15668
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 8º ano > Leitura/Escuta

Plano de aula - Reconhecendo as proposições no gênero propaganda política

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 8º ano do EF sobre Reconhecendo as proposições no gênero propaganda política

Plano 03 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Luciana Oliveira De Sousa Barros

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é a terceira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Propaganda Política e no campo de atuação na vida pública. A aula faz parte do módulo de

Materiais necessários: Para esta aula, você precisará de projetor multimídia e som.

Informações sobre o gênero:Neste plano de aula será tratado o gênero Propaganda Política que é um gênero que contempla três tipos: propaganda partidária, propaganda intrapartidária e propaganda eleitoral. Aqui, o intuito é levar os alunos a compreenderem e se posicionarem criticamente diante das propagandas políticas. Para melhor trabalhar os conceitos e características, bem como o campo de atuação, sugiro a leitura do texto no link.

Dificuldades antecipadas: Os alunos poderão ter dificuldade de fazer interpretações mais críticas sobre as propagandas, mas devem ser direcionados a ter um olhar mais cuidadoso diante das proposições apresentadas nos textos.

Referências sobre o assunto: ASSIS, André A construção dialógica no gênero propaganda. http://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/viewFile/254/220

BRAGA, Flávio. As modalidades da propaganda política. Estado de S. Paulo. Disponível em: https://www.blogsoestado.com/flaviobraga/2010/06/18/as-modalidades-de-propaganda-politica/

CHAUÍ, Marilena. Convite à Filosofia. São Paulo: Editora Ática, 2000. http://home.ufam.edu.br/andersonlfc/Economia_Etica/Convite%20%20Filosofia%20-%20Marilena%20Chaui.pdf

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

1. Professor, indague seus alunos sobre os conhecimentos prévios que possam ter sobre a frase exibida no slide.

a) Com qual finalidade são criadas as propagandas políticas? (É provável que os alunos encaminhem as respostas para apenas o critério de ganho de votos; essas respostas servirão de norte para ampliação das discussões no decorrer da aula)

b) Quem é o público-alvo das propagandas políticas?

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Professor, neste slide, você deve levar os alunos a refletirem sobre as intencionalidades discursivas que existem em uma propaganda política.
  • Para a introdução da aula, projete o slide com as perguntas. Peça que os alunos pensem um pouco a respeito das indagações que estão no slide.
  • Motive-os a abrirem uma discussão sobre as respostas às perguntas dos balões. Leia cada pergunta e vá pedindo que falem espontaneamente as respostas sobre o que pensaram. A cada resposta, pergunte se alguém discorda ou se gostaria de acrescentar algo.
  • Caso seja necessário melhor imagem do cartaz, você conseguirá acessá-lo aqui.
  • SUGESTÕES DE RESPOSTAS:

O que devemos observar em uma propaganda política?

Provavelmente os alunos responderão que devem observar as propostas que ali se encontram.

A qual público esse discurso se direciona?

Ao público jovem que se interessa por política, pois tem um jovem que, aparentemente é o enunciador do discurso e o próprio texto verbal sugere isso, usando a expressão “jovem”.

Como esse discurso foi construído?

Com uma linguagem acessível ao público jovem, direcionada.

Qual a finalidade?

Com a finalidade de inserir o jovem na vida pública, incentivando-o a tirar seu título de eleitor

Existem intenções implícitas?

Provavelmente os alunos dirão que, como é uma propaganda de um partido político, a intenção por trás é de que o jovem tire o título de eleitor para constituir-se um eleitor desse partido.

Quando esse discurso foi construído?

Na época da emissão dos títulos de eleitores.

Materiais complementares: Professor, antes desta aula, sugiro que leia este material, para aprofundamento sobre o uso deste gênero em sala de aula.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Professor, divida a turma em grupos. Preferivelmente em 5 grupos, caso não seja possível, repita as temáticas de trabalho sugeridas para os grupos: cada grupo deverá, após assistir aos vídeos exibidos, discorrer, oralmente, a respeito dos seguintes questionamentos, com as possibilidades de respostas:

GRUPO 1: Qual o conteúdo principal das propagandas? (O quê?);

Elas tentam convencer o eleitor a votarem a seu favor.

GRUPO 2: O que motivou cada uma dessas propagandas? (Por quê?);

O desejo de conquistar votos e conseguirem se eleger

GRUPO 3: Qual a finalidade dessas propagandas? (Para quê?);

convencer os eleitores de suas propostas de campanha.

GRUPO 4: Como essas propagandas foram articuladas/pensadas, para atingirem os objetivos delas? De quais elementos elas lançaram mão?;

Elas são planejadas a partir do público que desejam atingir, para isso, os enunciadores lançam mão de imagens e de propostas que afetem diretamente as vidas dessas pessoas.

GRUPO 5: Quando, ou em quais circunstâncias, considerando o tempo cronológico que rege as campanhas eleitorais, essas propagandas podem ter sido elaboradas e publicadas?

No período que antecede o dia da votação, ou seja durante tempo destinado, legalmente para as campanhas políticas.

https://www.youtube.com/watch?v=TY2dnkKcSQs (até 3’50”)

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

CONTINUAÇÃO

Orientações:

  • Após a exibição dos vídeos, professor, peça que cada grupo, eleja um representante para expor para a turma o resultado das discussões em grupo, considerando a orientação pertinente a cada equipe.
  • Professor, após os alunos terem analisado as propagandas, solicite que cada grupo produza uma lista mostrando “Como deveria ser a propaganda política”, para isso, eles devem ter como base nos pontos negativos em cada uma.

3. Com essas atividades, espera-se que os alunos apresentem uma interpretação crítica sobre as propagandas apresentadas, apontando novas versões que possam orientar tomadas de decisão fundamentadas.

Sugestões de respostas:

  • Os candidatos não deveriam tentar enganar os eleitores com propostas que visivelmente não cumprirão.
  • Os candidatos não deveriam usar a propaganda para atacar opositores, mas para apresentar propostas que fossem factíveis e que realmente melhorassem a vida dos que mais necessitam.

4. Professor, sugira à turma que se aprofunde dos conteúdos aqui discutidos, aprofundando seus conhecimentos neste link.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Professor, exiba a propaganda espanhola acima e peça que os alunos tentem traduzir o maior número de informações que encontrarem.
  • Link da imagem aqui
  • Tradução da propaganda: Esta é a notícia / seu voto é necessário / eleições municipais.
  • Professor, fomente um debate para o fechamento da aula, levantando as hipóteses, com os alunos:
  • Esta é uma propaganda política espanhola. Sobre o que ela trata? (Provavelmente os alunos responderão que falam sobre votar.); Por que a propaganda afirma que o voto é necessário? Apresentem argumentos que justifiquem as respostas. (aqui, os alunos já terão condições de responder mais criticamente, uma vez que analisaram conceitos anteriores, provavelmente dirão que trata-se de uma atitude que incidirá diretamente sobre seu futuro e o futuro da cidade e do país) ; Por fim, o que é necessário para um voto consciente? (provavelmente os alunos responderão que é necessário que se analise bem as conjunturas, as propostas e escolha o que melhor representar benefícios para o povo.)

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é a terceira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Propaganda Política e no campo de atuação na vida pública. A aula faz parte do módulo de

Materiais necessários: Para esta aula, você precisará de projetor multimídia e som.

Informações sobre o gênero:Neste plano de aula será tratado o gênero Propaganda Política que é um gênero que contempla três tipos: propaganda partidária, propaganda intrapartidária e propaganda eleitoral. Aqui, o intuito é levar os alunos a compreenderem e se posicionarem criticamente diante das propagandas políticas. Para melhor trabalhar os conceitos e características, bem como o campo de atuação, sugiro a leitura do texto no link.

Dificuldades antecipadas: Os alunos poderão ter dificuldade de fazer interpretações mais críticas sobre as propagandas, mas devem ser direcionados a ter um olhar mais cuidadoso diante das proposições apresentadas nos textos.

Referências sobre o assunto: ASSIS, André A construção dialógica no gênero propaganda. http://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/viewFile/254/220

BRAGA, Flávio. As modalidades da propaganda política. Estado de S. Paulo. Disponível em: https://www.blogsoestado.com/flaviobraga/2010/06/18/as-modalidades-de-propaganda-politica/

CHAUÍ, Marilena. Convite à Filosofia. São Paulo: Editora Ática, 2000. http://home.ufam.edu.br/andersonlfc/Economia_Etica/Convite%20%20Filosofia%20-%20Marilena%20Chaui.pdf

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

1. Professor, indague seus alunos sobre os conhecimentos prévios que possam ter sobre a frase exibida no slide.

a) Com qual finalidade são criadas as propagandas políticas? (É provável que os alunos encaminhem as respostas para apenas o critério de ganho de votos; essas respostas servirão de norte para ampliação das discussões no decorrer da aula)

b) Quem é o público-alvo das propagandas políticas?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Professor, neste slide, você deve levar os alunos a refletirem sobre as intencionalidades discursivas que existem em uma propaganda política.
  • Para a introdução da aula, projete o slide com as perguntas. Peça que os alunos pensem um pouco a respeito das indagações que estão no slide.
  • Motive-os a abrirem uma discussão sobre as respostas às perguntas dos balões. Leia cada pergunta e vá pedindo que falem espontaneamente as respostas sobre o que pensaram. A cada resposta, pergunte se alguém discorda ou se gostaria de acrescentar algo.
  • Caso seja necessário melhor imagem do cartaz, você conseguirá acessá-lo aqui.
  • SUGESTÕES DE RESPOSTAS:

O que devemos observar em uma propaganda política?

Provavelmente os alunos responderão que devem observar as propostas que ali se encontram.

A qual público esse discurso se direciona?

Ao público jovem que se interessa por política, pois tem um jovem que, aparentemente é o enunciador do discurso e o próprio texto verbal sugere isso, usando a expressão “jovem”.

Como esse discurso foi construído?

Com uma linguagem acessível ao público jovem, direcionada.

Qual a finalidade?

Com a finalidade de inserir o jovem na vida pública, incentivando-o a tirar seu título de eleitor

Existem intenções implícitas?

Provavelmente os alunos dirão que, como é uma propaganda de um partido político, a intenção por trás é de que o jovem tire o título de eleitor para constituir-se um eleitor desse partido.

Quando esse discurso foi construído?

Na época da emissão dos títulos de eleitores.

Materiais complementares: Professor, antes desta aula, sugiro que leia este material, para aprofundamento sobre o uso deste gênero em sala de aula.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Professor, divida a turma em grupos. Preferivelmente em 5 grupos, caso não seja possível, repita as temáticas de trabalho sugeridas para os grupos: cada grupo deverá, após assistir aos vídeos exibidos, discorrer, oralmente, a respeito dos seguintes questionamentos, com as possibilidades de respostas:

GRUPO 1: Qual o conteúdo principal das propagandas? (O quê?);

Elas tentam convencer o eleitor a votarem a seu favor.

GRUPO 2: O que motivou cada uma dessas propagandas? (Por quê?);

O desejo de conquistar votos e conseguirem se eleger

GRUPO 3: Qual a finalidade dessas propagandas? (Para quê?);

convencer os eleitores de suas propostas de campanha.

GRUPO 4: Como essas propagandas foram articuladas/pensadas, para atingirem os objetivos delas? De quais elementos elas lançaram mão?;

Elas são planejadas a partir do público que desejam atingir, para isso, os enunciadores lançam mão de imagens e de propostas que afetem diretamente as vidas dessas pessoas.

GRUPO 5: Quando, ou em quais circunstâncias, considerando o tempo cronológico que rege as campanhas eleitorais, essas propagandas podem ter sido elaboradas e publicadas?

No período que antecede o dia da votação, ou seja durante tempo destinado, legalmente para as campanhas políticas.

https://www.youtube.com/watch?v=TY2dnkKcSQs (até 3’50”)

Slide Plano Aula

CONTINUAÇÃO

Orientações:

  • Após a exibição dos vídeos, professor, peça que cada grupo, eleja um representante para expor para a turma o resultado das discussões em grupo, considerando a orientação pertinente a cada equipe.
  • Professor, após os alunos terem analisado as propagandas, solicite que cada grupo produza uma lista mostrando “Como deveria ser a propaganda política”, para isso, eles devem ter como base nos pontos negativos em cada uma.

3. Com essas atividades, espera-se que os alunos apresentem uma interpretação crítica sobre as propagandas apresentadas, apontando novas versões que possam orientar tomadas de decisão fundamentadas.

Sugestões de respostas:

  • Os candidatos não deveriam tentar enganar os eleitores com propostas que visivelmente não cumprirão.
  • Os candidatos não deveriam usar a propaganda para atacar opositores, mas para apresentar propostas que fossem factíveis e que realmente melhorassem a vida dos que mais necessitam.

4. Professor, sugira à turma que se aprofunde dos conteúdos aqui discutidos, aprofundando seus conhecimentos neste link.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Professor, exiba a propaganda espanhola acima e peça que os alunos tentem traduzir o maior número de informações que encontrarem.
  • Link da imagem aqui
  • Tradução da propaganda: Esta é a notícia / seu voto é necessário / eleições municipais.
  • Professor, fomente um debate para o fechamento da aula, levantando as hipóteses, com os alunos:
  • Esta é uma propaganda política espanhola. Sobre o que ela trata? (Provavelmente os alunos responderão que falam sobre votar.); Por que a propaganda afirma que o voto é necessário? Apresentem argumentos que justifiquem as respostas. (aqui, os alunos já terão condições de responder mais criticamente, uma vez que analisaram conceitos anteriores, provavelmente dirão que trata-se de uma atitude que incidirá diretamente sobre seu futuro e o futuro da cidade e do país) ; Por fim, o que é necessário para um voto consciente? (provavelmente os alunos responderão que é necessário que se analise bem as conjunturas, as propostas e escolha o que melhor representar benefícios para o povo.)
Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Leitura/Escuta do 8º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 8º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF89LP24 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF89LP20 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano