Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é a terceira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Propaganda Política e no campo de atuação na vida pública. A aula faz parte do módulo de leitura
Materiais necessários: Para esta aula, você precisará de projetor multimídia e som.
Informações sobre o gênero:Neste plano de aula será tratado o gênero Propaganda Política que é um gênero que contempla três tipos: propaganda partidária, propaganda intrapartidária e propaganda eleitoral. Aqui, o intuito é levar os alunos a compreenderem e se posicionarem criticamente diante das propagandas políticas. Para melhor trabalhar os conceitos e características, bem como o campo de atuação, sugiro a leitura do texto no link.
Dificuldades antecipadas: Os alunos poderão ter dificuldade de fazer interpretações mais críticas sobre as propagandas, mas devem ser direcionados a ter um olhar mais cuidadoso diante das proposições apresentadas nos textos.
Referências sobre o assunto: ASSIS, André A construção dialógica no gênero propaganda. http://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/viewFile/254/220
BRAGA, Flávio. As modalidades da propaganda política. Estado de S. Paulo. Disponível em: https://www.blogsoestado.com/flaviobraga/2010/06/18/as-modalidades-de-propaganda-politica/
CHAUÍ, Marilena. Convite à Filosofia. São Paulo: Editora Ática, 2000. http://home.ufam.edu.br/andersonlfc/Economia_Etica/Convite%20%20Filosofia%20-%20Marilena%20Chaui.pdf
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações:
1. Professor, indague seus alunos sobre os conhecimentos prévios que possam ter sobre a frase exibida no slide.
a) Com qual finalidade são criadas as propagandas políticas? (É provável que os alunos encaminhem as respostas para apenas o critério de ganho de votos; essas respostas servirão de norte para ampliação das discussões no decorrer da aula)
b) Quem é o público-alvo das propagandas políticas?
Introdução
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
- Professor, neste slide, você deve levar os alunos a refletirem sobre as intencionalidades discursivas que existem em uma propaganda política.
- Para a introdução da aula, projete o slide com as perguntas. Peça que os alunos pensem um pouco a respeito das indagações que estão no slide.
- Motive-os a abrirem uma discussão sobre as respostas às perguntas dos balões. Leia cada pergunta e vá pedindo que falem espontaneamente as respostas sobre o que pensaram. A cada resposta, pergunte se alguém discorda ou se gostaria de acrescentar algo.
- Caso seja necessário melhor imagem do cartaz, você conseguirá acessá-lo aqui.
- SUGESTÕES DE RESPOSTAS:
O que devemos observar em uma propaganda política?
Provavelmente os alunos responderão que devem observar as propostas que ali se encontram.
A qual público esse discurso se direciona?
Ao público jovem que se interessa por política, pois tem um jovem que, aparentemente é o enunciador do discurso e o próprio texto verbal sugere isso, usando a expressão “jovem”.
Como esse discurso foi construído?
Com uma linguagem acessível ao público jovem, direcionada.
Qual a finalidade?
Com a finalidade de inserir o jovem na vida pública, incentivando-o a tirar seu título de eleitor
Existem intenções implícitas?
Provavelmente os alunos dirão que, como é uma propaganda de um partido político, a intenção por trás é de que o jovem tire o título de eleitor para constituir-se um eleitor desse partido.
Quando esse discurso foi construído?
Na época da emissão dos títulos de eleitores.
Materiais complementares: Professor, antes desta aula, sugiro que leia este material, para aprofundamento sobre o uso deste gênero em sala de aula.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações:
- Professor, divida a turma em grupos. Preferivelmente em 5 grupos, caso não seja possível, repita as temáticas de trabalho sugeridas para os grupos: cada grupo deverá, após assistir aos vídeos exibidos, discorrer, oralmente, a respeito dos seguintes questionamentos, com as possibilidades de respostas:
GRUPO 1: Qual o conteúdo principal das propagandas? (O quê?);
Elas tentam convencer o eleitor a votarem a seu favor.
GRUPO 2: O que motivou cada uma dessas propagandas? (Por quê?);
O desejo de conquistar votos e conseguirem se eleger
GRUPO 3: Qual a finalidade dessas propagandas? (Para quê?);
convencer os eleitores de suas propostas de campanha.
GRUPO 4: Como essas propagandas foram articuladas/pensadas, para atingirem os objetivos delas? De quais elementos elas lançaram mão?;
Elas são planejadas a partir do público que desejam atingir, para isso, os enunciadores lançam mão de imagens e de propostas que afetem diretamente as vidas dessas pessoas.
GRUPO 5: Quando, ou em quais circunstâncias, considerando o tempo cronológico que rege as campanhas eleitorais, essas propagandas podem ter sido elaboradas e publicadas?
No período que antecede o dia da votação, ou seja durante tempo destinado, legalmente para as campanhas políticas.
https://www.youtube.com/watch?v=TY2dnkKcSQs (até 3’50”)
Desenvolvimento
CONTINUAÇÃO
Orientações:
- Após a exibição dos vídeos, professor, peça que cada grupo, eleja um representante para expor para a turma o resultado das discussões em grupo, considerando a orientação pertinente a cada equipe.
- Professor, após os alunos terem analisado as propagandas, solicite que cada grupo produza uma lista mostrando “Como deveria ser a propaganda política”, para isso, eles devem ter como base nos pontos negativos em cada uma.
3. Com essas atividades, espera-se que os alunos apresentem uma interpretação crítica sobre as propagandas apresentadas, apontando novas versões que possam orientar tomadas de decisão fundamentadas.
Sugestões de respostas:
- Os candidatos não deveriam tentar enganar os eleitores com propostas que visivelmente não cumprirão.
- Os candidatos não deveriam usar a propaganda para atacar opositores, mas para apresentar propostas que fossem factíveis e que realmente melhorassem a vida dos que mais necessitam.
4. Professor, sugira à turma que se aprofunde dos conteúdos aqui discutidos, aprofundando seus conhecimentos neste link.
Fechamento
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
- Professor, exiba a propaganda espanhola acima e peça que os alunos tentem traduzir o maior número de informações que encontrarem.
- Link da imagem aqui
- Tradução da propaganda: Esta é a notícia / seu voto é necessário / eleições municipais.
- Professor, fomente um debate para o fechamento da aula, levantando as hipóteses, com os alunos:
- Esta é uma propaganda política espanhola. Sobre o que ela trata? (Provavelmente os alunos responderão que falam sobre votar.); Por que a propaganda afirma que o voto é necessário? Apresentem argumentos que justifiquem as respostas. (aqui, os alunos já terão condições de responder mais criticamente, uma vez que analisaram conceitos anteriores, provavelmente dirão que trata-se de uma atitude que incidirá diretamente sobre seu futuro e o futuro da cidade e do país) ; Por fim, o que é necessário para um voto consciente? (provavelmente os alunos responderão que é necessário que se analise bem as conjunturas, as propostas e escolha o que melhor representar benefícios para o povo.)