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Plano de aula > Língua Portuguesa > 7º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Atividades para exercitar o uso do pronome oblíquo como complemento verbal

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 7º ano do EF sobre Atividades para exercitar o uso do pronome oblíquo como complemento verbal

Plano 02 de 3 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Luzia Cecilia Da Costa Julidori

 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é a primeira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em morfossintaxe. A finalidade desse conjunto de planos é fazer com que os alunos reflitam sobre o papel do complemento verbal para a atribuição de sentidos nos textos.

Materiais necessários: Cópias das atividades, projetor e computador.

Dificuldades antecipadas: Dificuldade de identificação do verbo e seus complementos. É necessário que os alunos tenham conhecimento prévio de classes de palavras e das funções e categorias gramaticais associadas a cada uma delas, sobretudo do uso dos pronomes oblíquos com função de complemento verbal. Não se trata de uma aula que introduz ao estudante a questão da transitividade verbal: é importante que eles já tenham esse conhecimento.

Referências sobre o assunto:

BAGNO, M. Gramática pedagógica do português brasileiro. São Paulo: Parábola Editorial, 2011.

BECHARA, E. Moderna gramática portuguesa. 37.ed. revista, ampliada e atualizada conforme o novo Acordo Ortográfico. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2009

CEGALLA, D. P. Novíssima gramática da língua portuguesa. 48.ed. revisada. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2008.

FARACO, C. A. Norma culta brasileira: desatando alguns nós. São Paulo, SP: Parábola Editorial, 2008.

Tema da Aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações:

  • Relembre com os alunos o que é complemento verbal e sua função na oração. Lembre os que alguns verbos não têm seu sentido completo e que por isso necessitam de termos que auxiliem no preenchimento desse “vazio” de informações nas orações.
  • Questione os alunos sobre a diferença entre os pronomes o/lhe, fazendo com ele um levantamento dos seus conhecimentos prévios a respeito desse assunto, já que esta aula tem como foco o estudo desses pronomes na função de complemento verbal.
  • Comunique a turma que nesta aula serão desafiados a usar adequadamente o complemento verbal para atribuir sentido a frases.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos

Orientações:

  • Leia o conteúdo do slide para os alunos, propondo a eles o desafio de pensar o que está faltando em cada frase. Em termos de informação, na realidade, não está faltando nada. Porém, sintaticamente, os verbos vacinar, oferecer, adotar e obedecer necessitam de complementos.
  • Problematize:
  • Vacinar, oferecer, adotar e obedecer são verbos que têm sentido completo ou necessitam de complementos? (Necessitam de complementos.)
  • Os complementos exigidos por esses verbos precisam ou não ser acompanhados por preposição? (Vacinar e adotar não precisam de preposição. Obedecer precisa da preposição a e oferecer precisa de dois complementos: um com a preposição a/para e um sem preposição.)
  • Solicite que os estudantes reescrevam as frases no caderno, acrescentando os pronomes o/lhe como complemento dos verbos referidos nos itens 1 e 2, considerando as respostas dadas aos questionamentos anteriores.

Respostas:

  • Para manter seu cachorro saudável, é importante vaciná-lo.
  • Se você oferecer-lhe um petisco, o cão se sentirá recompensado.
  • Cães e gatos não precisam se comprados, você pode adotá-los
  • Para que lhe obedeça, é necessário que o cão crie um vínculo com seu dono.
  • Caso ache necessário, explique aos alunos que o pronome o pode assumir outras formas conforme a terminação dos verbos que complementam. Nas referências, há um link interessante que pode ajudá-lo. Você também pode orientá-los a respeito da colocação pronominal.
  • Chame a atenção para o fato de que o referente dos pronomes usados como complemento verbal são termos existentes na própria frase. E que por isso pode ser muito sutil a percepção da “falta” que havia inicialmente na frase: afinal, a informação estava completa, embora os verbos estivessem sem seus complementos explícitos. Isso justifica o uso do pronome no lugar de escrever o complemento novamente, pois assim a frase não terá repetições.

Atenção!

Os alunos podem não identificar que o verbo obedecer, pois, informalmente, sua regência não exige a preposição a. Explique que, de acordo com a norma culta, o verbo obedecer é um verbo transitivo indireto e estabelece regência com a presença obrigatória da preposição a: obedecer a alguém ou obedecer a alguma coisa. Obedecer indica o ato de cumprir ordens, de se submeter à vontade dos outros ou de atender a alguma coisa.

Referências:

NEVES, F. Pronomes pessoais oblíquos. Disponível em: <https://www.normaculta.com.br/objeto-direto-e-objeto-indireto/> Acesso em 25.01.2019

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Distribua à turma a tabela de consulta sobre os pronomes oblíquos, disponível em materiais complementares. Essa tabela servirá para que os estudantes, sempre que sentirem necessidade, pesquisem sobre quais os pronomes pessoais oblíquos são mais adequados a cada situação de uso. Caso você não queira imprimir a tabela e entregar a cada um, é possível fazer um cartaz para expor na sala de aula.
  • Proponha que a turma se divida em duplas para facilitar a interação e a aprendizagem entre pares.
  • Explique aos estudantes que eles farão em duplas um desafio, que consiste em reescrever frases, usando pronomes oblíquos como complemento verbal. Para tanto, projete o slide acima ou leia-o para a turma.
  • Entregue a cada dupla a folha de atividades disponível nos materiais complementares.
  • Estabeleça o tempo de 20 minutos para a realização da atividade e, enquanto as duplas a realiza, circule pela sala de aula e auxilie no que for necessário: dê dicas, mostre a tabela, retome as frases usadas na introdução desta aula.
  • Quando terminar o tempo, organize a turma de modo que todos possam ouvir as respostas dos colegas e comparar com as suas. É importante que ouvir todas as possibilidades de respostas e propor que os próprios estudantes avaliem quais são as corretas.

Materiais complementares:

Tabela para consulta - pronomes oblíquos

Desafio - uso de pronomes como complemento verbal

Desafio - uso de pronomes como complemento verbal (gabarito)

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos

Orientações:

  • Avalie com a turma a atividade anterior, lançando a seguinte questão: o que ajudou a acertar o desafio: conhecer os pronomes, prestar atenção no verbo ou compreender a frase?
  • Ouça as respostas de alguns estudantes e explique que o conhecimento do papel do complemento verbal na atribuição de sentidos do texto depende desses três fatores.
  • Finalize a aula registrando no quadro ou no próprio slide as principais observações feitas pela turma a respeito da questão.

Resumo da aula

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Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é a primeira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em morfossintaxe. A finalidade desse conjunto de planos é fazer com que os alunos reflitam sobre o papel do complemento verbal para a atribuição de sentidos nos textos.

Materiais necessários: Cópias das atividades, projetor e computador.

Dificuldades antecipadas: Dificuldade de identificação do verbo e seus complementos. É necessário que os alunos tenham conhecimento prévio de classes de palavras e das funções e categorias gramaticais associadas a cada uma delas, sobretudo do uso dos pronomes oblíquos com função de complemento verbal. Não se trata de uma aula que introduz ao estudante a questão da transitividade verbal: é importante que eles já tenham esse conhecimento.

Referências sobre o assunto:

BAGNO, M. Gramática pedagógica do português brasileiro. São Paulo: Parábola Editorial, 2011.

BECHARA, E. Moderna gramática portuguesa. 37.ed. revista, ampliada e atualizada conforme o novo Acordo Ortográfico. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2009

CEGALLA, D. P. Novíssima gramática da língua portuguesa. 48.ed. revisada. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2008.

FARACO, C. A. Norma culta brasileira: desatando alguns nós. São Paulo, SP: Parábola Editorial, 2008.

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Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações:

  • Relembre com os alunos o que é complemento verbal e sua função na oração. Lembre os que alguns verbos não têm seu sentido completo e que por isso necessitam de termos que auxiliem no preenchimento desse “vazio” de informações nas orações.
  • Questione os alunos sobre a diferença entre os pronomes o/lhe, fazendo com ele um levantamento dos seus conhecimentos prévios a respeito desse assunto, já que esta aula tem como foco o estudo desses pronomes na função de complemento verbal.
  • Comunique a turma que nesta aula serão desafiados a usar adequadamente o complemento verbal para atribuir sentido a frases.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos

Orientações:

  • Leia o conteúdo do slide para os alunos, propondo a eles o desafio de pensar o que está faltando em cada frase. Em termos de informação, na realidade, não está faltando nada. Porém, sintaticamente, os verbos vacinar, oferecer, adotar e obedecer necessitam de complementos.
  • Problematize:
  • Vacinar, oferecer, adotar e obedecer são verbos que têm sentido completo ou necessitam de complementos? (Necessitam de complementos.)
  • Os complementos exigidos por esses verbos precisam ou não ser acompanhados por preposição? (Vacinar e adotar não precisam de preposição. Obedecer precisa da preposição a e oferecer precisa de dois complementos: um com a preposição a/para e um sem preposição.)
  • Solicite que os estudantes reescrevam as frases no caderno, acrescentando os pronomes o/lhe como complemento dos verbos referidos nos itens 1 e 2, considerando as respostas dadas aos questionamentos anteriores.

Respostas:

  • Para manter seu cachorro saudável, é importante vaciná-lo.
  • Se você oferecer-lhe um petisco, o cão se sentirá recompensado.
  • Cães e gatos não precisam se comprados, você pode adotá-los
  • Para que lhe obedeça, é necessário que o cão crie um vínculo com seu dono.
  • Caso ache necessário, explique aos alunos que o pronome o pode assumir outras formas conforme a terminação dos verbos que complementam. Nas referências, há um link interessante que pode ajudá-lo. Você também pode orientá-los a respeito da colocação pronominal.
  • Chame a atenção para o fato de que o referente dos pronomes usados como complemento verbal são termos existentes na própria frase. E que por isso pode ser muito sutil a percepção da “falta” que havia inicialmente na frase: afinal, a informação estava completa, embora os verbos estivessem sem seus complementos explícitos. Isso justifica o uso do pronome no lugar de escrever o complemento novamente, pois assim a frase não terá repetições.

Atenção!

Os alunos podem não identificar que o verbo obedecer, pois, informalmente, sua regência não exige a preposição a. Explique que, de acordo com a norma culta, o verbo obedecer é um verbo transitivo indireto e estabelece regência com a presença obrigatória da preposição a: obedecer a alguém ou obedecer a alguma coisa. Obedecer indica o ato de cumprir ordens, de se submeter à vontade dos outros ou de atender a alguma coisa.

Referências:

NEVES, F. Pronomes pessoais oblíquos. Disponível em: <https://www.normaculta.com.br/objeto-direto-e-objeto-indireto/> Acesso em 25.01.2019

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Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Distribua à turma a tabela de consulta sobre os pronomes oblíquos, disponível em materiais complementares. Essa tabela servirá para que os estudantes, sempre que sentirem necessidade, pesquisem sobre quais os pronomes pessoais oblíquos são mais adequados a cada situação de uso. Caso você não queira imprimir a tabela e entregar a cada um, é possível fazer um cartaz para expor na sala de aula.
  • Proponha que a turma se divida em duplas para facilitar a interação e a aprendizagem entre pares.
  • Explique aos estudantes que eles farão em duplas um desafio, que consiste em reescrever frases, usando pronomes oblíquos como complemento verbal. Para tanto, projete o slide acima ou leia-o para a turma.
  • Entregue a cada dupla a folha de atividades disponível nos materiais complementares.
  • Estabeleça o tempo de 20 minutos para a realização da atividade e, enquanto as duplas a realiza, circule pela sala de aula e auxilie no que for necessário: dê dicas, mostre a tabela, retome as frases usadas na introdução desta aula.
  • Quando terminar o tempo, organize a turma de modo que todos possam ouvir as respostas dos colegas e comparar com as suas. É importante que ouvir todas as possibilidades de respostas e propor que os próprios estudantes avaliem quais são as corretas.

Materiais complementares:

Tabela para consulta - pronomes oblíquos

Desafio - uso de pronomes como complemento verbal

Desafio - uso de pronomes como complemento verbal (gabarito)

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Tempo sugerido: 6 minutos

Orientações:

  • Avalie com a turma a atividade anterior, lançando a seguinte questão: o que ajudou a acertar o desafio: conhecer os pronomes, prestar atenção no verbo ou compreender a frase?
  • Ouça as respostas de alguns estudantes e explique que o conhecimento do papel do complemento verbal na atribuição de sentidos do texto depende desses três fatores.
  • Finalize a aula registrando no quadro ou no próprio slide as principais observações feitas pela turma a respeito da questão.

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