10160
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 5º ano > Grandezas e Medidas

Plano de aula - Estimando área de figuras irregulares

Plano de aula de matemática com atividades para 5 do Fundamental sobre estimar e obter área de figuras planas irregulares.

Plano 03 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Rosélia Sezerino Fenner,

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Rosélia Sezerino Fenner

Mentor: Fábio Menezes da Silva

Especialista de área: Fernando Bernabé



Habilidade da BNCC

(EF03MA19) - Resolver e elaborar problemas envolvendo medidas das grandezas; comprimento, área massa, tempo, temperatura e capacidade, recorrendo transformações entre as unidades mais usuais em contextos socioculturais.



Objetivos específicos

Estimar e obter área de figuras planas irregulares.



Conceito-chave

Estimativas de medidas de superfície.

Recursos necessários

  • Folha de caderno quadriculada ou malha quadriculada.
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
  • Régua, lápis, borracha.




Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 8 minutos.

Orientações: Projete a atividade do slide, ou professor pode desenhar a figura no quadro.

Lance o questionamento para a turma sobre como calcular a área dessa figura sem contar os quadrinhos um a um.

Propicie um momento para que a turma analise a figura, elaborem suas estratégias para obter a área da figura pedida.

A intenção da atividade é retomar a ideia do cálculo de área do retângulo que pode ser obtido pela multiplicação das medidas de seus lados. Ao observar a figura, espera-se que o aluno perceba que não é necessário contar os quadrinhos um a um para saber a área da figura, já que ela é composta de 4 fileiras horizontais e 5 verticais, o que resulta no total 20 quadradinhos (4 x 5 = 20). Como cada quadradinho tem área de 1 cm², a área da figura completa é igual a 35 cm².

Dê continuidade na retomada explorando a figura do segundo slide.

Propósito: Relembrar cálculo de área de figuras planas obtido através da multiplicação de seus lados.

Discuta com a turma:

  • Qual é a medida do segmento de cada quadradinho da primeira figura?
  • Qual o significado de área?
  • Qual é a superfície de área de cada quadradinho?
  • Quantas unidades de área há na primeira linha horizontal desta figura?
  • E na vertical?
  • Quantas unidades de área de 1 cm² cabem nesta figura?
  • De que maneira posso calcular a área dessa figura sem precisar contar os quadradinhos um a um?

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 8 minutos.

Orientações: Projete novamente esta figura, ou desenhe-a no quadro. Provoque-os a refletirem sobre a seguinte pergunta: Quantas e quais figuras vocês podem observar nesta imagem?

Aqui poderá surgir diferentes figuras identificadas, dependendo da forma de visualização (1 retângulo 3 cm x 2 cm e dois quadrados de 2 cm x 2 cm; 1 retângulo de 3 cm x 2cm e 1 retângulo de 4 cm x 2 cm; 4 retângulos de 1 cm x 2 cm e 3 retângulos de 1 cm x 2 cm…).

Fique atento se os alunos visualizaram um quadrado maior de 4 cm x 4 cm. Caso ninguém tenha percebido essa figura, provoque-os de forma que percebam que os retângulos são resultado da decomposição do quadrado.

Desafie-os agora a calcularem a área dessa figura. Questione-os qual a maneira de calcular? Por onde começar?

Este é o momento do professor conduzir os questionamentos de maneira que fique bem claro a diferença entre área de uma figura plana e perímetro. Pergunte como fariam para calcular quantos metros de barbante precisaria para contornar essa figura. E se o formato dessa figura fosse o de um piso e eu quisesse colocar cerâmicas, como faria para saber a quantidade que deveria comprar?

Determine um tempo para que em duplas registrem no caderno suas conclusões.

Após as explorações de estratégias, discutir com a turma as formas de resolução que encontraram, permitindo que expressem o modo que pensaram para encontrar as medidas.

Neste segundo exemplo, espera-se que o aluno tenha primeiro explorado o processo de decomposição de figuras. Uma das formas consiste em dividir a área da figura maior em dois retângulos de medidas diferentes, assim, calcula-se a área dos dois retângulos separadamente, multiplicando as duas dimensões dadas. Adiciona-se as duas áreas encontradas e assim tem-se a área total da figura.

Após terem concluído a atividade peça que expliquem no caderno como calcular a área de quadrados e de retângulos sem riscar ou contar quadradinhos.

Esses conceitos são importantes para que o aluno possa compreender o cálculo de área de figuras regulares, para ampliar para o conceito de estimativa de regiões irregulares.

Propósito: Relembrar cálculo de área de figuras planas através da decomposição da figura.

Discuta com a turma:

  • Qual o formato da segunda figura?
  • Quantas e quais figuras vocês conseguem visualizar?
  • Essas figuras têm as mesmas medidas?
  • Quais são as medidas dessas figuras?
  • Como vocês fariam para calcular o perímetro dessa figura?
  • Como vocês fariam o cálculo da área dessa figura?

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Título:

Tempo previsto: 10 minutos.

Orientações: Para esta atividade sugere-se agrupar os alunos em duplas, tendo em vista que, a atividade em duplas ou mesmo grupos instigam o aluno a pensar do ponto de vista do outro, em condições igualitárias. Nas atividades de interação entre colegas, os alunos arriscam-se mais, sem medo de errar.

Projete a atividade, ou escreva-a no quadro. Em seguida, distribua uma cópia da atividade do slide 6 para que os alunos possam discutir a questão e fazer as estimativas. A atividade para impressão você encontra disponível aqui.

Dê um tempo para que os alunos possam discutir a questão e elaborar suas estratégias. Durante as discussões das duplas, cabe ao professor instigar os alunos a participarem ativamente da atividade, observe as hipóteses que estão sendo debatidas, os argumentos usados para defender seu ponto de vista.

Circule pela sala, observe a maneira como estão conduzindo a realização da tarefa proposta, se a habilidade de estimar que está sendo aplicada corresponde à essa ideia. É nessas observações que o professor poderá avaliar quais são as dificuldades dos alunos para intervir com êxito. Neste momento, apenas faça questionamentos para ampliar o esforço produtivo do aluno: “Por que vocês decidiram fazer dessa forma?”, “ Existe outra maneira de fazer?”, “ Que tal vocês explicarem tudo isso no caderno de vocês, todas essas possibilidades?”.

Recomende aos alunos para não sobrepor a malha quadriculada na figura da árvore, a ideia neste momento não é contar os quadrinhos e sim fazer estimativas.

Propósito: Fazer com que os alunos ampliem seus conhecimentos sobre medidas de superfície, explorando o cálculo de área de uma figura não regular por meio de estimativas.

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 10 minutos.

Orientações: Para esta atividade sugere-se agrupar os alunos em duplas, tendo em vista que, a atividade em duplas ou mesmo grupos instigam o aluno a pensar do ponto de vista do outro, em condições igualitárias. Nas atividades de interação entre colegas, os alunos arriscam-se mais, sem medo de errar.

Projete a atividade, ou, escreva-a no quadro. Em seguida, distribua uma cópia da atividade do slide 6 para que os alunos possam discutir a questão e fazer as estimativas. A atividade para impressão você encontra disponível aqui.

Dê um tempo para que os alunos possam discutir a questão e elaborar suas estratégias. Durante as discussões das duplas, cabe a você professor, instigar os alunos a participarem ativamente da atividade, observe as hipóteses que estão sendo debatidas, os argumentos usados para defender seu ponto de vista.

Circule pela sala, observe a maneira como estão conduzindo a realização da tarefa proposta. Professor, neste momento, apenas faça questionamentos para ampliar o esforço produtivo do aluno. “Por que vocês decidiram fazer dessa forma?”, “ Existe outra maneira de fazer?”, “ Que tal vocês explicarem tudo isso no caderno de vocês, todas essas possibilidades…” ...

Recomende aos alunos para não sobrepor a malha quadriculada na figura da árvore, a ideia neste momento não é contar os quadrinhos e sim fazer estimativas.Quando todos registraram suas opiniões, socialize os resultados encontrados pelas duplas com toda a turma. Oportunize o momento para cada dupla expor seu raciocínio, envolvendo-os na discussão das estratégias encontradas pelas outras duplas. Compare os resultados, se houve variações e o quanto representa essas variações.

Passe para o slide seguinte, para discutir algumas possíveis estratégias de resolução.

Propósito: Fazer com que os alunos ampliem seus conhecimentos sobre medidas de superfície, explorando o cálculo de área de uma figura não regular por meio de estimativas.

Materiais complementares

Atividade para impressão

Resolução da atividade

Guia de intervenção

Discussão de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 17 minutos.

Orientações: Este é o momento de analisar e discutir as estratégias, comparar os resultados obtidos pelos alunos, coletivamente.

Projete a imagem e provoque os alunos para que discutam com sua dupla, qual foi a estratégia empregada para chegar no cálculo da área da figura. Alguma dupla usou a mesma estratégia para chegar no resultado? Compare as respostas, se houve muita diferença entre a estimativa apresentada das estimativas dos alunos.

Passe para a etapa do slide seguinte para explorar outro procedimento de cálculo.

Propósito: Incentivar os alunos a discutir diferentes estratégias de estimativas..

Discuta com a turma:

  • A estimativa que vocês fizeram, foi muito diferente desta apresentada agora?
  • De quanto foi essa diferença?
  • Como foi que vocês fizeram a primeira estimativa?
  • Como vocês explicariam a estratégia usada para o cálculo da área desta figura, agora apresentada na malha quadriculada?
  • O raciocínio apresentado na estimativa da área desta figura foi igual ao que vocês pensaram? Quem pode explicar como pensou?
  • Existem outras formas de calcular a área aproximada da figura da árvore? Como posso fazer isso?
  • O resultado da estimativa dessa área será o mesmo?

Discussão de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 17 minutos.

Orientações: Abra espaço para mais esta discussão. A proposta de apresentar diferentes modos de resolução permite enunciações do aluno que exijam dele diferentes modos de pensar, como por exemplo, ele pode multiplicar grandezas lineares ou contar as unidades de área. Ao comparar as variações, estabelecem relações entre seus resultados.

Projete a imagem novamente no quadro, caso não seja possível, em uma cópia da atividade principal faça o contorno da área, destacando com uma canetinha colorida como mostra no slide com antecedência e entregue para cada aluno uma cópia.

Peça que analisem e discutam as diferenças que encontraram entre as duas imagens. Novamente oriente para que expliquem como foi feito o cálculo da área neste procedimento, se a estratégia usada foi a mesma e se houve alterações no resultado, entre a primeira estimativa (do aluno), a estimativa da segunda figura apresentada com o resultado que encontraram nesta terceira figura.

Observe, se todos os alunos estão participando ativamente expondo suas ideias.

A proposta de apresentar diferentes modos de resolução permite enunciações do aluno que exijam dele diferentes modos de pensar, como por exemplo, ele pode multiplicar grandezas lineares ou contar as unidades de área. Ao comparar as variações, estabelecem relações entre seus resultados.

É interessante pedir a alguns alunos que vão até o quadro, diante do slide projetado e explique, como foi feito o cálculo neste caso.

Por último, instigue os alunos a refletirem sobre tudo o que foi discutido de forma que possam compreender que as variações que ocorreram deve-se ao fato de ser um resultado aproximado, está entre um resultado mínimo aceitável e um máximo permitido.

Veja nos slides a seguir algumas possíveis resoluções como orientações para o professor. A atividade principal você pode ver a resolução detalhada aqui.

Propósito: Incentivar os alunos a compartilhar as diferentes maneiras que encontraram para estimar a área da figura dada.

Discuta com a turma:

  • Vocês perceberam alguma diferença entre o resultado estimado na figura anterior e esta?
  • Que diferenças foram essas?
  • Por que isso aconteceu?
  • Como você explicaria o procedimento usado para estimar a área desta figura?
  • O resultado encontrado através deste procedimento é muito diferente em relação ao outro da figura anterior?
  • Quais dos dois resultados você considera que está correto?
  • Explique como foi que você chegou à essa conclusão.
  • Você acha que é possível encontrar outro resultado, diferente dos já apresentados? Como?

Discussão de soluções. select-down

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 17 minutos.

Orientações: A partir desta sequência de slides, o professor poderá fazer um fechamento das discussões, expondo de forma detalhada para a turma as possibilidades de resolução.

Propósito: Expor diferentes estratégias de resolução para o cálculo de área de figuras irregulares.

Discussão de soluções. select-down

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 17 minutos.

Orientações: Apresente esta outra possibilidade de cálculo da área da figura.

Propósito: Apresentar outra maneira de realizar o cálculo da figura.

Discussão de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 17 minutos.

Orientações: Apresente aos alunos o slide e explore esta possibilidade de contagem. Agora, o resultado encontrado será menor que o anterior, pois a contagem partiu das quadrículas identificadas no espaço interior (quadrículas inteiras).

Propósito: Apresentar diferentes formas de solução.

Discussão de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 17 minutos.

Orientações: Apresente aos alunos o slide e explore esta possibilidade de contagem. Agora, o resultado encontrado será menor que o anterior, pois a contagem partiu das quadrículas identificadas no espaço interior (quadrículas inteiras).

Propósito: Apresentar diferentes formas de solução.

Discussão de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 17 minutos.

Orientações: Este é o momento de fazer com que o aluno perceba que é possível através dos dois cálculos diferentes, obtermos um número ainda mais próximo do real, através da média aritmética.

Propósito: Fazer com que o aluno compreenda o cálculo de estimativas também é possível através da média aritmética.

Discussão de soluções. select-down

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 17 minutos.

Orientações: Toda figura regular possui uma expressão matemática responsável pelo cálculo de sua área, mas nos casos em que a figura é irregular, ou seja, seus lados não são congruentes, o cálculo de sua superfície ocorre de uma maneira especial, devemos transpor a figura sobre um papel quadriculado, obtendo assim um resultado aproximado da área.

Propósito: Fazer um fechamento sobre as ideias discutidas nesta aula.

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Título:

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Reforçe a ideia de que a área de figuras irregulares tem como resultado um número aproximado.

Propósito: Fazer um fechamento desta aula de acordo com o objetivo apresentado.

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem, seguindo as recomendações propostas na atividade. Ao elaborarem o desenho, troque com um colega para resolvê-la. Como são duas estratégias diferentes, a atividade pode ser resolvida por dois colegas diferentes, assim, o aluno que descrever a segunda estratégia deverá seguir outra linha de raciocínio.

Ao discutir a questão, eles comparam suas próprias conclusões com as descritas pelos outros colegas.

Concluída a atividade, socialize com toda a turma as estratégias pessoais empregadas na elaboração da atividade e principalmente,

o raciocínio matemático utilizado para resolução.

Propósito: Analisar se os objetivos propostos nesta aula foram alcançados.

Materiais complementares

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Rosélia Sezerino Fenner

Mentor: Fábio Menezes da Silva

Especialista de área: Fernando Bernabé



Habilidade da BNCC

(EF03MA19) - Resolver e elaborar problemas envolvendo medidas das grandezas; comprimento, área massa, tempo, temperatura e capacidade, recorrendo transformações entre as unidades mais usuais em contextos socioculturais.



Objetivos específicos

Estimar e obter área de figuras planas irregulares.



Conceito-chave

Estimativas de medidas de superfície.

Recursos necessários

  • Folha de caderno quadriculada ou malha quadriculada.
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
  • Régua, lápis, borracha.



Slide Plano Aula

Tempo previsto: 8 minutos.

Orientações: Projete a atividade do slide, ou professor pode desenhar a figura no quadro.

Lance o questionamento para a turma sobre como calcular a área dessa figura sem contar os quadrinhos um a um.

Propicie um momento para que a turma analise a figura, elaborem suas estratégias para obter a área da figura pedida.

A intenção da atividade é retomar a ideia do cálculo de área do retângulo que pode ser obtido pela multiplicação das medidas de seus lados. Ao observar a figura, espera-se que o aluno perceba que não é necessário contar os quadrinhos um a um para saber a área da figura, já que ela é composta de 4 fileiras horizontais e 5 verticais, o que resulta no total 20 quadradinhos (4 x 5 = 20). Como cada quadradinho tem área de 1 cm², a área da figura completa é igual a 35 cm².

Dê continuidade na retomada explorando a figura do segundo slide.

Propósito: Relembrar cálculo de área de figuras planas obtido através da multiplicação de seus lados.

Discuta com a turma:

  • Qual é a medida do segmento de cada quadradinho da primeira figura?
  • Qual o significado de área?
  • Qual é a superfície de área de cada quadradinho?
  • Quantas unidades de área há na primeira linha horizontal desta figura?
  • E na vertical?
  • Quantas unidades de área de 1 cm² cabem nesta figura?
  • De que maneira posso calcular a área dessa figura sem precisar contar os quadradinhos um a um?
Slide Plano Aula

Tempo previsto: 8 minutos.

Orientações: Projete novamente esta figura, ou desenhe-a no quadro. Provoque-os a refletirem sobre a seguinte pergunta: Quantas e quais figuras vocês podem observar nesta imagem?

Aqui poderá surgir diferentes figuras identificadas, dependendo da forma de visualização (1 retângulo 3 cm x 2 cm e dois quadrados de 2 cm x 2 cm; 1 retângulo de 3 cm x 2cm e 1 retângulo de 4 cm x 2 cm; 4 retângulos de 1 cm x 2 cm e 3 retângulos de 1 cm x 2 cm…).

Fique atento se os alunos visualizaram um quadrado maior de 4 cm x 4 cm. Caso ninguém tenha percebido essa figura, provoque-os de forma que percebam que os retângulos são resultado da decomposição do quadrado.

Desafie-os agora a calcularem a área dessa figura. Questione-os qual a maneira de calcular? Por onde começar?

Este é o momento do professor conduzir os questionamentos de maneira que fique bem claro a diferença entre área de uma figura plana e perímetro. Pergunte como fariam para calcular quantos metros de barbante precisaria para contornar essa figura. E se o formato dessa figura fosse o de um piso e eu quisesse colocar cerâmicas, como faria para saber a quantidade que deveria comprar?

Determine um tempo para que em duplas registrem no caderno suas conclusões.

Após as explorações de estratégias, discutir com a turma as formas de resolução que encontraram, permitindo que expressem o modo que pensaram para encontrar as medidas.

Neste segundo exemplo, espera-se que o aluno tenha primeiro explorado o processo de decomposição de figuras. Uma das formas consiste em dividir a área da figura maior em dois retângulos de medidas diferentes, assim, calcula-se a área dos dois retângulos separadamente, multiplicando as duas dimensões dadas. Adiciona-se as duas áreas encontradas e assim tem-se a área total da figura.

Após terem concluído a atividade peça que expliquem no caderno como calcular a área de quadrados e de retângulos sem riscar ou contar quadradinhos.

Esses conceitos são importantes para que o aluno possa compreender o cálculo de área de figuras regulares, para ampliar para o conceito de estimativa de regiões irregulares.

Propósito: Relembrar cálculo de área de figuras planas através da decomposição da figura.

Discuta com a turma:

  • Qual o formato da segunda figura?
  • Quantas e quais figuras vocês conseguem visualizar?
  • Essas figuras têm as mesmas medidas?
  • Quais são as medidas dessas figuras?
  • Como vocês fariam para calcular o perímetro dessa figura?
  • Como vocês fariam o cálculo da área dessa figura?

Slide Plano Aula

Título:

Tempo previsto: 10 minutos.

Orientações: Para esta atividade sugere-se agrupar os alunos em duplas, tendo em vista que, a atividade em duplas ou mesmo grupos instigam o aluno a pensar do ponto de vista do outro, em condições igualitárias. Nas atividades de interação entre colegas, os alunos arriscam-se mais, sem medo de errar.

Projete a atividade, ou escreva-a no quadro. Em seguida, distribua uma cópia da atividade do slide 6 para que os alunos possam discutir a questão e fazer as estimativas. A atividade para impressão você encontra disponível aqui.

Dê um tempo para que os alunos possam discutir a questão e elaborar suas estratégias. Durante as discussões das duplas, cabe ao professor instigar os alunos a participarem ativamente da atividade, observe as hipóteses que estão sendo debatidas, os argumentos usados para defender seu ponto de vista.

Circule pela sala, observe a maneira como estão conduzindo a realização da tarefa proposta, se a habilidade de estimar que está sendo aplicada corresponde à essa ideia. É nessas observações que o professor poderá avaliar quais são as dificuldades dos alunos para intervir com êxito. Neste momento, apenas faça questionamentos para ampliar o esforço produtivo do aluno: “Por que vocês decidiram fazer dessa forma?”, “ Existe outra maneira de fazer?”, “ Que tal vocês explicarem tudo isso no caderno de vocês, todas essas possibilidades?”.

Recomende aos alunos para não sobrepor a malha quadriculada na figura da árvore, a ideia neste momento não é contar os quadrinhos e sim fazer estimativas.

Propósito: Fazer com que os alunos ampliem seus conhecimentos sobre medidas de superfície, explorando o cálculo de área de uma figura não regular por meio de estimativas.

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 10 minutos.

Orientações: Para esta atividade sugere-se agrupar os alunos em duplas, tendo em vista que, a atividade em duplas ou mesmo grupos instigam o aluno a pensar do ponto de vista do outro, em condições igualitárias. Nas atividades de interação entre colegas, os alunos arriscam-se mais, sem medo de errar.

Projete a atividade, ou, escreva-a no quadro. Em seguida, distribua uma cópia da atividade do slide 6 para que os alunos possam discutir a questão e fazer as estimativas. A atividade para impressão você encontra disponível aqui.

Dê um tempo para que os alunos possam discutir a questão e elaborar suas estratégias. Durante as discussões das duplas, cabe a você professor, instigar os alunos a participarem ativamente da atividade, observe as hipóteses que estão sendo debatidas, os argumentos usados para defender seu ponto de vista.

Circule pela sala, observe a maneira como estão conduzindo a realização da tarefa proposta. Professor, neste momento, apenas faça questionamentos para ampliar o esforço produtivo do aluno. “Por que vocês decidiram fazer dessa forma?”, “ Existe outra maneira de fazer?”, “ Que tal vocês explicarem tudo isso no caderno de vocês, todas essas possibilidades…” ...

Recomende aos alunos para não sobrepor a malha quadriculada na figura da árvore, a ideia neste momento não é contar os quadrinhos e sim fazer estimativas.Quando todos registraram suas opiniões, socialize os resultados encontrados pelas duplas com toda a turma. Oportunize o momento para cada dupla expor seu raciocínio, envolvendo-os na discussão das estratégias encontradas pelas outras duplas. Compare os resultados, se houve variações e o quanto representa essas variações.

Passe para o slide seguinte, para discutir algumas possíveis estratégias de resolução.

Propósito: Fazer com que os alunos ampliem seus conhecimentos sobre medidas de superfície, explorando o cálculo de área de uma figura não regular por meio de estimativas.

Materiais complementares

Atividade para impressão

Resolução da atividade

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 17 minutos.

Orientações: Este é o momento de analisar e discutir as estratégias, comparar os resultados obtidos pelos alunos, coletivamente.

Projete a imagem e provoque os alunos para que discutam com sua dupla, qual foi a estratégia empregada para chegar no cálculo da área da figura. Alguma dupla usou a mesma estratégia para chegar no resultado? Compare as respostas, se houve muita diferença entre a estimativa apresentada das estimativas dos alunos.

Passe para a etapa do slide seguinte para explorar outro procedimento de cálculo.

Propósito: Incentivar os alunos a discutir diferentes estratégias de estimativas..

Discuta com a turma:

  • A estimativa que vocês fizeram, foi muito diferente desta apresentada agora?
  • De quanto foi essa diferença?
  • Como foi que vocês fizeram a primeira estimativa?
  • Como vocês explicariam a estratégia usada para o cálculo da área desta figura, agora apresentada na malha quadriculada?
  • O raciocínio apresentado na estimativa da área desta figura foi igual ao que vocês pensaram? Quem pode explicar como pensou?
  • Existem outras formas de calcular a área aproximada da figura da árvore? Como posso fazer isso?
  • O resultado da estimativa dessa área será o mesmo?
Slide Plano Aula

Tempo previsto: 17 minutos.

Orientações: Abra espaço para mais esta discussão. A proposta de apresentar diferentes modos de resolução permite enunciações do aluno que exijam dele diferentes modos de pensar, como por exemplo, ele pode multiplicar grandezas lineares ou contar as unidades de área. Ao comparar as variações, estabelecem relações entre seus resultados.

Projete a imagem novamente no quadro, caso não seja possível, em uma cópia da atividade principal faça o contorno da área, destacando com uma canetinha colorida como mostra no slide com antecedência e entregue para cada aluno uma cópia.

Peça que analisem e discutam as diferenças que encontraram entre as duas imagens. Novamente oriente para que expliquem como foi feito o cálculo da área neste procedimento, se a estratégia usada foi a mesma e se houve alterações no resultado, entre a primeira estimativa (do aluno), a estimativa da segunda figura apresentada com o resultado que encontraram nesta terceira figura.

Observe, se todos os alunos estão participando ativamente expondo suas ideias.

A proposta de apresentar diferentes modos de resolução permite enunciações do aluno que exijam dele diferentes modos de pensar, como por exemplo, ele pode multiplicar grandezas lineares ou contar as unidades de área. Ao comparar as variações, estabelecem relações entre seus resultados.

É interessante pedir a alguns alunos que vão até o quadro, diante do slide projetado e explique, como foi feito o cálculo neste caso.

Por último, instigue os alunos a refletirem sobre tudo o que foi discutido de forma que possam compreender que as variações que ocorreram deve-se ao fato de ser um resultado aproximado, está entre um resultado mínimo aceitável e um máximo permitido.

Veja nos slides a seguir algumas possíveis resoluções como orientações para o professor. A atividade principal você pode ver a resolução detalhada aqui.

Propósito: Incentivar os alunos a compartilhar as diferentes maneiras que encontraram para estimar a área da figura dada.

Discuta com a turma:

  • Vocês perceberam alguma diferença entre o resultado estimado na figura anterior e esta?
  • Que diferenças foram essas?
  • Por que isso aconteceu?
  • Como você explicaria o procedimento usado para estimar a área desta figura?
  • O resultado encontrado através deste procedimento é muito diferente em relação ao outro da figura anterior?
  • Quais dos dois resultados você considera que está correto?
  • Explique como foi que você chegou à essa conclusão.
  • Você acha que é possível encontrar outro resultado, diferente dos já apresentados? Como?
Slide Plano Aula

Tempo previsto: 17 minutos.

Orientações: A partir desta sequência de slides, o professor poderá fazer um fechamento das discussões, expondo de forma detalhada para a turma as possibilidades de resolução.

Propósito: Expor diferentes estratégias de resolução para o cálculo de área de figuras irregulares.

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 17 minutos.

Orientações: Apresente esta outra possibilidade de cálculo da área da figura.

Propósito: Apresentar outra maneira de realizar o cálculo da figura.

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 17 minutos.

Orientações: Apresente aos alunos o slide e explore esta possibilidade de contagem. Agora, o resultado encontrado será menor que o anterior, pois a contagem partiu das quadrículas identificadas no espaço interior (quadrículas inteiras).

Propósito: Apresentar diferentes formas de solução.

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 17 minutos.

Orientações: Apresente aos alunos o slide e explore esta possibilidade de contagem. Agora, o resultado encontrado será menor que o anterior, pois a contagem partiu das quadrículas identificadas no espaço interior (quadrículas inteiras).

Propósito: Apresentar diferentes formas de solução.

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 17 minutos.

Orientações: Este é o momento de fazer com que o aluno perceba que é possível através dos dois cálculos diferentes, obtermos um número ainda mais próximo do real, através da média aritmética.

Propósito: Fazer com que o aluno compreenda o cálculo de estimativas também é possível através da média aritmética.

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 17 minutos.

Orientações: Toda figura regular possui uma expressão matemática responsável pelo cálculo de sua área, mas nos casos em que a figura é irregular, ou seja, seus lados não são congruentes, o cálculo de sua superfície ocorre de uma maneira especial, devemos transpor a figura sobre um papel quadriculado, obtendo assim um resultado aproximado da área.

Propósito: Fazer um fechamento sobre as ideias discutidas nesta aula.

Slide Plano Aula

Título:

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Reforçe a ideia de que a área de figuras irregulares tem como resultado um número aproximado.

Propósito: Fazer um fechamento desta aula de acordo com o objetivo apresentado.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem, seguindo as recomendações propostas na atividade. Ao elaborarem o desenho, troque com um colega para resolvê-la. Como são duas estratégias diferentes, a atividade pode ser resolvida por dois colegas diferentes, assim, o aluno que descrever a segunda estratégia deverá seguir outra linha de raciocínio.

Ao discutir a questão, eles comparam suas próprias conclusões com as descritas pelos outros colegas.

Concluída a atividade, socialize com toda a turma as estratégias pessoais empregadas na elaboração da atividade e principalmente,

o raciocínio matemático utilizado para resolução.

Propósito: Analisar se os objetivos propostos nesta aula foram alcançados.

Materiais complementares

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Grandezas e Medidas do 5º ano :

Com o plano de aula sobre grandezas e medidas os alunos aprendem medição de comprimento, capacidade, superfície, tempo e massa com unidades padronizadas, relação entre as unidades de medida de massa, capacidade e comprimento e sua representação decimal, Cálculo de área e perímetro em quadrados e retângulos e relações entre as duas medições, Medição do volume de cubo e paralelepípedo.

MAIS AULAS DE Matemática do 5º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF03MA19 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano