Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Luzia Julidori
Mentor: Joseana Matias
Especialista: Silva Albert
Título da aula: O uso do pronome pessoal oblíquo como complemento verbal e seu papel para a atribuição de sentidos na leitura de um conto.
Finalidade da aula: Perceber como o uso adequado dos pronomes pessoais oblíquos como complemento verbal no gênero conto pode colaborar para a atribuição de sentidos na leitura.
Ano: 7º ano do Ensino Fundamental
Objetos do conhecimento: Morfossintaxe
Prática de linguagem: Análise linguística e semiótica
Habilidades da BNCC: EF07LP07 - Localizar no texto a informação explícita relativa à descrição de determinado processo, objeto, fato, lugar ou pessoa.
Esta é a terceira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. Recomendamos o uso desse plano em sequência.
Código: LPO7_11ATS03
(EF07LP07) Identificar, em textos lidos ou de produção própria, a estrutura básica da oração: sujeito, predicado, complemento (objetos direto e indireto).
O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.
Ver mais detalhes