15662
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para:   

Plano de aula - Trabalhando a cultura popular brasileira com poemas

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 7º ano do EF sobre Trabalhando a cultura popular brasileira com poemas

Plano 03 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Marianna Zaroni Parro

 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é terceira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero poema e no campo de atuação artístico-literário. A aula faz parte do módulo de Leitura.

Materiais necessários: Duas cópias impressas de cada texto disponibilizado na aula; computador; projetor multimídia; tela; lápis; papel.

Informações sobre o gênero: O poema é um gênero literário marcado pela musicalidade, pela subjetividade e pela escrita em versos, os quais podem ser elaborados em forma fixa ou livre, ou seja, que seguem, ou não, um padrão e métrica definidos.

Dificuldades antecipadas: Os alunos podem ter dificuldade em reconhecer o eu-lírico nas produções bem como alguns valores culturais/identitários que são veiculados.

Referências sobre o assunto:

Reportagem sobre repente: Fonte: Repente, UOL, UOL. Disponível em: http://cliquemusic.uol.com.br/generos/ver/repente. Acesso em: 29 de agosto de 2018.

Documentiário "Recriando o repente": Fonte: Poetas do repente: Recriando o repente, TV Escola, TV Escola: https://tvescola.org.br/tve/video/poetas-do-repente-recriando-o-repente. Acesso em: 29 de agosto de 2018.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações:

  • Apresente para os alunos o título da aula. Inicie uma conversa sobre cultura popular, levantando, com isso, os conhecimentos prévios dos alunos em relação a esta temática.
  • Pergunte aos alunos se eles sabem o que é cultura popular e se conhecem alguns exemplos e manifestações da mesma. É possível que os alunos a definam como manifestações populares como, por exemplo, o carnaval e as lendas folclóricas. A partir das respostas dos alunos, reforce que a cultura popular representa uma série de saberes que reúne tradições relacionada à linguagem popular e oral.
  • Pergunte aos alunos se eles sabem o que é um poema e quais são as características principais desse tipo de texto. É possível que os alunos respondam que estes são textos curtos, que tratam de sentimentos e, ao serem escritos, não preenchem uma linha completa. Caso já possuam certo conhecimento prévio sobre o assunto, podem utilizar termos mais técnicos, como versos, estrofes e rimas. Por fim, pergunte aos alunos se conhecem algum poema que tenha, como temática, alguma manifestação popular.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Verifique se os alunos conhecem algum poema que tenha como tema central a cultura popular brasileira.
  • Pergunte aos alunos se eles sabem o que é um “repente”. Com base nas perguntas que estão no slide, elabore hipóteses com os alunos sobre o conteúdo e proponha: se vocês tivessem que elaborar um “repente”, como ele seria?
  • Registre as principais respostas no quadro. O objetivo desta discussão inicial é trazer os conhecimentos prévios dos alunos em relação ao repente e incentivá-los a olhar para a questão temática do texto e seu registro. Não há uma resposta correta para esta etapa, pois o importante é que os alunos tragam hipóteses sobre o texto.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 39 minutos

Orientações:

  • Mostre o vídeo aos alunos (minutos 3:07 a 9:07) e discuta com eles se as hipóteses elaboradas pela turma se assemelham ao que é exposto no documentário.
  • Registre as conclusões da turma no quadro. Com esta atividade, objetiva-se que os alunos percebam que o repente é praticado no sertão paraibano e pernambucano, sendo uma produção essencialmente oral e improvisada, acompanhada pela presença da música, com o violeiro. Caso julgue necessário, retome os aprendizados adquiridos em relação à literatura de cordel e pontue algumas semelhanças e diferenças entre os dois estilos, ou seja, que ambas são produções orais, abordam questões populares e do cotidiano, mas o repente é acompanhado da música, enquanto o cordel, não.
  • O tempo sugerido para esta etapa é de 15 minutos.

Materiais complementares:

O vídeo sobre o repente está disponível online: Poetas do repente: Recriando o repente, TV Escola, TV Escola: https://tvescola.org.br/tve/video/poetas-do-repente-recriando-o-repente. Acesso em: 29 de agosto de 2018.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Distribua uma cópia do poema de José Bezerra para os alunos.
  • Leia com os alunos o de José Bezerra de Carvalho. Você pode pedir para que cada aluno leia uma estrofe do poema.
  • Discuta com os alunos a temática do texto bem como sua forma e linguagem por meio das questões propostas.
  • Com base nas respostas dos alunos, conduza a discussão para que eles percebam as diferentes formas de tratar de um mesmo assunto (identidade cultural, costumes, tradições).
  • Mostre que tanto no repente quanto no poema sobre o sertão há características importantes que resgatam o lugar de fala de cada um e, principalmente, da cidade de origem, e que isso é feito por meio de imagens do cotidiano, das características do clima do lugar bem como do sentimento que o eu-lírico nutre por sua origem e identidade. Além disso, pontue também as principais diferenças entre estas produções, ou seja, que o repente é um texto improvisado, oralizado e produzido por meio de uma linguagem mais informal, enquanto o poema se vale de um registro escrito e de uma linguagem mais formal. Caso julgue necessário, é interessante comparar o repente ao rap, no sentido de que ambas são produções orais e populares que surgem do improviso, contêm rima e ritmo, abordam questões do seu cotidiano particular. Surgindo interesse em relação a esta questão, compartilhe com os alunos o documentário Rap e Repente, da TV Escola.
  • O tempo sugerido para esta etapa é de 24 minutos.

Materiais complementares:

O poema de José Bezerra está disponível aqui.

O documentário sobre rap e repente está disponível online. Fonte: Rap e Repente, Estação Periferia, TV Escola. Disponível em http://tvbrasil.ebc.com.br/estacao-periferia/episodio/rap-e-repente Acesso em: 29 de agosto de 2018.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações:

  • Peça para que os estudantes reflitam sobre a região em que vivem (costumes locais, características culturais) e proponham temas que poderiam servir de inspiração para a produção de um poema.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é terceira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero poema e no campo de atuação artístico-literário. A aula faz parte do módulo de Leitura.

Materiais necessários: Duas cópias impressas de cada texto disponibilizado na aula; computador; projetor multimídia; tela; lápis; papel.

Informações sobre o gênero: O poema é um gênero literário marcado pela musicalidade, pela subjetividade e pela escrita em versos, os quais podem ser elaborados em forma fixa ou livre, ou seja, que seguem, ou não, um padrão e métrica definidos.

Dificuldades antecipadas: Os alunos podem ter dificuldade em reconhecer o eu-lírico nas produções bem como alguns valores culturais/identitários que são veiculados.

Referências sobre o assunto:

Reportagem sobre repente: Fonte: Repente, UOL, UOL. Disponível em: http://cliquemusic.uol.com.br/generos/ver/repente. Acesso em: 29 de agosto de 2018.

Documentiário "Recriando o repente": Fonte: Poetas do repente: Recriando o repente, TV Escola, TV Escola: https://tvescola.org.br/tve/video/poetas-do-repente-recriando-o-repente. Acesso em: 29 de agosto de 2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações:

  • Apresente para os alunos o título da aula. Inicie uma conversa sobre cultura popular, levantando, com isso, os conhecimentos prévios dos alunos em relação a esta temática.
  • Pergunte aos alunos se eles sabem o que é cultura popular e se conhecem alguns exemplos e manifestações da mesma. É possível que os alunos a definam como manifestações populares como, por exemplo, o carnaval e as lendas folclóricas. A partir das respostas dos alunos, reforce que a cultura popular representa uma série de saberes que reúne tradições relacionada à linguagem popular e oral.
  • Pergunte aos alunos se eles sabem o que é um poema e quais são as características principais desse tipo de texto. É possível que os alunos respondam que estes são textos curtos, que tratam de sentimentos e, ao serem escritos, não preenchem uma linha completa. Caso já possuam certo conhecimento prévio sobre o assunto, podem utilizar termos mais técnicos, como versos, estrofes e rimas. Por fim, pergunte aos alunos se conhecem algum poema que tenha, como temática, alguma manifestação popular.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Verifique se os alunos conhecem algum poema que tenha como tema central a cultura popular brasileira.
  • Pergunte aos alunos se eles sabem o que é um “repente”. Com base nas perguntas que estão no slide, elabore hipóteses com os alunos sobre o conteúdo e proponha: se vocês tivessem que elaborar um “repente”, como ele seria?
  • Registre as principais respostas no quadro. O objetivo desta discussão inicial é trazer os conhecimentos prévios dos alunos em relação ao repente e incentivá-los a olhar para a questão temática do texto e seu registro. Não há uma resposta correta para esta etapa, pois o importante é que os alunos tragam hipóteses sobre o texto.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 39 minutos

Orientações:

  • Mostre o vídeo aos alunos (minutos 3:07 a 9:07) e discuta com eles se as hipóteses elaboradas pela turma se assemelham ao que é exposto no documentário.
  • Registre as conclusões da turma no quadro. Com esta atividade, objetiva-se que os alunos percebam que o repente é praticado no sertão paraibano e pernambucano, sendo uma produção essencialmente oral e improvisada, acompanhada pela presença da música, com o violeiro. Caso julgue necessário, retome os aprendizados adquiridos em relação à literatura de cordel e pontue algumas semelhanças e diferenças entre os dois estilos, ou seja, que ambas são produções orais, abordam questões populares e do cotidiano, mas o repente é acompanhado da música, enquanto o cordel, não.
  • O tempo sugerido para esta etapa é de 15 minutos.

Materiais complementares:

O vídeo sobre o repente está disponível online: Poetas do repente: Recriando o repente, TV Escola, TV Escola: https://tvescola.org.br/tve/video/poetas-do-repente-recriando-o-repente. Acesso em: 29 de agosto de 2018.

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Distribua uma cópia do poema de José Bezerra para os alunos.
  • Leia com os alunos o de José Bezerra de Carvalho. Você pode pedir para que cada aluno leia uma estrofe do poema.
  • Discuta com os alunos a temática do texto bem como sua forma e linguagem por meio das questões propostas.
  • Com base nas respostas dos alunos, conduza a discussão para que eles percebam as diferentes formas de tratar de um mesmo assunto (identidade cultural, costumes, tradições).
  • Mostre que tanto no repente quanto no poema sobre o sertão há características importantes que resgatam o lugar de fala de cada um e, principalmente, da cidade de origem, e que isso é feito por meio de imagens do cotidiano, das características do clima do lugar bem como do sentimento que o eu-lírico nutre por sua origem e identidade. Além disso, pontue também as principais diferenças entre estas produções, ou seja, que o repente é um texto improvisado, oralizado e produzido por meio de uma linguagem mais informal, enquanto o poema se vale de um registro escrito e de uma linguagem mais formal. Caso julgue necessário, é interessante comparar o repente ao rap, no sentido de que ambas são produções orais e populares que surgem do improviso, contêm rima e ritmo, abordam questões do seu cotidiano particular. Surgindo interesse em relação a esta questão, compartilhe com os alunos o documentário Rap e Repente, da TV Escola.
  • O tempo sugerido para esta etapa é de 24 minutos.

Materiais complementares:

O poema de José Bezerra está disponível aqui.

O documentário sobre rap e repente está disponível online. Fonte: Rap e Repente, Estação Periferia, TV Escola. Disponível em http://tvbrasil.ebc.com.br/estacao-periferia/episodio/rap-e-repente Acesso em: 29 de agosto de 2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações:

  • Peça para que os estudantes reflitam sobre a região em que vivem (costumes locais, características culturais) e proponham temas que poderiam servir de inspiração para a produção de um poema.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Leitura/Escuta do 7º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 7º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF69LP44 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF69LP48 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF67LP28 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano