
  • Indague também: Vocês sabiam que muitas pessoas no Nordeste do Brasil precisam fazer longas viagens para fugir das regiões de seca? Essas pessoas são conhecidas como retirantes.
  • Indique que essa introdução será importante para compreender o conto que lerão.

Materiais complementares: datashow e computador.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Antes de ler o texto, chame atenção para o título do conto e faça uma breve introdução, apresentando quem é o autor. Para isso, acesse: ACADEMIA BRASILEIRA DE LETRAS. Humberto de Campos: Biografia. S.d. Disponível em: <http://www.academia.org.br/abl/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm%3Fsid%3D221/biografia>. Acesso em: 18 Jan. 2019. Dentre as principais informações que podem ser apresentadas aos alunos sobre o autor, sugere-se as seguintes: “Humberto de Campos foi um jornalista, crítico, contista e memorialista, que nasceu em Miritiba no ano de 1886. Faleceu no Rio de Janeiro, em 1934.
  • Leia o texto com a turma.
  • Solicite que os alunos atentem-se para os termos grifados.
  • Após a leitura, peça que eles apresentem sua compreensão sobre o texto.
  • Divida a turma em equipes. Essa divisão em equipes é importante, pois os alunos aprenderão de forma colaborativa.
  • Distribua trechos do conto.
  • Peça que se atentem que as palavras marcadas em amarelo estão relacionadas aos termos grifados em negrito.
  • Apresente o primeiro exemplo: “ao” relaciona-se a “Rachara”.
  • Peça que respondam às seguintes questões: 1. As palavras grifadas de preto pertencem a quais classes de palavras? 2. As palavras marcadas de amarelo pertencem a quais classes de palavras? Justifique suas respostas. Espera-se que os alunos percebam que essas palavras são verbos e preposições. Sabemos que as palavras grifadas de preto são verbos, pois podem ser conjugadas em modo, tempo e pessoa e sabemos que as palavras marcadas de amarelo são preposições porque relacionam dois termos da oração.
  • A partir dessas palavras grifadas e marcadas de amarelo, indique que os alunos façam uma tabela com 3 colunas: verbo - preposição - complemento.

Observação: Os alunos poderão ter dificuldade em reconhecer a quais palavras as preposições fazem referência direta, bem como em responder às perguntas indicadas na orientação 9.

Materiais complementares: texto impresso, caneta, papel, link para acesso ao conto completo: CAMPOS, Humberto. Retirantes. S.d. [s.l]. Disponível em: <http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/bi000153.pdf> p. 51. Acesso em: 19 Jan. 2019.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Antes de ler o texto, chame atenção para o título do conto e faça uma breve introdução, apresentando quem é o autor. Para isso, acesse: ACADEMIA BRASILEIRA DE LETRAS. Humberto de Campos: Biografia. S.d. Disponível em: <http://www.academia.org.br/abl/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm%3Fsid%3D221/biografia>. Acesso em: 18 Jan. 2019. Dentre as principais informações que podem ser apresentadas aos alunos sobre o autor, sugere-se as seguintes: “Humberto de Campos foi um jornalista, crítico, contista e memorialista, que nasceu em Miritiba no ano de 1886. Faleceu no Rio de Janeiro, em 1934.
  • Leia o texto com a turma.
  • Solicite que os alunos atentem-se para os termos grifados.
  • Após a leitura, peça que eles apresentem sua compreensão sobre o texto.
  • Divida a turma em equipes. Essa divisão em equipes é importante, pois os alunos aprenderão de forma colaborativa.
  • Distribua trechos do conto.
  • Peça que se atentem que as palavras marcadas em amarelo estão relacionadas aos termos grifados em negrito.
  • Apresente o primeiro exemplo: “ao” relaciona-se a “Rachara”.
  • Peça que respondam às seguintes questões: 1. As palavras grifadas de preto pertencem a quais classes de palavras? 2. As palavras marcadas de amarelo pertencem a quais classes de palavras? Justifique suas respostas. Espera-se que os alunos percebam que essas palavras são verbos e preposições. Sabemos que as palavras grifadas de preto são verbos, pois podem ser conjugadas em modo, tempo e pessoa e sabemos que as palavras marcadas de amarelo são preposições porque relacionam dois termos da oração.
  • A partir dessas palavras grifadas e marcadas de amarelo, indique que os alunos façam uma tabela com 3 colunas: verbo - preposição - complemento.

Observação: Os alunos poderão ter dificuldade em reconhecer a quais palavras as preposições fazem referência direta, bem como em responder às perguntas indicadas na orientação 9.

Materiais complementares: texto impresso, caneta, papel.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Antes de ler o texto, chame atenção para o título do conto e faça uma breve introdução, apresentando quem é o autor. Para isso, acesse: ACADEMIA BRASILEIRA DE LETRAS. Humberto de Campos: Biografia. S.d. Disponível em: <http://www.academia.org.br/abl/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm%3Fsid%3D221/biografia>. Acesso em: 18 Jan. 2019. Dentre as principais informações que podem ser apresentadas aos alunos sobre o autor, sugere-se as seguintes: “Humberto de Campos foi um jornalista, crítico, contista e memorialista, que nasceu em Miritiba no ano de 1886. Faleceu no Rio de Janeiro, em 1934.
  • Leia o texto com a turma.
  • Solicite que os alunos atentem-se para os termos grifados.
  • Após a leitura, peça que eles apresentem sua compreensão sobre o texto.
  • Divida a turma em equipes. Essa divisão em equipes é importante, pois os alunos aprenderão de forma colaborativa.
  • Distribua trechos do conto.
  • Peça que se atentem que as palavras marcadas em amarelo estão relacionadas aos termos grifados em negrito.
  • Apresente o primeiro exemplo: “ao” relaciona-se a “Rachara”.
  • Peça que respondam às seguintes questões: 1. As palavras grifadas de preto pertencem a quais classes de palavras? 2. As palavras marcadas de amarelo pertencem a quais classes de palavras? Justifique suas respostas. Espera-se que os alunos percebam que essas palavras são verbos e preposições. Sabemos que as palavras grifadas de preto são verbos, pois podem ser conjugadas em modo, tempo e pessoa e sabemos que as palavras marcadas de amarelo são preposições porque relacionam dois termos da oração.
  • A partir dessas palavras grifadas e marcadas de amarelo, indique que os alunos façam uma tabela com 3 colunas: verbo - preposição - complemento.

Observação: Os alunos poderão ter dificuldade em reconhecer a quais palavras as preposições fazem referência direta, bem como em responder às perguntas indicadas na orientação 9.

Materiais complementares: texto impresso, caneta, papel.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Antes de ler o texto, chame atenção para o título do conto e faça uma breve introdução, apresentando quem é o autor. Para isso, acesse: ACADEMIA BRASILEIRA DE LETRAS. Humberto de Campos: Biografia. S.d. Disponível em: <http://www.academia.org.br/abl/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm%3Fsid%3D221/biografia>. Acesso em: 18 Jan. 2019. Dentre as principais informações que podem ser apresentadas aos alunos sobre o autor, sugere-se as seguintes: “Humberto de Campos foi um jornalista, crítico, contista e memorialista, que nasceu em Miritiba no ano de 1886. Faleceu no Rio de Janeiro, em 1934.
  • Leia o texto com a turma.
  • Solicite que os alunos atentem-se para os termos grifados.
  • Após a leitura, peça que eles apresentem sua compreensão sobre o texto.
  • Divida a turma em equipes. Essa divisão em equipes é importante, pois os alunos aprenderão de forma colaborativa.
  • Distribua trechos do conto.
  • Peça que se atentem que as palavras marcadas em amarelo estão relacionadas aos termos grifados em negrito.
  • Apresente o primeiro exemplo: “ao” relaciona-se a “Rachara”.
  • Peça que respondam às seguintes questões: 1. As palavras grifadas de preto pertencem a quais classes de palavras? 2. As palavras marcadas de amarelo pertencem a quais classes de palavras? Justifique suas respostas. Espera-se que os alunos percebam que essas palavras são verbos e preposições. Sabemos que as palavras grifadas de preto são verbos, pois podem ser conjugadas em modo, tempo e pessoa e sabemos que as palavras marcadas de amarelo são preposições porque relacionam dois termos da oração.
  • A partir dessas palavras grifadas e marcadas de amarelo, indique que os alunos façam uma tabela com 3 colunas: verbo - preposição - complemento.

Observação: Os alunos poderão ter dificuldade em reconhecer a quais palavras as preposições fazem referência direta, bem como em responder às perguntas indicadas na orientação 9.

Materiais complementares: texto impresso, caneta, papel.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Antes de ler o texto, chame atenção para o título do conto e faça uma breve introdução, apresentando quem é o autor. Para isso, acesse: ACADEMIA BRASILEIRA DE LETRAS. Humberto de Campos: Biografia. S.d. Disponível em: <http://www.academia.org.br/abl/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm%3Fsid%3D221/biografia>. Acesso em: 18 Jan. 2019. Dentre as principais informações que podem ser apresentadas aos alunos sobre o autor, sugere-se as seguintes: “Humberto de Campos foi um jornalista, crítico, contista e memorialista, que nasceu em Miritiba no ano de 1886. Faleceu no Rio de Janeiro, em 1934.
  • Leia o texto com a turma.
  • Solicite que os alunos atentem-se para os termos grifados.
  • Após a leitura, peça que eles apresentem sua compreensão sobre o texto.
  • Divida a turma em equipes. Essa divisão em equipes é importante, pois os alunos aprenderão de forma colaborativa.
  • Distribua trechos do conto.
  • Peça que se atentem que as palavras marcadas em amarelo estão relacionadas aos termos grifados em negrito.
  • Apresente o primeiro exemplo: “ao” relaciona-se a “Rachara”.
  • Peça que respondam às seguintes questões: 1. As palavras grifadas de preto pertencem a quais classes de palavras? 2. As palavras marcadas de amarelo pertencem a quais classes de palavras? Justifique suas respostas. Espera-se que os alunos percebam que essas palavras são verbos e preposições. Sabemos que as palavras grifadas de preto são verbos, pois podem ser conjugadas em modo, tempo e pessoa e sabemos que as palavras marcadas de amarelo são preposições porque relacionam dois termos da oração.
  • A partir dessas palavras grifadas e marcadas de amarelo, indique que os alunos façam uma tabela com 3 colunas: verbo - preposição - complemento.

Observação: Os alunos poderão ter dificuldade em reconhecer a quais palavras as preposições fazem referência direta, bem como em responder às perguntas indicadas na orientação 9.

Materiais complementares: texto impresso, caneta, papel.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Solicite que cada grupo apresente a sua tabela com as respostas.
  • Verifique com eles se os alunos compreenderam a relação entre os verbos, preposições grifadas e complementos.
  • Apresente a resolução dessa atividade disponível aqui
  • Em seguida, mostre esse slide e lance essas três perguntas. Aguarde as suas respostas.
  • Sobre a primeira pergunta, responda: Regência verbal é a relação que se estabelece entre os verbos e seus respectivos complementos.
  • Sobre a segunda pergunta, responda: As preposições são utilizadas para relacionar termos.
  • Sobre a terceira pergunta, responda: Não, nem todos os verbos são regidos por preposições.

Materiais complementares: Resolução de atividade disponível aqui

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é primeira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é compreender como é feita a regência verbal (com o uso das preposições) em construções variadas de um texto do gênero conto.

Materiais necessários: Datashow; computador; conto impresso.

Dificuldades antecipadas: os alunos poderão ter dificuldade em perceber as relações de regência e o uso das preposições.

Referências sobre o assunto:

BECHARA, Evanildo. Moderna Gramática Portuuesa. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2009.

MARCUSCHI, L. A. Gêneros Textuais: definição e funcionalidade. In: Dionísio, Ângela Paiva, Machado, Anna Raquel, Bezerra, M. Auxiliadora. Gêneros textuais e ensino. Rio de Janeiro: Lucerna, 2002. p. 19-36

SCHNEUWLY, Bernard; DOLZ, Joaquim; NOVERRAZ, Michèle. Sequências didáticas para o oral e a escrita: apresentação de um procedimento. In: ROJO, Roxane. Gêneros orais e escritos na escola. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2004.

SILVA, Silvana. Enunciação e sintaxe: uma abordagem das preposições em português. Dissertação de Mestrado em teorias do texto e do discurso. Programa de Pós-Graduação em Letras - Estudos da Linguagem. UFRS: Porto Alegre, 2015. 182 f. Disponível em: <https://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/5317/000468523.pdf?sequence=1&isAllowed=y>. Acesso em: 7 nov. 2018.

TRAVAGLIA, Luiz Carlos. A Caracterização de categorias de texto: tipos, gêneros e espécies. Alfa, São Paulo, v.51, n.1, p. 39-79. 2007. Disponível em: http://seer.fclar.unesp.br/alfa/article/view/1426/1127. Acesso em: 4 jul. 2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Faça as seguintes perguntas aos alunos: Vocês já leram algum conto? O que caracteriza um conto, na sua opinião? Explique que existem variados tipos de contos, como: contos de fadas, contos de terror, contos de aventura, entre outros. Além disso, aborde que o conto é um gênero que apresenta uma história, normalmente, em extensão menor que um romance.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos

Orientações:

  • Antes de ler o texto, pergunte aos alunos: Pelo que veem na imagem, o que é possível perceber?
  • Indague também: Vocês sabiam que muitas pessoas no Nordeste do Brasil precisam fazer longas viagens para fugir das regiões de seca? Essas pessoas são conhecidas como retirantes.
  • Indique que essa introdução será importante para compreender o conto que lerão.

Materiais complementares: datashow e computador.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Antes de ler o texto, chame atenção para o título do conto e faça uma breve introdução, apresentando quem é o autor. Para isso, acesse: ACADEMIA BRASILEIRA DE LETRAS. Humberto de Campos: Biografia. S.d. Disponível em: <http://www.academia.org.br/abl/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm%3Fsid%3D221/biografia>. Acesso em: 18 Jan. 2019. Dentre as principais informações que podem ser apresentadas aos alunos sobre o autor, sugere-se as seguintes: “Humberto de Campos foi um jornalista, crítico, contista e memorialista, que nasceu em Miritiba no ano de 1886. Faleceu no Rio de Janeiro, em 1934.
  • Leia o texto com a turma.
  • Solicite que os alunos atentem-se para os termos grifados.
  • Após a leitura, peça que eles apresentem sua compreensão sobre o texto.
  • Divida a turma em equipes. Essa divisão em equipes é importante, pois os alunos aprenderão de forma colaborativa.
  • Distribua trechos do conto.
  • Peça que se atentem que as palavras marcadas em amarelo estão relacionadas aos termos grifados em negrito.
  • Apresente o primeiro exemplo: “ao” relaciona-se a “Rachara”.
  • Peça que respondam às seguintes questões: 1. As palavras grifadas de preto pertencem a quais classes de palavras? 2. As palavras marcadas de amarelo pertencem a quais classes de palavras? Justifique suas respostas. Espera-se que os alunos percebam que essas palavras são verbos e preposições. Sabemos que as palavras grifadas de preto são verbos, pois podem ser conjugadas em modo, tempo e pessoa e sabemos que as palavras marcadas de amarelo são preposições porque relacionam dois termos da oração.
  • A partir dessas palavras grifadas e marcadas de amarelo, indique que os alunos façam uma tabela com 3 colunas: verbo - preposição - complemento.

Observação: Os alunos poderão ter dificuldade em reconhecer a quais palavras as preposições fazem referência direta, bem como em responder às perguntas indicadas na orientação 9.

Materiais complementares: texto impresso, caneta, papel, link para acesso ao conto completo: CAMPOS, Humberto. Retirantes. S.d. [s.l]. Disponível em: <http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/bi000153.pdf> p. 51. Acesso em: 19 Jan. 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Antes de ler o texto, chame atenção para o título do conto e faça uma breve introdução, apresentando quem é o autor. Para isso, acesse: ACADEMIA BRASILEIRA DE LETRAS. Humberto de Campos: Biografia. S.d. Disponível em: <http://www.academia.org.br/abl/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm%3Fsid%3D221/biografia>. Acesso em: 18 Jan. 2019. Dentre as principais informações que podem ser apresentadas aos alunos sobre o autor, sugere-se as seguintes: “Humberto de Campos foi um jornalista, crítico, contista e memorialista, que nasceu em Miritiba no ano de 1886. Faleceu no Rio de Janeiro, em 1934.
  • Leia o texto com a turma.
  • Solicite que os alunos atentem-se para os termos grifados.
  • Após a leitura, peça que eles apresentem sua compreensão sobre o texto.
  • Divida a turma em equipes. Essa divisão em equipes é importante, pois os alunos aprenderão de forma colaborativa.
  • Distribua trechos do conto.
  • Peça que se atentem que as palavras marcadas em amarelo estão relacionadas aos termos grifados em negrito.
  • Apresente o primeiro exemplo: “ao” relaciona-se a “Rachara”.
  • Peça que respondam às seguintes questões: 1. As palavras grifadas de preto pertencem a quais classes de palavras? 2. As palavras marcadas de amarelo pertencem a quais classes de palavras? Justifique suas respostas. Espera-se que os alunos percebam que essas palavras são verbos e preposições. Sabemos que as palavras grifadas de preto são verbos, pois podem ser conjugadas em modo, tempo e pessoa e sabemos que as palavras marcadas de amarelo são preposições porque relacionam dois termos da oração.
  • A partir dessas palavras grifadas e marcadas de amarelo, indique que os alunos façam uma tabela com 3 colunas: verbo - preposição - complemento.

Observação: Os alunos poderão ter dificuldade em reconhecer a quais palavras as preposições fazem referência direta, bem como em responder às perguntas indicadas na orientação 9.

Materiais complementares: texto impresso, caneta, papel.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Antes de ler o texto, chame atenção para o título do conto e faça uma breve introdução, apresentando quem é o autor. Para isso, acesse: ACADEMIA BRASILEIRA DE LETRAS. Humberto de Campos: Biografia. S.d. Disponível em: <http://www.academia.org.br/abl/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm%3Fsid%3D221/biografia>. Acesso em: 18 Jan. 2019. Dentre as principais informações que podem ser apresentadas aos alunos sobre o autor, sugere-se as seguintes: “Humberto de Campos foi um jornalista, crítico, contista e memorialista, que nasceu em Miritiba no ano de 1886. Faleceu no Rio de Janeiro, em 1934.
  • Leia o texto com a turma.
  • Solicite que os alunos atentem-se para os termos grifados.
  • Após a leitura, peça que eles apresentem sua compreensão sobre o texto.
  • Divida a turma em equipes. Essa divisão em equipes é importante, pois os alunos aprenderão de forma colaborativa.
  • Distribua trechos do conto.
  • Peça que se atentem que as palavras marcadas em amarelo estão relacionadas aos termos grifados em negrito.
  • Apresente o primeiro exemplo: “ao” relaciona-se a “Rachara”.
  • Peça que respondam às seguintes questões: 1. As palavras grifadas de preto pertencem a quais classes de palavras? 2. As palavras marcadas de amarelo pertencem a quais classes de palavras? Justifique suas respostas. Espera-se que os alunos percebam que essas palavras são verbos e preposições. Sabemos que as palavras grifadas de preto são verbos, pois podem ser conjugadas em modo, tempo e pessoa e sabemos que as palavras marcadas de amarelo são preposições porque relacionam dois termos da oração.
  • A partir dessas palavras grifadas e marcadas de amarelo, indique que os alunos façam uma tabela com 3 colunas: verbo - preposição - complemento.

Observação: Os alunos poderão ter dificuldade em reconhecer a quais palavras as preposições fazem referência direta, bem como em responder às perguntas indicadas na orientação 9.

Materiais complementares: texto impresso, caneta, papel.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Antes de ler o texto, chame atenção para o título do conto e faça uma breve introdução, apresentando quem é o autor. Para isso, acesse: ACADEMIA BRASILEIRA DE LETRAS. Humberto de Campos: Biografia. S.d. Disponível em: <http://www.academia.org.br/abl/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm%3Fsid%3D221/biografia>. Acesso em: 18 Jan. 2019. Dentre as principais informações que podem ser apresentadas aos alunos sobre o autor, sugere-se as seguintes: “Humberto de Campos foi um jornalista, crítico, contista e memorialista, que nasceu em Miritiba no ano de 1886. Faleceu no Rio de Janeiro, em 1934.
  • Leia o texto com a turma.
  • Solicite que os alunos atentem-se para os termos grifados.
  • Após a leitura, peça que eles apresentem sua compreensão sobre o texto.
  • Divida a turma em equipes. Essa divisão em equipes é importante, pois os alunos aprenderão de forma colaborativa.
  • Distribua trechos do conto.
  • Peça que se atentem que as palavras marcadas em amarelo estão relacionadas aos termos grifados em negrito.
  • Apresente o primeiro exemplo: “ao” relaciona-se a “Rachara”.
  • Peça que respondam às seguintes questões: 1. As palavras grifadas de preto pertencem a quais classes de palavras? 2. As palavras marcadas de amarelo pertencem a quais classes de palavras? Justifique suas respostas. Espera-se que os alunos percebam que essas palavras são verbos e preposições. Sabemos que as palavras grifadas de preto são verbos, pois podem ser conjugadas em modo, tempo e pessoa e sabemos que as palavras marcadas de amarelo são preposições porque relacionam dois termos da oração.
  • A partir dessas palavras grifadas e marcadas de amarelo, indique que os alunos façam uma tabela com 3 colunas: verbo - preposição - complemento.

Observação: Os alunos poderão ter dificuldade em reconhecer a quais palavras as preposições fazem referência direta, bem como em responder às perguntas indicadas na orientação 9.

Materiais complementares: texto impresso, caneta, papel.

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Antes de ler o texto, chame atenção para o título do conto e faça uma breve introdução, apresentando quem é o autor. Para isso, acesse: ACADEMIA BRASILEIRA DE LETRAS. Humberto de Campos: Biografia. S.d. Disponível em: <http://www.academia.org.br/abl/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm%3Fsid%3D221/biografia>. Acesso em: 18 Jan. 2019. Dentre as principais informações que podem ser apresentadas aos alunos sobre o autor, sugere-se as seguintes: “Humberto de Campos foi um jornalista, crítico, contista e memorialista, que nasceu em Miritiba no ano de 1886. Faleceu no Rio de Janeiro, em 1934.
  • Leia o texto com a turma.
  • Solicite que os alunos atentem-se para os termos grifados.
  • Após a leitura, peça que eles apresentem sua compreensão sobre o texto.
  • Divida a turma em equipes. Essa divisão em equipes é importante, pois os alunos aprenderão de forma colaborativa.
  • Distribua trechos do conto.
  • Peça que se atentem que as palavras marcadas em amarelo estão relacionadas aos termos grifados em negrito.
  • Apresente o primeiro exemplo: “ao” relaciona-se a “Rachara”.
  • Peça que respondam às seguintes questões: 1. As palavras grifadas de preto pertencem a quais classes de palavras? 2. As palavras marcadas de amarelo pertencem a quais classes de palavras? Justifique suas respostas. Espera-se que os alunos percebam que essas palavras são verbos e preposições. Sabemos que as palavras grifadas de preto são verbos, pois podem ser conjugadas em modo, tempo e pessoa e sabemos que as palavras marcadas de amarelo são preposições porque relacionam dois termos da oração.
  • A partir dessas palavras grifadas e marcadas de amarelo, indique que os alunos façam uma tabela com 3 colunas: verbo - preposição - complemento.

Observação: Os alunos poderão ter dificuldade em reconhecer a quais palavras as preposições fazem referência direta, bem como em responder às perguntas indicadas na orientação 9.

Materiais complementares: texto impresso, caneta, papel.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Solicite que cada grupo apresente a sua tabela com as respostas.
  • Verifique com eles se os alunos compreenderam a relação entre os verbos, preposições grifadas e complementos.
  • Apresente a resolução dessa atividade disponível aqui
  • Em seguida, mostre esse slide e lance essas três perguntas. Aguarde as suas respostas.
  • Sobre a primeira pergunta, responda: Regência verbal é a relação que se estabelece entre os verbos e seus respectivos complementos.
  • Sobre a segunda pergunta, responda: As preposições são utilizadas para relacionar termos.
  • Sobre a terceira pergunta, responda: Não, nem todos os verbos são regidos por preposições.

Materiais complementares: Resolução de atividade disponível aqui

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 8º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 8º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF08LP07 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano